🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Plantado 350L

Esse fórum é especifico para mostrar seu projeto.
Mensagem
Autor
Thomas Campagna Kunrath
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 77
Registrado em: 12 Jul 2013, 13:13
Apelido: Thomas
Data de Nascimento: 17 Mai 1986
Cidade: FSA
País: BR
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Plantado 350L

#21 Mensagem por Thomas Campagna Kunrath »

Raphael Igor escreveu:Tomas, aqueles discos que estavam nadando desordenadamente, você os perdeu?

há criação com discos que realmente não colocam substrato, fica mais fácil para realizar a limpeza, mas estéticamente fica ruim, feio na minha opnião.


A maioria das estufas não usam substrato nas criações mesmo, e foi justamente por causa da sujeira que decidi remover tudo, e a cada passo ia perdendo um disco ou outro por erros bestas, e até por pressa. Agora restaram apenas 03, estou pensando em adquirir mais, porém, só depois de chegar num layout definitivo.

Estou estudando baixar a temperatura para a casa dos 28, assim eu posso tentar fixar musgo de java em certos troncos ou fazer uma cortina no background com ele. O problema é que o musgo sofre e desenvolve lentamente em temperaturas mais elevadas. Já tentei com a configuração atual, entre 28,5 e 29,5 sem sucesso, o musgo morre.

Pelo que tenho lido o problema maior entre discus x temperatura, é sua variação quando brusca. Creio que se eu manter pelos 27,5 até 28 ficaria bom para os dois.

E assim de pouco em pouco vou ornamentando até chegar em algo simples e que me agrade.

Hoje também colhi umas folhas de amendoeiras, assim que secar vou inserir no aquário.

EDIT

Parei para fazer os testes agora, já que ontem a mudança foi um tanto brusca com a adição do substrato (levantando muita poeira), diversas TPAs, remoção dos troncos para assentar o substrato corretamente.

O primeiro teste de amônia, bem amarelado, ou seja, zerada.

O segundo teste de nitritos, nenhuma tonalidade rosa, ou seja, zerado.

O terceiro não sei o que dizer, é um teste de dureza em carbonatos kh, pinguei a primeira gota e ele já foi para uma cor rosa, nem passou pelo tom verde. No manual diz para contar as gotas até o momento que a solução começar a ganhar uma cor esvermelhada. LOL. - EDIT - Lendo agora no site da Labcon ele informa que, "Em caso de água muito mole desenvolverá já na primeira gota a cor final, vermelho.". Ou seja a água está perfeita para os discus.

Imagem

pH em 6,6 caiu um pouco depois da adição da areia de piscina, costumava sempre estar na casa dos 6,8.

Imagem

Foto rápida meio se angulo de como ficou com a areia.

Imagem

Os peixes passaram a ofegar agora, portanto inclinei o filtro de espoja para que criasse uma movimentação na flor d'agua.

E um videzinho do teste kH que eu não entendi direito da qual é dele.

[videos]https://youtu.be/hioYUyHIqQc[/videos]

De bônus uma sementinha que brotou no algodão que fica em contato com a água do aquário, vamos ver se vai rolar uma hidroponia :D

Imagem

Thomas Campagna Kunrath
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 77
Registrado em: 12 Jul 2013, 13:13
Apelido: Thomas
Data de Nascimento: 17 Mai 1986
Cidade: FSA
País: BR
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Plantado 350L

#22 Mensagem por Thomas Campagna Kunrath »

Mais um dia se passou, fiz novos testes e deram exatamente iguais aos acima postados. Nenhuma mudança no pH devido à areia de filtro de piscina.

Hoje visitei uma loja que eu nunca tinha visto na cidade e terminei achando um filtro interno bem simples por meio de cestas, e na mesma loja também achei turmalina! Não deu outra, comprei o filtro, a turmalina, comprei mais uma bag de Purigen, e já o coloquei dentro do aquário para dar uma turbinada na filtragem.

Benefícios da Turmalina Negra, existem diversas fontes.. - https://aquariotop.wordpress.com/2013/0 ... -aquarios/

Vamos às fotos!

O filtro é muito simples, sistema de 3 bandejas como um canister. A água pela pressão da bomba é sugada, e passa pelas bandejas, a configuração delas depende do aquarista.

