🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

KALKWASSER.PODE USAR NA REPOSIÇAO DE AGUA?OU SO GOTEJAMENTO

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Mensagem
Autor
Hayram
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 168
Registrado em: 24 Abr 2010, 20:49
Apelido: Hayram
Localização: Belo Horizonte

KALKWASSER.PODE USAR NA REPOSIÇAO DE AGUA?OU SO GOTEJAMENTO

#1 Mensagem por Hayram »

Pessoal, é a primeira vez que estou utilizando o KALKWASSER PLUS DA Natura Tec. Mas esse negocio de fazer todo dia garrafa para ficar gotejando é icon_bangin . Gostaria de saber se posso colocar na reposiçao de agua, e quais os pros e contras. Pois sei que na garrafa tem que esperar o pó que se forma assentar no fundo, e na reposiçao como seria isso?? tem perigo de estragar a bomba?? outra coisa, o correto e fazer o gotejamento a noite por causa do PH certo?? e no caso da reposiçao minha é automatica, e seria feita durante todo o dia, assim que a agua evapora ele repoe. O que devo fazer??

Aguardo ajuda.
Rumo ao reef of my dreams!! ALL T5
[font=Arial]"A diferença entre o possível e o impossível está na vontade humana."[/font]

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: KALKWASSER.PODE USAR NA REPOSIÇAO DE AGUA?OU SO GOTEJAME

#2 Mensagem por RicardoMiozzo »

Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
Victor D' Abronzo
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2547
Registrado em: 26 Nov 2009, 19:02
Apelido: Victor
Localização: Piracicaba
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 27 vezes

Re: KALKWASSER.PODE USAR NA REPOSIÇAO DE AGUA?OU SO GOTEJAME

#3 Mensagem por Victor D' Abronzo »

Eu uso na água de reposição. Tenho um reator para isso. Fiz uma adaptação.
Abraço

Hayram
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 168
Registrado em: 24 Abr 2010, 20:49
Apelido: Hayram
Localização: Belo Horizonte

Re: KALKWASSER.PODE USAR NA REPOSIÇAO DE AGUA?OU SO GOTEJAME

#4 Mensagem por Hayram »

Alguem sabe me explicar como posso utilizar na caixa de reposição??
Estou usando o Kalswasser ja por 4 dias, e ainda nao subiu nada meu calcio, porque sera?? estou utilizando uma garrafa pet de 2 litros com duas colheres de cafe de Kalk e fica gotejando ate acabar durante a noite. sera que estou fazendo alguma coisa errada?? ou ele demora mesmo para subir??.
Valeu.
Rumo ao reef of my dreams!! ALL T5
[font=Arial]"A diferença entre o possível e o impossível está na vontade humana."[/font]

Avatar do usuário
Andre Varella
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 539
Registrado em: 23 Nov 2009, 17:43
Apelido: Varella
Localização: São Carlos / SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: KALKWASSER.PODE USAR NA REPOSIÇAO DE AGUA?OU SO GOTEJAME

#5 Mensagem por Andre Varella »

Use mais quantidade de kalk..... duas colheres de café é pouco... pode aumentar p duas colheres de sopa.... pelo menos....

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: KALKWASSER.PODE USAR NA REPOSIÇAO DE AGUA?OU SO GOTEJAME

#6 Mensagem por Celso Suguimoto »

Hayram escreveu:Alguem sabe me explicar como posso utilizar na caixa de reposição??
Estou usando o Kalswasser ja por 4 dias, e ainda nao subiu nada meu calcio, porque sera?? estou utilizando uma garrafa pet de 2 litros com duas colheres de cafe de Kalk e fica gotejando ate acabar durante a noite. sera que estou fazendo alguma coisa errada?? ou ele demora mesmo para subir??.
Valeu.


Vc ja mediu seu pH ? Ele nao deve ultrapassar de 8.4.

Outra coisa é a forma de gotejamento... o ideal é deixa-lo proximo a entrada do skimmer onde existe uma grande troca gasosa.

Vou quotar um artigo do Goes

Cálcio e Reserva Alcalina

Alexandre Góes





O cálcio e a reserva alcalina são de extrema importância num Reef, pois deles depende a taxa de crescimento dos corais e a estabilidade do pH do aquário. A reserva alcalina é formada por um conjunto de íons, sendo que a grande maioria é composta de carbonatos, bicarbonatos e ácido carbônico, que nada mais é do que gás carbônico dissolvido na água do aquário.



Existem também, em menor quantidade, compostos utilizando o boro ou o fósforo no sistema tamponador, e é a quantidade de todos esses íons que a reserva alcalina representa. Ela funciona da seguinte forma: A acidez da água é representada pelo número de íons hidrogênio (H+) livres na solução. Quanto mais íons, mais ácida a água.



