🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Tricogasters

Nesse fórum vamos conversar sobre todos os sistemas de água doce.
Responder
Mensagem
Autor
jbernardo
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 4
Registrado em: 13 Dez 2015, 17:27
Apelido: jbernardo
Data de Nascimento: 11 Jul 1981
Cidade: RJ
País: Brasil

Tricogasters

#1 Mensagem por jbernardo »

Prezados, boa tarde.

Sou totalmente leigo no assunto de aquarismo, nunca tive peixe, mas me vi uma situação de ter que aprender.

Minha esposa resolveu comprar 2 peixes (pelo que vi são tricogasters e não tenho certeza se são fêmea ou macho) de um vendedor na feira, pois minha filha estava pedindo há tempos e ela fez por pura emoção, pois gatos e cachorros nem pensar em nosso AP pequeno. O fato é que, dei uma lida sobre como cuidar de peixes e vi que há bastante trabalho a fazer, não é tão simples como eu leigo pensava e foi aí que bateu um desespero.

Não quero nem pensar na ideia desses peixes morrerem, primeiro porque eles já fazem parte da família e quero investir na qualidade de vida deles(na medida do possível - custo benefício); segundo que não quero que minha filha se decepcione com uma morte precoce por cuidados errados ou coisa do gênero.

O cenário é o seguinte (não me xinguem, só estou falando o que o vendedor passou):
Tenho um aquário pequeno, uns 2 litros, com pedras coloridas. O cara da feira falou pra dar a ração comprada lá mesmo, são tipo umas bolinhas, uma vez por dia à tarde. Ele deu também um vidrinho de cloro, para pingar 4 gotas na troca de cada água nova.

Bom, ele não disse quando e como trocar a água dos bichos. Ele só disse que esses peixes são muito resistentes.

O fato é que preciso dar uma qualidade boa de vida para o peixes, mas não tenho ideia de como fazer isso. Vi sobre PH (mas não entendi como medir isto), sobre alimentação (estou dando ração - mas tem que dar congelados e bloodworms também? Não sei do que se trata esse dois últimos), vi que eles são territoriais e que crescidos, precisa de um espaço maior (Preciso comprar um aquario maior e com oxigenador?).

Sobre os dois pequenos peixes, eles aparentemente estão bem neste aquário, a única coisa que tô estranhando é um peixe ficar pertubando o outro o tempo inteiro, como se tivesse disputando espaço (o bicho é brabo).

Bem, se vcs puderem me dar dicas do que fazer, onde procurar ajuda, qualquer coisa, seria ótimo, pois não sei absolutamente nada sobre isso. O objetivo, novamente, é deixar os peixes vivendo bem e com saúde, pois agora são nossos bichinhos de estimação e já são da família, e quem sabe eu não tomo gosto e a vida marinha se torna um hobby, rs.

Muito obrigado, mesmo!

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Tricogasters

#2 Mensagem por Celso Suguimoto »

Cara... 2 litros não comportam tricogaster... eles crescem bem. Mesmo sendo anabantideos (respiram na superfície) esse seu aquário não tem dimensões pra dois animais desses.

Eu teria optado por um peixe de briga (betta) macho apenas, assim satisfazia a vontade da sua filha sem sacrificar muito os animais
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: Tricogasters

#3 Mensagem por Radagast »

Compre um aquário de 40 litros, areia de rio suficiente para uma camada de 2cm, e um termostato (não um aquecedor!).

O teste de pH é barato, vc compra em loja de peixes. Depdendendo do pH da sua ágia da torneira, vc vai precisar acidificar (abaixar o valor no teste) ou alcalinizar (aumentar o valor no teste). Aí vc compra um acidificante ou alcalinizante, de acordo com a necessidade.

Não precisa de bloodworms. Compre uma ração em flocos de boa qualidade que é suficiente.

jbernardo
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 4
Registrado em: 13 Dez 2015, 17:27
Apelido: jbernardo
Data de Nascimento: 11 Jul 1981
Cidade: RJ
País: Brasil

Re: Tricogasters

#4 Mensagem por jbernardo »

Pessoal, obrigado.

Celso,
realmente, eu que sou leigo achei pequeno o aquário. Mas agora está feito e vou tentar cuidar dos bichos fazendo o melhor por eles.

Marina, informações muito úteis, obrigado.

Dúvidas:
- Vou providenciar o aquário o mais breve, mas enquanto isso n acontece, tem algo que posso fazer para mantê-los saudáveis até lá?
- A água precisa ser filtrada ou corrente da torneira basta?
- Em relação a troca de água, qual o período e como devo realizar? Preciso ter algum cuidado especial?
- Sobre o termostato, existem especificações para cada aquário/litragem? Qual marca devo comprar?
- Qual o período de tempo devo verificar o PH?
- Qual seria uma ração de boa qualidade em flocos?
- De quanto em quanto tempo devo alimentá-los?
- Neste novo aquário (40 litros, posso colocar novos peixes para conviver com os tricogasters sem medo? Quais espécies vocês indicariam?
- Posso colocar algum tipo de vegetação no aquário?

Muito obrigado.

