🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Catastrofe - Macro Alagas (chaetomorfas), oq fazer???

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Mensagem
Autor
Bernardo Berro
Cirrhilabrus filamentosus
Apelido: Berro
País: brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes
Contato:

Catastrofe - Macro Alagas (chaetomorfas), oq fazer???

#1 Mensagem por Bernardo Berro »

Ola amigos, apos 2 semanas de cultivo de chaetomorfas em meu refugio (sump seguindo estilo ecosystem), com miracle mud, rvs e macroalgas, tive uma explosão de algas no sump inteiro, sendo que as chaetomorfas foram se degradando, entupindo as bombas de retorno, alterando o nivel dagua entre sump e aquario, com isso acabou entrando mais agua de reposição que devia, caindo um pouco a densidade, cerca de 0.5, nada que desse problema.

O fato é, a 2 semanas atras, meu refugio possuia apenas o miraclemud e rvs, e tudo corria bem, com nitrato em 2.5ppm e fosfato zero. Apos exatamente a 2 semanas da entrada das chaetomorfas, o nitrato foi para 10ppm e fosfato continua zero.

Fora os problemas relatados acima, existe o incoveniente do fotoperiodo no refugio de 24h, onde existe gastos $$$ com a luminaria (uso uma especifica para refugio da JBL), aquecimento dagua e com isso mais tempo de uso do chiller e maior evaporação dagua consumindo mais agua de RO que uso para reposição (moro no rio de janeiro e se esta assim no inverno, imagina no verão...)

Eu ja possuia um topico anterior onde estavamos discutindo a montagem do sump seguindo os parametros da ecosystem, para maiores informações: viewtopic.php?f=2&t=8745

Estou totalmente inclinado e eliminar as macroalgas, o problema que o sump inteiro esta coberto de algas filamentosas, que me parece inclusive ser algumas cianobacterias, como procedo? Retiro o sump, esvazio-o por completo, limpo o substrato e rvs e começo do zero?
Ou este boom de algas é normal neste inicio? Afinal, nunca utilizei macroalgas... Abaixo fotos da montagem do sump e os avanços:

Antes de colocar no movel:
Imagem

Neste momento o sump ja estava rodando no sistema por 3 semanas apenas com miracle mud e rvs, e esta foto foi exatamente no dia que inseri as chaetomorfas:
Imagem
Imagem

Agora 2 semanas apos as chaetomorfas estarem no sistema com fotoperiodo de 24h:
Imagem

Fico no aguardo para tomar as providencias, pois final de semana são os dias para resolver "probleminhas" do aquario.
Grande abraço
Prof. Bernardo Berro
http://WWW.PERSONALTRAINERS.COM.BR
Sua melhor forma e saúde so dependem de você!!!

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
País: Brasil
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Catastrofe - Macro Alagas (chaetomorfas), oq fazer???

#2 Mensagem por Mauro Becker »

Bernardo

Estou vendo

MAs lhe confesso surpresa com o derretimento das chaetomorphas. como vc já verificou o nitrato disparou, provavelmente éra deste elemento queela se alimentava no aquario do Saraiva.

Amônia, Nitrito e Nitrato, são os principais alimentos das algas, na ordem apresentada do maior para o menor a importância energética para a alga.

Normalmente a amonia é rapidamente tratada pela biologia do sistema, nitritos também, já o nitrado pede condições mais especificas.

Eis então o elemento que as algas tem chances de realmente se alimentarem em um sistema já ativo, elas exportam nitrato que é uma beleza, e faz sentido, pelo seu relato, as algas estão dissolvendo e os níveis de Nitrato subiram.

Retire toda alga, depois nos preocuparemos em arrumar mais, deixe em um balde tomando sol e troque a agua toda semana.

Você me falou que não usou (Alias nunca fez uso) anti algas de nenhuma espécie. Os valores basicos do aquario estao em níveis entendidos como padrão, CA de 380 a 420ppm pH em 8,2 a 8,3, RA em 2,8 meq ou 8 DKH.

MAis nada de anormal??? Pensa ai.
(tipo, a alga ficou muito tempo em um saquinho fechado, muito sol, pote de transporte com risco de qualquer coisa? Pensa relembre, a alga pode ter chegado condenada.

Fora as considerações ditas, pPara a alga dissolver eu só tenho uma explicação, ou comida ou energia, um dos dois ou os dois nao estavam presentes.

