🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Plantado 350L

Esse fórum é especifico para mostrar seu projeto.
Mensagem
Autor
Thomas Campagna Kunrath
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 77
Registrado em: 12 Jul 2013, 13:13
Apelido: Thomas
Data de Nascimento: 17 Mai 1986
Cidade: FSA
País: BR
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes

Plantado 350L

#1 Mensagem por Thomas Campagna Kunrath »

Fala pessoal, resolvi abrir este tópico para mostrar as mudanças que meu plantado sofreu..

Aqui foi a configuração inicial, primeiro contato com um plantado, com discus, enfim, com um áqua de "porte"..

Mal eu sabia o trabalho que isto daria para estabilizar, o que aconteceu, de fato, depois das mudanças, uns 8 meses depois de montado apenas..

Imagem

Imagem

Tudo muito parecido, apenas algumas plantas cresceram, e adicionei alguns acarás..

Imagem

Imagem

Na foto que segue é basicamente a mesma coisa, os mesmos peixes.. As plantas cresceram, removi 3 dedos do substrato branco, e adicionei substrato inerte, na cor marrom, terei as casinhas, e adicionei um tronco que só queria saber de boiar (uns 3 meses até poder remover a pedra que coloquei nele)..

Imagem

Imagem

Nisto, houve uma tragédia.. De alguma forma o CO2 desrregulou, e matou toda minha fauna, TODA! Nisto haviam discus (totalmente dóceis), neons, botia, e limpadores chineses.. :(

Resolvi então dar um upgrade na "casa de máquinas", que antes era composta somente de um Canister.. E assim fiz..

Primeiramente forrei ela toda com espuma, porque se 01 canister já fazia um "tummmm", imagina 02.. Depois comprei um filtro UV, e incentivado pelo valor que paguei no primeiro, fiz meu segundo, que custou apenas R$ 40,00.. Adicionei um painel controlador, que mantem a temperatura nos 28.. Se aquecer, ele liga os coolers automaticamente..

Imagem

Imagem

Depois do holocausto, comecei do zero, com filtragem mais eficiente (02 canister em série. o primeiro só perlon, e esponjas para filtragem mecanica, e o segundo lotado com siporax (02 gavetas) e purigen (02 gavetas)..

E assim ficou, zerado :( Aquário fantasma..

Imagem

Imagem

E os novos discus, todos em um hospital por 01 mês..

Imagem

dwarfmut
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 3
Registrado em: 22 Mai 2014, 12:54
Apelido: dwarfmut
Data de Nascimento: 05 Set 1987
Cidade: SP
País: Brazil

Re: Plantado 350L

#2 Mensagem por dwarfmut »

Ficou muito legal...

Belo compartimento para os equipamentos... ficou show!!

Thomas Campagna Kunrath
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 77
Registrado em: 12 Jul 2013, 13:13
Apelido: Thomas
Data de Nascimento: 17 Mai 1986
Cidade: FSA
País: BR
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Plantado 350L

#3 Mensagem por Thomas Campagna Kunrath »

dwarfmut escreveu:Ficou muito legal...

Belo compartimento para os equipamentos... ficou show!!


Obrigado dwarfmut!

Atualmente o layout é outro, e por conta de estar bagunçado não tirei foto. A luminária dele que estava nele foi para o marinho, agora ele só tem 02 calhas de led que são fraquinhas..

Estou pensando também em tirar todas as plantas e manter somente troncos e raízes, mas até hoje não ví um display legal parta ser copiado!

Assim que der uma organizada posto aqui!

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: Plantado 350L

#4 Mensagem por Raphael Igor »

olhe algumas sugestões:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


mesmo assim o sistema é muito legal, parabéns

Thomas Campagna Kunrath
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 77
Registrado em: 12 Jul 2013, 13:13
Apelido: Thomas
Data de Nascimento: 17 Mai 1986
Cidade: FSA
País: BR
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Plantado 350L

#5 Mensagem por Thomas Campagna Kunrath »

A segunda imagem me inspirou muito! Seriam várias economias.. De luz, de tempo, manutenção menos problemática, talvez não precise usar mais CO2 (uso para as plantas e para acidificar)..

Vou dar uma pesquisada melhor, o ruim é que teria que seguir do zero.. Para por este substrato branco, que ao meu ver, é o que ficaria melhor!

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: Plantado 350L

#6 Mensagem por Raphael Igor »

dicas:

TRONCOS, se tiver rios / lagoas proximo a você procure nas beiradas e conseguirá achar alguns. caso contrário em lojas de aquárismo existem vários.
SUBSTRATO: compre areia de filtro de piscina, é bom e barato! achará em lojas como Leroy Merlin, C&C, etc. vem em sacos de 25kg.
PEDRAS: procure em lojas de plantas (paisagismo) achará bastante modelos, apenas tenha certeza que ela não seja alcalinizante, para tirar esta dúvida pingue algumas gotas de vinagre (comum) sobre ela, se borbulhar (efervescer) não presta.


do mais. BOM DIVERTIMENTO. icon_joia icon_joia icon_joia

Thomas Campagna Kunrath
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 77
Registrado em: 12 Jul 2013, 13:13
Apelido: Thomas
Data de Nascimento: 17 Mai 1986
Cidade: FSA
País: BR
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Plantado 350L

#7 Mensagem por Thomas Campagna Kunrath »

É, no caso isto iria me quebrar.. Teria que re-ciclar todo o aquário no caso de remover o substrato.. Não sei como isto seria.. E também não teria onde deixar os peixes por 01 semana para tal..

