🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Meu aqua - 80x30x45

Esse fórum é especifico para mostrar seu projeto.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
EnriqueFlávio
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 74
Registrado em: 07 Abr 2012, 17:46
Data de Nascimento: 23 Jan 1985
Cidade: Natal
País: Brasil

Meu aqua - 80x30x45

#1 Mensagem por EnriqueFlávio »

Aew gente, postar aqui algumas fotos e um video do meu aqua doce.

Setup:

Dimensões: 80x30x45 cm
Moto bomba submersa: S3000
Cascalho: 5cm de pedra de rio (se nao me engano, umas pedras de vidro e essas brancas que num lembo do que é). icon_bag

Primeira montagem que fiz, tava sem movel coloquei em cima de umas carteiras, meio tenso, rsrssr (Fevereiro 2010)
Peixes: Nao lembro quais que eu coloquei, mais coloquei neon, espadas mexericas e acho que outros tb.
Imagem

Segunda montagem, depois de um tempo eu desativei meu aqua e depois quando tive vontade de ativar de novo comprei o movel. (Julho 2011)
Peixes: 10 Tetra preto, 10 mexericas, 5 colisa sangue e 5 colisa azul (As colisas morreram por nao se adaptarem no mesmo dia que coloquei)
Imagem

Com peixes
Imagem

Terceira montagem, mais rescente do inicio da semana. (Abril 2012)
Peixe: Japones Laranja e Prata, Telescopio Preto, Acara Preto e Cinza com listras pretas.
Imagem

Mostrando o movel:
Imagem

Video feito ainda agora: (Nem reparem na musica é minha mae cantando...) icon_bag icon_bag
[BBvideo 640,480]http://www.youtube.com/watch?v=Itqr48SN-oM&feature=youtu.be[/BBvideo]


Bem, da pra perceber que ta bem feio, eu realmente cansei de ficar colocando plantas e elas morrendo, acho que ta faltando algum adubo e tal... eu queria fazer um meio que plantado parecido com o da primeira e segunda montagem só que nao deu certo.

Colocando aqui pra ver se recebo a ajuda de gente mais experiente pra melhorar ele.
Meu aquário de água doce: http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=27&t=14325&p=146994#p146994
Menos que iniciante na arte de aquarista.
Flávio Enrique é meu nome.

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: Meu aqua - 80x30x45

#2 Mensagem por Raphael Igor »

Amigo, você vai querer investir para ter um plantado?

pois realmente sem a condições mínimas não rola não, nem musgo de java kkkkk

será necessário:

canister
CO2
Substrato
iluminação
complementos líquidos

como você é de Natal tem alguma loja de aquarismo próximo? ou você comprará da internet? já pesquisou no que quer ter de plantas / layout?

Avatar do usuário
EnriqueFlávio
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 74
Registrado em: 07 Abr 2012, 17:46
Data de Nascimento: 23 Jan 1985
Cidade: Natal
País: Brasil

Re: Meu aqua - 80x30x45

#3 Mensagem por EnriqueFlávio »

Investir eu quero sim e muito.

Eu tou vendo..o que for mais em conta... um plantado ou um marinho (Acho que com essas dimensões da pra montar marinho né?)

Tem lojas de aquario aqui em Natal sim, muito legal o vendedor, mais material de plantado ele nao deve ter acho que se falar com ele, ele possa pedir e tal.

Vou procurar outras lojas aqui na cidade ver se acho.

Se for pra fazer um plantado, o que eu aproveito dai?(Tirando os peixes, que deve ser só o acara que vá aproveitar)

Pro marinho acho que só o aquario, se ele servir, pq ate o movel num serve pra colocar o sump né?

Layout taria pensando num estilo esse aqui, só que com mais plantas, do Dogerio aqui do do forum

Imagem
Meu aquário de água doce: http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=27&t=14325&p=146994#p146994
Menos que iniciante na arte de aquarista.
Flávio Enrique é meu nome.

