O fato é, a 2 semanas atras, meu refugio possuia apenas o miraclemud e rvs, e tudo corria bem, com nitrato em 2.5ppm e fosfato zero. Apos exatamente a 2 semanas da entrada das chaetomorfas, o nitrato foi para 10ppm e fosfato continua zero.
Fora os problemas relatados acima, existe o incoveniente do fotoperiodo no refugio de 24h, onde existe gastos $$$ com a luminaria (uso uma especifica para refugio da JBL), aquecimento dagua e com isso mais tempo de uso do chiller e maior evaporação dagua consumindo mais agua de RO que uso para reposição (moro no rio de janeiro e se esta assim no inverno, imagina no verão...)
Eu ja possuia um topico anterior onde estavamos discutindo a montagem do sump seguindo os parametros da ecosystem, para maiores informações: viewtopic.php?f=2&t=8745
Estou totalmente inclinado e eliminar as macroalgas, o problema que o sump inteiro esta coberto de algas filamentosas, que me parece inclusive ser algumas cianobacterias, como procedo? Retiro o sump, esvazio-o por completo, limpo o substrato e rvs e começo do zero?
Ou este boom de algas é normal neste inicio? Afinal, nunca utilizei macroalgas... Abaixo fotos da montagem do sump e os avanços:
Antes de colocar no movel:
Neste momento o sump ja estava rodando no sistema por 3 semanas apenas com miracle mud e rvs, e esta foto foi exatamente no dia que inseri as chaetomorfas:
Agora 2 semanas apos as chaetomorfas estarem no sistema com fotoperiodo de 24h:
Fico no aguardo para tomar as providencias, pois final de semana são os dias para resolver "probleminhas" do aquario.
Grande abraço