O sistema de tamponamento funciona capturando ou liberando esses íons. Podemos manter a solução estável em qualquer pH que desejarmos, pois o pH de equilíbrio é dado pelas proporções entre carbonatos, bicarbonatos e ácido carbônico. Além dessa importante função (manter o pH estável), a reserva alcalina tem ainda uma outra função nos Reefs, juntamente com o cálcio (Ca).



Ela é utilizada pelos corais na formação de seus esqueletos, que são compostos de carbonato de cálcio (CaCO3). Assim, há um constante consumo de Ca e RA (reserva alcalina) no aquário e temos que, de alguma forma, adicioná-los com bastante freqüência. No mar encontramos valores próximos de 400 mg/l (miligramas por litro) de Ca e 2,0 mEq/l (miliequivalentes por litro) de RA. Em Reefs, o ideal é tê-los um pouco acima disso.



A RA também é comumente medida em dKH. Para converter de mEq/l para dkH basta multiplicar por 2,8. No processo de calcificação dos corais eles consomem 1,0 mEq de Ra a cada 20mg de Ca.



Assim sendo, um aquário equilibrado em relação ao Ca e a RA precisa satisfazer a seguinte equação: [Ca] = 20 x [RA] + 360 Por exemplo, se alguém tem 350 mg/l de Ca e 1,7 mEq/l, ele está com os dois valores abaixo do ideal.



Mas como resolver esse problema ? Primeiro devemos verificar se há ou não equilíbrio, para que possamos saber que medidas devem ser tomadas. Nesse exemplo teríamos:



350 = 20 x 1,7 + 360

350 = 394

Claro que não estão em equilíbrio.



O melhor a fazer nesse caso seria subir o nível do Ca para 394 mg/l e assim tornar a equação verdadeira. Para subir o nível de Ca do aquário, sem alterar a RA, só precisamos adicionar Cloreto de Cálcio (CaCl2).



Ele é bastante concentrado e pode ser encontrado facilmente em distribuidoras de produtos químicos e também em vários produtos próprios para aquários, que só adicionem cálcio.



Inversamente, se tivéssemos um aquário c/ 420 mg/l de Ca e 1,5 mEq/l de RA teríamos: 420 = 20 x 1,5 + 360 420 = 390 Agora temos uma Ra muito baixa e devemos aumentá-la utilizando-se, preferencialmente, de tamponadores próprios para aquários marinhos, que contém carbonatos e bicarbonatos, assim como os outros íons que existem em menor quantidade, na proporção correta.



Depois de equilibrados os níveis de cálcio e a reserva alcalina, através de adição de cloreto de cálcio ou de tamponadores, conforme o caso, como mantê-los altos ? Existem diversos métodos, porém os mais utilizados são a adição de Kalkwasser, de suplementos conjugados de Ca e RA ou o uso de reatores de Ca. Todos estes métodos suprem Ca e RA para o aquário na proporção exata que são consumidos pelos corais, não causando desequilíbrio entre eles. Kalkwasser O Kalkwasser (do alemão, "água calcária") é simplesmente uma solução saturada de Hidróxido de Cálcio (Ca(OH)2). Para fazer kalkwasser bastar misturar Ca(OH)2 na água de reposição, na proporção de, aproximadamente, 2g por litro. Esta mistura deve ser feita de modo a haver a menor aeração possível pois, havendo troca gasosa do kalkwasser com a atmosfera, o Ca(OH)2 se combina com o gás carbônico (CO2) do ar formando carbonato de cálcio (CaCO3), que precipita, diminuindo a quantidade de cálcio no kalkwasser. O carbonato de cálcio aparece na forma de pequenos flocos brancos, no fundo do recipiente, e não deve ser adicionado ao aquário.



O kalkwasser, ao ser adicionado no aquário, precisa de gás carbônico para reagir. Por este motivo, devemos adicioná-lo bem lentamente, para que haja tempo do gás carbônico, que estiver sendo consumido nesse processo, ser reposto. As principais fontes de CO2 são a atmosfera e também a respiração dos animais e plantas. A melhor forma de adicionar kalk (kalkwasser) é deixá-lo pingando, logo antes do ponto de captação da água que vai para o skimmer. Assim ele logo entra numa área de alta troca gasosa, para receber todo o CO2 que necessita da própria atmosfera. Além disso tudo, o kalkwasser, por ter um pH muito alto, ainda aumenta a eficiência do skimmer, tornando a espuma produzida por ele mais densa e consistente. O kalk, ainda, quando está sendo preparado, remove uma quantia substancial de fosfato da água, que se precipita juntamente com o carbonato de cálcio.