Nitrito você tem no sistema era 2,5 ppm, comida tem, sobra a iluminação, que se nao me engano era uma boyo, me passa as caracteristicas desta lampada novamente.

ESte novo boom de algas e bacterias pode ter amesma origem a decomposiçãodas chaetomorphas. sobre o perido de 24 horas, sim existe a deesvantagem da energia consumida e do calor, nao deveria ser algo tao relevante, porém não despresível.

Me veio outro pensamento, em quanto vcfaz a faxina no sump, nao precisa ser radical. pergunte para o Saraiva se as algas do refugio dele estão bem e que luz ele tem usado.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Bernardo Berro
Contato:

#3 Mensagem por Bernardo Berro »

Respondi suas questoes pela mesma mensagem que me enviou por mp. Como meu sump é grande em relação ao movel, fica dificil manusear... Mas indo mais a fundo, percebi que a situação estava tensa... tinha algas dentro do corpo do skimmer inclusive... E como meu sump possui bastante placas de vidros para quebrar as microbolhas, notei que nestes espaços estava com mt alga roxa, que para mim são cianobacterias... Cheiro de podre... Tomei logo uma atitude radical, pois se der um problemao dia de semana, nao poderei resolver e perderei meu sistema. Tirei toda agua do sump... 100 litros, e os baldes ficaram com um cheiro muito forte.... Cheiro de podre... Vou lavar ele todo, todos os equipamentos, e começar de novo, agora sem macroalgas... Muito trabalho, e não acho valido o custo x beneficio, como eu havia citado acima.
Para manter o refugio apenas com o substrato miraclemud + Rvs, é necessario algum fotoperiodo para desenvolver sua biologia?

Grande abraço

Mauro Becker escreveu:Bernardo

Estou vendo

MAs lhe confesso surpresa com o derretimento das chaetomorphas. como vc já verificou o nitrato disparou, provavelmente éra deste elemento queela se alimentava no aquario do Saraiva.

Amônia, Nitrito e Nitrato, são os principais alimentos das algas, na ordem apresentada do maior para o menor a importância energética para a alga.

Normalmente a amonia é rapidamente tratada pela biologia do sistema, nitritos também, já o nitrado pede condições mais especificas.

Eis então o elemento que as algas tem chances de realmente se alimentarem em um sistema já ativo, elas exportam nitrato que é uma beleza, e faz sentido, pelo seu relato, as algas estão dissolvendo e os níveis de Nitrato subiram.

Retire toda alga, depois nos preocuparemos em arrumar mais, deixe em um balde tomando sol e troque a agua toda semana.

Você me falou que não usou (Alias nunca fez uso) anti algas de nenhuma espécie. Os valores basicos do aquario estao em níveis entendidos como padrão, CA de 380 a 420ppm pH em 8,2 a 8,3, RA em 2,8 meq ou 8 DKH.

MAis nada de anormal??? Pensa ai.
(tipo, a alga ficou muito tempo em um saquinho fechado, muito sol, pote de transporte com risco de qualquer coisa? Pensa relembre, a alga pode ter chegado condenada.

Fora as considerações ditas, pPara a alga dissolver eu só tenho uma explicação, ou comida ou energia, um dos dois ou os dois nao estavam presentes.

Nitrito você tem no sistema era 2,5 ppm, comida tem, sobra a iluminação, que se nao me engano era uma boyo, me passa as caracteristicas desta lampada novamente.

ESte novo boom de algas e bacterias pode ter amesma origem a decomposiçãodas chaetomorphas. sobre o perido de 24 horas, sim existe a deesvantagem da energia consumida e do calor, nao deveria ser algo tao relevante, porém não despresível.

Me veio outro pensamento, em quanto vcfaz a faxina no sump, nao precisa ser radical. pergunte para o Saraiva se as algas do refugio dele estão bem e que luz ele tem usado.
Prof. Bernardo Berro

Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

#4 Mensagem por Renato Vidal »

Li, li novamente, e ainda estou pensando se posso ajudar de alguma forma.

Em casa, sempre tive macroalgas no refúgio, chegou época de ficar abarrotado, hoje tenho poucas, já tive épocas também que junto com as macroalgas, surgiram cianobactérias, que sumiram com o tempo.

Eu uso foto periodo invertido, o display tem 9 horas de luz, o refúgio tem 13 horas, uma luminária atman com 2PL.

