🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Novo Aquário - 450l - 1,50 x 0,60 x 0, 50.

Esse forum é para você mostrar o projeto do seu reef, não esqueça de começar pelo setup, conte todos os detalhes para ajudar os colegas na montagem dos novos reefs.
Responder
Mensagem
Autor
Marcelo Jr
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 23
Registrado em: 19 Nov 2016, 13:14
Apelido: Marcelo
Data de Nascimento: 14 Out 1987
Cidade: São José
País: Brasil
Curtiu: 7 vezes

Novo Aquário - 450l - 1,50 x 0,60 x 0, 50.

#1 Mensagem por Marcelo Jr »

Amigos do Sal, boa tarde!

Estou iniciando o projeto para montar meu novo aquário que terá um display principal de 450l bruto.

Vou deixando algumas informações a cerca do display e equipamentos e gostaria da ajuda de vocês no sentido de me auxiliarem com a especificação, algo que entregue um bom resultado a um ótimo custo benefício (se isso existe hehehe).

Será um aqua de 150 comprimento x 60 largura e 50 altura (tudo em cm.) O aquário ficará na sala e terá visão por 2 lados e frente. Estou considerando vidros de 10mm com travas francesas e overflaw centralizado no fundo.

O sump terá dimensões de 100 comprimento x 40 de largura x 40 de altura. (dimensionado pelo lojista).

8 cm de substrato (aragonita #3)

O aquário será para peixes e corais soft's inicialmente, somente após 8~12 meses devo introduzir os primeiros LPS.

Luminárias: Penso em 270w c/ leds de 3w e lentes de 60º compradas por empresa nacional. Uma maxspect de 180w muito fraca para esse aqua? (Aqui começam as primeiras dúvidas) icon_headstars

Circulação 1 Jebão wireless RW-15.

Recalque 1 Jebão DC 3000 ou uma Ocean Tech DC 3000? 2guns

Chiller DYI tipo radical com motor de 1/2HP.

Skimmer aceito sugestões, mas aqui não vou conseguir investir em algo muito top, o que acham de uma dessas 3 opções: Buble Magus A9, Reef Octopus NWB-150 ou Skimz sn 143 ? icon_headstars

Por enquanto é isso, por favor façam vossas sugestões. icon_clap

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Novo Aquário - 450l - 1,50 x 0,60 x 0, 50.

#2 Mensagem por Mauro Becker »

Salve Marcelo,

Skimmer, eu optaria facilmente pelos BM, acredito que com valores mais acessíveis e as bombas mais fáceis de se encontrar reposição de peças.
Chiller de 1/2 HP deve dar conta muito bem do volume de agua.
Bombas DC, eu ainda não tenho opinião formada, muitos afirmar que são mais economicas e tem a vantagem de regulação, mas se são DC, devem ter escovas, oque seria mais um elemento de manutenção.
Uma unica luminária, eu, acho pouco.

Aguarde mais comentários.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Marcelo Jr
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 23
Registrado em: 19 Nov 2016, 13:14
Apelido: Marcelo
Data de Nascimento: 14 Out 1987
Cidade: São José
País: Brasil
Curtiu: 7 vezes

Re: Novo Aquário - 450l - 1,50 x 0,60 x 0, 50.

#3 Mensagem por Marcelo Jr »

Mauro Becker escreveu:Salve Marcelo,

Skimmer, eu optaria facilmente pelos BM, acredito que com valores mais acessíveis e as bombas mais fáceis de se encontrar reposição de peças.
Chiller de 1/2 HP deve dar conta muito bem do volume de agua.
Bombas DC, eu ainda não tenho opinião formada, muitos afirmar que são mais economicas e tem a vantagem de regulação, mas se são DC, devem ter escovas, oque seria mais um elemento de manutenção.
Uma unica luminária, eu, acho pouco.

Aguarde mais comentários.


Obrigado pela opinião Mauro!

Encomendei o aquário hoje! Fui de extra clean na frente e laterais, acho que vai ficar legal :lol:

Sobre o skimmer vou de BM Curve 9 Sp4000 para aquários de até 1500 Lts.

A bomba de circulação e recalque ainda não fiz o pedido, vou aguardar as sugestões da galera.

A iluminação serão 5 módulos de 54w vai dar uma distribuição boa pelo aquário, mas esse item vai ser um dos últimos que vou encomendar.

Quanto ao substrato estou pensando em por 90kg, desse do anúncio aí. O que vocês acham?

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... mero-3-_JM

Esqueci de mencionar que terei um pequeno aquário hospital com dimensões de 40 x 30 x 30 para recepcionar os habitantes antes de adentrarem ao display principal. icon_cheers


Desde já agradeço pela ajuda.

Marcelo Jr.

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: Novo Aquário - 450l - 1,50 x 0,60 x 0, 50.

