🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

CONTROLANDO PARÂMETROS EM AQUÁRIOS DE ÁGUA DOCE

Nesse fórum vamos conversar sobre todos os sistemas de água doce.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Roberto Vieira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1829
Registrado em: 20 Jun 2009, 13:53
Apelido: Beto
Localização: Santos
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 37 vezes

CONTROLANDO PARÂMETROS EM AQUÁRIOS DE ÁGUA DOCE

#1 Mensagem por Roberto Vieira »

Controlar os parâmetros de água é uma das máximas em aquários marinhos. Talvez por que os animais mantidos nesse tipo de aquário são bem mais exigentes quanto as condições de água, sendo os peixes de água doce, muito mais adaptáveis e resistentes quando nos referimos a isso. Em compensação, ao contrário do que acontece em água salgada onde por mais diferentes que sejam os ambientes marinhos eles apresentam parâmetros de água com certa similaridade, sem grandes diferenças. Pelo menos não tão grande quanto as diferenças em ambientes de água doce.

Em água doce existem ambientes tão antagônicos que tornam animais incompatíveis não só pelo comportamento, mas também pelas necessidades.

O exemplo mais clássico é usar ciclídeos africanos (dos lagos rift) e ciclídeos amazônicos

Imagem

Imagem

Nas duas fotos temos peixes da mesma família que habitam ambientes completamente diferentes.

Na primeira peixes que vivem em ph extremamente alcalino devido as rochas vulcânicas presentes no lago africano, e na segunda, nossos discos que vivem em águas francamente ácidas ricas em materias orgânicos dissolvidos.

Complicou ?? Nem tanto. Vamos falar dos parâmetros especificamente

pH

o pH (Potencial hidrogeniônico) determina o grau de acidez ou alcalinidade da água. Em vez de explicar a lógica de como funciona isso, é mais fácil falarmos em valores

Considera o pH 7, como Neutro, sendo os valores abaixo disso ácidos, e acima disso alcalinos. Além disso esses valores são logarítmicos. Ou seja, quando passamos de um pH 7 para 8, apesar de ser um valor baixo, estamos falando em potências de dez. Ou seja, o pH 8 é 10x mais alcalino do que o ph 7, o ph 9 é portanto 100x mais alcalino que 7 e assim sucessivamente, então uma mudança de 1 ponto de pH é uma mudança extremamente grande.

Esse parâmetro é o mais lembrado. É um dos mais importantes, mas acredito que sua lembrança seja pela sua simplicidade de medição, e acredito também pelos preços mais baixos nos testes desse parâmetro. Vale lembrar que em aquários essa medição demanda precisão a ponto de medirmos a escala em vírgulas, sendo 6,8 um valor próximo a 7, mas já considerado ácido por exemplo.

Tabela de ph:
Imagem

Apesar de inglês podemos ver que coisas ácidas estão lá embaixo, e a água do mar é considerada como uma única nesse parâmetro (em todo o mar os valores de pH são bem próximos)

É importante manter o pH de acordo com os peixes pretendidos. E monitorar sempre, pois a tendência de um aquário, no geral, é que o ph caia gradualmente.

Além do ph há outros parâmetros importantes

AMÔNIA:
Via de regra, animais aquáticos urinam amônia que é tóxica. Medir a amônia de um aquário é importante, pois é esse teste que indicará se a água está sendo devidamente filtrada. Embora exista uma tabela de amônia tóxica, e em ph´s mais baixo, ela é menos tóxica, é interessante manter sempre zero, pois uma amônia alta num ph baixo, não estará afetando os peixes, mas se por algum motivo esse ph subir, pode acontecer uma terrível surpresa.

NITRITO:
A amônia ao ser processada pelas bactérias da filtragem biológica, surge o nitrito. Nitrito é menos tóxico que amônia, mas ainda tóxico. E acreditem aquários com nitrito acumulado são mais comuns do que se pensa.

Apenas por curiosidade, uma das maneiras que o organismos dos peixes tem para sobreviver ao nitrito, é durante o metabolismo transformá-lo em ácido nitrito fazendo as veias "incharem" e elas ficam assim
Imagem

Então além da amônia, a medição do nitrito informará a qualidade da filtragem de seu aquário.


