🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Müller's Reef

Esse forum é para você mostrar o projeto do seu reef, não esqueça de começar pelo setup, conte todos os detalhes para ajudar os colegas na montagem dos novos reefs.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Bruno Muller
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 20
Registrado em: 04 Jan 2016, 15:03
Apelido: Bruno
Data de Nascimento: 05 Jun 1985
Cidade: Curitiba-PR
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Müller's Reef

#1 Mensagem por Bruno Muller »

Oi pessoal,

Depois de 10 meses com um Boyu de 40L, viajei e quando voltei meus corais estavam praticamente TODOS mortos. Tudo branquinho... icon_crybaby
O que aconteceu é que durante o período que fiquei fora fez um calor fora do comum por aqui e eu não tinha nenhuma forma automática pra baixar a temperatura. Um amigo meu até ficou cuidando do aqua pra mim, mas ele nem percebeu que os corais estavam morrendo.... A gente não pode esperar que outras pessoas tenham o mesmo cuidado e o mesmo olho (e experiência) que a gente... :-(

Enfim, pra encurtar a história, resolvi desmontar o Boyu e, já que eu ia ter que começar tudo de novo, decidi que ia montar um aquário maior e mais compatível com as minhas limitações e necessidades.

Então vamos ao que eu imaginei que seria um aquário ideal pra minha situação aqui:
- Dimensões = 60cm largura x 48cm profundidade x 40cm altura (~100L) *Eu bem que queria um maior, mas espaço é realmente um problema aqui em casa, então vou ter que me contentar!! hehehe!!
- Filtro traseiro, sem sump (apesar de ser mais difícil de fazer manutenção e de outras desvantagens, é a única opção pra mim, já que não tenho espaço pra um sump)
A ideia é criar um espaço pra refúgio (com muita rocha e substrato), passagem por perlon, passagem por cerâmica e filtragem biológica e um bom espaço pra bomba de retorno e skimmer, com volume maior de água pra evitar ter que repor água com muita frequência (mais pra frente talvez eu arrange um repositor automático, mas por enquanto a grana tá curta...)
- Iluminação DIY mista, aproveitando uma PL de 18W Branca e Azul que tinha no Boyu + 10W LED 6500K + 10W LED 10000K + 10W LED Azul Royal
- Controle de temperatura automático DIY com ativação de aquecedor e ventoinha através de um controlador COEL TLZ11.
- 2 bombas de circulação de 300L/h + bomba de retorno de 600L/h

Uma coisa boa é que minhas mudas de árvore de mangue e meus 2 ocellaris não sofreram com o prblema de temperatura no Boyu, então eles continuam comigo!
Outro detalhe é que gosto muito dos aquários com o fundo claro, dá uma impressão de que é maior e dá um ar mais "aberto", então vou com o fundo branco!! : )
Aí vão imagens do projeto do vidro:

ImagemAquário - Medidas Gerais by Bruno R. Müller, no Flickr

ImagemAquário - Medidas Sump by Bruno R. Müller, no Flickr

Como sou marceneiro, também já fiz o projeto de um móvel que comporte o aquário e todos os equipamentos, fiação e etc!! Ainda assim, esse é só um móvel temporário, depois da reforma da sala, ela vai pra um cantinho do lado do sofá, onde posso ficar namorando ele!! hahaha!!
Aí a imagem do projeto:

ImagemMóvel by Bruno R. Müller, no Flickr

Esse aqua já está montado, mas já já eu vou colocando fotos do progresso da montagem!!
Qualquer sugestão, manda aí!!
Valeu!!

Abraços pra todos!!