Avatar do usuário
EnriqueFlávio
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 74
Registrado em: 07 Abr 2012, 17:46
Data de Nascimento: 23 Jan 1985
Cidade: Natal
País: Brasil

Re: Meu aqua - 80x30x45

#4 Mensagem por EnriqueFlávio »

Tou notando no meu aquario, que ta fazendo muita bolha, por causa da bomba submersa, fica varias bolhas na superficie, e os peixes tao direto na aera das bolhas colocando a boca nelas, isso é normal?

Se num for o que posso fazer pra parar com isso?
Meu aquário de água doce: http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=27&t=14325&p=146994#p146994
Menos que iniciante na arte de aquarista.
Flávio Enrique é meu nome.

Avatar do usuário
EnriqueFlávio
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 74
Registrado em: 07 Abr 2012, 17:46
Data de Nascimento: 23 Jan 1985
Cidade: Natal
País: Brasil

Re: Meu aqua - 80x30x45

#5 Mensagem por EnriqueFlávio »

Raphael Igor,

O que quero montar seria com algumas pedras ou troncos.

Quero colocar carpet com musgo ou plantinhas pra ficar nas pedras/troncos, e de peixes penso em acara bandeira junto com colisas e neons.

Poderia me dizer o que seria bom pra meu aquario com esse meu pensamento?

Pode ser qualquer outra pessoa tb que entenda do assunto, só queria uma ajuda, aqui em Natal nao conheço ninguem com aquario pra ajudar e o lojista nao trabalha muito com plantados.
Meu aquário de água doce: http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=27&t=14325&p=146994#p146994
Menos que iniciante na arte de aquarista.
Flávio Enrique é meu nome.

Avatar do usuário
gabriel_noro
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1182
Registrado em: 18 Jul 2011, 18:41
Apelido: noro
Data de Nascimento: 21 Dez 1997
Cidade: Altinópolis
País: Brasil
Localização: região de ribeirão preto
Curtiu: 1 vez

Re: Meu aqua - 80x30x45

#6 Mensagem por gabriel_noro »

cara a bomba aproveita para colocar o Co2 se for fazer caseiro
iluminação coloca umas 4 ou 3 t8 se der t5 melhor ainda
cascalho eu uso humos no fundo depois uma telinha de náilon e depois areia de filtro de piscina
coloca pedra caverna pequena é muito bonita ou se não mini tronco seco
canister já vi vários caseiros ,mas compra um que é melhor

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Meu aqua - 80x30x45

#7 Mensagem por Ramon Brescovici »

;)

nao sei nem ver se um plantado ta legal ou nao. kkkkk

faz suas perguntar de uma forma organizada em uma mensagem somente, q vou chamar atencao pra ele
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Avatar do usuário
EnriqueFlávio
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 74
Registrado em: 07 Abr 2012, 17:46
Data de Nascimento: 23 Jan 1985
Cidade: Natal
País: Brasil

Re: Meu aqua - 80x30x45

#8 Mensagem por EnriqueFlávio »

Ramon, Esse meu ultimo post ai do topico já fala tudo que eu gostaria de saber, depois das respostas desses eu pensaria em outras.

gabriel_noro,

Tou querendo comprar o CO2 mesmo, já vi casos do co2 caseiro "explodir" e prejudicar os peixes e tal.

Essas lampadas onde posso comprar?(Acho que na loja que compro nao tem.) PS: onde posso ver na lampada a referencia dela?

Esse humos é bom pro carpet que penso em colocar no aquario?

Tou querendo mudar mesmo, colocar pedras e troncos, ou só um ou outro.

E o canister eu já tava pensando em comprar sim.

Sou pessimo em fazer trabalhos manuais, dai num penso em fazer nada, comprar tudo
Meu aquário de água doce: http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=27&t=14325&p=146994#p146994
Menos que iniciante na arte de aquarista.
Flávio Enrique é meu nome.