Agora falemos dos parâmetros ainda mais ignorados.

Primeiro...

dureza geral (GH).
É a quantidade de sais dissolvidos na água. Alguns desses sais podem influenciar no pH e outros não. Essa dureza pode ser dividida em dureza permanente e temporária. Existem peixes de água dura, ou seja com mais sais dissolvidos. (não necessariamente sal marinho - cloreto de sódio), e peixes de água mole.
Via de regra, águas mais duras são mais alcalinas, e mais moles, mais ácidas. Como a água de torneira costuma ter ph mais alcalino, e em algumas regiões do mundo, como na europa, tende a ser mais dura devido a formação rochosas das fontes de água, e água ácida está associada a ambientes mais lênticos com muitos troncos, costuma-se chamar a primeira de água nova, e a segunda de água velha. Mas existe, por exemplo, água alcalina com baixa dureza.

Dureza carbonatada (Dureza temporária - KH)
É a quantidade de sais carbonatados. Estão intimamente ligados ao pH, sendo inclusive sua medição uma maneira de saber se o ph está estável. Em aquários plantados também é usado para medir a quantidade de gás carbônico na água. É um teste pouquíssimo recomendado, embora forneça informações úteis.

Imagem
Tabela phxkh. A faixa verde indica boa concentração de gás carbônico para aquários plantados.

Fazendo a conta GH-KH temos a dureza permanente, ou sais que não influenciam o pH


Oxigênio dissolvido:
É um teste importante, mas sinceramente, se o aquarista usar boa filtragem é dispensável, pois a filtragem dará conta da oxigenação do aquário. Recomenda-se manter a oxigenação acima de 4ppm.



Nitrato: É a terceira parte da filtragem biológica, após o nitrito. Não apresenta a toxicidade de seus anteriores, sendo em aquários de água doce, sendo absorvido por plantas e algas. É importante seu controle em especial em aquários plantados, para controle de algas.

Fosfato: Os cuidados são os mesmos para o nitrato. Sua origem pode ser na ração usada, água de má qualidade ou mídias filtrantes de má qualidade.

Ferro: Importante para aquários plantados é usado como padrão para controle de fertilização.

CO2 [Gás carbônico]: Além da tabela phxkh pode ser medido de maneira mais rápida através dos testes permantes (drop checkers)
Imagem

Cloro: Teste importante principalmente para quem não usa condicionadores de água, uma vez que a água de torneira vem tratada com cloro e esse é letal.

Não coloquei parâmetros recomendados em alguns testes, pois estes variam de acordo com o aquário pretendido
Como dito no começo, os ambientes de água doce são diversos. A quantidade de espécies de água doce também é muito mais variada do que os ambientes marinhos, embora não sejam tão coloridos. Porém ao contrário dos marinhos, os peixes de água doce fornecem algumas experiências diferentes, principalmente a quantidade de espécies que se reproduzem em aquário, e essa reprodução depende muito da qualidade de água para evolução dos alevinos.


Imagem

Imagem

Diego Chiodini
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 58
Registrado em: 20 Mai 2013, 18:13
Data de Nascimento: 09 Abr 1989
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: CONTROLANDO PARÂMETROS EM AQUÁRIOS DE ÁGUA DOCE

#2 Mensagem por Diego Chiodini »

Ótimo artigo.

O aquarista iniciante sem esses conhecimentos, vai em uma loja e sai comprando todos os peixes que achar bonito. Ai chega em casa, joga dentro do aquário e em poucos dias, as vezes até instantaneamente começa a presenciar a morte dos peixinhos.

Muitos aquaristas iniciantes desistem do hobby, pois não se conformam com mortes frequentes de peixes no aquário.


Posso afirmar que em um aquário com peixes compatíveis e com parâmetros corretos, as mortes serão algo muito raro de se ver.


Abraço!