A remoção do fosfato é excelente, já que ele promove o crescimento de algas indesejáveis no aquário. Outra dica é adicionar kalk preferencialmente í noite, quando não há consumo de CO2 pelas algas do aquário, havendo, então, mais oferta desse gás. O kalk dosado í noite serve também para equilibrar o pH, que sempre tende a cair nesse período, justamente devido ao acúmulo de CO2 já mencionado. O grande perigo do kalk é adicioná-lo muito rapidamente, sem que haja CO2 suficiente para a sua reação completa. Não havendo CO2, o kalk reage com os bicarbonatos do aquário e, além de removê-los, ainda forma carbonato de cálcio, o que deve ser evitado. O kalkwasser pronto pode ser guardado por um tempo indefinido, desde que esteja num recipiente lacrado. Num recipiente aberto, onde haja troca gasosa e, consequentemente, entrada de CO2, ele aos poucos vai perdendo sua eficiência, e deve, nesse caso, ser utilizado no máximo em 2 ou 3 dias.



Aquários grandes, com pequenas taxas de evaporação e grandes taxas de calcificação podem ter um certo problema com o uso do kalkwasser. Nesses casos, pode-se adicionar até o dobro da quantidade de Ca(OH)2 í água de reposição e dosá-la, gota í gota, imediatamente, sempre numa área de alta aeração. Esse kalk supersaturado perde sua eficiência em algumas horas, pois todo o hidróxido de cálcio colocado a mais se precipita rapidamente, transformando-o em kalkwasser comum. É comum, inclusive, a instalação de pequenos ventiladores direcionados para a água do aquário a fim de aumentar a taxa de evaporação e, como conseqüência, a de kalkwasser que pode ser adicionada diariamente.



Esses ventiladores ainda apresentam a vantagem de baixar a temperatura do aquário, muitas vezes substituindo até mesmo o uso de refrigerador. Suplementos Conjugados de Ca e RA Suplementos conjugados de Ca e RA nada mais são do que produtos que contém cloreto de cálcio (para aumentar o cálcio) e tamponadores (para aumentar a reserva alcalina), na proporção correta para que ambos subam equilibradamente. Eles devem também ser adicionados em locais do aquário com boa circulação.



Já que não precisam de uma fonte de CO2, como o kalkwasser, podem (e devem) ser dosados diretamente, sem que sejam misturados na água de reposição. Em aquários que não conseguem manter-se apenas com kalkwasser, esses suplementos são uma opção viável, apesar de aquários com essa característica serem muito incomuns aqui no Brasil. Estes suplementos, apesar de conseguirem adicionar muito mais cálcio e tamponadores que o kalkwasser, possuem um grande inconveniente. Eles deixam resíduos, o que não ocorre com o uso do kalk.



O íon de cloro, que sobra do cloreto de cálcio, e o íon de sódio, que sobra dos tamponadores (pois eles são, em sua maioria, bicarbonato de sódio), se combinam formando cloreto de sódio, que nada mais é do que sal comum. Esse sal, que vai se acumulando, aumenta a densidade da água do aquário consideravelmente. Para corrigir isso o aquarista normalmente retira um pouco da água do aquário e a repõe com água doce, diminuindo a densidade. Infelizmente ele se esquece que essa água retirada contém ainda vários outros íons indispensáveis para a vida marinha, que não estão sendo repostos.



Com o passar do tempo, cada vez mais a água do aquário se torna apenas água doce com cloreto de sódio. Resolver esse problema é impossível. Para atenuá-lo, a única forma viável é através de trocas de água mais freqüentes, removendo essa água pobre em elementos traços e adicionando água marinha completa, quer seja sintética ou natural. Por este motivo, aquários mantidos com kalkwasser necessitam muito menos de trocas parciais do que aquários mantidos com suplementos conjugados, já que não há, naqueles, nenhum composto que se acumule com o passar do tempo. Reatores de Cálcio Os reatores de cálcio funcionam de modo bastante simples.



Neles, há uma bomba que faz a água do aquário circular por um substrato de carbonato de cálcio. Antes da água entrar nesse recipiente, ela tem seu pH bastante diminuído, mediante um sistema de injeção de CO2. Sob pHs muito baixos (próximos í 6,5), o carbonato de cálcio se dissolve, adicionando, então, cálcio e tamponadores ao aquário. A vazão da água que entra (ou sai) do reator de cálcio é pequena, na faixa de alguns litros por hora, mas a água que circula internamente geralmente atinge centenas de litros por hora. Devido í essa pequena vazão e ao alto valor de reserva alcalina na água que sai do reator, ela rapidamente volta ao pH normal do aquário, não causando problemas.