Avatar do usuário
gabriel_noro
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1182
Registrado em: 18 Jul 2011, 18:41
Apelido: noro
Data de Nascimento: 21 Dez 1997
Cidade: Altinópolis
País: Brasil
Localização: região de ribeirão preto
Curtiu: 1 vez

Re: Meu aqua - 80x30x45

#9 Mensagem por gabriel_noro »

não sei se vc vai achar t5 em natal mas aqui eu uso t8 : 1rosa, 1 azul , 2 brancas mas futuramente quero por mais 1 azul e mais 1 rosa
a rosa é a mais difícil de achar mas as outras em qualquer elétrica vc acha, as especificações fica no canto da lampada
acho que humos é bom pra carpet
aqui eu também queria comprar Co2 mas tava sem grana

Avatar do usuário
EnriqueFlávio
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 74
Registrado em: 07 Abr 2012, 17:46
Data de Nascimento: 23 Jan 1985
Cidade: Natal
País: Brasil

Re: Meu aqua - 80x30x45

#10 Mensagem por EnriqueFlávio »

t5 melhor que t8??

Valeu pela dica gabriel_noro.
Meu aquário de água doce: http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=27&t=14325&p=146994#p146994
Menos que iniciante na arte de aquarista.
Flávio Enrique é meu nome.

antonio carvalho
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1817
Registrado em: 16 Jan 2010, 21:44
Apelido: JUNINHO
Localização: Simões Filho - BA
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 12 vezes
Contato:

Re: Meu aqua - 80x30x45

#11 Mensagem por antonio carvalho »

co2 caseiro explodir eu nunca vi nem ouvi, o que acontece muito e o pessoal passar muito o nivel de agua acucarada que e no meio, ai ja viu ne! vai agua acucarada com fermento biologico para o aqua!
eu usei por mais de dois anos sem problemas!
Voltando para o Marinho!
Saudades de todos!

Avatar do usuário
EnriqueFlávio
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 74
Registrado em: 07 Abr 2012, 17:46
Data de Nascimento: 23 Jan 1985
Cidade: Natal
País: Brasil

Re: Meu aqua - 80x30x45

#12 Mensagem por EnriqueFlávio »

antonio carvalho,
Eu coloquei entre aspas o explodir, exatamente pq ele nao explode, e sim da problemas... icon_chair

rsrsrsr
Meu aquário de água doce: http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=27&t=14325&p=146994#p146994
Menos que iniciante na arte de aquarista.
Flávio Enrique é meu nome.

Rafael Lisboa
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 26
Registrado em: 03 Jul 2009, 21:26
Apelido: Rafael
Localização: São Paulo- ZL

Re: Meu aqua - 80x30x45

#13 Mensagem por Rafael Lisboa »

Olá Enrique,
se não quiser investir em t5 agora, pode usar t8.Use umas calhas reflexivas para aumentar o aproveitamento da lâmpada.
Quanto ao número de lâmpadas, isso dependerá do tipo de plantas que vc irá cultivar.Algumas são exigentes quanto a potência luminosa.Quanto ao substrato, use húmus de minhoca, como o Gabriel falou.Mas não coloca direto no aquário, prepara ele antes.Use laterita junto ao húmus para fornecer ferro as plantas.Sobre eles, areia de filtro de piscina ou se encontrar em alguma loja de aquário aí, areia de material neutro que vem em pacotes de 1 kg.Coloque uma camada de pelo menos 5 cm para isolar o húmus e laterita da coluna d'água.Não use areia de praia, cascalho grosso, material alcalino.
Sugestão de plantas fáceis para vc iniciar seu plantado, depois conforme vc pegar a mão pode colocar outras mais exigentes;Microsorum pteropus, Higrofila sp.,quanto a musgos pode usar o musgo de java, prendendo ele com fio de náilon transparente em pedras ou troncos.Bem, existem outras tantas plantas fáceis no cultivo.Não use mais filtro de fundo com bomba submersa. Use canister que te dará uma melhor filtragem, sem tanta agitação na água e sem bolhas.No mercado encontrá-se de vários preços.Coloque as plantas primeiro, deixe o aqua ciclar por pelo menos um mês e depois vá acrescentando os peixes aos poucos.Pesquise e coloque suas dúvidas aqui.Espero ter ajudado em alguma coisa.

abraço,

Avatar do usuário
EnriqueFlávio
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 74
Registrado em: 07 Abr 2012, 17:46
Data de Nascimento: 23 Jan 1985
Cidade: Natal
País: Brasil

Re: Meu aqua - 80x30x45

#14 Mensagem por EnriqueFlávio »

Valeu pelas dicas Rafael Lisboa.