Imagem

Como eu queria há tempos usar turmalina, e também adicionar mais um purigen, fiz da seguinte forma. Primeira bandeja filtragem mecânica com perlon, segunda bandeja um saco de purigen e em baixo turmalina, e na terceira bandeja somente turmalina.

Imagem

Filtro já no lugar, ainda vou mudar ele de lugar e esconder com pedras..

Imagem

Turmalina ainda sem lavar,

Imagem

Não tenho noção ainda da proporção turmalina x litros, mas vou testando aos poucos.

Gastei no total R$ 3,00 em meio kilo de turmalina, R$ 30,00 no filtro, e R$ 80,00 no purigen.

O que sobrou da turmalina coloquei no filtro do aquário onde mantenho red cherrys, coloquei uns 2, hoje tem uns 40, não sei. Já foi comprovado os benefícios da turmalina na criação de red cherrys.

Um pouco antes..

Imagem

Um pouco de perlon..

Imagem

O resto da turmalina..

Imagem

Fêmea ovada..

Imagem

Imagem

As fotos dos camaroes estao pessimas, mudei eles de casa hoje, estavam sem cor e "assustados", depois tiro mais fotos..

Thomas Campagna Kunrath
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 77
Registrado em: 12 Jul 2013, 13:13
Apelido: Thomas
Data de Nascimento: 17 Mai 1986
Cidade: FSA
País: BR
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Plantado 350L

#23 Mensagem por Thomas Campagna Kunrath »

Um time-lapse rápido da config somente com areia de piscina. Estou muito tentado a colocar turmalina como substrato.

[videos]https://www.youtube.com/watch?v=HVc0emCyr-E[/videos]

Thomas Campagna Kunrath
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 77
Registrado em: 12 Jul 2013, 13:13
Apelido: Thomas
Data de Nascimento: 17 Mai 1986
Cidade: FSA
País: BR
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Plantado 350L

#24 Mensagem por Thomas Campagna Kunrath »

Não aguentei e meti a mão em tudo.

Estava sem usar qualquer substrato, depois adicionei areia de piscina. Coloquei umas rochas mas como são brancas não deu outra. Comprei 15kgs de turmalina, e estou colocando aos poucos. Esta semana dona onça vai viajar, e coloco o resto sem me preocupar em molhar tudo e ter que limpar depois, hehe..

Imagem

Nota-se umas folhas de amendoeira.
Bom, a água não ficou nenhum pouco cor de chá, aliás, não mudou em nada, o Purigen não deixou e absorveu tudo. Me pergunto se o mesmo ocorre com o ácido húmico liberado por elas, já o pH (como esperado) deu uma queda, saiu dos 6,8 para 6,4.

Imagem

Imagem

Como a turmalina é escura, e as rochas são brancas, deve ficar legal.

Vou dar uma descida na temperatura para 28C e forrar um dos troncos com musgo de java e torcer para que não esteja quente para ele. Já tentei isto na minha atual temp, 29,5C, e em pouco tempo eles cozinham.

Thomas Campagna Kunrath
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 77
Registrado em: 12 Jul 2013, 13:13
Apelido: Thomas
Data de Nascimento: 17 Mai 1986
Cidade: FSA
País: BR
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Plantado 350L

#25 Mensagem por Thomas Campagna Kunrath »

10KG de turmalina no lugar. Ainda faltam 05KG para colocar. Agora estou olhando as rochas, e os troncos para inseri-los. Tô dando uma pesquisada a respeito de como posicionar melhor.

Imagem

Pela noite farei testes para ver se algo mudou desde a adição da turmalina.

EDIT

Realizei mais algumas mudanças. Tirei as botias, e coloquei todos os Red Cherrys que estavam em outro aquário no principal, cerca de 40. Se vão virar comida ou não, só o tempo para dizer. Sei que até o momento eles estão esquivando dos ataques dos Discus numa boa.

Imagem

Prendi musgo de java nos troncos, agora resta baixar a temperatura para 28C para ver se desta vez eles desenvolvem. Amanhã coloco os troncos no lugar certo, já que ficaram uma parte do dia fora d'água e 02 deles estão boiando.

Imagem

Em teoria é para ficar desta forma no aquário.

Imagem

Thomas Campagna Kunrath
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 77
Registrado em: 12 Jul 2013, 13:13
Apelido: Thomas
Data de Nascimento: 17 Mai 1986
Cidade: FSA
País: BR
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Plantado 350L

#26 Mensagem por Thomas Campagna Kunrath »

Boas! Como vão?