O nitrato subir, após a morte das algas, é normal, afinal de contas, ela devolveu para o sistema tudo que um dia serviu de alimento.
Agora, não consigo entender como elas morreram, já que, são realmente resistentes.

Tempo de transporte não foi, porque voce relatou uma ou duas semanas atras que subiram macro algas para o display e o YT comeu, voce até ia começar a alimentar ele com elas.

Produtos existentes no sistema de tratamentos anteriores.

Algum risco das luzes que ficam no refúgio ter ficado desligado por muito tempo?

Eu particularmente, não gosto de luz no refúgio 24 horas, prefiro um foto periodo longo, mas não total, mas isso não mataria as algas também.

Boa sorte na faxina, acho o mais correto mesmo.

Abraços

Bernardo Berro
Contato:

#5 Mensagem por Bernardo Berro »

Obrigado mesmo pela atenção !!! Realmente não houve nenhum corte de energia neste periodo, ou seja, foram 24h de fotoperiodo.
E como o negocio realmente ta medonho, resolvi dar um restart, obvio que esse final de semana, sera superrrr agradavel!!! icon_headstars , mas enfim, como nao temos diagnostico preciso, melhor prevenir...
Sobre deixar o refugio com o substrato + rvs, é necessario alguma luminosidade para cultivar a biologia necessaria para filtragem biologica?
Grande abraço
Renato Vidal escreveu:Li, li novamente, e ainda estou pensando se posso ajudar de alguma forma.

Em casa, sempre tive macroalgas no refúgio, chegou época de ficar abarrotado, hoje tenho poucas, já tive épocas também que junto com as macroalgas, surgiram cianobactérias, que sumiram com o tempo.

Eu uso foto periodo invertido, o display tem 9 horas de luz, o refúgio tem 13 horas, uma luminária atman com 2PL.

O nitrato subir, após a morte das algas, é normal, afinal de contas, ela devolveu para o sistema tudo que um dia serviu de alimento.
Agora, não consigo entender como elas morreram, já que, são realmente resistentes.

Tempo de transporte não foi, porque voce relatou uma ou duas semanas atras que subiram macro algas para o display e o <ACRONYM class=id7 title="YT: Yellow Tang"><B>YT</B></ACRONYM> comeu, voce até ia começar a alimentar ele com elas.

Produtos existentes no sistema de tratamentos anteriores.

Algum risco das luzes que ficam no refúgio ter ficado desligado por muito tempo?

Eu particularmente, não gosto de luz no refúgio 24 horas, prefiro um foto periodo longo, mas não total, mas isso não mataria as algas também.

Boa sorte na faxina, acho o mais correto mesmo.

Abraços
Prof. Bernardo Berro

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

#6 Mensagem por Elder Luis »

Não precisa de iluminação no refúgio para criar biologia, somente as rv e substrato dão conta.

Enquanto lia, refleti em uma possibilidade: como vc não sabe o real motivo do derretimento dessas algas, fique de olho nos seus corais, afinal, o tecido deles é formado de algas tb, as zooxanthelas. Se houve algum "envenenamento" de algas, ou algo que funcionou como algicida, pode ser que suas zooxanthelas sejam afetadas tb. É apenas uma hipótese, fique de olho.

Particularmente acho que esse derretimento das algas aconteceu em consequência do boom das algas, elas devem ter zerado o nitrato e fosfato, sem o que comer, morreram. Aí aconteceu o boom reverso: todo nitrato e fosfato voltou para água, associado ao excesso de iluminação apareceu as malignas cianos. Mas isso é possibilidade. A produção de carga orgânica não acompanhou a demanda de consumo e as algas morreram. O ideal é ir podando e não deixar o boom tomar conta de td, apesar de pensarmos em um primeiro momento que é favorável essa floresta aquática, corremos esse risco.
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

#7 Mensagem por jose Jorge »

O que tem na Agua de Reposição...Kalk...???