#4 Mensagem por Humberto Jr. »

Marcelo tudo bem?

Tenho um aquário em dimensões parecida, de uma olhada depois que talvez possa te dar novas ideias. O meu também é divisor de ambientes com visão em 3 lados.

Sobre o skimmer, eu gosto do meu Skimz (121 com bomba PSK600). O Reef Octopus e o Bubble magus também serão uma boa pedida para você.

Bomba de recalque uso uma SB2700 e tem uma vazão final muito boa. Penso em futuramente trocar por alguma um pouco mais forte (jebao DC5000 ou algo similar).

Só a bomba de circulação que eu optaria por usar duas, para distribuir melhor o fluxo de água.
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Marcelo Jr
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 23
Registrado em: 19 Nov 2016, 13:14
Apelido: Marcelo
Data de Nascimento: 14 Out 1987
Cidade: São José
País: Brasil
Curtiu: 7 vezes

Re: Novo Aquário - 450l - 1,50 x 0,60 x 0, 50.

#5 Mensagem por Marcelo Jr »

Humberto Jr. escreveu:Marcelo tudo bem?

Tenho um aquário em dimensões parecida, de uma olhada depois que talvez possa te dar novas ideias. O meu também é divisor de ambientes com visão em 3 lados.


Então Humberto, acho que não me fiz entender. Na realidade ele não será divisor de ambientes ele será encostado em uma parede da sala e a visão será pelos dois lados e frente. Vou postar uma foto que vai dar para entender melhor.

Humberto Jr. escreveu:Só a bomba de circulação que eu optaria por usar duas, para distribuir melhor o fluxo de água.


Pois é a circulação ainda não defini. Penso na RW-15, mas acho que 1 sozinha não vai dar conta do recado... Vou aguardar mais sugestões para definir um bomba que seja ideal.

Obrigado por contribuir, seu aquário está muito top, essas anêmonas, sou fã! O meu chegando próximo ao teu já ficarei bem realizado hehehe.

Espero mais sugestões da turma!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Editado pela última vez por Marcelo Jr em 17 Set 2017, 15:35, em um total de 1 vez.

Marcelo Jr
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 23
Registrado em: 19 Nov 2016, 13:14
Apelido: Marcelo
Data de Nascimento: 14 Out 1987
Cidade: São José
País: Brasil
Curtiu: 7 vezes

Re: Novo Aquário - 450l - 1,50 x 0,60 x 0, 50.

#6 Mensagem por Marcelo Jr »

Abaixo as fotos da ideia que eu tenho de móvel com seus compartimentos, perdoem pelo desenho, não tenho muita habilidade e fiz no paint.

Amanhã à noite o marceneiro vem aqui em casa para fazer o orçamento, por isso críticas e sugestões são sempre bem vindas.

Hehehe icon_cheers
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: Novo Aquário - 450l - 1,50 x 0,60 x 0, 50.

#7 Mensagem por Humberto Jr. »

Marcelo Jr escreveu:Então Humberto, acho que não me fiz entender.

Leitura rápida, eu que confundi! hahaha icon_bag

Quanto ao seu móvel, só verifica se terá local para a saída do ar quente do Chiller.
Na parte superior dele eu faria aberta para ter maior fluxo de ar.
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Marcelo Jr
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 23
Registrado em: 19 Nov 2016, 13:14
Apelido: Marcelo
Data de Nascimento: 14 Out 1987
Cidade: São José
País: Brasil
Curtiu: 7 vezes

Re: Novo Aquário - 450l - 1,50 x 0,60 x 0, 50.

#8 Mensagem por Marcelo Jr »

Olá Amigos do Sal,

Pouco mais de 1 mês se passou desde minha última atualização, então vim aqui para postar as novidades e também continuar compartilhando ideias com os amigos e colhendo opiniões.

Vamos lá...

1.Na dúvida sobre as Bombas de circulação eu fui de 2 RW-8.
2. Substrato foram 38kg de oceantech nr.2 e 12kg de substrato já utilizado em outro aquário, devidamente lavado.
3.Foram 38kg de rochas, sendo mais de 20kg só de rocha viva.
4. Pegou 500l entre display principal e sump.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Editado pela última vez por Marcelo Jr em 20 Out 2017, 21:41, em um total de 1 vez.

Marcelo Jr
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 23
Registrado em: 19 Nov 2016, 13:14
Apelido: Marcelo
Data de Nascimento: 14 Out 1987
Cidade: São José
País: Brasil
Curtiu: 7 vezes

Re: Novo Aquário - 450l - 1,50 x 0,60 x 0, 50.

#9 Mensagem por Marcelo Jr »

Continuando...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Marcelo Jr
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 23
Registrado em: 19 Nov 2016, 13:14
Apelido: Marcelo
Data de Nascimento: 14 Out 1987
Cidade: São José
País: Brasil
Curtiu: 7 vezes

Re: Novo Aquário - 450l - 1,50 x 0,60 x 0, 50.

