🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

ajuda na identificação - vermes e esponjas

Se quer identificar algum organismo marinho o local é aqui.
Responder
Mensagem
Autor
Arnaldo Doi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 121
Registrado em: 02 Set 2020, 10:28
Apelido: Arnaldo
Data de Nascimento: 21 Dez 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 35 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

ajuda na identificação - vermes e esponjas

#1 Mensagem por Arnaldo Doi »

Amigos, estou com uma pequena infestação dos animais abaixo

No sump, as esponjas dominaram por lá, ficam grudadas nas paredes e nas bombas.. no display, vivem nas sombras e dentro das cavernas.. algumas grudam nas bases de corais e são devidamente retiradas.. algumas desprendem e ficam boiando pelo aquario. Devo me preocupar? Podem soltar alguma toxina? Elas são branquinhas, medem em média 1cm, mas já vi exemplares de 2cm. Surgiram há mais um ou menos um mês.

Já em relação aos vermes, elas estão proliferando bastante no refugio. Vejo muito pouco no vidro do display. Medem aproximadamente 1mm
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
Andrés Segal
Moderador
Moderador
Mensagens: 2131
Registrado em: 12 Set 2012, 16:38
Apelido: Andres
Data de Nascimento: 25 Jun 1959
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas / SP
Curtiu: 229 vezes
Recebeu Curtir: 111 vezes

Re: ajuda na identificação - vermes e esponjas

#2 Mensagem por Andrés Segal »

Esta parecendo ser planarias, se for, ASCARIDIL resolve, mas de uma procurada aqui no forum de como usar , pois , ao matar as planarias, elas soltam toxina na agua e pode matar todo o seu aquario
Andrés Segal / Campínas / SP

Atual 1000 litros : http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=2&t=31842
Desmontado e Vendido 200 litros: http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=25&t=18696 - [glow=red]TRANCADO[/glow]
PS. Não mate a formiga, ela é um GIF animado....

Arnaldo Doi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 121
Registrado em: 02 Set 2020, 10:28
Apelido: Arnaldo
Data de Nascimento: 21 Dez 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 35 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: ajuda na identificação - vermes e esponjas

#3 Mensagem por Arnaldo Doi »

Andrés Segal escreveu:Esta parecendo ser planarias, se for, ASCARIDIL resolve, mas de uma procurada aqui no forum de como usar , pois , ao matar as planarias, elas soltam toxina na agua e pode matar todo o seu aquario


era esse meu medo!! mas seriam planárias ruins?
estou pensando seriamente em arrancar as esponjas uma a uma do meu sistema... ja fiz um upgrade no meu sistema de agua, creio que esse problema já estará minimizado em breve, mas as planárias estão me preocupando!

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: ajuda na identificação - vermes e esponjas

#4 Mensagem por Renato Vidal »

Na fase inicial de explosão da biota do aquário, as esponjas são normais, são filtradores e não trazem problemas ao sistema.

As planarias, quando em muita quantidade, podem prejudicar além de estética, incomodar outros habitantes ao se multiplicarem sobre tecido de corais.

Em geral, as planarias que surgem no sistema são porque vieram de carona em algas, rochas e bases de corais. Essas normalmente não são as que prejudicam.

Elas se multiplicam por excesso de nutrientes, restos de alimentos principalmente.

Você pode ajudar a reduzir elas controlando a mão, pode também sifonar o fundo e parte delas quando fizer uma troca de água, outra forma é, com uma seringa com água doce, esguichar água nelas, elas se desprendem e boiam, um perlon na descida ajuda a retirar, a água doce mata a maioria delas.
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Arnaldo Doi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 121
Registrado em: 02 Set 2020, 10:28
Apelido: Arnaldo
Data de Nascimento: 21 Dez 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 35 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: ajuda na identificação - vermes e esponjas

#5 Mensagem por Arnaldo Doi »

amigos, obrigado pelas dicas

haveria um meio de controlar atraves de predação por algum outro bicho?? camarão? ou algum pequeno peixe? (digo pequeno, pq meu sistema já está no limite da lotação de peixes)

acredito que eles devem ter entrado com a chaetomorpha icon_bag

Edson Turno
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 3
Registrado em: 03 Jan 2021, 18:42
Apelido: Edson
Data de Nascimento: 25 Ago 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São paulo belenzinho
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: ajuda na identificação - vermes e esponjas

#6 Mensagem por Edson Turno »

Eu não coloquei nenhum produto apenas circulação forte e perlon reforçado com o tempo sumiu tudo,e a chaeto lavei com água de ro antes de colocar no refúgio com 15 dias a microvida começou a surgir novamente.
Conhecimento não se compra se adquire e se já o tem compartilhe ajude o próximo a crescer.

Arnaldo Doi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 121
Registrado em: 02 Set 2020, 10:28
Apelido: Arnaldo
Data de Nascimento: 21 Dez 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 35 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: ajuda na identificação - vermes e esponjas

#7 Mensagem por Arnaldo Doi »

Edson, pode ser então circulação no refugio... creio eu que o fluxo dele deve estar na casa dos 500 litros por hora... no display, não há o que se fazer, tem circulação de sobra por lá

O refugio tá ruim mesmo, por conta da hidraulica mal dimensionada. Decerto, alguma sobra de comida acaba ficando por lá

Fico com dó de lavar a chaeto, por conta dos outros bichos, mas não vai ter jeito, vou ter que tomar umas atitudes drásticas, pq tá ficando empesteado

Já vou começar 2021 com mais coisas pra melhorar no sistema icon_bangin

Responder

Voltar para “Identificação Marinha”