Avatar do usuário
Bruno Muller
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 20
Registrado em: 04 Jan 2016, 15:03
Apelido: Bruno
Data de Nascimento: 05 Jun 1985
Cidade: Curitiba-PR
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Müller's Reef

#2 Mensagem por Bruno Muller »

Depois de fazer os projetos, esperei mais 2 semanas pra ter o móvel e o vidro prontos!!
Fiz a mudança de todo o substrato, rochas e parte do material filtrante do antigo Boyu para o aquário novo. Depois da trabalheira desgraçada, ficaram só os dois ocellaris, o que restou de um coral pavona, uma colônia de zoanthus watermelon, paguros e turbos no aquário velho, esperando o novo dar uma ciclada.
Deixei o aquário ciclar uma semana pra colocar os paguros e turbos (como as rochas eram do aquário antigo, já tinha bastante alga nelas de novo pra eles comerem). Esperei mais uns 3 dias e coloquei a colônia de zoanthus pra ver o que dava. No dia seguinte eles estavam super abertos e felizes, então resolvi colocar todo o resto dos habitantes no aquário novo e deu tudo certo, todos ficaram felizes, inclusive eu!! hehehe!! icon-aplauder
Seguem algumas fotos da montagem e algumas que tirei logo depois da transferência pro novo aquário:

ImagemIMG_8179 by Bruno R. Müller, no Flickr

ImagemIMG_8196 by Bruno R. Müller, no Flickr

ImagemIMG_8202 by Bruno R. Müller, no Flickr

ImagemIMG_8218 by Bruno R. Müller, no Flickr

ImagemIMG_8219 by Bruno R. Müller, no Flickr

ImagemIMG_8252 by Bruno R. Müller, no Flickr

Avatar do usuário
Bruno Muller
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 20
Registrado em: 04 Jan 2016, 15:03
Apelido: Bruno
Data de Nascimento: 05 Jun 1985
Cidade: Curitiba-PR
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Müller's Reef

#3 Mensagem por Bruno Muller »

Depois que aquário já estava montado e rodando, com os peixes e corais e etc... Eu sabia que teria que mexer na iluminação, pois o que eu tinha era só uma PL18W que sobrou do Boyu e um refletor de 10W com um LED de 6500K. A princípio essa iluminação estava indo bem no aquário antigo, mas não era mais suficiente para o aquário novo maior. Além disso, como o aquário novo está ainda BEM LONGE de estabilizar, o refletor de 6500K acaba incentivando demais o crescimento de algas marrons e cianobactérias...
Por isso, dei uma boa lida aqui no fórum e em outras fontes na internet e resolvi comprar mais 2 refletores de 10W (desses chineses mesmo, que custam uns R$30 pilas) e trocar os LEDs por alguns que comprei no mercado livre, com faixa de luz específica para corais: um de 10W de 10000K e dois de 10W Azul Royal.
Eu li muita gente dizendo pra colocar a mesma quantidade de brancos e azuis, por isso resolvi tentar, mas o resultado ficou péssimo na minha opinião, Parecia a lagoa azul!! kkkkk

ImagemIMG_8369 by Bruno R. Müller, no Flickr
Nessa foto estão instalados 2 refletores LED de 10W Azul Royal, 1 refletor LED de 10W Branco 10000K e uma lâmpada PL de 18W branca e azul.

Como não gostei do resultado, abri novamente os refletores e troquei os LEDs. Dessa vez, o resultado ficou exatamente como eu queria!! Deixei então 1 refletor LED de 10W Branco 10000K, 1 refletor LED de 10W branco 6500K, um refletor LED de 10W Azul Royal e a lâmpada PL de 18W azul e branca:
ImagemIMG_8375 by Bruno R. Müller, no Flickr

A iluminação está ligada em dois circuitos diferentes, com dois temporizadores:
- Refletor LED Azul Royal + PL18W branca e azul por 10hrs/dia (8:00 - 18:00)
- Refletor LED Branco 10000K + Refetor LED Branco 6500K por 6hrs/dia (10:00 - 16:00)

Por enquanto tem funcionado bem! As algas marrons e cianobactérias que tinham explodido nas primeiras semanas estão começando a regredir! : )
Além disso, achei que visualmente ficou muito bom!! Estou feliz com a iluminação por enquanto!! Talvez mais pra frente ainda coloque algum LED vermelho pra dar uma complementada, mas por hora já gastei muita grana!! hehehe!!

