🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

peixes morrendo - ajuda

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
michelcarvalho
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 134
Registrado em: 31 Dez 2010, 13:53
Apelido: michel
Data de Nascimento: 27 Mar 1980
Cidade: são paulo
País: brasil
Localização: sao paulo

peixes morrendo - ajuda

#1 Mensagem por michelcarvalho »

Galera, estou meio desorientado. De uma hora para outra, perdi 2 peixes, e um terceiro está muito mal.
Tenho um aquário de 130 L, montado a 5 meses, e com parâmetros bons: ph: 8.4, densidade 1024, nitrito:0, nitrato:10ppm, amônia:0, cálcio:450mg, fosfato:zero. TESTES red SEA. tEMPERATURA: 26 GRAUS COM CHILLER.

No sábado, a tarde, inseri 10 paguros e 3 rochas com zoanthus. No domingo cedo, ao acordar, vi meu sixline wrasse respirando muito OFEGANTE. Tentei dar ração para ele, com GUARLICguard, ele comeu um pouquinho... Depois de 2 horas, havia morrido. Refiz os testes todos, tudo normal em relação aos parâmetros... No final da tarde, foi a vez da donzelinha morrer, após apresentar a mesma respiração ofegante.

Agora, um dos meus ocellaris está do mesmo jeito. Ele fica no findo do aquário, deitado meio torto no substrato, e com a mesma respiração ofegante. Os outros 3 palhacinhos rstão normais, aparentemente. Liguei na loja onde costumo frequentar e estou levando-os para deixar no aquário deles até eu descobrir o que está acontecendo. levarei uma amostra de minha água pra refazer os testes...

Vocês têm alguma idéia do que pode ser ? O corpo deles, inclusive da donzelinha e do sixline não apresentaram nenhuma mancha, descoloração, veludo, exoftalmia, etc...

muito obrigado

Avatar do usuário
Valter Pereira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 696
Registrado em: 15 Fev 2010, 08:27
Apelido: Nuno
Localização: Santos - SP

Re: peixes morrendo - ajuda

#2 Mensagem por Valter Pereira »

Pela velocidade parece ser oodinium, mas como vc relatou que os peixes não possuem nenhuma mancha ou veludo... fica difícil.

O ideal seria passar os palhaços para um aquario hospital para poder tratar antes que eles comecem a apresentar os sintomas...

Avatar do usuário
Renan Kfouri
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 621
Registrado em: 31 Ago 2010, 09:56
Apelido: XaPeToNeS
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo, SP
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: peixes morrendo - ajuda

#3 Mensagem por Renan Kfouri »

Você revirou o substrato?

Avatar do usuário
michelcarvalho
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 134
Registrado em: 31 Dez 2010, 13:53
Apelido: michel
Data de Nascimento: 27 Mar 1980
Cidade: são paulo
País: brasil
Localização: sao paulo

Re: peixes morrendo - ajuda

#4 Mensagem por michelcarvalho »

não revirei o substrato...

Avatar do usuário
Marcus l lage
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2797
Registrado em: 01 Set 2010, 00:06
Apelido: luiz
Cidade: Vitoria e.s
País: Brasil
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: peixes morrendo - ajuda

#5 Mensagem por Marcus l lage »

Talvez sua ração esteja velha (mofo)...... Eu acho que é isto já verifico ela ??????

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: peixes morrendo - ajuda

#6 Mensagem por Celso Suguimoto »

Respiracao ofegante pode ser pico de amonia....

Sem outros sintomas nao parece ser oodinium q se caracteriza pelo corpo aveludo e animal roçando, caracteristico de parasitismo.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: peixes morrendo - ajuda

#7 Mensagem por Robson Sandrini »

"Respiração ofegante" seguida de morte é um sinal comum a várias situações [como envenenamento, infecção ou parasitismo nas guelras, baixo nivel de oxigênio na água... até ORP elevada pode se encaixar na sua descrição]. Vc deu uma olhada no estado das guelras?

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: peixes morrendo - ajuda

#8 Mensagem por Renato Vidal »

Também chutaria em baixa oxigenação.

Quando adicionou os novos moradores (corais principalmente) voce não deixou desligado alguma bomba de circulação ou mesmo o recalque?