Bernardo Berro
Contato:

#8 Mensagem por Bernardo Berro »

Otimo Elder, vou aumentar o volume de Rvs já que desisti das macroalgas... Pelo menos por enquanto... Um dia volto ter coragem e busco ajuda de vocês rsrsrs...
Olha, os corais estão normais, não vi alteração alguma, apenas uns montipora green que fiz mudas não estão completamente abertas pois as separei na ontem, mas ja estao se adaptando.... Obviamente o nitrato em entre 5 a 10ppm (impossivel mensurar com firmesa nas escalas de cores mas tende mais para 5ppm), não ajudam os sps, mas as demais mudas de sps que coloquei no aquario nesta 2f estao normais... Acho que o aumento de nitrato nao criou grandes problemas...
Sobre o fosfato, mesmo com esse boom de alga, continua 0...
A poda nao chegou nem a existir, já que desde que coloquei as chaetomorfas no refugio, elas começaram a se podar sozinhas rsrs... Foram sumindo...
Abaixo uma foto que acabei de tirar do aqua, pela minha visao de leigo, e obviamente a limitação de espaço fisico do meu aquario, acredito estarem super saudaveis e coloridos:
Imagem
Grande abraço
Elder Luis escreveu:Não precisa de iluminação no refúgio para criar biologia, somente as rv e substrato dão conta.

Enquanto lia, refleti em uma possibilidade: como vc não sabe o real motivo do derretimento dessas algas, fique de olho nos seus corais, afinal, o tecido deles é formado de algas tb, as zooxanthelas. Se houve algum "envenenamento" de algas, ou algo que funcionou como algicida, pode ser que suas zooxanthelas sejam afetadas tb. É apenas uma hipótese, fique de olho.

Particularmente acho que esse derretimento das algas aconteceu em consequência do boom das algas, elas devem ter zerado o nitrato e fosfato, sem o que comer, morreram. Aí aconteceu o boom reverso: todo nitrato e fosfato voltou para água, associado ao excesso de iluminação apareceu as malignas cianos. Mas isso é possibilidade. A produção de carga orgânica não acompanhou a demanda de consumo e as algas morreram. O ideal é ir podando e não deixar o boom tomar conta de td, apesar de pensarmos em um primeiro momento que é favorável essa floresta aquática, corremos esse risco.
Prof. Bernardo Berro

Bernardo Berro
Contato:

#9 Mensagem por Bernardo Berro »

Sim Yuri, como reposição de CA utilizo o Kalk na agua de reposição de RO, mas vou adquirir no inicio de agosto um reator de Kalk, acredito com isso ter niveis de Kalk mais preciso. Por falar neste reator de kalk da marca NY Do Brasil bom?
Abraços
Yuri Barros escreveu:O que tem na Agua de Reposição...Kalk...???
Prof. Bernardo Berro

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Contato:

#10 Mensagem por Mauro Becker »

Lendo suas respostas eu não consegui fazer um correlato sólido para a ocorrência

E me deixa com a pulga atras da orelha seu relato do mau cheiro

Ovo podre ou agua parada(tipo transbordo do skimmer)?
Imagem
Dimensionando o UV
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Bernardo Berro
Contato:

#11 Mensagem por Bernardo Berro »

Mauro Becker escreveu:Lendo suas respostas eu não consegui fazer um correlato sólido para a ocorrência

E me deixa com a pulga atras da orelha seu relato do mau cheiro

Ovo podre ou agua parada(tipo transbordo do skimmer)?

O skimmer esta trabalhando perfeitamente... Mas realmente algo foge do padrao e sera modificado esta semana... Pela tabela do sistema ecosystem, para o volume do meu sump, eles pedem um flow de 800 a 1000 gps, ou seja, algo em torno de 3800 litros/h e minha bomba de retorno (recalque) possui 2400l/h, será que o baixo fluxo corrente no refugio causou tal problema? Estou querendo trocar por uma bomba de recalque de 4.000l/h, sera que resolve meu problema? Mas ao mesmo tempo, ja escutei falar que o fluxo de agua que passa pelo refugio tem que ser lento, mas como possuo muitas placas para quebrar as microbolhas do skimmer (sim o Tornado600 recirculante trabalha muito bem, mas produz muita microbolhas...) pode estar deixando o fluxo no sump extremamente baixo... Sera este o "X" da questao??? Rsrsrs se duvidar cria até dengue!!! icon_chair
Abração
Prof. Bernardo Berro

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Contato:

#12 Mensagem por Mauro Becker »

DE fato baixos valores de fluxo permitem a ocorrÊncia localizada de cianobactérias e de algumas algas oportunistas em um sump, mas vou lhe confessar minha ignorancia sobre o sistema ecosystem imagino que seja referência ao uso da lama ou silt oceanico.

Por esta razão estava lhe perguntando sobre o cheiro se de agua parada tipo nhaca do copo do skimmer, ou seja cheiro de coco de bactéria comum ou se ovo podre bactérias do azoto.