Avatar do usuário
Everton Andriani
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 117
Registrado em: 29 Nov 2016, 09:04
Apelido: Everton
Data de Nascimento: 17 Jul 1983
Cidade: São José dos Pinhais
País: Brasil
Localização: São José dos Pinhais - PR
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Müller's Reef

#4 Mensagem por Everton Andriani »

Lamento pelo ocorrido com o primeiro aquário. Fico apreensivo porquê vou fazer uma viajem de 20 dias, estou me segurando pra não povoar meu aquário ainda novo, deixei apenas 4 corais e equipe de limpeza. Vou torcer para nada de ruim acontecer.

Parabéns pela nova aquisição, ficou muito bom seu layout, bastante limpo. Os palhaços estão muito felizes!

Vou acompanhar! icon_joia

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: Müller's Reef

#5 Mensagem por Radagast »

Qual controle de temperatura vc está usando agora? E reposição?

Avatar do usuário
Bruno Muller
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 20
Registrado em: 04 Jan 2016, 15:03
Apelido: Bruno
Data de Nascimento: 05 Jun 1985
Cidade: Curitiba-PR
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Müller's Reef

#6 Mensagem por Bruno Muller »

Everton, valeu pelos elogios! Os palhacinhos estão felizes mesmo!! Volta e meia vejo os dois ensaiando um acasalamento, mas até agora nada... Quero ver se arranjo uma anêmona pra estimular!! ;)
Estou bem feliz com esse aquário, com o passar do tempo vou postando atualizações aqui!!

Sobre sua viagem, acho que você pode ficar tranquilo! Eu vi que você tem um COEL pra controlar a temperatura, então acho que vai dar boa!! Eu instalei um agora no meu também e com o ventilador funcionando ele segura a temperatura bem de boa, só a reposição de água que tem que ser mais frequente, mas como vc tem repositor automático, é susse também!! Só tenha certeza de que a água pra reposição não vai acabar antes de vc voltar!! hehehe ; )

Parabéns pelo seu aquário também!! A hora que seus corais começarem a crescer e os peixes chegarem vai ficar TOP!! Mas eu acho que é realmente melhor esperar voltar de viagem pra colocar mais habitantes, pra não arriscar judiar deles!! icon_joia

Avatar do usuário
Bruno Muller
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 20
Registrado em: 04 Jan 2016, 15:03
Apelido: Bruno
Data de Nascimento: 05 Jun 1985
Cidade: Curitiba-PR
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Müller's Reef

#7 Mensagem por Bruno Muller »

Oi Marina!

Depois da tragédia, resolvi instalar um controlador COEL TLZ11 com uma ventoinha 110V de 12cmx12cm. Configurei ele pra acionar a ventoinha quando a temperatura chega nos 27.5°C e desligar quando baixa pra 27°C. Sei que 27.5°C pode ser meio alto, já que a temperatura ideal é 26.5°C, mas como meu termostato está regulado pra acionar o aquecedor aos 26°C achei melhor deixar as temperaturas de ativação de ventoinha/aquecedor não tão próximas pra uma não afetar a outra (ligar os dois ao mesmo tempo, já que os sensores são diferentes). Além disso, os peixes e os corais parecem estar bem felizes dentro dessa T.

Sobre a reposição, estou fazendo manual mesmo. É um pé no saco colocar quase 1.5L de água DI todos os dias, mas enquanto não arranjo grana pra instalar um repositor automático, vai ficar assim mesmo... Eu tento repor água com maior frequência durante o dia pra não colocar tudo de uma vez e causar uma mudança muito brusca de salinidade, mas acho que mesmo assim a reposição de 1.5% não altera muita coisa. E, de novo, por enquanto os peixes e corais não mostraram nenhum sinal de estresse por conta disso, então estou feliz! ; )

Fotos do COEL e da ventoinha instalada na calha de iluminação:
ImagemCOEL by Bruno R. Müller, no Flickr

ImagemVentoinha 2 by Bruno R. Müller, no Flickr

ImagemVentoinha by Bruno R. Müller, no Flickr

Avatar do usuário
Bruno Muller
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 20
Registrado em: 04 Jan 2016, 15:03
Apelido: Bruno
Data de Nascimento: 05 Jun 1985
Cidade: Curitiba-PR
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Müller's Reef

#8 Mensagem por Bruno Muller »

Segue update do reef!! Adição de alguns corais e amadurecimento da microfauna, algas e etc!!