Verifique também a temperatura do aquário, quanto maior, menor a dissolução de oxigenio na água.
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Avatar do usuário
michelcarvalho
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 134
Registrado em: 31 Dez 2010, 13:53
Apelido: michel
Data de Nascimento: 27 Mar 1980
Cidade: são paulo
País: brasil
Localização: sao paulo

Re: peixes morrendo - ajuda

#9 Mensagem por michelcarvalho »

Repeti os testes de amônia 3 vezes... não houve alteração. Minha última hipótese, no desespero que estou, é que existe um "aparelhinho" automático de BOM AR (sabe aqueles desodorizadores spray automático ? ) no andar de baixo da casa. Será que este spray pode ter contaminado a água do aquário ? Se afirmativo, PRECISO REMOVER TODA A ÁGUA DO AQUÁRIO, E COMEÇAR A CICLAGEM TUDO DE NOVO ????

Já introduzi ontem, 2 sacos de carvão ativo MATRIX seachem, além de mais uma TPA de 30L (meu aquário tem 130L).
Acabei de perder meus últimos peixes... 6 no total... Tô desanimadaço....

Avatar do usuário
Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7797
Registrado em: 06 Jan 2011, 14:13
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 07 Dez 1972
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 59 vezes
Contato:

Re: peixes morrendo - ajuda

#10 Mensagem por Márcio Oliveira »

Nossa michel!!!
o que dizer numa hora dessas?
Tenta descobrir a fonte do problema. será que é o bom ar?
pior que tenho isso no andar de cima da minha casa.
Tenta dar a volta por cima. Quanto maior o tombo mais forte agente levanta.
eu torço pra que você não desanime.
abraços.

Avatar do usuário
michelcarvalho
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 134
Registrado em: 31 Dez 2010, 13:53
Apelido: michel
Data de Nascimento: 27 Mar 1980
Cidade: são paulo
País: brasil
Localização: sao paulo

Re: peixes morrendo - ajuda

#11 Mensagem por michelcarvalho »

Vou ver se me animo ! Só estou com medo de colocar novos peixes no aquário. Quero saber primeiramente o que aconteceu, para não cometer um assassinato com os novos moradores ! Só que estou perdido... não sei o que pode ter acontecido. Me falaram que minha ORP pode estar baixa. Será que é isso ? Minha salinidade está em 1024, possuo uma bomba de recalque de 1000L/h, além da recirculante de 2000L/h. Acho que, em uma aquário qie mantém a temperatura constante em 26 graus, com chiller, além de TPA's frequentes e circulação de 3000L/h, em um aquário de 130L... Acho no mínimo, improvável que seja a queda de ORP...

Avatar do usuário
Marcus l lage
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2797
Registrado em: 01 Set 2010, 00:06
Apelido: luiz
Cidade: Vitoria e.s
País: Brasil
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: peixes morrendo - ajuda

#12 Mensagem por Marcus l lage »

Vai depender do que vc adiciono no reef no caso de prejudicar os nóvo moradores que quer colocar no reef....... O que vc adiciono no reef antes disto acontecer. Conta Aeeee rsss.Porque alguma coisa errada vc fez........ Ou seu reef levou um choque termico. se foi um choque termico( desiquilibrio Biológico ) poder colocar CombiSam para vc colocar novos abtantes é isto que eu acho que vc deve fazer valeu.

Valeu icon_cry_smile :P

Um Abç :P
Editado pela última vez por Marcus l lage em 22 Mar 2011, 15:35, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Marcus l lage
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2797
Registrado em: 01 Set 2010, 00:06
Apelido: luiz
Cidade: Vitoria e.s
País: Brasil
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: peixes morrendo - ajuda

#13 Mensagem por Marcus l lage »

CombiSan – Suplementos de amplo espectro desenvolvido por Peter Wilkens. CombiSan é um bio ativador que contém elementos-traço como ferro, iodo, estrôncio, molibdênio, bário, cobalto e outros micronutrientes, essenciais em um composto especial facilmente absorvido por organismos marinhos e peixes. Sem Fosfatos ou Nitratos.

Imagem

È este o produto icon_iCo01


Valeu icon_yahoo

Um Abç icon_joia

Avatar do usuário
michelcarvalho
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 134
Registrado em: 31 Dez 2010, 13:53
Apelido: michel
Data de Nascimento: 27 Mar 1980
Cidade: são paulo
País: brasil
Localização: sao paulo

Re: peixes morrendo - ajuda

#14 Mensagem por michelcarvalho »

Alimentação ? Há 30 dias comecei a molhar um pouco de GARLIC GUARD na ração em flocos... Umidificava a ração com esse "alho líquido" (vocês conhecem???). Será que eu molhava demais ????
OS testes que repeti, utilizei o de nitrato que eu tenho também da Salifert. Resultado igual ao da Red Sea... 10 ppm.
As rochas vieram de um colega aquarista que estava desmontando o aquário dele. Só que no mesmo dia que morreu o primeiro peixe, fiz testes de amônia, nitrato e nitrito... E deu tudo normal.
já fiz 2 TPAs de 20% nesses 4 dias. Vou fazer mais uma amanhã de 30% para que, caso seja algum contaminante, eu já possa diluí-lo melhor. MAs agora estou pensando em aguardar uns 60 dias para voltar a habitar o aquário. Vocês me aconselham a remontar todo aquário novamente, começando do ZERO ?
Valeu ! abraços.