Passei o dia fazendo algo que já queria ter feito muito tempo atrás. Uma fila led com controle remoto. Assim quando as luzes das luminárias apagassem, entrava a fita de led com uma coloração bem fraca, e ao ir dormir mesmo posso desligar deitado da cama, hehe..

Comprei no camelô aqui da cidade 5m de fita led 5050 rgb, que vem com controle remoto, onde você pode mudar as cores, intensidade, e uns efeitos que para os peixes são péssimos, tipo strobolight. No entando dá para simular tranquilamente moonlight, uma luz cor de chá, ou branco simplismente, enfim, diversas cores.

Vamos às fotos, e o que fiz, espero que gostem.

As referidas, duas de 60cm. Não tenho informação do tipo de led, nem nada. Apenas que "tem' 1080 lúmens.

Imagem

Removí a lateral dela, bem simples, dois parafusos e é só puxar a tampa que sai com facilidade.

Imagem

Como eu imaginava, ela teria sulcos na parte interior o que poderia dar para eu junta-las. E assim o fiz. Usando barras de cobre que tenho aqui em casa (resto de material de limpeza de carabinas), e couberam quase que perfeito, ficaram levemente folgadas, usei 04 delas. Tem em torno de 30cm, não sei o diâmetro. Até pensei em usa-las desta forma aí da foto, separadas, mas isto atrapalharia a instalação da fita led dentro dela própria.

Imagem

Passei fita vera rosca para dar uma travada neles, mas poderia ter usado cola quente caso as coisas aqui em casa não sumissem misteriosamente.

Imagem

Deslisei uma na outra, e pronto, lumiária de 120cm para o áqua de 150cm.

Imagem

Vamos à instalação da fita de led, bem simples também. Ela tem locais indicados para corte, com 4 pontos onde usa-se (normalmente) um terminal para fazer a conexão entre uma parte de outra. Usei dois pedaços que couberam certinho na parte interna da luminária de ponta a ponta.

Imagem

Com uma Dremmel, do outro lado fiz um rasgo por onde passa o fio de conexão com o módulo IR dela.

[spoiler]Imagem[/spoiler]

Os dois lados. O angulo não é ideal, mas para o que eu queria serviu bem.

Imagem

Tudo soldado, fechada e ponta para testar.

Imagem

Imagem

Testando.

Imagem

Imagem

O resultado ficou incrível, além de usar como luz pela noite, bem fraca, posso usar ela para dar uma ressaltada nas iluminação original das calhas selecionando alguma outra cor. Vermelho e Azul são as que caíram melhor.

Realizei testes na água também, tudo dentro do normal. Amônia e Nitritos zero, pH 6,6, KH "escala 01".

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: Plantado 350L

#27 Mensagem por Raphael Igor »

clapping_02 clapping_02 clapping_02 clapping_02

Thomas Campagna Kunrath
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 77
Registrado em: 12 Jul 2013, 13:13
Apelido: Thomas
Data de Nascimento: 17 Mai 1986
Cidade: FSA
País: BR
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Plantado 350L

#28 Mensagem por Thomas Campagna Kunrath »

Obrigado, Raphael Igor!

Thomas Campagna Kunrath
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 77
Registrado em: 12 Jul 2013, 13:13
Apelido: Thomas
Data de Nascimento: 17 Mai 1986
Cidade: FSA
País: BR
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Plantado 350L

#29 Mensagem por Thomas Campagna Kunrath »

Um vídeo que fiz mostrando como funciona fita, não variei muito as cores, indo do mínimo ao máximo delas.. Meio que rápido para não estressar os Discus, apesar de ter errado no fim hehe

[videos]https://www.youtube.com/watch?v=y-7xKMEZMNg[/videos]

alaorbraga
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 1
Registrado em: 18 Out 2016, 10:34
Apelido: alaor
Data de Nascimento: 03 Fev 1986
Cidade: Novo Hamburgo
País: Brasil

Re: Plantado 350L

#30 Mensagem por alaorbraga »

e ai como anda o aquário??? na minha opnião, quando era plantado era bem mais bonito...

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: Plantado 350L

#31 Mensagem por Raphael Igor »

e aí como está o aquário?

Responder

Voltar para “Mostre seu Aquário de Água Doce.”