🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Aquário SHR - Anderson

Esse forum é para você mostrar o projeto do seu reef, não esqueça de começar pelo setup, conte todos os detalhes para ajudar os colegas na montagem dos novos reefs.
Mensagem
Autor
Anderson Pereira
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 57
Registrado em: 20 Abr 2014, 18:10
Apelido: Anderson
Data de Nascimento: 08 Jul 1986
Cidade: Guarulhos
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Aquário SHR - Anderson

#1 Mensagem por Anderson Pereira »

Olá amigos,

A pouco comecei a montar meu primeiro reef, pretendo ter nele anêmonas, softs, LPS e peixes.

Sua configuração é a seguinte:
Vidro 140x30x50altura = 210 litros brutos
Sump 80x30x40

Não sei bem ao certo quanto tem de rocha e substrato, mas total de água deram 152 litros, como calculei em média 25k de substrato (10cm), acredito ter 23-25k de rocha.

Material usado:
  • Rocha zanzibar;
    Substrato Arnoex Coral Sand 3mm;
    Sal Marinho Blue Treasure;

Equipamentos:
  • 1x Coralife Super Skimmer 65;
    1x Bomba Aqueon Quietflow Submersible 3000;
    1x Aquecedor Eheim Jager TruTemp 250;
    1x Wavemaker Jebao WP-25;
    1x Controlador Elitech Controller+ Sensor 2 Relay;

Comprei também dois timers para a calha de LED que pretendo fazer, porém ainda não chegaram (nem timers nem LEDs), por enquanto estou utilizando uma iluminação comum apenas pra gerar algumas algas.

Imagem

Imagem

Começando a montagem:
Imagem

Layout definido (água bem turva ainda):
Imagem

Sump montado (ainda sem regulagem, não reparem no copo do skimmer cheio de água):
Imagem

Após 1 semana e meia a água clareou, estava ficando preocupado achando que ficaria eternamente turva e teria que jogar a água fora, ainda bem que melhorou:
Imagem

Painel elétrico, deu um trabalho mas valeu a pena, da pra manter uma organização incrível (ainda não está finalizado, faltando apenas os timers para os LEDs):
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Desde de que montei se passaram 3 semanas, durante esse período estou dosando biodigest e vodka, também peguei 3 rochas de um aquário maturado, ainda não vi sinais de algas (o que me preocupa pois sei que as algas fazem parte do ciclo):
Imagem

Imagem

Imagem


Na terceira semana, já preocupado com a micro vida não aparecia muito menos a macro vida, finalmente tive o primeiro sinal de vida involuntária, um pequeno fireworm (há adicionei alguns paguros pra ajudar):
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Espero que gostem! Agora estou aguardando os LEDs para finalizar e iniciar a colocar os corais e anêmonas.

Anderson.

Avatar do usuário
Enrico Caltabiano
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1712
Registrado em: 19 Fev 2010, 22:51
Apelido: Enrico
Localização: Vargem Grande - Rj
Recebeu Curtir: 9 vezes

Re: Aquário SHR - Anderson

#2 Mensagem por Enrico Caltabiano »

Ta boa a montagem , so regula direito esse skimmer pq ele ñ esta limpando nada rs ...

montagem das rvs tb está legal
Lugar de mandarim é na natureza e não em nosso aquários e é só ter um pouco de inteligência para perceber isso ...

Sea Life - aquarismo ao alcance de todos …

[ ]`s Enrico

Avatar do usuário
Wellington Salles
Liopropoma Carmabi
Liopropoma Carmabi
Mensagens: 3113
Registrado em: 27 Set 2013, 23:10
Apelido: Wellington
Data de Nascimento: 04 Mai 1979
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Méier - Rio de Janeiro
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 246 vezes

Re: Aquário SHR - Anderson

#3 Mensagem por Wellington Salles »

sircurse,

mandou bem cara!!! agora é s[o questão de tempo e paciência.

