🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

BOYU TL 550 led

Esse forum é para você mostrar o projeto do seu reef, não esqueça de começar pelo setup, conte todos os detalhes para ajudar os colegas na montagem dos novos reefs.
Responder
Mensagem
Autor
vinicius_domingos
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 17
Registrado em: 27 Out 2010, 15:02
Apelido: Vinicius_domingos
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil

BOYU TL 550 led

#1 Mensagem por vinicius_domingos »

estou com um boyu MT-50 a mais de 1 ano rodando só com corais moles aqui em casa devido a perda de todos os peixes decorrente de ictio

acabei ganhando um outro BOYU TL550 de 128l

assim me animei a montar este aquário com um pouco mais de cuidado

assim eu pensei em usar um reator de chaetomorpha estilo hang-on pois ajuda e muito no controle de nitrato e fosfato. acabei montando um, eu mesmo, gastei cerca de R$ 50,00

o sistema está assim:

1- camada de 3/4 cm de samoa pink 00
2- rochas vivas naturais 8 kg e skimmer original
3- 1L de siporax mini + 3 sacos de cerâmica original do aquário
4- carvão ativado em saco mesmo
5- luminária de leds 55w sem tampa leds branco, azul, royal, ciano e violeta
6- circulação é com a bomba original boyu na flauta de retorno com filtro UV (nem sei se adianta de algo) + uma tunze nano
7- controle de temperatura por chiller JBJ
8- reposição de água por boia arduino e bomba
9- reposição de elementos por balling dosado por seringa

pretendo aumentar a quantidade de siporax para 3 litros e colocar 100ml de purigen e se necessário colocar um pote com 15 cm de substrato bem fino no sump como RDSB

como não ando me atualizando a um tempo aceito sugestões, inclusive quanto a colocação do sensor de nível arduino

para quem quiser segue as fotos do reator de chaetomorpha de R$ 50,00

já comprei a fita de leds 4000K logo que chegar eu prendo ela. além disso o reator ainda está em teste, logo irei baixá-lo e esconder as mangueiras por questão de estética mesmo.

vinicius_domingos
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 17
Registrado em: 27 Out 2010, 15:02
Apelido: Vinicius_domingos
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil

Re: BOYU TL 550 led

#2 Mensagem por vinicius_domingos »

[imagem]http://i91.photobucket.com/albums/k301/vinidomingos/IMG_9934.jpg[/imagem]

[imagem]http://i91.photobucket.com/albums/k301/vinidomingos/IMG_9945.jpg[/imagem]

[imagem]http://i91.photobucket.com/albums/k301/vinidomingos/IMG_9950.jpg[/imagem]

[imagem]http://i91.photobucket.com/albums/k301/vinidomingos/IMG_9954_1.jpg[/imagem]

[imagem]http://i91.photobucket.com/albums/k301/vinidomingos/IMG_9956.jpg[/imagem]

[imagem]http://i91.photobucket.com/albums/k301/vinidomingos/IMG_9958_1.jpg[/imagem]

[imagem]http://i91.photobucket.com/albums/k301/vinidomingos/IMG_9940.jpg[/imagem]




vamos lá:

- gastei em torno de R$ 50,00 sendo 37 do pode de acrílico vendido na Amoedo + os dois flanges de 1/2 polegada

- eu utilizei só parte dos flanges e cortei os anéis de borracha para ficar menor

- passei silicone por dentro e por fora pra ajudar

- fiz os cortes na tampa com uma chave de boca esquentada no fogão, não pode apertar muito para não rachar o acrílico e sim esquentar bastante e rosquear ai ele derrete fácil.

- eu passei teflon no o-ring da tampa e passei 5 elásticos comuns para ajudar a não abrir

- por ultimo eu coloquei uma válvula para controlar a entrada de água, assim eu mando um fluxo baixo pro reator

Armando Ito
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 995
Registrado em: 21 Out 2013, 22:52
Data de Nascimento: 25 Mai 1965
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 40 vezes
Recebeu Curtir: 82 vezes

Re: BOYU TL 550 led

#3 Mensagem por Armando Ito »

em um boyu , cerâmica , siporax ou substrato no sump não ajuda em nada ... pior , só serve pra juntar sujeira ...

ao invés disso , coloque um skimmer mais eficiente e faça uma barreira física no overflow ( perlon ) sempre trabalhando no seco , nunca submerso .... e limpe periodicamente ( 2x por semana ) ...

melhor forma de combater nitrato é não deixar a sujeira virar amonia ...

vinicius_domingos
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 17
Registrado em: 27 Out 2010, 15:02
Apelido: Vinicius_domingos
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil

Re: BOYU TL 550 led

#4 Mensagem por vinicius_domingos »

Armando Ito escreveu:em um boyu , cerâmica , siporax ou substrato no sump não ajuda em nada ... pior , só serve pra juntar sujeira ...

ao invés disso , coloque um skimmer mais eficiente e faça uma barreira física no overflow ( perlon ) sempre trabalhando no seco , nunca submerso .... e limpe periodicamente ( 2x por semana ) ...

melhor forma de combater nitrato é não deixar a sujeira virar amonia ...



obrigado Armando, estou no hobby desde 2005 mas não canso de aprender

eu já usei DSB, RDSB, siporax, ozônio, reator de zeolitos, biopellets etc

essa sua afirmação de que siporax e RDSB não ajuda em nada e até piora em um boyu se baseia em algum estudo ? algum artigo ? ou é uma opinião pessoal mesmo ?