#10 Mensagem por Marcelo Jr »

Continuando...

Iniciando a encher o tanque com água natural coletada a 5km da costa alagoana! icon_cheers

Display principal, com bombas de circulação introduzidas em 19/10/17.

A água foi introduzida em 16/10/17, para início da ciclagem. O móvel ainda está inacabado, falta passar o selador no móvel, introduzir as portas, gavetas e tampa. O marceneiro está só na enrolação... =S icon_chair
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Marcelo Jr
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 23
Registrado em: 19 Nov 2016, 13:14
Apelido: Marcelo
Data de Nascimento: 14 Out 1987
Cidade: São José
País: Brasil
Curtiu: 7 vezes

Re: Novo Aquário - 450l - 1,50 x 0,60 x 0, 50.

#11 Mensagem por Marcelo Jr »

Mas, nem tudo são flores meus amigos!

A coisa que mais está me dando dor de cabeça desde que iniciei esse projeto, não, não foi convencer a patroa... Essa foi a segunda coisa que mais deu dor de cabeça...

A coisa que mais está me dando dor de cabeça é esse móvel, infelizmente o mercado de aquarismo em Maceió/AL ainda é muito limitado, existe apenas 1 loja de marinho na cidade e com isso a oferta para todos os serviços relacionados ao aquarismo ficam muito escassa. Minha primeira dificuldade foi encontrar um marceneiro, com experiencia em móvel de aquário então já viu né... Desenhei o móvel, dei todas as explicações necessárias do que eu entendia porque sou leigo em assuntos de marcenaria, más, o cara enrolou mais de 2 semanas para entregar o móvel, só entregou após muita pressão, o móvel inacabado e aparentemente sem reforços suficientes para suportar o peso do display principal.

Pois bem, sem estar convencido eu mesmo comprei caibros para reforçar a estrutura do móvel e assim o fiz. Antes de encher o display na segunda com água não percebi nenhum desnivelamento no móvel, mas para minha surpresa na quinta-feira pela manhã ao observar o aquário, percebi uma trinca na trava dianteira quase que no meio do aquário. Peguei um nível e sai observando em todos os cantos do aquário procurando desníveis, torções, etc... No lado esquerdo do móvel a parte dianteira esta levemente fora de nível e com um pouco de torção conforme constam nas fotos.

Acredito que esse foi o principal motivo da trava superior ter trincado, outro ponto que analisei muito nesses últimos dias é a espessura utilizada nas travas foram vidros de 6mm, sendo que o display foi feito com vidros de 10mm, penso que as travas deveriam ter acompanhado a mesma espessura do display, talvez não tivesse trincado. Amanhã vou precisar retirar uns 150~200 litros do display para remover essa trava e por novas travas de 10mm. Meu objetivo é que com isso o aquário segure o tranco firme e em breve irei comprar outro móvel, procurarei um outro marceneiro que possa me entregar um projeto mais condizente, embora como tenha dito não será fácil...

Gostaria que avaliassem o desnível, a espessura do vidro, a espessura das travas e dessem suas sinceras opiniões. Obs: Quanto ao móvel ceder mais ou não suportar o peso, isso não tenho mais receio, devido aos reforços utilizados.


um abraço e até mais!

Marcelo Jr.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Armando Ito
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 995
Registrado em: 21 Out 2013, 22:52
Data de Nascimento: 25 Mai 1965
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 40 vezes
Recebeu Curtir: 82 vezes

Re: Novo Aquário - 450l - 1,50 x 0,60 x 0, 50.

#12 Mensagem por Armando Ito »

eu sou meio cético quanto a esse tipo de coisa ... srrsrs

eu faria com travas francesas duplas em cima e embaixo de 10mm ...
e refazia esse móvel ... sinceramente não me inspirou confiança ... vai ter uns 700kg em cima dele ...
e selava ele todo antes de montar ... lembre-se que vai molhar ...
já previu a parte elétrica ? veja tudo que vai colocar e redimensione a tomada ( s ) ...

mas , eu sou meio exagerado .... rsrsrrs

Avatar do usuário
Leonardo Schiavelli
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 189
Registrado em: 12 Set 2010, 18:17
Apelido: italobrasileiro
Cidade: Roma
País: Italia
Localização: Roma
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: Novo Aquário - 450l - 1,50 x 0,60 x 0, 50.

#13 Mensagem por Leonardo Schiavelli »

Oi Marcelo Maravilha seu projeto, porque invés do móvel em lenho vc não faz uma estrutura em ferro e depois reveste ele com um móvel em lenho???

Inviato dal mio SM-G925F utilizzando Tapatalk

Responder

Voltar para “Mostre seu Aquário Marinho”