🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Novo Reef com Casa de Maquina Completa - Sugestões

Esse forum é para você mostrar o projeto do seu reef, não esqueça de começar pelo setup, conte todos os detalhes para ajudar os colegas na montagem dos novos reefs.
Responder
Mensagem
Autor
marcos faria
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 83
Registrado em: 26 Abr 2015, 22:06
Apelido: Marcos Henrique
Data de Nascimento: 15 Mai 1984
Cidade: goiania
País: brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Novo Reef com Casa de Maquina Completa - Sugestões

#1 Mensagem por marcos faria »

Boa tarde amigos.

Acabo de adquirir minha casa propria, se tratando de uma casa velha que terei de reformar inteira. Enquanto a esposa esta pensando na cozinha, banheiro, etc, advinhem a unica coisa que pensei. No meu aquario novo. Vou detalhar o plano e gostaria de suas opinioes.

Primeiramente explico que terei uma oportunidade de fazer uma casa de maquina em um cômodo separado. Com isso quero montar uma estrutura mais completa possível, prefiro montar algo e depois resolver desativar do que pensar "putz, podia ter feito tal coisa aqui". Tenho que aproveitar a obra.
Detalho ainda que sou o tipo do aquarista dedicado que gosta muito de cuidar do aquário, então tudo que discutirmos já levem em conta que terá zelo. Em uma postagem prévia o Andre Segal me apresentou seu reef, que achei fantástico, e também tive boas ideias do Fabiano, Nixon e Celso. Pegando tudo isto o projeto criou forma.

Então vamos la.

DISPLAY
O display será um divisor de ambientes, ficara entre a sala de estar e a sala de jantar, de modo que farei a queda pela extremidade direita e o retorno pela extremidade esquerda de quem olha pela sala de estar. O display terá 2.00 de comprimento, 0.60 de altura e 1.00 de largura.
Optei por fazer mais largo porque como será um display "dupla face" eu não quero encostar as rochas no vidro, para ter espaço.
Farei o mesmo fechado até o teto na parte de cima mas com tampas que se abrem para todos os lados (facil manutenção seguindo o aquario do Andre) e com madeira vazadas para facilitar circulação (seguindo ideia do Celso).
A queda quero um sistema similar ao animal bean para redução de som e a bancada terei que fazer com 1.10, pois pretendo aproveitar o meu movel do aquario atual para por o sump, e para ter queda preciso desta altura. Sei que ficara alto para manutenção, mas ja tenho até a escadinha para isso.
Imagem

E com as tampas abertas

Imagem


Agora estou com um problema com o aquário no que diz respeito a caixa de descida. Meu espaço la sera de 3 metros, tendo 2 do meu aquario sobraria um metro de passagem, o que daria um bom espaço de passagem. Porem, alem do espaço do aquario em si (2 metros) tenho ainda o espaço da caixa externa de queda que tera 15 cm, com isso o aquario "aumenta" para 2,15. Pensei em deixar um espaço de 20 cm entre a parede e o aquario, e ter uma porta lateral que desse acesso a caixa. Ficaria tipo assim:

Imagem

Porem considero que esse espaço seria muito pequeno para limpeza da caixa e especialmente caso de um problema. Eu não posso aumentar mais esse espaço pois prejudicaria meu espaço de passagem da sala, e não quero caixa interna de forma alguma, entao pensei em simplesmente fazer um corte na parede, ficando tipo assim.

Imagem

O unico problema que vejo é que os sons da casa de maquina que eu queria reduzir acabariam passando. Meu pai sugeriu fazer um molde de gesso e fechar o buraco quando não fosse necessario. O que acham?

CASA DE MAQUINA

Agora vem o que mais preciso do conselho de voces. Quero um sistema que me de tranquilidade com relação a remoção de nutrientes, porem nao gosto de usar processos quimicos para isso (reatores e midias de aluminio e ferro). O meu aquario atual tem 1.80 e substrato de 5 a 6 cm de aragonita fiji pink, e mesmo não sendo muito profundo basta para manter o nitrato zerado. Porém o fosfato esta subindo, e como gosto de dosar alimento para corais eu sei que a contribuição tende a aumentar. Pensando nisso, quero pecar "pelo excesso" com redundancias, ou seja, fazer sistemas consecutivos de remoção de nutrientes. Pensei na seguinte disposição:

Imagem

Então pensei em aproveitar meu movel atual (1.80 de comprimento) e colocar meu sump sobre ele, bem como minha caixa de reposição. Mexer no sump sem precisar abaixar parece um sonho. Como meu movel tem 90 cm e meu sump 50 cm, fica explicado o porque de ter que por 1.10 no movel do display para ter queda. Aproveitarei a parte de baixo onde atualmente fica o sump para guardar sais e kits de analise.