Avatar do usuário
Marcus l lage
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2797
Registrado em: 01 Set 2010, 00:06
Apelido: luiz
Cidade: Vitoria e.s
País: Brasil
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: peixes morrendo - ajuda

#15 Mensagem por Marcus l lage »

Coloca um video filmado de baixo do aquario para cima da superfice para poder analizar a qualidade da sua agua, tenta fazer com nitidez o video. Valeu...... :P


Um Abç :P

Avatar do usuário
Felipe Cota
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2597
Registrado em: 24 Jun 2009, 15:07
Apelido: cota
Localização: São Paulo
Curtiu: 31 vezes
Recebeu Curtir: 72 vezes

Re: peixes morrendo - ajuda

#16 Mensagem por Felipe Cota »

E os corais, estão normais? quais vc tem?
Pode ser tb q algum fio esteje dando choque, não é mt recomendável, não sei como seria o certo mas encosta na água descalso e vê se sente algo rs.
Seu reef é muito novo ainda, 5 meses... os peixes deviam ter tudo menos de 4 meses então. Vá colocando devagar, coloque corais, deixe o reef ir se adaptando, maturando, etc... não coloque mt comida e só use garlic e outros suplementos assim se necessário, não faça disso uma rotina... a ração já contém tudo que o peixe precisa. Dê ração boa, pouco de cada vez.

Boa sorte ai! Abraços!

Avatar do usuário
michelcarvalho
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 134
Registrado em: 31 Dez 2010, 13:53
Apelido: michel
Data de Nascimento: 27 Mar 1980
Cidade: são paulo
País: brasil
Localização: sao paulo

Re: peixes morrendo - ajuda

#17 Mensagem por michelcarvalho »

Tenho alguns corais... Eles estão bem ! Sun coral, Hammer, Frog, Zoanthus, Mush, Cloves... Sinceramente, acho que nem o Sherlock Holmes decifra essa catástrofe que aconteceu... Desanima qualquer um... Tô pensando em desativar o aquário por 6 meses e recomeçar do ZERO... O que vocês acham ?

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: peixes morrendo - ajuda

#18 Mensagem por Celso Suguimoto »

É dificil saber... se a amonia nao tá elevada a proxima suspeita seria intoxicacao.... mas é estranho....

Vc nao usou aquelas esponjas de limpeza domestica pra limpar vidros ? Eu ja ouvi falar de catastrofes por um halls q foi jogado em um aquario de uma loja.... mas é dificil saber o q aconteceu apenas com testes...
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7797
Registrado em: 06 Jan 2011, 14:13
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 07 Dez 1972
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 59 vezes
Contato:

Re: peixes morrendo - ajuda

#19 Mensagem por Márcio Oliveira »

Felipe Cota escreveu:não sei como seria o certo mas encosta na água descalso e vê se sente algo rs.

rsrs, faz isso nao. Choque pode causar desfribilação. melhor mesmo é testar os equipamentos um por um, ver se não tem um fio descascado. ou um equipamento com defeito que possa estar dando alguma fuga de corrente. Choque com água salgada é muito perigoso.

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: peixes morrendo - ajuda

#20 Mensagem por Marcio Gielfi »

Esta situação é intrigante ...

Alguns palpites para serem observados ...

Tem Ozonio sendo injetado no aquário ? O excesso quima as guelras e o peixe perde a capacidade de respirar ... idem para o cloro e outros elementos químicos.

Foi passado pano com produto de limpeza próximo ao aquário ... entende-se produto de limpeza desde cândida diluída em água até veja limpa vidros, passando por lutra moveis e pinho sol, os vapores destes produtos podem ser aspirados pelo skimmer e misturados a água.

Uma forma menos perigosa de se testar se há corrente elétrica na água é o uso daquelas chaves de fenda que tem um luz dentro .. se acender é problema, mas eu particularmente não acredito que seja isto, já que os peixes teriam uma linha na lateral indicando o problema.

Voce usa alguma fonte de carbono ? Excesso de carbono principalmente a noite pode ser um problema já que as bactérias consomem oxigênio da água e estimula-las pode gerar uma menor quantidade de oxigênio dissolvido.
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”