O musgo de java eu poderia colocar ele num tronco, daria certo, tava meio que querendo que ele se espalhasse pelo tronco, pra ficar como uma copa de arvore.

Sobre o canister eu já tava fazendo uma pesquisa de quanto que é uma que desse pro meu aquario.

Sobre o Co2, qual que vc me aconselha a comprar/usar? Eu já venho pesquisando alguns, mas dessa area nao entendo nada. Poderia me explicar mais um pouco?

E sobre a iluminação, quantas seriam necessárias pra uma boa iluminação pra todo o aqua?

PS: A minha é um "RED - T8/25W" É o que diz na descrição dela, apesar de ser meio roxa.
Meu aquário de água doce: http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=27&t=14325&p=146994#p146994
Menos que iniciante na arte de aquarista.
Flávio Enrique é meu nome.

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: Meu aqua - 80x30x45

#15 Mensagem por Raphael Igor »

Enrique, desculpe a demora na resposta.

SUBSTRATO
compre substrato para aquário, se você conseguir compre MBREDA, como seu aquário tem 80 X 30, 15kg já estão de bom tamanho, esse substrato não necessita de camada inerte (outra camada por cima).
mas caso não consiga, tem várias outras marcas como Sera, Seachem, Plant Fácil, etc.
se mesmo assim não conseguir, posta aqui denovo, e passamos como tratar o humos de minhoca, pois não é só jogar no aquário.

ILUMINAÇÃO
com somente 30cm de profundidade, você precisará ir de t5, (isto é se quiser ter um carpete fantástico) no mínimo 4, pois seu aquário tem 45cm de altura!

FILTRAGEM
Pega canister, pois filtros hang on, ou sump, perdem muito CO2 em seu trajeto.
seu aquário terá 108litros nominais, pegue um de 800 litros por hora, estará de bom tamanho. marca de canister tem diversas, já tive, Atman, eheim e Jebo, de todos o que mais gostei e achei facilidade na reposição de peças foi o Atman, não que seja o melhor do mercado, mas foi o que mais EU gostei!
dentro dele, você colocará somente mídias para acumulo de micro vida (midias de ceramica) e o perlon para segurar o mais grosso.

CO2, o co2 caseiro é ruim pois você não consegue controlar, e sim a garrafa / mangueira estouram.
as plantas absorvem co2 somente durante o dia, durante a noite não, e como você pretende ter peixes, possivelmente haverá deficiencia de o2 na agua.

tente pegar um cilindro, é um excellente investimento que você não perderá o dinheiro, quando quiser vender, venderá fácil. (se não me engando o Elder Luis moderador aqui do site, tem um completo em um preço muito bom, converse com ele).

peixes eu colocaria somente rasboras e neons, peixes de grande porte como os acaras, o espaço será limitado dentro de pouco tempo com o crescimento das plantas.

quanto a suplementação da agua, e mais detalhes passo para você depois.
tenho uma reunião agora.
no final da tarde olharei novamente seu tópico

boa diversão.

abraço.

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: Meu aqua - 80x30x45

#16 Mensagem por Raphael Igor »

ahhhh, de uma olhada nesse site, esses sim são aquários plantados kkkk (aquabase)

http://www.aquabase.com.br/2008/

olhe com critério, o layout, equipamentos, peixes, plantas. veja um que você gostou e ajudaremos a monta-lo, quanto as plantas caso não consiga, conheço alguns fornecedores que podem te enviar para a montagem!