Stefan Carvalho
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 1
Registrado em: 02 Jun 2013, 21:39
Data de Nascimento: 10 Out 1974
Cidade: Montes Claros
País: Brasil

Re: CONTROLANDO PARÂMETROS EM AQUÁRIOS DE ÁGUA DOCE

#3 Mensagem por Stefan Carvalho »

Parabéns pelo artigo..... clapping_02
Continue assim....
ABRS...

Marcello Bonomi
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 9
Registrado em: 13 Ago 2009, 21:45
Apelido: Cello
Localização: Santos

Re: CONTROLANDO PARÂMETROS EM AQUÁRIOS DE ÁGUA DOCE

#4 Mensagem por Marcello Bonomi »

icon-aplauder Roberto excelente artigo, acredito que muitos não se preocupa como deveria pois montar um aquário de água doce é relativamente barato (equipamentos, peixes, etc..) ao contrário de um marinho, para os iniciante que você sabe mais do ninguém querem chegar na loja e levar o aquário completo para o filho sem se preocupar com nada, tanto o porque são apenas peixinho que custam apenas R$ 2,00 na maioria das vezes e se morrer compra outro, enquanto para os aquaristas não é apenas um peixe de R$ 2,00 e sim um peixe vivo e que deve permanecer assim.

Concordo tb com que o Diego Chiodini sobre a desistência do hobby por este motivo, mas tb culpo muitos lojistas que só querem lucrar e para eles quanto mais peixe morrer melhor sem se preocupar com a vida deles, se vc perguntar para ele separa muitos lojistas se pode colocar um Oscar com Neons e kinguio eles vão responder que sim - sem problema rezando para que o Oscar coma logo tudo e a pessoa volte lá para comprar mais.


Um grande Abraço meu amigo
plus_icon

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: CONTROLANDO PARÂMETROS EM AQUÁRIOS DE ÁGUA DOCE

#5 Mensagem por Raphael Igor »

Parabéns pelo tópico, muito bom! icon_first

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: CONTROLANDO PARÂMETROS EM AQUÁRIOS DE ÁGUA DOCE

#6 Mensagem por Mauro Becker »

Bem montado

Gostei muito icon_first
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: CONTROLANDO PARÂMETROS EM AQUÁRIOS DE ÁGUA DOCE

#7 Mensagem por Robson Sandrini »

Imagem

icon_iCo01 icon_iCo01 icon_iCo01 icon_iCo01 icon_iCo01 icon_iCo01 icon_iCo01 icon_iCo01 icon_iCo01 icon_iCo01 icon_iCo01 icon_iCo01 icon_iCo01

Avatar do usuário
Max Ribeiro
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 79
Registrado em: 29 Mai 2013, 21:35
Apelido: Max Ribeiro
Data de Nascimento: 24 Mai 1985
Cidade: Serra
País: Brasil
Curtiu: 11 vezes
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: CONTROLANDO PARÂMETROS EM AQUÁRIOS DE ÁGUA DOCE

#8 Mensagem por Max Ribeiro »

Artigo esplêndido!!!

Muito bom pra quem está iniciando ou retornando ao Hobby tirar a ferrugem e lembrar de ponto importantes!!
Max Bayer Z. Ribeiro

Avatar do usuário
Tiago Pereira da Silva
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 247
Registrado em: 02 Dez 2013, 20:10
Apelido: TiagoPereiraDAsilva
Data de Nascimento: 30 Ago 1982
Cidade: Criciúma/SC
País: Brasil
Localização: Criciúma/SC
Curtiu: 31 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: CONTROLANDO PARÂMETROS EM AQUÁRIOS DE ÁGUA DOCE

#9 Mensagem por Tiago Pereira da Silva »

Muito bom!
Sabe o grande problema que temos (eu particularmente a 6 anos a trás) é a falta de informação. Perdi muitos peixes e plantas por isso. Hoje aprendi a convesar bastante ler pesquisar e não acreditar mais em lojistas! plus_icon clapping_02

Avatar do usuário
Roberto Vieira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1829
Registrado em: 20 Jun 2009, 13:53
Apelido: Beto
Localização: Santos
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 37 vezes

Re: CONTROLANDO PARÂMETROS EM AQUÁRIOS DE ÁGUA DOCE

#10 Mensagem por Roberto Vieira »

Tiago, também não generaliza. Sou lojista e passo somente as informações que acho corretas.