No meu sump tem esse espaço vazio entre a area do skimmer e o requalque que hoje estou tentando improvisar um refugio com Chaetomorpha para tentar baixar um pouco meu fosfato (chegou a 0.09) sem ter que usar midias quimicas. Alguma sugestão para uso dessa area? Pensei em deixar vazio para o caso de eu resolver colocar um ATS.

Seguindo a ideia de não ter problema com nutriente pensei em uma caixa (50 x50 x50) com siporax, com vidro preto para não ter nenhuma alga na area. Após, pensei em um refugio amplo 1.20 x 0.50 x 0.50 com dois intuitos, remoção de nutriente e microvida. Para remoção de nitrato um DSB de uns 10 a 15 cm com aragonita, e para remoção de fosfato criação de chaeto com boa ilumiação. Pretendo por também rochas para melhor crescimento de microvida e colocar este dito tanque mais alto que o display para que a queda se de por gravidade (a bomba destroi a microvida? Não destroi? Não sei, prefiro por assim que ainda aproveito o espaço da casa de maquina). Alem disto um aquario quarentena / hospital de 50 x 50 50 com tubulação para encher com própria agua do aquario e drenagem de fundo para descarte pos uso (a agua dele nao volta pro display), RO/DI, espaço para balling, tambores de 200 litros para estocagem de agua DI e preparada, mesa para analise, piso anti derrapante em toda sala, ralo de fora a fora da sala (pode derramar agua a vontade sem ser xingado pela esposa).

Farei tambem um ramal para passar pelo chiller e colocarei uma UV onde posso passar por ela ou nao, em caso de necessidade. No caso do chiller tentarei colocar ele com a parte de exaustão virado para fora.

Basicamente é isso, sei que tem muita redundancia em ter siporax, refugio com DSB e CHaeto, e talvez até um ATS, sendo que atualmente somente meu substrato de 5 cm ja ta removendo nitrato, mas como eu disse, a hora é agora, e hoje tenho pouquíssimos peixes e corais, pois ja sabia que podia mudar e estava comprando pouca coisa. Só preciso saber se não tem nenhuma "idiotice" no que estou falando.

Abraço a todos e desculpem pelo tamanho do post.

Avatar do usuário
Alex Toledo
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 478
Registrado em: 16 Ago 2009, 10:34
Localização: Belo Horizonte/MG
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 9 vezes

Re: Novo Reef com Casa de Maquina Completa - Sugestões

#2 Mensagem por Alex Toledo »

Sugestões:

1) Altura de 40 a 45 cm (vc consegue melhor acesso para manutenção);

2) Casa de máquina: toda azulejada, com ralo para saída de água, torneira para reverse osmose (ou similar), mais uma pia para limpeza da tranqueira. Coloque também um exaustor (ou fica muito abafado e úmido o local);

3) Não faça móvel de madeira. Já que está fazendo reforma, faça laje para suportar o display, sump, caixa de reposição etc. Pode usar madeira nas tampas (eu também pensaria em outra alternativa). Madeira estraga rápido com água...
"Encontre um lugar dentro de si que há alegria e a alegria expulsará a dor"

Meu reef http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=25&t=34196

LuisMikuletic
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 65
Registrado em: 30 Jul 2015, 22:33
Apelido: Luis
Data de Nascimento: 09 Fev 1994
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Novo Reef com Casa de Maquina Completa - Sugestões

#3 Mensagem por LuisMikuletic »

Aquario hospital não pode estar no sistema do aquario principal ! não vai adiantar nada !

marcos faria
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 83
Registrado em: 26 Abr 2015, 22:06
Apelido: Marcos Henrique
Data de Nascimento: 15 Mai 1984
Cidade: goiania
País: brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Novo Reef com Casa de Maquina Completa - Sugestões

#4 Mensagem por marcos faria »

Obrigado pelos comentarios.

VOu sim azuleijar a area, boa ideia.

A base do display será de alvenaria, no caso do sump eu iria reaproveitar o movei que ja tenho, mas pensarei em fazer uma base nova em alvenaria para o sump.

O aquario hospital nao esta integrado ao sistema, tenho a opçãod e encher ele com agua do sistema,mas ele nao recircula.