Parabens. icon-aplauder icon-aplauder
[glow=red]Onde tudo começou...[/glow][shadow=blue]

Reef Wellington Salles
[/shadow]

[glow=red]Esse é o meu Mundo, esse é o meu Reef:[/glow][shadow=blue] Reef WS II[/shadow]

Imagem

Avatar do usuário
Sidney Sevilha
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2063
Registrado em: 02 Jan 2013, 10:55
Apelido: forms
Data de Nascimento: 04 Out 1982
Cidade: São Paulo, SP
País: Brasil
Localização: Barueri - SP
Curtiu: 43 vezes
Recebeu Curtir: 122 vezes
Contato:

Re: Aquário SHR - Anderson

#4 Mensagem por Sidney Sevilha »

Esta bacana a montagem... mas as algas (diatomáceas) que você esta preocupado, eu duvido muito que apareçam já que você esta sem iluminação!
Bem provável que depois que instale os leds elas apareçam!

Enquanto isso, para os paguros não passarem fome, pegue um pedacinho de alga nori de prenda em uma pedra com um elástico e deixe no fundo para que eles possam se alimentar, não precisa de muito!

Gostei do painel elétrico!
.

Imagem

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Aquário SHR - Anderson

#5 Mensagem por Mauro Becker »

Gostei da disposição das rochas e do quadro elétrico icon_first
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Anderson Pereira
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 57
Registrado em: 20 Abr 2014, 18:10
Apelido: Anderson
Data de Nascimento: 08 Jul 1986
Cidade: Guarulhos
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Aquário SHR - Anderson

#6 Mensagem por Anderson Pereira »

Obrigado galera! Espero que fique tão legal quanto os reef que tem aqui na comunidade.

Sidney, li em algum tópico que poderia alimentar os paguru com ração dos próprios peixes, e que seria bom também pra ajudar na microvida, acredito que está funcionado pq as rochas estão começando a ficar amarelada nos poros perto dos locais que a comida fica depositada antes que os pagurus achem para comer.

Como ainda não estou utilizando o skimmer para ajudar no desenvolvimento, o fosfato ta subindo um pouco mas assim que ver mais micro vida pelo aquário ligo o skimmer.

Os snails estão fazendo a festa no fundo do aquário, da pra ver direitinho o rastro que eles estão fazendo comendo/limpando o musgo... kkk...

Anderson.

Avatar do usuário
Sidney Sevilha
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2063
Registrado em: 02 Jan 2013, 10:55
Apelido: forms
Data de Nascimento: 04 Out 1982
Cidade: São Paulo, SP
País: Brasil
Localização: Barueri - SP
Curtiu: 43 vezes
Recebeu Curtir: 122 vezes
Contato:

Re: Aquário SHR - Anderson

#7 Mensagem por Sidney Sevilha »

Eles vão comer a ração sim... mas é divertido ver a "reunião" de paguros pra comer a alga.
Normalmente "se" sobra alguma coisa da alga que dou aos tangs é isso que acontece em casa!

Eu acho que você pode deixar o skimmer trabalhando, assim você já vai regulando... se ele for novo vai demorar uns dias pra pegar no tranco.
Se ele for novo você deixar ele funcionando em um recipiente com água doce e vinagre... ajuda na remoção de sujeiras da fabricação.

Boa sorte; abs.
.

Imagem

Anderson Pereira
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 57
Registrado em: 20 Abr 2014, 18:10
Apelido: Anderson
Data de Nascimento: 08 Jul 1986
Cidade: Guarulhos
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Aquário SHR - Anderson

#8 Mensagem por Anderson Pereira »

Quando montei ele deixei rodando por uns 10 dias sem parar, no 20° dia fiz um TPA de mais de 50%.

O que percebi é que ele faz espuma branca apenas, não está removendo nada, acredito que pq não há o que remover, é isso mesmo? Por isso desliguei, até porque algumas cepas de bactérias recomendam desligar o skimmer, por isso deixei desligado direto pois estou dosando quase que diariamente.

Mas se isso não for afetar o desenvolvimento da micro vida irei religar.

