🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

4 Patas na rocha viva?

Se quer identificar algum organismo marinho o local é aqui.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
GustavoSoares
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 27
Registrado em: 22 Jun 2009, 12:36
Apelido: Gustavo
Localização: São Paulo - São Paulo

4 Patas na rocha viva?

#1 Mensagem por GustavoSoares »

Galera

Faz uns 3 dias que tenho reparado uma coisa estranha num buraco de uma rocha viva(natural mesmo).
Adquiri essa RV faz uns 2 meses, meu aqua ta montado desde maio.
Ontem consegui tirar uma foto, mais o bixo é bem pequeno, fica se movimentando o tempo todo...
Ainda não tentei tirar, pensei em pegar um alicate e "quebrar" o buraco da rocha pra tirar ele, mais ai da medo de esmagar, meu irmao sugeriu tirar com uma pinça, mais tbm acho que vai esmagar..ahuhahu
Eu acredito se tratar de um ofiuros, é possível ter vindo um filhote na rocha?Como eu tiro aquele treco de la? Se machucar uma pata, pode necrosar, cair e nascer outra?
Outra coisa huauauh
A direita na foto, no centro, há uma bolha vermelha, parece uma alga, há outro ponto nesta rocha que há umas 3 bolhas dessas só que verde.Isso é benéfico? preciso tirar?
Segue foto para ajuda na identificação.

Imagem

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: 4 Patas na rocha viva?

#2 Mensagem por Renato Vidal »

Quanto as patas.

Pode sim ser um ofiuro, em casa, uma ocasião compramos um lote de rochas e depois que coloquei no reef, apareceu um ofiuro imenso (uns 30 cms de ponta a ponta) esta aqui até hoje.

Também, em março, quando o Matias veio aqui em Campinas, em uma das rochas que ele trouxe uns corais, tinha um bem diferente, com pernas bem finas e o miolo bem pequeno.

Assim como pode ser muitas outras coisas, rsss

Para retira-lo, pegue um pedacinho de camarão e segure na ponta de uma pinça, ele vai tentar pegar, e com isso vai saindo do buraco, mas, melhor ainda se fizer isso com as luzes apagadas, use uma lanterna.



Quanto as bolhas, podem ser o inicio de algas filamentosas, ou mesmo, valonias, de qualquer forma, no display, nenhum tipo de alga é muito bom, no refúgio, algumas macro algas (principalmente as mais controlaveis) é sempre interessante, pois ajudam a consumir fosfato e nitrato da água.
De qualquer forma, reforce a equipe de limpeza, tenha atenção a água que usa para a reposição de água doce e para fazer as TPA, além disso, tome muito cuidado, principalmente as bolhas, para não estoura-las, pois, podem se multiplicar e sair do controle.
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: 4 Patas na rocha viva?

#3 Mensagem por Matias Gomes »

tb acho que seja um ofiuro, quanto a bolha da uma olhada nesse topico que vc vai ver na hora qual é a alga
viewtopic.php?f=24&t=114

um abraço
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Luis Ribeiro
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 456
Registrado em: 10 Jul 2009, 09:31
Apelido: Luis Ribeiro
Localização: Sao Bernardo do Campo
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: 4 Patas na rocha viva?

#4 Mensagem por Luis Ribeiro »

Putz! eu não dou essa sorte... ADORO ofiuros!!!! Se pudesse montava um sistema só pra eles!
"Veritas Lux Mea"
"O sorriso enriquece os recebedores sem empobrecer os doadores".
(Mario Quintana)

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: 4 Patas na rocha viva?

#5 Mensagem por Matias Gomes »

Gustavo vc acho a alga? ela vai ficar linda.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
GustavoSoares
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 27
Registrado em: 22 Jun 2009, 12:36
Apelido: Gustavo
Localização: São Paulo - São Paulo

Re: 4 Patas na rocha viva?

#6 Mensagem por GustavoSoares »

Galera, valeu pelas respostas...Vou tentar pegar ele com camarão.

Matias, eu ja tinha visto seu tópico(hahaha) foi a primeira coisa que eu procurei.
Mais confesso que quando eu li la, a alga me pareceu bem maior, apesar de ter o mesmo formato e tal, achei que DE REPENTE poderia ser outra..huauha
Não tem jeito, é aquilo mesmo né?

Bem, tinha 1 que estourou, ai formou essa que ta na foto e agora ela sumiu..As verdes ainda continuam la..
Devo me preocupar? isso pode trazer algo prejudicial í vida dos animais?

Outra coisa que reparei, essa rocha deve ter varios clandestinos hahaha
Um neon goby entrou num buraco perto dessa alga e saiu a uns 10CM de distancia de onde entrou, as vezes da vontade de abrir a rocha toda hahuahu mais deixa la, fiquei com medo quando vi ele entrar, achei que ele não ia sair, mais ele saiu do outro lado da rocha, ai ja fiquei tranquilo..haha

Responder

Voltar para “Identificação Marinha”