Se for cheiro de agua podre, é resultado da decomposição organica dos vegetais e outros animais do sistema, já o ovo podre pode ser algo relacionado a biologia da lama (suposição de leigo, mas leigo mesmo, dos mais nécios).

Acho que esta última hipótese, nada haver, mas espero seu retorno.
Imagem
Dimensionando o UV

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus

#13 Mensagem por Elder Luis »

cheiro de ovo podre está ligado a sintetização de matéria orgânica em excesso, é um dos indicadores do reator de enxofre desregulado

Viva Metal!

Bernardo Berro
Contato:

#14 Mensagem por Bernardo Berro »

Um cheiro muito forte de alga, e materia em decomposição... Muito parecido com o cheiro do copo do skimmer, obviamente mil vezes menos intenso... Nem se compara... Não tem aquele cheiro de podre como o de enxofre não...

Retirei o sump, limpei por completo, recoloquei no movel, enchi com agua de RO + sal da red sea com densidade de 24... Estou esperando o miracle mud decantar para iniciar o funcionamento.

De qualquer forma encomendei uma bomba de retorno de 4000l/h e vou adicionar mais 10kg de rvs no refugio....

Vou postando os resultados... Uma duvida que sempre tive e sempre perguntei e sempre deu bastante debate... Mas como é domingo, por que não iniciar novamente aquela mesma conversa polemica de sempre rsrs: Coloco ou não um filtro UV? icon_diablo

Abraçoss
Prof. Bernardo Berro

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus

#15 Mensagem por Elder Luis »

não vejo necessidade no seu caso de filtro uv... vc não está com nenhuma praga nem nada de justifique o uso. se quer água limpida, use purigen que ja ajuda e muito

Viva Metal!

Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

#16 Mensagem por Renato Vidal »

Sim, assunto para longos debates kkkk

Sou adepto do filtro UV, alguns dizem que ele também, mata algumas coisas benéficas, mas matas muitas maléficas, então, opto pelo uso.

Em aquários com população de peixes boa, considero fundamental, pela saúde dos peixes e pelo excesso de materia em decomposição constante, que vai sempre gerar algo que não é bom para o sistema.

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus

#17 Mensagem por Elder Luis »

Renato

Uma vez que todo o sistema foi "purificada" pelo uv, se nada de novo entrou no aqua, e uso água sintética (fora de risco de introduzir bactérias marinhas da água natural), qual a necessidade de se manter o sistema rodando no uv?? não seria redundância?? Eu tenho filtro uv, mas confesso que está desligado, não uso nem para combater ictio, que eu resolvo com alimentação e temperatura.

Viva Metal!

Bernardo Berro
Contato:

#18 Mensagem por Bernardo Berro »

O filtro UV combate cianobacterias? Estou com varios focos pelo aquario... Caso sim, como é calculado a potencia para determinada litragem?
Outra duvida que sempre tive, é sobre o filtro UV em relação ao combate geral de algas... Existe relação plausivel?
Haaaa sao 22:25, o trabalho total ate tudo ser refeito iniciou 11am... Deliiiiiiiiiiiicia de domingo rsrs, mas foi compensador e o melhor de tudo... aprendizado... Sempre aprendendo e evoluindo!
Abraços
Prof. Bernardo Berro

Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 403 vezes

#19 Mensagem por Celso Suguimoto »

Vc tá usando vodka ?

O UV mata esporos e bactérias que passam por ele, mas como toda água não passa por ele de uma única vez, a produção de bactérias e esporos não cessam.

No caso de algas elimina esporos das algas ajudando no controle, e acaba deixando a água mais cristalina por conta disso, mas não elimina as causas das algas.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus

#20 Mensagem por Elder Luis »

Conforme bem dito pelo Celso, o UV vai limpar apenas a coluna d´agua, o que estiver presos as rochas e ao substrato vai continuar sem ser afetado. Eu tive um mega surto de ciano e limpei usando medicamento, mas não recomendo, já estou na 3ª TPA e ainda não consegui ligar o skimmer, o remédio deixa o skimmer louco. Se os focos estão controlados, vai sifonando e controlando, nem td é perfeito.

obs: só usei medicamento pq as cianos corbriram os corais, perdi várias colônias, parti para td ou nada, do jeito que estava eu ia perder td em menos de 1 mês só ia sobrar anêmona e peixes.

Viva Metal!

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”