Aguardo mais comentarios

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: Novo Reef com Casa de Maquina Completa - Sugestões

#5 Mensagem por Humberto Jr. »

Se for usar substrato e rochas,eu repensaria nessa opção pro siporax. Já terá o refúgio para fazer esse papel. Talvez fique apenas com acúmulo de Matéria Orgânica.

As dicas de esgoto e torneira são bem válidas.
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

David Fameli
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 180
Registrado em: 13 Nov 2014, 09:52
Apelido: Fameli
Data de Nascimento: 03 Fev 1992
Cidade: Santo André
País: Brasil
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Novo Reef com Casa de Maquina Completa - Sugestões

#6 Mensagem por David Fameli »

Belo projeto!!! Vou até seguir aqui para aprender sobre minha proxima montagem!

marcos faria
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 83
Registrado em: 26 Abr 2015, 22:06
Apelido: Marcos Henrique
Data de Nascimento: 15 Mai 1984
Cidade: goiania
País: brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Novo Reef com Casa de Maquina Completa - Sugestões

#7 Mensagem por marcos faria »

Então Humberto, tambem pensei que o Siporax possa ser desnecessário. Creio que vou deixar disponível um espaço e só usar caso necessário.
Com relação a sugestão de torneiras, previ pontos de agua para RO e tambem pontos de agua para limpeza do piso e dos shark bags. Contratarei tb um especialista em eletrica e automação para montar um painem completo com sistema No Break de autonomia minima de umas 4 horas.

O problema é que como o aquario ficou mto largo, terei que comprar 3 novas luminarias, e provavelmente trocar as lentes das 3 que ja tenho, que são de 60°.

Vcs acham que um refugio de 1.20 basta para uma boa proliferação de microvida?

Avatar do usuário
Marcelo E Novais
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 513
Registrado em: 08 Ago 2012, 19:28
Apelido: epifanio
Data de Nascimento: 12 Mai 1983
Cidade: cananeia
País: Brasil
Curtiu: 12 vezes
Recebeu Curtir: 49 vezes

Re: Novo Reef com Casa de Maquina Completa - Sugestões

#8 Mensagem por Marcelo E Novais »

Planejar toda eletrica e hidraulica ,com torneiras e esgoto é uma mão na roda; na sala de maquinas uma janela ou exaustor ajuda bastante;se pensar em ter um refugio vejo desnecessario a utilização da caixa com siporax; em relação a altura do sump e ter que se abaixar, talvez seja interessante pensar em deixa lo mais baixo e alimentar por gravidade o UV e o Chiller(economiza nas bombas e energia); e quanto ao hospital/quarentena faria um sistema independente

marcos faria
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 83
Registrado em: 26 Abr 2015, 22:06
Apelido: Marcos Henrique
Data de Nascimento: 15 Mai 1984
Cidade: goiania
País: brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Novo Reef com Casa de Maquina Completa - Sugestões

#9 Mensagem por marcos faria »

O quarentena é independente, é q ficou ruim de ver. Eu posso ou nao encher ele com agua do tanque, mas dele so sai se for pro esgoto.

Avatar do usuário
Andrés Segal
Moderador
Moderador
Mensagens: 2131
Registrado em: 12 Set 2012, 16:38
Apelido: Andres
Data de Nascimento: 25 Jun 1959
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas / SP
Curtiu: 229 vezes
Recebeu Curtir: 111 vezes

Re: Novo Reef com Casa de Maquina Completa - Sugestões

#10 Mensagem por Andrés Segal »

Quanto ao buraco na parede, não se preocupe com barulho, pois como sera uma caixa ate o teto, o barulho não passara para o ambiente, no meu, que o móvel NÃO vai ate o teto, não se escuta nada de barulho da casa de maquinas.
Nao entendi como sera sua caída, aqui uso DURSO e estou bem satisfeito.
Andrés Segal / Campínas / SP

Atual 1000 litros : http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=2&t=31842
Desmontado e Vendido 200 litros: http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=25&t=18696 - [glow=red]TRANCADO[/glow]
PS. Não mate a formiga, ela é um GIF animado....

marcos faria
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 83
Registrado em: 26 Abr 2015, 22:06
Apelido: Marcos Henrique
Data de Nascimento: 15 Mai 1984
Cidade: goiania
País: brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Novo Reef com Casa de Maquina Completa - Sugestões

#11 Mensagem por marcos faria »

Amigos, tudo bem?

Mais de um ano depois e finalmente consegui completar minha casa de maquina. A casa ficou pronta em fevereiro, mas a casa de maquina, essa deu trabalho.

