🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

tratamento de planarias com mebendazo resultados positivos!!

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Mensagem
Autor
Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: tratamento de planarias com mebendazo resultados positiv

#21 Mensagem por Mauro Becker »

Alguns contatos e consegui uma jarra de planarias.

10 mg de Albendazol para 2 litros de agua, não fez nem cosquinha nas primeiras 6 horas
100 mg para 2 ltros em 6 horas, as planarias ainda estão bem (equivalente a 50 gramas para 100 litros, a agua esta turva)

POr hora dá para se concluir que este produto não faz efeito de impacto nas planárias ou o laboratorio vende placebo.

Agora vou esperar o Mebendazol e pedir mais planárias.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Marco Doretto

Re: tratamento de planarias com mebendazo resultados positiv

#22 Mensagem por Marco Doretto »

Mauro Becker escreveu:Alguns contatos e consegui uma jarra de planarias.

10 mg de Albendazol para 2 litros de agua, não fez nem cosquinha nas primeiras 6 horas
100 mg para 2 ltros em 6 horas, as planarias ainda estão bem (equivalente a 50 gramas para 100 litros, a agua esta turva)

POr hora dá para se concluir que este produto não faz efeito de impacto nas planárias ou o laboratorio vende placebo.

Agora vou esperar o Mebendazol e pedir mais planárias.

poxa cara fico muiiito feliz com oq vc esta fazendo pois se der resultados com vc tambem vai so de acertar a dose ou retirar alguns corias no caso de aplicaçao poxxa espero alucinado por seus resultados

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: tratamento de planarias com mebendazo resultados positiv

#23 Mensagem por Mauro Becker »

Quem começou foi você

Eu precisava de um indicio/incentivo, já que tentei e não consegui nada, vc tentou e teve resultado, algo precisa de verificação, dose, intensidade, exposiçã, principio ativo, sei lá. e se isto trouxer beneficios, meritos a sua iniciativa.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Marco Doretto

Re: tratamento de planarias com mebendazo resultados positiv

#24 Mensagem por Marco Doretto »

Mauro Becker escreveu:Quem começou foi você

Eu precisava de um indicio/incentivo, já que tentei e não consegui nada, vc tentou e teve resultado, algo precisa de verificação, dose, intensidade, exposiçã, principio ativo, sei lá. e se isto trouxer beneficios, meritos a sua iniciativa.

Mais vc apoiou e outra 2 ou mais cabeças pensao melhor q apenas 1 bom se mais amigo entrasse nessa pra cada um fazer de uma maneira o teste pra ver se chamos em um resultado, vai q sai um produto barato e facil para q mais novos amigos podera se beneficiar deste teste mais valeu

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: tratamento de planarias com mebendazo resultados positiv

#25 Mensagem por Celso Suguimoto »

Parabens pelos testes... é bom ter pessoas empreendedoras... mas achei um pouco "forte" esse tratamento

Vou transcrever um trecho do Alvir qdo ele fez tratamento com sulfato de quinino.. q é o generico do Flat Worm Exit

4 cápsulas de 300mg cada para mais ou menos 1400 a 1500 litros que tem o meu sistema completo.
Duas cápsulas num dia na reposição por gotejamento dissolvidas em 6 litros, e mais outras duas cápsulas no dia seguinte, também no gotejamento, dissolvidas em 6 litros d´água, e ainda, com Ca na reposição.
Agora para cada áqua tem que ter com certeza, uma dosagem certa. É muito forte o negócio e não perdi absolutamente nada.
Simplesmente as planárias sumiram e hoje já faz uma semana da primeira aplicação. Não vi nada boiando, a água não ficou turva, nada, sumiram. Podem até voltar mas já tenho 16 cápsulas só esperando por elas e uma boa TPA depois claro.
Investimento com as cápsulas R$ 20,00.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: tratamento de planarias com mebendazo resultados positiv

#26 Mensagem por Mauro Becker »

É forcei a barra na dosagem para ter alguma indicação.

Definindo se existe alguma interação, inicio a averiguação da dosagem minima e do tempo de exposição.