Mas quero fazer isto o quanto antes, ou removo tudo, ou faço outra luminária led para o plantado.. Ou volto a usar as HQI que tenho tem casa.. Mas na real, os discos gostam de pouca luz..

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: Plantado 350L

#8 Mensagem por Raphael Igor »

por isso que montagens deve ser bem analisadas kkkkkk se não dão um trabalhão para refazer.

bom pense com criteriosidade e que lhe melhor convir faça-o.

bom divertimento. icon_joia

Thomas Campagna Kunrath
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 77
Registrado em: 12 Jul 2013, 13:13
Apelido: Thomas
Data de Nascimento: 17 Mai 1986
Cidade: FSA
País: BR
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Plantado 350L

#9 Mensagem por Thomas Campagna Kunrath »

Este fds vou fazer isto, a princípio, apenas vou remover as plantas, não vou alterar o substrato agora pois não tenho onde deixar os redondos.. A menos que seja no tanque de 100L que uso para TPA..

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: Plantado 350L

#10 Mensagem por Raphael Igor »

aí já tem até o tanque kkkkk, sinceramente EU alteraria de uma unica vez!

Thomas Campagna Kunrath
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 77
Registrado em: 12 Jul 2013, 13:13
Apelido: Thomas
Data de Nascimento: 17 Mai 1986
Cidade: FSA
País: BR
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Plantado 350L

#11 Mensagem por Thomas Campagna Kunrath »

Tomei coragem, tá feito!

Depois posto fotos.. Apenas removi todas plantas, nossa, quanta sujeira subiu!

Joguei mais alguns troncos lá dentro ontem pela noite, hoje de noite vou testar o PH para ver se já rolou alguma mudança com a adição das madeiras e com a remoção do CO2..

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: Plantado 350L

#12 Mensagem por Raphael Igor »

Thomas Campagna Kunrath escreveu:Tomei coragem, tá feito!

Depois posto fotos.. Apenas removi todas plantas, nossa, quanta sujeira subiu!

Joguei mais alguns troncos lá dentro ontem pela noite, hoje de noite vou testar o PH para ver se já rolou alguma mudança com a adição das madeiras e com a remoção do CO2..


deixe assim por alguns dias até a estabilização dos parametros.

você não ia remover o substrato?

Avatar do usuário
Marcelo Damasceno
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 18
Registrado em: 24 Fev 2014, 17:41
Apelido: Damasceno
Data de Nascimento: 05 Nov 1991
Cidade: vilhena
País: BRASIL

Re: Plantado 350L

#13 Mensagem por Marcelo Damasceno »

eu pelo trabalho tiraria tudo tbm. principalmente o substrato. ^^ icon_bangin
___________________
Marcelo Damasceno


[glow=red]/Fisch[/glow]
Imagem

Thomas Campagna Kunrath
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 77
Registrado em: 12 Jul 2013, 13:13
Apelido: Thomas
Data de Nascimento: 17 Mai 1986
Cidade: FSA
País: BR
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Plantado 350L

#14 Mensagem por Thomas Campagna Kunrath »

Dei um jeito aqui.. Aproveitei e dei uma geral nos canisters, que ao fechar um ficou vazando agua.. E claro que aqui na cidade n se acha peca de reposição..

Ainda falta trocar o substrato..

Alguma indicação de re-arrumacao dos troncos?

Imagem

Sent from my GT-N7100 using Tapatalk

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: Plantado 350L

#15 Mensagem por Raphael Igor »

clapping_02 clapping_02 clapping_02


ficou bem bacana, gostei do tronco central saindo pelo aquário, com esse sistema de luminária suspensa e visão superior fica bem bacana.

uma dica é que se os troncos não estiverem da forma com que você quer, corte-os e os parafuse, ficando assim uma montagem bem bacana.

Thomas Campagna Kunrath
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 77
Registrado em: 12 Jul 2013, 13:13
Apelido: Thomas
Data de Nascimento: 17 Mai 1986
Cidade: FSA
País: BR
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Plantado 350L

#16 Mensagem por Thomas Campagna Kunrath »

Obrigado!

Acho que ainda gostaria de modificar o layout, mas não me vem muita coisa na cabeça.. Parafusar? O metal vai enferrujar, a menos que seja de parafuso de inox..

Dei uma procurada de layouts entre discus e roots, achei alguma coisa, mas não sou tão criativo para fazer montagens com estes troncos, hehe..

Estava pensando em fazer um mini carpete, ou adicionar uma planta ou outra.. Mas quando remover o substrato, elas não iriam aguentar alí.. E esta remoção do substrato é o que eu mais quero fazer, tenho alí praticamente 4, ou 5 dedos de altura tomando espaço no aqua.. Quando por areia de piscina vai ficar no máximo 2 dedos!