Do projeto original eu eliminei o refugio, pois de tudo que li vi que no fim poderia mais gerar sujeira que contribuir.. e alem disso meu NO3 e meu PO4 ta zerado, somente usando DSB e um ATS, então deixei o refugio para la, fiz so um mini refugio com alguma macroalga e uma rocha, e acabo usando mais para por peixes brigoes do que para qualquer outra coisa.

No fim, a sala de maquina ficou assim..

Eu fiz na lateral, minha oficina e depois a sala de maquina. Na oficina eu coloquei minha mesa de analise e um armario para guardar as coisas.


[imagem]https://i.imgur.com/JmCOk5n.jpg[/imagem]
[imagem]https://i.imgur.com/SayL9nO.jpg[/imagem]
[imagem]https://i.imgur.com/CPZWnAL.jpg[/imagem]

Do lado tem um tanque para lavar as coisas do aquario e despejar resto de analises, facilitou muito minha vida. Guardo tudo no armario, exceto o sal.

Comprei um gerador tambem para casos de falta de luz por longo periodo. Ia colocar um mega no break, mas ficava MUITO mais caro que o gerador. Quando imaginei que tão cedo nao usaria o gerador, cortaram a energia para manutenção e ficamos oito horas sem energia. O gerador tocou o aquario completo (sem chiller e aquecedor, obviamente), o meu lago de carpas e de lambuja meu PC e a TV da molecada. Excelente aquisição.

[imagem]https://i.imgur.com/PzfBgUb.jpg[/imagem]

Na sala ao lado esta a casa de maquina.

[imagem]https://i.imgur.com/0MGToBU.jpg[/imagem]

A queda vem do tanque por um buraco na parede, desce por um tubo de 50, sendo que deixei outro de emergencia, que ainda estou ajustando,mas que nao faz falta pois o nivel que projetei meu sump não é o bastante para derramar o display, falta agua nas bombas antes. Coloquei um Skimmer Reef Octopus 220 INT, muito bom, coloquei bandejas para colocar as fontes de forma mais organizada possivel, um ATS, um mini refugio, sendo que a iluminação de ambos ascende a noite quando apaga a do display, duas bombas de requalque DCT 6000 da Jebao, sendo que uma vai direto pro display e a outra passa pelo chiller e pelo UV.

[imagem]https://i.imgur.com/cBPKJBQ.jpg[/imagem]

O ATS usa leds vermelhos e azuis, o crescimento das algas é excelente.

[imagem]https://i.imgur.com/3MD702P.jpg[/imagem]

Na UV fiquei com dó de gastar, mas tive um boom de bacteria no primeiro tanque em outra casa e comprei um UV simples de lampada tubular e muito mais barato. Surpreendentemente, funciona super bem, acabou com o BOOM em dois dias. No fim mantive ele, continua funcionando bem, mas da uns choquinhos... rss

[imagem]https://i.imgur.com/daIhNts.jpg[/imagem]

Para reposição coloquei um Smart ATO que completa automaticamente de acordo com nivel, sugando da caixa de reposição do lado.

[imagem]https://i.imgur.com/nsnE7MV.jpg[/imagem]

No controle de temperatura coloquei dois aquecedores de 300 W e da que sobra, aqui é quente e o mais frio que fez desde que me mudei foram quinze graus. Os dois mantiveram a temperatura em 26°. Ao lado um chiller gelaqua de 1 HP, um achado que comprei usado por R$ 1.800, resfria a agua muito rapido, mas desde que me mudei ele não liga, pois o projeto arquitetonica previu um isolamento termico muito bom, ele liga com 26.3 mas a temperatura, quando muito, vai a 26.2, como hoje.

[imagem]https://i.imgur.com/ozUGsOe.jpg[/imagem]

Coloquei um sistema de dosagem de quimicos, usando uma dosadora jebao de 4 canais, e 3 vidros de 3 litros. Estou ainda ajustando o ideal, pois comprei um pacote de 100 corais de um vendedor, e agora estou migrando para o SPS.

[imagem]https://i.imgur.com/7fRs8Tn.jpg[/imagem]

[imagem]https://i.imgur.com/Lxxw4yr.jpg[/imagem]

Coloquei tambem as fontes das luminarias dentro da casa de maquinas, usando tambem uma prateleira.

[imagem]https://i.imgur.com/VtafK4i.jpg[/imagem]

Coloquei tambem minha OR, com uma bomba pneumatica e 5 etapas (Filtro 5 micra, Carvao, resina, OR, resina). Com essa sequencia estou conseguindo bons volumes antes de ter tds de 0,01.