Acho divertido os paguros disputando as casas, preciso colocar algumas conchas pra evitar mortes... As vezes ficam uns 3-4 no bolo, parece briga de bar! O mais engraçado é quando algum pega com as duas patas e da aquela sacudida no outro! hahahaha..... Aí eu lembro da minha infância quando eu corria no pátio da escola e tinha um cara la que fazia isso com a gente berrando na nossa cara, logo depois ele foi mandado embora! kkkkk....

Anderson.

Avatar do usuário
Sidney Sevilha
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2063
Registrado em: 02 Jan 2013, 10:55
Apelido: forms
Data de Nascimento: 04 Out 1982
Cidade: São Paulo, SP
País: Brasil
Localização: Barueri - SP
Curtiu: 43 vezes
Recebeu Curtir: 122 vezes
Contato:

Re: Aquário SHR - Anderson

#9 Mensagem por Sidney Sevilha »

Por enquanto ele não tem muita coisa para tirar mesmo... não tem carga orgânica ainda.
A sujeira que ele vai tirar, ainda não existe em quantidade.

Eu sou a favor de ciclar o reef com ele funcionando o mais completo possível.
Sinceramente não acredito que o skimmer irá tirar as bactérias, já que elas acabam se fixando no substrato, rochas e afins.
O que eu acho que quer dizer, é que é necessário desligar quando você dosa algum suplemento como o biodgest, microbacter... depois tudo volta ao normal.
Outra coisa, se você já colocou rochas, já dosou bactérias complementares, não acho que você precise continuar dosando nada, só deixar o tempo passar e terminar o ciclo.

Eu deixaria ligado, não vai tirar muita coisa, mas vai injetar oxigênio na água e não colocaria mais nada no reef.
.

Imagem

Anderson Pereira
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 57
Registrado em: 20 Abr 2014, 18:10
Apelido: Anderson
Data de Nascimento: 08 Jul 1986
Cidade: Guarulhos
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Aquário SHR - Anderson

#10 Mensagem por Anderson Pereira »

Olá amigos,

Alguém sabe me dizer o que seria isso? Cheguei a pensar em Aipitasia, mas seria possível isso depois de 30 dias ciclando sem adicionar nenhuma rocha de outro aquário (as que adicionei foi no inicio da ciclagem).

Inicialmente ela apareceu no substrato, ficou alguns dias por ali mostrando apenas as cerdas:
Imagem


Depois ela sumiu e descobri hoje ela no vidro do fundo, isolada:
Imagem

Imagem


Alguma sugestão?

Robson Borowski
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 147
Registrado em: 29 Set 2012, 22:31
Data de Nascimento: 04 Nov 1977
Cidade: São Raimundo das Mangabeiras-M
País: Brasil
Curtiu: 13 vezes
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: Aquário SHR - Anderson

#11 Mensagem por Robson Borowski »

Aiptasia, provavelmente... Veio com as rochas que colocou antes ou com os paguros...

Avatar do usuário
Marcus l lage
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2797
Registrado em: 01 Set 2010, 00:06
Apelido: luiz
Cidade: Vitoria e.s
País: Brasil
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Aquário SHR - Anderson

#12 Mensagem por Marcus l lage »

Opa Anderson tudo bom...Eu já acho que isto é uma Anemona pequena :P

Um Abs icon_joia

Avatar do usuário
Gilson Freitas
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 93
Registrado em: 17 Jun 2013, 11:05
Apelido: Gilson Freitas
Data de Nascimento: 14 Jan 1980
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo - Zona leste
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Aquário SHR - Anderson

#13 Mensagem por Gilson Freitas »

Também acho que seja uma anemona.

Anderson Pereira
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 57
Registrado em: 20 Abr 2014, 18:10
Apelido: Anderson
Data de Nascimento: 08 Jul 1986
Cidade: Guarulhos
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Aquário SHR - Anderson

#14 Mensagem por Anderson Pereira »

Eh... não quis arriscar e tirei ela... Ainda estou ciclano e a pouco montei a calha de led, as algas marrom começaram a aparecer, as rochas estão ficando todas marrons inclusive os substrato, acho que daqui uns 30 dias coloco os primeiros peixes.