Rafael Lisboa
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 26
Registrado em: 03 Jul 2009, 21:26
Apelido: Rafael
Localização: São Paulo- ZL

Re: Meu aqua - 80x30x45

#17 Mensagem por Rafael Lisboa »

Disse tudo!

Avatar do usuário
EnriqueFlávio
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 74
Registrado em: 07 Abr 2012, 17:46
Data de Nascimento: 23 Jan 1985
Cidade: Natal
País: Brasil

Re: Meu aqua - 80x30x45

#18 Mensagem por EnriqueFlávio »

Valeu Raphael Igor, darei uma olhada aqui no site que vc falou.

Muito obg pelas dicas. Vou ver com a loja que sempre compro, ele me falou que tem produtos pra plantados sim, vamos ver se ele tem algum desses dai.

Quando ver algumas montagens do site venho postar aqui.

Eu tava dando uma olhada nesse aqui: http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewforum.php?f=10

Já me lembro de uma pergunta.. como que é esse cilindro de co2? Grandes? Se for num vai dar nao, meu aqua fica na sala de entrada da casa minha mae nunca que vai deixar eu colocar um cilindro desses na sala..rsrss O canister eu ainda posso colocar atras do aqua que num teria problemas.

Nesse video aqui, ele mostra, no final, contador de bolhas, serve pra que? (Contar bolhas, tá, mas pq contar bolhas?) E isso dai ta injetando Co2 né?
[BBvideo 425,350]http://www.youtube.com/watch?v=99tc7uCDWV4&lr=1[/BBvideo]
Meu aquário de água doce: http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=27&t=14325&p=146994#p146994
Menos que iniciante na arte de aquarista.
Flávio Enrique é meu nome.

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: Meu aqua - 80x30x45

#19 Mensagem por Raphael Igor »

cilindro de CO2, como seu aquário é pequeno você pode pegar um pequeno também, tem uns que o pessoal utiliza em PaintBall, esse também funciona.
se preferir pegar já pronto pronto, procura da Séra ou Ista.
O conta bolhas é justamente para quantificar a emissão de co2 no seu aquário, se está indo muito ou pouco co2 para o sistema.
antes de fechar com o logista, posta aqui no site para que o pessoal te ajude, pois tem muita coisa que logistas encarecem demais. (principalmente CANISTER, SUBSTRATO, ILUMINAÇÃO)

até mais.

Avatar do usuário
EnriqueFlávio
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 74
Registrado em: 07 Abr 2012, 17:46
Data de Nascimento: 23 Jan 1985
Cidade: Natal
País: Brasil

Re: Meu aqua - 80x30x45

#20 Mensagem por EnriqueFlávio »

Concerteza irei postrar aqui a conversa com o lojista antes de comprar.

Eu estava pensando em comprar um desse aqui: http://www.atlantidaaquarios.com.br/loja1/morato-kit-co2-3kg-completo.html

É suficiente, é muito, tem algum outro que faça a mesma coisa, que seja mais barato?

Das plantas que vi no site que vc falou eu gostei dessas:

Didiplis diandra
Imagem


Cabomba furcata
Imagem

Ludwigia glandulosa
Imagem

Nymphaea lotus
Imagem

E entrando em outros sites eu vi esse aqui:

Imagem

Nesse link: http://xylema.blogspot.com.br/2009/09/bonsai-no-aquario.html

E tava me perguntando se num dava pra fazer uns 2 ou ate 3 bonsai desse no meu aqua já que ele é grandinho fazendo ligação da "copa das arvores"

Acho que a dificuldade seria achar a planta pra fazer a "copa da arvore" e os trocos tb.

O substrato que vc MBreda que vc falou pra comprar é esse aqui:

https://mbreda.websiteseguro.com/loja/det_produto.php?pro=169&nome=SubstratoEspecial%20Amaz%F4nia%2015%20kg
Meu aquário de água doce: http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=27&t=14325&p=146994#p146994
Menos que iniciante na arte de aquarista.
Flávio Enrique é meu nome.

Responder

Voltar para “Mostre seu Aquário de Água Doce.”