ImagemFrontal by Bruno R. Müller, no Flickr

ImagemLateral esquerda by Bruno R. Müller, no Flickr

ImagemLateral direita by Bruno R. Müller, no Flickr

ImagemFrontal detalhe by Bruno R. Müller, no Flickr

ImagemFrontal detalhe 2 by Bruno R. Müller, no Flickr

ImagemFrontal detalhe 3 by Bruno R. Müller, no Flickr

ImagemGreen hairy by Bruno R. Müller, no Flickr

Avatar do usuário
Bruno Muller
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 20
Registrado em: 04 Jan 2016, 15:03
Apelido: Bruno
Data de Nascimento: 05 Jun 1985
Cidade: Curitiba-PR
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Müller's Reef

#9 Mensagem por Bruno Muller »

Update do reef. 1 ano de idade:

ImagemGeral by Bruno R. Müller, no Flickr

ImagemFrente by Bruno R. Müller, no Flickr

ImagemFrente esquerda by Bruno R. Müller, no Flickr

Imagemlateral direita by Bruno R. Müller, no Flickr

ImagemLateral esquerda by Bruno R. Müller, no Flickr

ImagemZoanthus by Bruno R. Müller, no Flickr

ImagemCentro by Bruno R. Müller, no Flickr

ImagemCima by Bruno R. Müller, no Flickr

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 975
Registrado em: 07 Abr 2012, 12:42
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 13 vezes
Recebeu Curtir: 21 vezes

Re: Müller's Reef

#10 Mensagem por Leonardo Orito »

parabéns pelo aquário, só não entendi porque você não ligou o aquecedor e o ventilador no coel, dessa forma não tem como os dois ligarem ao mesmo tempo.

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: Müller's Reef

#11 Mensagem por Humberto Jr. »

icon_iCo01 icon_joia
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Avatar do usuário
Bruno Muller
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 20
Registrado em: 04 Jan 2016, 15:03
Apelido: Bruno
Data de Nascimento: 05 Jun 1985
Cidade: Curitiba-PR
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Müller's Reef

#12 Mensagem por Bruno Muller »

Leonardo Orito escreveu:parabéns pelo aquário, só não entendi porque você não ligou o aquecedor e o ventilador no coel, dessa forma não tem como os dois ligarem ao mesmo tempo.


Oi Leonardo! O aquecedor que eu tenho aqui é daqueles integrados com termostato, aí ele sozinho já controla e mantém a temperatura. Eu até poderia configurar ele pra ficar sempre ligado e deixar o coel controlá-lo, mas aí como ele já estava instalado e funcionando direitinho, preferi nem mexer!! Hehehe!!
Mas quando eu for fazer uma manutenção maior, provavelmente vou ligar tudo no coel sim!!
Valeu!

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 975
Registrado em: 07 Abr 2012, 12:42
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 13 vezes
Recebeu Curtir: 21 vezes

Re: Müller's Reef

#13 Mensagem por Leonardo Orito »

Bruno Muller escreveu:
Leonardo Orito escreveu:parabéns pelo aquário, só não entendi porque você não ligou o aquecedor e o ventilador no coel, dessa forma não tem como os dois ligarem ao mesmo tempo.


Oi Leonardo! O aquecedor que eu tenho aqui é daqueles integrados com termostato, aí ele sozinho já controla e mantém a temperatura. Eu até poderia configurar ele pra ficar sempre ligado e deixar o coel controlá-lo, mas aí como ele já estava instalado e funcionando direitinho, preferi nem mexer!! Hehehe!!
Mas quando eu for fazer uma manutenção maior, provavelmente vou ligar tudo no coel sim!!
Valeu!

Então, mesmo assim, coloque ele para 28 graus e ligue no coel, esses aquecedores com termostato são muito menos precisos que o coel e dessa forma sua temperatura vai variar bem menos

Responder

Voltar para “Mostre seu Aquário Marinho”