🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

KALKWASSER.PODE USAR NA REPOSIÇAO DE AGUA?OU SO GOTEJAMENTO

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Alex Correa
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 365
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:20
Apelido: Alex Correa
Localização: Hawaii
Recebeu Curtir: 1 vez
Contato:

Re: KALKWASSER.PODE USAR NA REPOSIÇAO DE AGUA?OU SO GOTEJAME

#21 Mensagem por Alex Correa »

Talvez seja uma boa idéia você adquirir hidróxido de cálcio PA.
Seria interessante se alguém que conheça o produto mencionado (kalkwasser da Nutratec Plus) viesse a postar sobre ele.
O que foi adicionado (Plus)? Elementos diversos? Carbonatos, bicarbonatos e boratos (buffers)? Outros?
Huuummmm!?!
Kalkwasser é na realidade, ou pelo menos deveria ser, hidróxido de cálcio, somente (PA)!

Continue dosando com cautela e sempre verificando o nível de cálcio e da reserva alcalina.
Dose kalkwasser corretamente. Vide link de artigo abaixo.
A melhor maneira é mesmo gotejando durante o período noturno (luzes do sistema apagadas). icon_joia
Tenha certeza de que o seu teste não está vencido ou que você esteja medindo o cálcio de maneira errada, por favor siga as instruções da bula do teste.
Paciência.
Aumento de íons de cálcio a longo prazo é melhor para o sistema.

Se os corais estão com aparência sadia e crescendo não há motivos para ficar tão preoculpado. icon_comemorando

http://reefiofilianet.blogspot.com/2009 ... tivos.html

Aloha,
Alex Correa. bye1
Seleção natural representa um mecanismo básico da evolução.
Charles Darwin era um dos homens que não conseguiu prová-la.
Evolução ainda é somente uma tese.

Meu site de aquarismo:
http://reefiofilianet.blogspot.com/

Hayram
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 168
Registrado em: 24 Abr 2010, 20:49
Apelido: Hayram
Localização: Belo Horizonte

Re: KALKWASSER.PODE USAR NA REPOSIÇAO DE AGUA?OU SO GOTEJAME

#22 Mensagem por Hayram »

Olá Alex Correa, eu estou utilizando so o kalkwasser da Nutratec, nao uso mais nenhum suplemento ou produto. Meu teste é da Salifert, e esta na validade tem pouco tempo que comprei, e ainda levei uma amostra da agua na loja que tenho costume de comprar e la foi feito um teste que deu mesmo valor do meu. Realmente nao intendo porque da demora para subir esse calcio.
É o KalkWasser Plus mesmo da Nutra Tec. Segundo a embalagem é Hidróxido de Cálcio, sais de Magnésio e elementos traços presentes na agua do mar. Essa é a composição.

alguem mais tem uma luz??? Devo aumentar a dose de Kalk?

Obrigado.
Rumo ao reef of my dreams!! ALL T5
[font=Arial]"A diferença entre o possível e o impossível está na vontade humana."[/font]

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: KALKWASSER.PODE USAR NA REPOSIÇAO DE AGUA?OU SO GOTEJAME

#23 Mensagem por Celso Suguimoto »

PH 8.5 (comprei um medidor digital fica ligado direto, meu PH esta variando de 8.5 a noite a 8.4 de dia)


o pH alto a noite provavelmente é devido ao uso do kalk... o normal seria ao contrario.

Vc nao tá adicionando kalk leitoso no reef ? Tem um topico de kalk aqui no marinho explicando bem a forma de dosagem do produto.

As vezes por falta de CO2 ou elevacao abrupta do pH (dependendo a forma q está dosando) pode causar uma precipitacao de carbonato de calcio.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Hayram
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 168
Registrado em: 24 Abr 2010, 20:49
Apelido: Hayram
Localização: Belo Horizonte

Re: KALKWASSER.PODE USAR NA REPOSIÇAO DE AGUA?OU SO GOTEJAME

#24 Mensagem por Hayram »

Qual tempo deve deixar o Kalk em descanso antes de dosar?? estou deixando umas 10 horas. Faço e depois de umas 10 horas eu adiciono no aqua.
Rumo ao reef of my dreams!! ALL T5
[font=Arial]"A diferença entre o possível e o impossível está na vontade humana."[/font]

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: KALKWASSER.PODE USAR NA REPOSIÇAO DE AGUA?OU SO GOTEJAME

#25 Mensagem por Celso Suguimoto »

Kalk não é igual vinho, qto mais velho melhor... o ideal é usar a solução assim q não estiver "leitosa". Outra coisa q afeta é se nesse tempo (10 horas) houver contato com CO2.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Alex Correa
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 365
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:20
Apelido: Alex Correa
Localização: Hawaii
Recebeu Curtir: 1 vez
Contato:

Re: KALKWASSER.PODE USAR NA REPOSIÇAO DE AGUA?OU SO GOTEJAME

#26 Mensagem por Alex Correa »

Celso Suguimoto escreveu:Kalk não é igual vinho, qto mais velho melhor... o ideal é usar a solução assim q não estiver "leitosa". Outra coisa q afeta é se nesse tempo (10 horas) houver contato com CO2.