A questão maior mesmo é a busca por pesquisa, muita gente não quer ter dificuldade, e sim que as coisas tenham receita de bolo. tudo pronto só misturar e colocar no forno. e não é assim quando falamos de seres vivos

veitcobain
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 29 Jun 2014, 11:57
Apelido: leandro
Data de Nascimento: 27 Abr 1979
Cidade: Balneario Camboriu
País: Brasil

Re: CONTROLANDO PARÂMETROS EM AQUÁRIOS DE ÁGUA DOCE

#11 Mensagem por veitcobain »

Montei meu aquario faz 10 dias e nao estou conseguindo deixar meu ph acido, tenho troncos, pedras de rio que me disseram que sao neutros, e assim por em diante, ja usei produtos para baixar o ph, mas ele logo volta a ficar alcalino, ate pensei em injetar co2 caseiro para ver se consigo, mas pelo que li na net o ph vai voltar aos parametros de novo, alguem te alguma ideia , minha fauna será de ciclideos americanos, vou em alguuma loja de aquario para comprar o teste de KH para ver ...

Avatar do usuário
Roberto Vieira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1829
Registrado em: 20 Jun 2009, 13:53
Apelido: Beto
Localização: Santos
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 37 vezes

Re: CONTROLANDO PARÂMETROS EM AQUÁRIOS DE ÁGUA DOCE

#12 Mensagem por Roberto Vieira »

Amigo, provavelmente há algo no seu aquário que mantém o ph alcalino

vc tem plantas vivas ??? as rochas podem ser tb alcalinizantes, tenta tirar uma foto

Avatar do usuário
Reginaldo Pereira
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 23
Registrado em: 17 Mai 2015, 23:00
Apelido: Adonis_2
Data de Nascimento: 02 Fev 1965
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: CONTROLANDO PARÂMETROS EM AQUÁRIOS DE ÁGUA DOCE

#13 Mensagem por Reginaldo Pereira »

Me interessa essa parte:

"É importante manter o pH de acordo com os peixes pretendidos. E monitorar sempre, pois a tendência de um aquário, no geral, é que o ph caia gradualmente."

Minha água fica no "tomato juice" , amarela esverdeada; depois eu troco metade. Quais peixes eu posso ter?

Avatar do usuário
Roberto Vieira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1829
Registrado em: 20 Jun 2009, 13:53
Apelido: Beto
Localização: Santos
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 37 vezes

Re: CONTROLANDO PARÂMETROS EM AQUÁRIOS DE ÁGUA DOCE

#14 Mensagem por Roberto Vieira »

REginaldo, a cor depende de cada teste. Por exemplo, se for alcon, esverdeado é neutro para ácido (6,8 - 7,0)

Então você pode por peixes dessa faixa de pH

Não se preocupe com a cor, mas com o valor na escala do teste, pois se o teste for de outra marca, pode ter outra escala de cor

miltonmsj
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 2
Registrado em: 16 Jul 2015, 20:07
Apelido: Miltonmsj
Data de Nascimento: 14 Jan 1981
Cidade: Franco da Rocha
País: Brasil

Re: CONTROLANDO PARÂMETROS EM AQUÁRIOS DE ÁGUA DOCE

#15 Mensagem por miltonmsj »

Boa noite, pessoal.

Gostaria da ajuda de todos, tenho um aquario de 60lts, estou tendo problemas com nitrito e está super-populado de kinguios pequenos (10), o substrato é dolomita e tenho um filtro canister 1200l/h, tendo nas cestas de baixa para cima: 1ª Esponja + perlon, 2ª purigen 100ml + pelor + 500ml matrix, 3ª 2 siporax mini de 35g + ceramicas que vieram com o filtro + 500ml de matrix, gostaria de saber o conselho de vocês sobre a necessidade de mais alguma coisa no filtro, pois pretendo até o final de agosto adquirir um aquario bem maior. E conselhos para criar um ambiente melhor para os peixes.