Anderson Pereira
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 57
Registrado em: 20 Abr 2014, 18:10
Apelido: Anderson
Data de Nascimento: 08 Jul 1986
Cidade: Guarulhos
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Aquário SHR - Anderson

#15 Mensagem por Anderson Pereira »

Estou esperando virar o mês para compra de um no-break agora, esse mês já passou da conta... rsrs...

Pessoal queria uma ajuda de vocês, tenho um skimmer da coralife, ele é bom e parece trabalhar muito bem, mesmo sem carga orgânica ele consegue ainda arrancar uma sujeira amarelada da água, porém ele é muito sensível ao nível da água, ou seja, se o nível subir muito ele transborda no copo enchendo de água, para que ele trabalhe bem se verem na foto a água precisa estar em um nível muito baixo.

O que fiz foi dividir a queda da água em duas partes, uma vai para o skimmer e outra parte dispensa a água diretamente no segundo estágio, regulei a quantidade correta de vasão de água para que o skimmer funcione perfeitamente e o restante devido a restrição de vasão do skimmer acaba sendo empurrado para o segundo estágio do sump.


Eis meu problema, quando cai a energia, mesmo que por pouco segundos a água continua a ser dispensada no primeiro estágio (skimmer), e quando a energia volta TCHANAM!!! o nível está acima e o skimmer começa a transbordar, retendo mais e mais água no primeiro estágio... em alguns minutos o recalque seca acabando com a circulação.


Estou tentando achar um jeito de colocar uma válvula no primeiro estágio, para que quando a água atinga um limite desligue a queda de água do primeiro estágio forçando o restando a seguir no segundo estágio, assim quando a energia voltar o primeiro estágio estaria com o nível exato para colocar o skimmer em funcionamento sem problemas, mas não achei nenhuma válvula que permitisse vasão o suficiente para alimentar o skimmer em um dia normal, cortar a queda da água é fácil achar, mas quando funcionando a vasão não atenderia e logo o primeiro estágio secaria....


Não sei se deixei claro meu problema, mas caso possam me dar dicas de como contornar isso, será bem vindo!!

DETALHE: A válvula deve ser pequena devido ao espaço restrito do sump.

Anderson.

Anderson Pereira
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 57
Registrado em: 20 Abr 2014, 18:10
Apelido: Anderson
Data de Nascimento: 08 Jul 1986
Cidade: Guarulhos
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Aquário SHR - Anderson

#16 Mensagem por Anderson Pereira »

Bom... com a chegada dos LEDs, montei a calha e parece que o período de ciclagem se deu inicio, as algas marrom apareceram levemente nas rochas e no vidro e em três dias diminuíram drasticamente, limpei os vidros e as rochas voltaram a ficar branca sozinha. Agora as algas verdes começaram a aparecer em alguns pontos e aumentando a cada dia.

Se estiver tudo ok (acho que está...), em breve deve começar a aparecer as algas pink. Só preciso ajustar meu Kh que estou com dificuldade de chegar nos 8-9.

Tirei as RV que tinha colocado pra dar uma acelerada, acho que avistei 2 anêmonas que parecem aiptasias ou 2 aiptasias que parecem anêmonas nessas RV, mas acho que o período que ficaram dentro do vidro foi o suficiente para gerar algumas larvas, pelo menos quando levantei elas tinha bastante embaixo.

Imagem

Anderson Pereira
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 57
Registrado em: 20 Abr 2014, 18:10
Apelido: Anderson
Data de Nascimento: 08 Jul 1986
Cidade: Guarulhos
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Aquário SHR - Anderson

#17 Mensagem por Anderson Pereira »

Bom, a caminho do terceiro mês ciclando, resolvi colocar dois palhacinhos e alguns corais de fácil manutenção mole e LPS, não sei se é normal isso mas fiquei contente por mesmo estar utilizando LEDs que comprei no mercado livre (não são cree), todos coraiszinhos abriram no primeiro dia e dão um show de brilho.

Como não sou expert em fotografia, depois de apanhar de uns 7x1 (hehe foi uma piada) para a maquina que tenho (não e profissional), consegui tirar algumas fotos que realçam a verdadeira cor que o nosso olho captura, ficou bem bacana! Bom abrir já é um começo agora espero que se desenvolvam bem.