[imagem]https://i.imgur.com/gWzfUkg.jpg[/imagem]

Coloquei abaixo 3 tambores de 200 litros, um para preparação de agua salgada, um para agua de OR, e outro para agua de descarte. Nunca descarto a agua direto no ralo durante uma TPA, porque se eu errar o volume do descarte ainda tenho a agua recem descartada para completar.
Atras dos tambores tem um ralo, toda agua que derrama na sala escorre para la por gravidade. Alias fiz a sala toda para ser uma sala preparada para a umidade.

[imagem]https://i.imgur.com/TPHs4cj.jpg[/imagem]

Coloquei a outra RW 15 que tinha para bater agua, eu comprei uma GYRE e ela ficou sem uso. No que tange a parte eletrica, em vez de fazer um painel para ligar tudo, ja que ia construir tudo do zero, preferi fazer as tomadas sendo que cada uma tem um dijuntor exclusivo. Isso evitou um pouco a bagunça de fio (que ainda nao é pequena mesmo assim).

[imagem]https://i.imgur.com/UOVGAXY.jpg[/imagem]

[imagem]https://i.imgur.com/dvltbe5.jpg[/imagem]

Quase todos os disjuntores são do aquário, mas ainda tem controle do portão e bomba e UV do meu lago de carpas.

Ainda pretendo fazer minha quarentena, a parede do fundo da sala foi toda feita com bloco de concreto, então ala aguenta sustentar tanque tranquilamente com boas mãos francesas. Será a próxima etapa.

Embaixo do SUMP guardo meus sais e faço toda TPA dentro da sala de maquina. Não pinga uma gota dentro de casa e minha esposa não me ameaça mais de castramento. :lol:

Entrando em casa, temos o display.

[imagem]https://i.imgur.com/LaKhtD3.jpg[/imagem]

[imagem]https://i.imgur.com/eIKV6Ry.jpg[/imagem]

[imagem]https://i.imgur.com/7yU92fB.jpg[/imagem]

A bagunça de outros itens do aquario fica no armario embaixo. PAZ com a esposa novamente.

[imagem]https://i.imgur.com/XOAkMzx.jpg[/imagem]

O display ficou em cima de uma bancada de 1 metro, e tem 2,00 de comprimento, 0,60 de altura e 1,00 de largura. Ficou dificil de manusear o fundo? Ficou! Mas ficou muito mais bonito e chamativo na sala, as pessoas olham o tanque sem abaixar.

Coloquei uma gyre no lado oposto a queda e a RW 15 embaixo da queda. Atrapalha um pouco o visual da lateral mas ajuda muito no descarte de solido e sujidade, pois empurra tudo direto para a queda.

[imagem]https://i.imgur.com/SBE6Zz8.jpg[/imagem]

Na iluminação coloquei 3 radions, fiquei com medo de não ser o bastante devido a largura mas deu certo com boa dispersão de PAR.

[imagem]https://i.imgur.com/DpuKADt.jpg[/imagem]

No mais, agora é curtir. Coloquei muitos fragmentos de SPS e Zoas, estou meio cansado de perder meus hammers e frogs que estavam lindos a anos e morre em dois dias, sem motivo aparente, com parametros perfeitos e sem que nenhum outro LPS sinta.

Obrigado a todos que me deram dicas, elas foram muito importantes.

Um abraço.

diego ferreira
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 51
Registrado em: 07 Abr 2014, 12:29
Apelido: diego
Data de Nascimento: 25 Dez 1990
Cidade: balsamo
País: brasil

Re: Novo Reef com Casa de Maquina Completa - Sugestões

#12 Mensagem por diego ferreira »

Muito fogo seu Sistema e Aquário icon_iCo01 icon_iCo01 icon_iCo01
Diego Ferreira

fgleiras
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 1
Registrado em: 14 Set 2014, 16:34
Apelido: fgleiras
Data de Nascimento: 13 Dez 1976
Cidade: RJ
País: Brasil

Re: Novo Reef com Casa de Maquina Completa - Sugestões

#13 Mensagem por fgleiras »

Boa tarde Marcos, parabéns pelo belíssimo aquário e organização!

Quanto ao gerador, você o colocou fora de casa? Poderia dar mais detalhes do aparelho (especificação, potência, combustível, consumo, etc.) e o principal, se faz BARULHO ao ser acionado?

Abs

Responder

Voltar para “Mostre seu Aquário Marinho”