pois vejo muitos aquaristas com excelentes aquários usando

obrigado

Armando Ito
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 995
Registrado em: 21 Out 2013, 22:52
Data de Nascimento: 25 Mai 1965
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 40 vezes
Recebeu Curtir: 82 vezes

Re: BOYU TL 550 led

#5 Mensagem por Armando Ito »

vinicius_domingos escreveu:essa sua afirmação de que siporax e RDSB não ajuda em nada e até piora em um boyu se baseia em algum estudo ? algum artigo ? ou é uma opinião pessoal mesmo ?
pois vejo muitos aquaristas com excelentes aquários usando

constatação prática .... eu tenho um Boyu e utilizava 4 lts de syporax .... retirei e não mudou nada ...
o skimer aguenta um certo tempo ... depois a troca é inevitável ...

como o boyu é relativamente pequeno , circulação boa é imprescindível ... ou vc sifona regularmente ( eu não faço ) ...
ou a sujeira tem que ir pro overflow ( aí onde entra a barreira fisica - perlon ) e não ficar no display e muito menos no sump ... e um bom skimmer ...

não tem segredo .... agua de tpa boa ( sem silicato e fosfato ) ... quantidade de peixes coerente ... alimentação idem ....
e retirar a sujeira antes que virem amonia ... e tpas regulares ... não precisa ficar adicionando nada , nem receitas milagrosas ...

não tem o que complicar ... as vezes o simples é o ideal ...

vinicius_domingos
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 17
Registrado em: 27 Out 2010, 15:02
Apelido: Vinicius_domingos
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil

Re: BOYU TL 550 led

#6 Mensagem por vinicius_domingos »

sim, mas eu não vejo como um mídia tão usada pode ser prejudicial ao sistema, ou mesmo uma camada alta de substrato em um recipiente


já mantive aquários até sem skimmer

são varios fatores realmente

uma coisa influencia em outra, quanto mais TPA menos produtos os equipamentos

vinicius_domingos
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 17
Registrado em: 27 Out 2010, 15:02
Apelido: Vinicius_domingos
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil

Re: BOYU TL 550 led

#7 Mensagem por vinicius_domingos »

outra coisa

como você fez a barreira de perlon a seco ?

colocou na passagem pra primeira divisória ? tem fotos ai ?

eu já pensei em algumas adaptações mas ainda não cheguei a uma conclusão

Armando Ito
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 995
Registrado em: 21 Out 2013, 22:52
Data de Nascimento: 25 Mai 1965
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 40 vezes
Recebeu Curtir: 82 vezes

Re: BOYU TL 550 led

#8 Mensagem por Armando Ito »

vinicius_domingos escreveu:sim, mas eu não vejo como um mídia tão usada pode ser prejudicial ao sistema, ou mesmo uma camada alta de substrato em um recipiente

já mantive aquários até sem skimmer
uma coisa influencia em outra, quanto mais TPA menos produtos os equipamentos

eu não disse que é prejudicial ... só afirmei que a " minha " constatação é que não alterou em absolutamente nada no meu sistema ... e, de que é um ponto a mais onde a sujeira se acomoda e o compartimento do sump é relativamente pequeno dificultando sua limpeza ...
eu não falei em mais tpas .... falei em tpas regulares ...

quanto a ausência de skimer e aumento de tpas ... é dizer o óbvio ...

Armando Ito
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 995
Registrado em: 21 Out 2013, 22:52
Data de Nascimento: 25 Mai 1965
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 40 vezes
Recebeu Curtir: 82 vezes

Re: BOYU TL 550 led

#9 Mensagem por Armando Ito »

vinicius_domingos escreveu:como você fez a barreira de perlon a seco ?

só fazer uma base pro perlon ...

vinicius_domingos
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 17
Registrado em: 27 Out 2010, 15:02
Apelido: Vinicius_domingos
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil

Re: BOYU TL 550 led

#10 Mensagem por vinicius_domingos »

se alguém puder ajudar agradeço

1- remontei meu sistema de filtragem de água de reposição (filtro de resíduos, carvão, reverse osmose e dois cartuchos de tap water com resina MB 478, tudo novo

acontece que meu tds hanna marca 1ppm quando eu o afundo próximo da marca limite max. o tds estava guardado a muito tempo.

pergunto: alguém sabe se fica descalibrado ? como se limpa ? lembro que tem uma solução para calibrar, mas não sei onde vende etc

sei que a melhor resina é a mb 400, pretendo colocar mais um estágio só com ela, mas o fato é que eu não uso muita água doce pois as tpas são com água natural

2- preciso fazer uma reposição de corais, layout etc, alguém sabe como controlar yellow polips e xênia japanese blue, já se alastraram

3- tenho algumas mini colônias de zoonthus, sendo que em uma deles veio um pouco de alga que cresceu na base dela, não dá para arrancar tudo, pensei em fazer um blackout fora do aquário só com esta muda, o que acham ? alguém já fez ? tipo colocar num pode de sorteve preto e embrulhar em jornal pra não passar luz, ai de noite troco só um pouco da água por causa da morte delas.

4- vou iniciar a suplementação por balling manual, alguém possui um link com explicações práticas pra que eu possa me orientar ? o consumo no meu aquário não é alto, penso em dosar 2 vezes por semana

vinicius_domingos
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 17
Registrado em: 27 Out 2010, 15:02
Apelido: Vinicius_domingos
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil

Re: BOYU TL 550 led

#11 Mensagem por vinicius_domingos »

[Imagem]Imagem[/Imagem]


[Imagem]Imagem[/Imagem]

Ainda tenho que arrumar o layout pra colocar mais corais e controlar as algas marrons do substrato

Responder

Voltar para “Mostre seu Aquário Marinho”