Avatar do usuário
Rodrigopasqua
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1445
Registrado em: 18 Mai 2015, 18:19
Apelido: Rodrigo
Data de Nascimento: 10 Mar 1983
Cidade: São Sebastião do Paraíso
País: Brasil
Curtiu: 55 vezes
Recebeu Curtir: 92 vezes

Re: Tricogasters

#5 Mensagem por Rodrigopasqua »

Olá
Enquanto providencia o aquario pode coloca-los em alguma caixa plastica ou balde que nao tenha sido usado com produtos de limpeza..
Para troca da água use da torneira mas apluque o anti cloro e troque uns 30% por semana enquanto não tem o aquario definitivo...
O termostato calcule 1 watt por litro do aquario... Marcas tem muitas...
No aquario compre um filtro hang on e um saquinho de siporax mini para utilizar com perlon dentro deste filtro. Sugestao Atman hf300...
O pH deve verificar com mais frequencia agora no inicio.. Tem a marca Labcon (Alcon)... E os acidicantes e alcalinizantes se precisar tem da mesma marca ou da Atlantys...
Ração boa seria Alcon ou Poytara ou alguma importada
Alimente moderadamente 1 vez ao dia agora e qdo montar o aquario 2 vezes...
Estude sobre ciclagem qdo comprar o aquario... É fundamental!
Boa sorte...

Enviado de meu LG-D410 usando Tapatalk

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: Tricogasters

#6 Mensagem por Radagast »

- A água precisa ser filtrada ou corrente da torneira basta? TORNEIRA COM ANTICLORO E CORREÇÃO DE PH E TEMPERATURA.

- Em relação a troca de água, qual o período e como devo realizar? Preciso ter algum cuidado especial? AGORA TROQUE 1 COPO D'ÁGUA POR DIA.

- Sobre o termostato, existem especificações para cada aquário/litragem? Qual marca devo comprar? QUALQUER TERMOSTATO QUE LIGUE E DELISGUE CONFORME A TEMPERATURA. 1 WATT POR LITRO.

- Qual o período de tempo devo verificar o PH? TODA VEZ QUE TROCAR ÁGUA. FAÇA UM GARRAFÃO DE ÁGUA E VÁ USANDO, DÁ MENOS TRABALHO.

- Qual seria uma ração de boa qualidade em flocos? TE DOU UM POTE (COMEÇADO) DA POYTARA SE VC COMPRAR O AQUÁRIO DE 40 LITROS. VC SÓ PAGA O FRETE.

- De quanto em quanto tempo devo alimentá-los? DUAS VEZES POR DIA.

- Neste novo aquário (40 litros, posso colocar novos peixes para conviver com os tricogasters sem medo? Quais espécies vocês indicariam? NÃO, ELES CRESCEM MUITO. PODE COLOCAR ROCHAS NEUTRAS. NÃO PODE COLOCAR TRONCOS.

- Posso colocar algum tipo de vegetação no aquário? MUSGO DE JAVA É FÁCIL E BONITO, VC PODE PODAR CONFORME CRESCE.

Avatar do usuário
Thiago Formigari
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 360
Registrado em: 25 Nov 2014, 22:58
Apelido: TT Formigari
Data de Nascimento: 01 Out 1990
Cidade: Limeira
País: Brasil
Localização: Limeira - SP
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 34 vezes

Re: Tricogasters

#7 Mensagem por Thiago Formigari »

Marina Fodra escreveu:- A água precisa ser filtrada ou corrente da torneira basta? TORNEIRA COM ANTICLORO E CORREÇÃO DE PH E TEMPERATURA.

- Em relação a troca de água, qual o período e como devo realizar? Preciso ter algum cuidado especial? AGORA TROQUE 1 COPO D'ÁGUA POR DIA.

- Sobre o termostato, existem especificações para cada aquário/litragem? Qual marca devo comprar? QUALQUER TERMOSTATO QUE LIGUE E DELISGUE CONFORME A TEMPERATURA. 1 WATT POR LITRO.

- Qual o período de tempo devo verificar o PH? TODA VEZ QUE TROCAR ÁGUA. FAÇA UM GARRAFÃO DE ÁGUA E VÁ USANDO, DÁ MENOS TRABALHO.

- Qual seria uma ração de boa qualidade em flocos? TE DOU UM POTE (COMEÇADO) DA POYTARA SE VC COMPRAR O AQUÁRIO DE 40 LITROS. VC SÓ PAGA O FRETE.

- De quanto em quanto tempo devo alimentá-los? DUAS VEZES POR DIA.

- Neste novo aquário (40 litros, posso colocar novos peixes para conviver com os tricogasters sem medo? Quais espécies vocês indicariam? NÃO, ELES CRESCEM MUITO. PODE COLOCAR ROCHAS NEUTRAS. NÃO PODE COLOCAR TRONCOS.

- Posso colocar algum tipo de vegetação no aquário? MUSGO DE JAVA É FÁCIL E BONITO, VC PODE PODAR CONFORME CRESCE.

plus_icon
Concordo com a Marina

Se deseja mais animais, invista em algum aquário de cerca de 100 litros. Mas quanto maior o aquário, maior o investimento.
----------------------------------------------
Meu reef - 450L, CAF´s Malawi : http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=27&t=37067

Avatar do usuário
Reginaldo PLopes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 34
Registrado em: 05 Jun 2015, 22:18
Apelido: Reginaldo
Data de Nascimento: 03 Mar 1955
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Tricogasters

#8 Mensagem por Reginaldo PLopes »

Hoje eu doei dois trichogaster lery. Meu aquário é de 38 litros, e comprei grandes, do tempo que que comprei pra cá, eles deram uma esticadinha e ficaram bem vigorosos. Incomoda um pouco ver peixes grandes em aquários tipo 50x35, então eu decidi doá-los e comprar trichgasters amarelos, que são bem mais bonitos e estão pequenos ainda! Uso muita água filtrada pra por no aquário, e não uso anticloro. Minhas trocas parciais da água são semanais e de 20%. A ração é em bolinha pela manhã e flocos á noite. Eles convivem bem com colisas! Estes peixes adoram uma flora!

Responder

Voltar para “Água Doce Geral”