Quando não há necessidade, mistura cristalina, descançada, é saturada. Na verdade a única coisa que poderia modificar um pouco a mistura de kalkwasser seria mesmo o contacto com o CO2 da atmosfera. O período de 24 horas em contacto com CO2 atmosférico durante a administração não apresenta maior diferença a longo prazo, na prática. A mistura descançada por 12 horas já é o suficiente.
Se o recipiente estiver fechado com a mistura descançando não há problemas com o CO2.
Logicamente que ideal seria misturar todos os dias, somente o necessário para repor a evaporação diária, e administrar a noite.

Não, não é vinho não, e eu já coloquei na outra mensagem para não beber kalkwasser. Hehe. icon_drunk

Aloha,
Alex Correa.
Seleção natural representa um mecanismo básico da evolução.
Charles Darwin era um dos homens que não conseguiu prová-la.
Evolução ainda é somente uma tese.

Meu site de aquarismo:
http://reefiofilianet.blogspot.com/

Hayram
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 168
Registrado em: 24 Abr 2010, 20:49
Apelido: Hayram
Localização: Belo Horizonte

Re: KALKWASSER.PODE USAR NA REPOSIÇAO DE AGUA?OU SO GOTEJAME

#27 Mensagem por Hayram »

No meu caso estou fazendo todos os dias uma garrafa pet de 2L todos os dias faço la pelas 14:00hs e começo a dosagem as 00:00hs quando as luzes se apagam. Vou continuar dosando e no domingo vou medir novamente o Ca e ai posto aqui o resultado pra ver se subiu mais um pouco. Se caso nao subir vou começar a pensar em um Reator de Calcio.
Abraços.
Rumo ao reef of my dreams!! ALL T5
[font=Arial]"A diferença entre o possível e o impossível está na vontade humana."[/font]

Avatar do usuário
Alex Correa
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 365
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:20
Apelido: Alex Correa
Localização: Hawaii
Recebeu Curtir: 1 vez
Contato:

Re: KALKWASSER.PODE USAR NA REPOSIÇAO DE AGUA?OU SO GOTEJAME

#28 Mensagem por Alex Correa »

Hayram escreveu:...
Lembrando que meu aquario com sump tem uns 450L Liquidos, e as minhas rochas estao com muita Algas Calcarias, e so tenho 6 midinhas de SPS de uns 4cm, duas bocas de Frog.
... icon_headstars


Hayram escreveu:No meu caso estou fazendo todos os dias uma garrafa pet de 2L todos os dias faço la pelas 14:00hs e começo a dosagem as 00:00hs quando as luzes se apagam. Vou continuar dosando e no domingo vou medir novamente o Ca e ai posto aqui o resultado pra ver se subiu mais um pouco. Se caso nao subir vou começar a pensar em um Reator de Calcio.
Abraços.
No meu caso estou fazendo todos os dias uma garrafa pet de 2L todos os dias faço la pelas 14:00hs e começo a dosagem as 00:00hs quando as luzes se apagam. Vou continuar dosando e no domingo vou medir novamente o Ca e ai posto aqui o resultado pra ver se subiu mais um pouco. Se caso nao subir vou começar a pensar em um Reator de Calcio.
Abraços.


No seu caso, não há necessidade nenhuma de instalar um reator de cálcio, obviamente.

Aloha,
Alex Correa.
Seleção natural representa um mecanismo básico da evolução.
Charles Darwin era um dos homens que não conseguiu prová-la.
Evolução ainda é somente uma tese.

Meu site de aquarismo:
http://reefiofilianet.blogspot.com/

Hayram
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 168
Registrado em: 24 Abr 2010, 20:49
Apelido: Hayram
Localização: Belo Horizonte

Re: KALKWASSER.PODE USAR NA REPOSIÇAO DE AGUA?OU SO GOTEJAME

#29 Mensagem por Hayram »

Continuo sem saber porque meu calcio ta demorando tanto pra subir com o KalkWasser. Hoje esta fazendo um mes que estou gotejando todos os dias, e meu Calcio subiu de 290 para 325. Sera que é demorado assim mesmo?? Alguem ja passou por isso, essa demora para subir o calcio com Kalk??