Edit

Deu merrrrr aqui..

Mudança muito brusca, os redondos ficaram estressadíssimos. 2 pegaram inflamação na bexiga natatória, e um começou a emagrecer violentamente, guelras vermelhas no q emagreceu.

Os da bexiga estavam totalmente desequilibrados, nadando até de cabeça p baixo..

Apliquei ripercol meio dia no dia 04, pela noite eles obtiveram uma melhora, já estavam nadando mais equilibrado..

Segue video momentos antes da aplicação..


[BBvideo 640,480]https://www.youtube.com/watch?v=KE3RNBydOQQ[/BBvideo]

Thomas Campagna Kunrath
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 77
Registrado em: 12 Jul 2013, 13:13
Apelido: Thomas
Data de Nascimento: 17 Mai 1986
Cidade: FSA
País: BR
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Plantado 350L

#17 Mensagem por Thomas Campagna Kunrath »

Após tais problemas, mais uma mudança de layout. Agora tirei foi tudo. Somente troncos. Assim posso manter o fundo sempre limpo.

Uma ou duas tpas por semana de mais ou menos 90 litros, e MESMO ASSIM, eu não noto que os discos estão à vontade no aqua. Agua da tpa passa por filtro de celulose, depois de carvao ativado, dai cai no tanque de 100l. No tanque tem bomba 600l/h com filtro esponja e siporax. Lá aqueço a aqua até seus 29 e faço a tpa. ph igual do aquario, amonia zerada, e mesmo assim com agua boa não sinto os discos bem o tempo todo. temp do aqua é também 29 graus.. entre 28.5 e 29.5 sempre.


Removi tudo, substrato, deixei apenas rochas e troncos.

Imagem

Insatisfeito com a quantidade de sujeira escondida nas rochas, removi elas também..

E agora o aquário se encontra somente desta forma,

Imagem

Aceito sujestôes de adicionar alguma ornamentação. Pode ser plantas que não exijam nem CO2 (não quero inserir no sistema, apesar de ter o cilintro completo aqui) nem muita luz (uso 02 luminárias de 60cm da ista), e que fiquem legais em troncos.

Avatar do usuário
Thiago Formigari
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 360
Registrado em: 25 Nov 2014, 22:58
Apelido: TT Formigari
Data de Nascimento: 01 Out 1990
Cidade: Limeira
País: Brasil
Localização: Limeira - SP
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 34 vezes

Re: Plantado 350L

#18 Mensagem por Thiago Formigari »

Cara... Coloque substrato!
Coloque uma fina camada por cima pelo menos, para facilitar a limpeza de sujeira sifonando.
Substrato ajuda bastante, além de deixar o aquário mais bonito!

Essa "sujeira" após o aquário estabilizar tende a sumir sozinha... No meu ficou cheio e agora desapareceu 5 meses após deixar o aquário paradinho se virando com ela (limpava apenas os vidros para poder enxergar oque tinha dentro é claro).
----------------------------------------------
Meu reef - 450L, CAF´s Malawi : http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=27&t=37067

Thomas Campagna Kunrath
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 77
Registrado em: 12 Jul 2013, 13:13
Apelido: Thomas
Data de Nascimento: 17 Mai 1986
Cidade: FSA
País: BR
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Plantado 350L

#19 Mensagem por Thomas Campagna Kunrath »

Thiago Formigari escreveu:Cara... Coloque substrato!
Coloque uma fina camada por cima pelo menos, para facilitar a limpeza de sujeira sifonando.
Substrato ajuda bastante, além de deixar o aquário mais bonito!

Essa "sujeira" após o aquário estabilizar tende a sumir sozinha... No meu ficou cheio e agora desapareceu 5 meses após deixar o aquário paradinho se virando com ela (limpava apenas os vidros para poder enxergar oque tinha dentro é claro).


Algumas das fezes terminam não sendo levadas para o filtro, ou não dissolvem com o movimento da água, mas geralmente depois de ter removido tudo e deixado só os troncos notei que elas ficavam em menos quantidade, certamente pelo fato de ter menos obstáculos na água, fazendo com que elas sejam levadas para o sugador do canister, ou até diluindo com a melhor circulação da água.

Sobrou um pouquinho de tempo agora no feriado de São João e terminei aplicando uma fina camada de areia de piscina, coisa de 1 dedo e 2 dedos em outros locais. Queria ter colocado algo de cor preta, mas não queria gastar, e já que tinha areia de piscina aqui em casa, foi ela mesmo.

Amanhã vou medir os parâmetros para ver se algo mudou, e colocar os troncos nos seus lugares. Talvez adicione algumas pedras, porém elas são na sua maioria brancas e não vai contrastar bem.

Logo mais posto uma foto.

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: Plantado 350L

#20 Mensagem por Raphael Igor »

Tomas, aqueles discos que estavam nadando desordenadamente, você os perdeu?

há criação com discos que realmente não colocam substrato, fica mais fácil para realizar a limpeza, mas estéticamente fica ruim, feio na minha opnião.

Responder

Voltar para “Mostre seu Aquário de Água Doce.”