PArece curioso, mas agora esta faltando planárias para dar continuidade.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Marco Doretto

Re: tratamento de planarias com mebendazo resultados positiv

#27 Mensagem por Marco Doretto »

opa q beleza mais um para os testes vamos la Celso !!!!

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: tratamento de planarias com mebendazo resultados positiv

#28 Mensagem por Celso Suguimoto »

Marco eu usei pergamanato de potassio pra acabar com uma pequena infestacao q tinha aqui... mas acho o uso arriscado. Ele oxida tudo e se a pessoa nao conhece bem o produto pode perder tudo.

SE existem planarias é pq tem sobra de materia organica.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Marco Doretto

Re: tratamento de planarias com mebendazo resultados positiv

#29 Mensagem por Marco Doretto »

e celso tinha pois acabei com tudo tudo mesmo e outra perdi sim alguns corais como xenia clovers carpet mais tambem forao as planarias e ate algumas aptacias rsrsrs valeu

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: tratamento de planarias com mebendazo resultados positiv

#30 Mensagem por Celso Suguimoto »

Xenias comuns tbem nao resistiriam ao pergamanato... elas derretem literalmente.

Um metodo mais seguro de combater planarias é acabar com o excedente de materia organica e sifona-las... com o tempo elas vao sumindo... mas exige paciencia. A maioria dos aquaristas nao tem paciencia e querem resultados imediatos... nisso usam produtos quimicos ou outros artificios pra obterem o resultado mais rapido, como eritromicina pra cianos.

Eu tive um surto de algas no passado... demorei meses pra combater... Vi muita gente desmontar e desistir da batalha.... com paciencia elas sumiram do meu aquario, prefiro assim... o aquario fica meio zoado por um tempo, mas as coisas vao se equilibrando... hehehe o problema é estetico... a gente fica com raiva de ter algum tipo de parasita ou infestacao, mas corrigindo as causas tudo se resolve tbem. :) .
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Marco Doretto

Re: tratamento de planarias com mebendazo resultados positiv

#31 Mensagem por Marco Doretto »

concordo sim com vc mais me diga uma coisa tenho muiiitos vernes espaguete no substrato se sifonar nao vou retiralos tambem ele irao vir junto com a sujeira vc acha q posso deixar os peixes alguns dias sem comer quanto tempo vc acha q posso fazer isso, e quanto tempo eles manteriao a saude pois nao quero judiar rsrsr valeu

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: tratamento de planarias com mebendazo resultados positiv

#32 Mensagem por Celso Suguimoto »

Esses "vermes" fazem parte da biota do aquario.. .sao beneficos... comem o excedente de dejetos... nao me preocuparia com eles.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Marco Doretto

Re: tratamento de planarias com mebendazo resultados positiv

#33 Mensagem por Marco Doretto »

Celso bom dia me de uma ajuda ai depois q fiz esse tratamento q foi de quinta para sexta feira alguns corais nao abrirao como carpet e kenias, nao sei se estao mortos vc saberia me dizer quanto tempo mais ou menos um coral pode ficar sem abri pois estao fechados mais nao estao derrependo nada parece q estao fechados como se estiversem dormindo quando se apaga a luz.

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: tratamento de planarias com mebendazo resultados positiv

#34 Mensagem por Celso Suguimoto »

Entao... esse produto é usado em tratamento de AEFW em corais duros... nao sei exatamente o efeito em corais moles... Kenias e leathers costumam se desinflar qdo estao se aclitando entao tem q esperar se foi apenas um stress temporario.

O ideal é tentar remover os residuos da aplicacao com TPAs e carvao ativado.

Normalmente o tratamento com esse produto é feito em banhos terapeuticos e nao dentro do aquario.... no banho vc tira e põe o coral, entao o tempo de exposicao dele ao medicamento é curto, apenas o suficiente para os parasitas se desprenderem

O que resta é aguardar.... e torcer... não dá pra saber se se recuperarao ou nao... eu nunca vi alguem aplicar isso em corais moles... Por isso prefiro tratamentos menos agressivos ... é o risco que se corre usando algo diretamente no aquario.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Marco Doretto

Re: tratamento de planarias com mebendazo resultados positiv

#35 Mensagem por Marco Doretto »

apliquei o medicamento na quinta anoite na sexta ja fiz a TPA de 20% com agua natural e terça feira fiz outra TPA de 50% quando vc me recomendaria fazer outra TPA e estou usando carvao mais e o mesmo desde de sexta devo trocar o carvao tambem valeu!!!!!