Obrigado.
Rumo ao reef of my dreams!! ALL T5
[font=Arial]"A diferença entre o possível e o impossível está na vontade humana."[/font]

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: KALKWASSER.PODE USAR NA REPOSIÇAO DE AGUA?OU SO GOTEJAME

#30 Mensagem por Celso Suguimoto »

Já tentou por um pouco de vinagre com a mistura ? Eu acho q seu aquario está com pouco CO2 pra reagir com o kalk ... eu suspeitava do pH... se subir muito precipita tudo
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: KALKWASSER.PODE USAR NA REPOSIÇAO DE AGUA?OU SO GOTEJAME

#31 Mensagem por RicardoMiozzo »

No meu mega tanque eu ponho toda noite, depois das luzes apagarem, um gotejador com kalkwasser da TLF com água de R.O. gelada (kalkwasser, ao contrário de outros produtos, dissolve melhor em água fria). Pode-se chamar que o que faço é uma solução hiper-saturada.
Quando acaba, no dia seguinte, lavo o recipiente de kalkwasser, tiro a borra melequenta do fundo, seco bem e faço tudo de novo.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Hayram
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 168
Registrado em: 24 Abr 2010, 20:49
Apelido: Hayram
Localização: Belo Horizonte

Re: KALKWASSER.PODE USAR NA REPOSIÇAO DE AGUA?OU SO GOTEJAME

#32 Mensagem por Hayram »

Celso Suguimoto escreveu:Já tentou por um pouco de vinagre com a mistura ? Eu acho q seu aquario está com pouco CO2 pra reagir com o kalk ... eu suspeitava do pH... se subir muito precipita tudo


Meu PH chega no maximo 8.5 estou monitorando 24H com medidor digital e no minimo 8.4. Ja o KH esta estavel em 6. Nao acredito que esteja acontecendo preciptaçao do calcio por causa de PH nem de KH. icon_headstars

Como funciona esse negocio de colocar vinagre?? qual quantidade devo colocar em uma garrafa de 2L?? e quando coloco um pouco antes de começar o gotejamento ou assim que faço a garrafada??

Valeu.
Rumo ao reef of my dreams!! ALL T5
[font=Arial]"A diferença entre o possível e o impossível está na vontade humana."[/font]

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: KALKWASSER.PODE USAR NA REPOSIÇAO DE AGUA?OU SO GOTEJAME

#33 Mensagem por Celso Suguimoto »

Vinagre é uma fonte de carbono assim como vodka.

A vantagem de usar o conjugado vinagre e kalk é q o pH acido do primeiro ajuda a compensar o pH alcalino do segundo otimizando sua eficiencia.


http://www.reefscapes.net/articles/bree ... asser.html

12 ml por litro de kalk no MAXIMO. Segundo um artigo publicado pelo Craig há anos atras aumentaria em 30-35% a eficiencia do kalk
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Fernando Duso
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 241
Registrado em: 26 Fev 2010, 16:55
Apelido: Fernando

Re: KALKWASSER.PODE USAR NA REPOSIÇAO DE AGUA?OU SO GOTEJAME

#34 Mensagem por Fernando Duso »

Pensando num reator de Hidróxido de Cálcio que vai ser usado no período da luz apagada, se eu usar água com vinagre para alimentar o reator terei o mesmo efeito.

Abraço
Fernando

Avatar do usuário
Alex Correa
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 365
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:20
Apelido: Alex Correa
Localização: Hawaii
Recebeu Curtir: 1 vez
Contato:

Re: KALKWASSER.PODE USAR NA REPOSIÇAO DE AGUA?OU SO GOTEJAME

#35 Mensagem por Alex Correa »

Hayram escreveu:Continuo sem saber porque meu calcio ta demorando tanto pra subir com o KalkWasser. Hoje esta fazendo um mes que estou gotejando todos os dias, e meu Calcio subiu de 290 para 325. Sera que é demorado assim mesmo?? Alguem ja passou por isso, essa demora para subir o calcio com Kalk??

Obrigado.


Está subindo...
Continue no ritmo.
Quando chegar em 400/420mg/L é só manter.

Aloha,
Alex Correa.
Seleção natural representa um mecanismo básico da evolução.
Charles Darwin era um dos homens que não conseguiu prová-la.
Evolução ainda é somente uma tese.