Obrigado.

Avatar do usuário
tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 828
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:33
Apelido: will
Data de Nascimento: 24 Abr 1981
Cidade: taubate
País: brasil
Localização: na Ilha
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: CONTROLANDO PARÂMETROS EM AQUÁRIOS DE ÁGUA DOCE

#16 Mensagem por tedescowill »

E conselhos para criar um ambiente melhor para os peixes.
O primordial ,um aquario que forneça a litragem adequada para os kingueos podem, requerem de 25 a 40 litros dagua por peixe (dependendo da especie),e este é o volume liquido de aqua para o peixe ,e nao o volume calculado pelas dimensões do aquario
estes peixes nao possuem estomago,e absorvem bem pouco do que comem,por isso comem muito e sujao tanto ,sao chamados de porquinhos aquaticos

neste seu aquario,embora voce tenha um canister de 1200L seria bom voce adicionar um filtro hang on
e neste voce so tive-se perlon ,para poder fazer a limpeza mais frequente,pois é mais facil limpar este do que o canister, e este filtro vai ajudar a retirar a sujeira da agua tambem
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
Conhece algum que não esteja listado,coloque lá.

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

miltonmsj
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 2
Registrado em: 16 Jul 2015, 20:07
Apelido: Miltonmsj
Data de Nascimento: 14 Jan 1981
Cidade: Franco da Rocha
País: Brasil

Re: CONTROLANDO PARÂMETROS EM AQUÁRIOS DE ÁGUA DOCE

#17 Mensagem por miltonmsj »

Obrigado, por enquanto meu problema tem sido apenas o nitrito, pois a água está totalmente cristalina e sem nenhum odor, foi me indicado esse filtro canister pela sua capacidade de midias biológicas e poder de filtragem(1ª cesta: Esponja que veio com o filtro + perlon, 2ª cesta: purigen 100ml + pelor + 500ml matrix, 3ª cesta: 2 siporax mini de 35g + ceramicas que vieram com o filtro + 500ml de matrix), o filtro ja está comigo a 10 dias, mas a matrix só coloquei a 2 dias. Teria alguma coisa mais para incluir nesse filtro ? Tenho usado um produto chamado Nitridac, que tem mantido os niveis de nitrito no limite, mas gostaria de para com o medicamento.

Leonel Duarte
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 23
Registrado em: 13 Jul 2015, 12:08
Apelido: Leonel
Data de Nascimento: 15 Out 1986
Cidade: Rondonópolis
País: Brasil
Curtiu: 10 vezes

Re: CONTROLANDO PARÂMETROS EM AQUÁRIOS DE ÁGUA DOCE

#18 Mensagem por Leonel Duarte »

icon_comemorando icon_comemorando

Excelente topico.

Avatar do usuário
Antonio de Melo Antunes Filho
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2154
Registrado em: 03 Abr 2015, 18:07
Apelido: Antunes
Data de Nascimento: 25 Nov 1954
Cidade: Santos
País: Brasil
Curtiu: 107 vezes
Recebeu Curtir: 139 vezes

Re: CONTROLANDO PARÂMETROS EM AQUÁRIOS DE ÁGUA DOCE

#19 Mensagem por Antonio de Melo Antunes Filho »

Nossa que lição maravilhosa Roberto icon_iCo01 icon_iCo01 icon_iCo01 icon_iCo01 icon_iCo01
Paciência é a maior virtude de um aquarista

Aquarioemfamilia
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 11
Registrado em: 03 Jun 2021, 10:58
Apelido: Vini
Data de Nascimento: 08 Out 1973
Cidade: Porto alegre
País: Brasil

Re: CONTROLANDO PARÂMETROS EM AQUÁRIOS DE ÁGUA DOCE

#20 Mensagem por Aquarioemfamilia »

Boa noite!
Gostaria de compartilhar com vcs este video que é de vital importancia sobre a CICLAGEM!
[videos] https://youtu.be/fTE8qm_KNGA[/videos]

Responder

Voltar para “Água Doce Geral”