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: tratamento de planarias com mebendazo resultados positiv

#36 Mensagem por Celso Suguimoto »

Marco mateticamente existe o principio da diluicao e isso vc está fazendo com as TPAs... a tendencia é q a concentracao do produto tenha diminuido, mas o efeito no coral pode demorar mais pra se recuperar... é como ter uma queimadura... nao basta tirar o objeto quente, existe o tempo de recuperacao... e isso provavelmente esteje acontecendo com os corais... o problema é q pelo fato de desconhecer o quanto isso é toxico para eles fica dificil avaliar sua recuperacao.... As vezes o remedio sai mais amargo do que a doença...
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Marco Doretto

Re: tratamento de planarias com mebendazo resultados positiv

#37 Mensagem por Marco Doretto »

verdade mais amigo muiiito obrigado pela força e o empenho seu e do brasilreef valeu mesmo vou ficar na espera mesmo e ver no que vai darvaleu, mais minah preocupaçao e mesmo se os corais estao mortos em poluir a agua ai misturando o remedio mais a decomposiçao dos corais se q estao mortos.

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: tratamento de planarias com mebendazo resultados positiv

#38 Mensagem por Celso Suguimoto »

O objetivo é esse Marco... foruns sao pra trocar ideias e ajudar principalmente pra quem tá iniciando que tem bastante duvidas... as vezes sao repetitivas... mas faz parte.

Agora é ter paciencia e aguardar a recuperacao dos corais.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Marco Doretto

Re: tratamento de planarias com mebendazo resultados positiv

#39 Mensagem por Marco Doretto »

Mauro Becker escreveu:Alguns contatos e consegui uma jarra de planarias.

10 mg de Albendazol para 2 litros de agua, não fez nem cosquinha nas primeiras 6 horas
100 mg para 2 ltros em 6 horas, as planarias ainda estão bem (equivalente a 50 gramas para 100 litros, a agua esta turva)

POr hora dá para se concluir que este produto não faz efeito de impacto nas planárias ou o laboratorio vende placebo.

Agora vou esperar o Mebendazol e pedir mais planárias.

e ao Mauro como estao os testes consguiu o medicamento?
entao cara esse principio ativo do remedio q te passei e dever ser ter mais testes q por incrivel q pareça ate os vermes de fogo estao morrendo bem lentame mesmo q alguns apreciao ou nao esse tipo de verme eu particularmente nao vale pena entao olha com mais carinho esse principio ativo ok valeu

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: tratamento de planarias com mebendazo resultados positiv

#40 Mensagem por Mauro Becker »

A concentração do produto é algo a se preocupar e muito, como foi comentado a diferença de remedio e veneno é a concentração.

As TPAs reduzem bem a quimica diluida no aquario, há de se considerar também a capacidade de oxidar ou de se reduzir estes elementos, mas sem muita consideração as dinamicas quimicas do sistema ei fiz uma tabela simples para se avaliar a interferÊncia de uma TPA de 10% em um aquario de 100 litros.

Assim principiei que havia supostamente um elemento dissolvido em todo volume de agua do aquario e a cada 10% de agua trocada eu reduzuria sua concentração original em 10%.

Se na primeira troca o elemento estava em 100% - 10%, sua concentração original seria reduzida para 90%
na 2ª TPA de 90% do original diluido iria de 90% para 81% (90-10%)
na terceira de 81 para 72,9%
na 4ª para 65,61%
na 5ª para 59%
na 6ª para 53,14%
na 7ª para 48%

è claro que isto não leva em consideração inumeros fatores, serve apenas para ilustrar o quanto uma TPA pode fazer efeito ok:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”