Meu site de aquarismo:
http://reefiofilianet.blogspot.com/

Pedro Vitorino
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 83
Registrado em: 09 Jul 2009, 13:25
Apelido: Pedro
Localização: Brasilia
Curtiu: 1 vez

Re: KALKWASSER.PODE USAR NA REPOSIÇAO DE AGUA?OU SO GOTEJAME

#36 Mensagem por Pedro Vitorino »

Oi Hayram,

Segundo as informaçoes contidas no site abaixo, vc vai precisar de 55 litros de kalkwasser para subir o nivel de calcio de 300 ppm para 400 ppm em um aquario de 450 litros...

http://reef.diesyst.com/chemcalc/chem_calc3.html

abraços

Avatar do usuário
Alex Correa
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 365
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:20
Apelido: Alex Correa
Localização: Hawaii
Recebeu Curtir: 1 vez
Contato:

Re: KALKWASSER.PODE USAR NA REPOSIÇAO DE AGUA?OU SO GOTEJAME

#37 Mensagem por Alex Correa »

Não é necessário lidar com esse tipo de cálculo porque o cálcio está gradativamente subindo.
Não é necessário trazer o cálcio rapidamente ao nível almejado, uma vez que os organismos dependentes de cálcio presentes no sistema não apresentam sinais de estresse, além de representarem um número baixo.
Os números não são mais importantes do que o que realmente ocorre no sistema, nesse caso.
Aumentar o cálcio rapidamente não irá trazer benefícios, pois não há uma necessidade para tais benefícios imediatos.
Trazer o cálcio para 400mg/L com Kalkwasser gradativamente deveria ser o benefício almejado, sendo o caso.

Paciência. icon_assobiando

Pedro Luiz escreveu:Oi Hayram,

Segundo as informaçoes contidas no site abaixo, vc vai precisar de 55 litros de kalkwasser para subir o nivel de calcio de 300 ppm para 400 ppm em um aquario de 450 litros...

http://reef.diesyst.com/chemcalc/chem_calc3.html

abraços


Dando tempo ao tempo...

Aloha,
Alex Correa.
Seleção natural representa um mecanismo básico da evolução.
Charles Darwin era um dos homens que não conseguiu prová-la.
Evolução ainda é somente uma tese.

Meu site de aquarismo:
http://reefiofilianet.blogspot.com/

Pedro Vitorino
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 83
Registrado em: 09 Jul 2009, 13:25
Apelido: Pedro
Localização: Brasilia
Curtiu: 1 vez

Re: KALKWASSER.PODE USAR NA REPOSIÇAO DE AGUA?OU SO GOTEJAME

#38 Mensagem por Pedro Vitorino »

Oi Alex,

Eu não estou dizendo para o Hayran colocar 55 litros de kalk no aquario, mesmo pq isso seria um absurdo.
È obvio que qq alteraçao dos parametros deve ser feita gradativamente.

Apenas respondi a pergunta abaixo, feita por ele.

Continuo sem saber porque meu calcio ta demorando tanto pra subir com o KalkWasser. Hoje esta fazendo um mes que estou gotejando todos os dias, e meu Calcio subiu de 290 para 325. Sera que é demorado assim mesmo?? Alguem ja passou por isso, essa demora para subir o calcio com Kalk??



abraços

Avatar do usuário
Alex Correa
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 365
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:20
Apelido: Alex Correa
Localização: Hawaii
Recebeu Curtir: 1 vez
Contato:

Re: KALKWASSER.PODE USAR NA REPOSIÇAO DE AGUA?OU SO GOTEJAME

#39 Mensagem por Alex Correa »

Sem problemas, Pedro.
Só complementei para ter ceteza de que ele não colocaria tanta kalk de uma só vez.
icon_joia
No caso, os supostos 55 L necessários estariam divididos numa rotina diária.
Na prática, esses cálculos dependeriam de sistema para sistema e deveriam ser encarados de maneira superficial.
Aloha,
Alex Correa.
Seleção natural representa um mecanismo básico da evolução.
Charles Darwin era um dos homens que não conseguiu prová-la.
Evolução ainda é somente uma tese.

Meu site de aquarismo:
http://reefiofilianet.blogspot.com/

Hayram
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 168
Registrado em: 24 Abr 2010, 20:49
Apelido: Hayram
Localização: Belo Horizonte

Re: KALKWASSER.PODE USAR NA REPOSIÇAO DE AGUA?OU SO GOTEJAME

#40 Mensagem por Hayram »

Olá Pedro, obrigado pela informaçao, eu entendi sim o que vc postou. Alex nao vou colocar nao 55l de uma vez de Kalk.... icon_rotfl2 icon_rotfl2 . Agradeço a voces dois e aos outros amigos pela ajuda.

Como disse o Alex paciencia.......e enquanto ta subindo ta bom. Esse fim de semana vou medir novamente, deixei passar agora duas semanas para fazer nova mediçao para ver se da uma subida maior, assim que tiver o resultado eu irei postar aqui para nova avaliaçao dos colegas.

Mais uma vez obrigado a todos. Ah so uma outra duvida, por acaso o Kalk sobe também o Mg ?? ou so o Biocalcio?? valeu.
Rumo ao reef of my dreams!! ALL T5
[font=Arial]"A diferença entre o possível e o impossível está na vontade humana."[/font]

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”