Só estou preocupado com um dos palhaços que começou a fazer simbiose com o mush, vi em alguns forums que não é aconselhável pois ele pode dormir no mush e o mesmo se fechar para come-lo, tudo bem que não tem força o suficiente para comer um peixe porém pode mata-lo, alguém tem experiencia com esse tipo de situação?

Segue algumas fotos dos corais e dos palhacinhos:
Imagem

Zoa Orange Delight
Imagem

Frogspawn
Imagem

Blastomussa Merletti
Imagem

Mush Elephant Ear
Imagem

Abs,
Anderson.

Anderson Pereira
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 57
Registrado em: 20 Abr 2014, 18:10
Apelido: Anderson
Data de Nascimento: 08 Jul 1986
Cidade: Guarulhos
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Aquário SHR - Anderson

#18 Mensagem por Anderson Pereira »

Olá,

Depois de algum tempo tendo problemas com a queda de energia o que fazia o nível de água no estágio do skimmer mudar deixando ele louco e transbordando, fiz um novo sump, dessa vez com sensores de nível arduíno e uma pequena bomba no estágio do skimmer, quando o nível de água ultrapassa o limite para funcionamento correto do skimmer a bomba liga e esvazia o excesso e aproveitei para fazer uma caixa de reposição que não tinha pensado antes... Interessante como esse skimmer pequeno e barato tira sujeira do aquário mesmo sem muitos moradores, depois que coloquei um filtro UV então parecia que ele estava tirando um pântano verde bem escuro de tanta alga suspensa.

Também finalizei o painel elétrico, que faltava apenas os timers de iluminação, de resto está o mesmo. Com relação aos habitantes adicionei uma anêmona!

SUMP:
Imagem

Painel Elétrico:
Imagem

Anêmona BBT Rose:
Imagem

Imagem


Estou pensando em colocar um reator de cálcio ou uma dosadora... Aí vem mais uma vez o fator "espaço" do apto.... Preciso analisar bem, por enquanto vou dosando na mão mesmo.


Abs!
Anderson.

Luís R. Neto
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 70
Registrado em: 01 Ago 2011, 16:07
Apelido: Lrn
Data de Nascimento: 25 Mai 1988
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Ribeirão Preto
Curtiu: 3 vezes
Contato:

Re: Aquário SHR - Anderson

#19 Mensagem por Luís R. Neto »

Anderson, que bom que resolveu seus 99%, caso queira resolver seus 1% faltante , aqui vai, vc tem este problema de skimmer transbordar pois vc colocou a saída de seu skimmer para outra divisão, ou seja, vc deve estar trabalhando com a saída dele quase que totalmente fechada para ele meter este nível interno..

Sei que o que pretende fazer eh mandar apenas a água "filtrada" para o próximo nível, mas o "correto" seria vc fazer ela retornar no mesmo compartimento, trabalhando com o skimmer afogado na altura do quebra bolha.

Porque isso: vc trabalhando com ele assim, vc vai estar com a coluna d'água fixa, ou seja, mesmo que acabe energia e a água do encanamento vá para seu sump, este nível não irá sofrer influência, pois seu nível eh fixado por seu quebra bolha.
[align=center]Luís Rodrigues Neto[/align]
[align=center][/align]

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: Aquário SHR - Anderson

#20 Mensagem por Humberto Jr. »

Anderson, este skimmer seu é de uso externo. Teria que deixar apenas a bomba interna, e ele pendurado para o lado de fora, ou então, para evitar transbordar e vazar para o chão, usar um degrau/suporte de vidro, plastico, etc.. para manter o nível necessário do skimmer na marca da queda pro perlon. Com isso ele não irá mais transbordar após a queda de energia.

Caso pretenda continuar com o skimmer deste jeito, há alguns controladores que, na falta de energia, retardam o funcionamento do skimmer para que assim que retornar a energia, de tempo de estabilizar o volume de água no compartimento.
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Responder

Voltar para “Mostre seu Aquário Marinho”