Os reatores de cálcio são uma opção muito melhor do que o uso de suplementos conjugados em casos onde não se consiga manter o cálcio e a reserva alcalina apenas com kalkwasser, pois, como esse último, não deixam resíduo algum. Sua grande vantagem é a baixa manutenção. Ao invés de ter que fazer kalkwasser várias vezes por semana, o reator apenas necessita da recarga da garrafa de CO2 e a reposição do substrato de carbonato de cálcio.



Ambos duram normalmente vários meses. Toda essa mordomia tem um preço. Os reatores de cálcio tem um custo inicial bem elevado e podem causar sérios estragos em caso de acidente, como problemas na válvula de injeção do CO2. A qualidade do substrato é outra questão. Se ele contiver fosfato ou outros elementos indesejáveis, eles serão adicionados, juntamente como cálcio e os tamponadores. Resumindo, manter um nível excelente de cálcio e reserva alcalina é muito fácil: Meça o Ca e a reserva alcalina Substitua-os na equação: [Ca] = 20 x [RA] + 360 Se o Ca estiver baixo, use CaCl2 até a equação se tornar verdadeira Se a RA estiver baixa, use tamponadores com o mesmo fim Depois de equilibrados dose a solução de Ca(OH)2 (kalkwasser), lentamente.



Se mesmo assim, tanto o Ca quanto a RA continuarem descendo, use suplementos conjugados (e prepare-se para trocas parciais mais freqüentes) ou adquira um reator de cálcio.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Hayram
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 168
Registrado em: 24 Abr 2010, 20:49
Apelido: Hayram
Localização: Belo Horizonte

Re: KALKWASSER.PODE USAR NA REPOSIÇAO DE AGUA?OU SO GOTEJAME

#7 Mensagem por Hayram »

Valeu pela materia ajudou bastente. Esclareci muitas duvidas. Vou tentar continuar com o Kalkwasser por enquanto.
Rumo ao reef of my dreams!! ALL T5
[font=Arial]"A diferença entre o possível e o impossível está na vontade humana."[/font]

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: KALKWASSER.PODE USAR NA REPOSIÇAO DE AGUA?OU SO GOTEJAME

#8 Mensagem por Celso Suguimoto »

Pode parecer bobeira, mas monitorar o pH e gotejar perto da entrada do skimmer fazem uma grande diferença.

Eu estou fazendo um teste... meu reator de calcio "abriu" ha algumas semanas... Eu retirei algumas colonias de SPS e estou mantendo um aquario mais misto com menos corais duros apenas com kalk a RA está constante em 6, calcio nao medi pq meu teste tá vencido.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Hayram
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 168
Registrado em: 24 Abr 2010, 20:49
Apelido: Hayram
Localização: Belo Horizonte

Re: KALKWASSER.PODE USAR NA REPOSIÇAO DE AGUA?OU SO GOTEJAME

#9 Mensagem por Hayram »

Estou usando a 14 dias o gotejamento com kalkwasser, coloco 3 colheres cheias de cafe em uma pete de 2Litros e deixo gotejando durante a noite, perto da bomba do Skimmer. Mas medi meu Ca ontem e ele ainda esta em 290, e o KH em 7, nao subiu nada o Ca, o que devo fazer??
Demora mesmo assim para subir?? ou estou fazendo alguma coisa errada?
Lembrando que meu aquario com sump tem uns 450L Liquidos, e as minhas rochas estao com muita Algas Calcarias, e so tenho 6 midinhas de SPS de uns 4cm, duas bocas de Frog.
O que devo fazer....... icon_headstars
Rumo ao reef of my dreams!! ALL T5
[font=Arial]"A diferença entre o possível e o impossível está na vontade humana."[/font]

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: KALKWASSER.PODE USAR NA REPOSIÇAO DE AGUA?OU SO GOTEJAME

#10 Mensagem por Celso Suguimoto »

Vc ja suspeitou se o seu teste de CA nao tá vencido ? Vc ja mediu o pH durante o processo ?

Não é pra ter consumo tao elevado de CA com tao poucos corais... aqui estou conseguindo manter o equilibrio apenas com kalk e TPAs.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
fabio simoes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 709
Registrado em: 20 Mai 2010, 14:09
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 09 Nov 1972
Cidade: Sao paulo
País: brasil
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 34 vezes

Re: KALKWASSER.PODE USAR NA REPOSIÇAO DE AGUA?OU SO GOTEJAME

#11 Mensagem por fabio simoes »

No antigo eu gotejava kalk.... aí cansei... comecei a colocar o hidróxio de calcio puro na caixa de reposição.. é um saco, pois depois de um tempo a bomba entope...(precisa de manutenção constante) e a caixa fica branca, muito difícil de limpar, além das placas brancas de calcio que se formam.

neste meu aquário novo eu simplesmente resolvi abolir o kalkwasser dele!

Estou usando suplementos de calcio (nutratec), e assim que aumentar o número de corais vou colocar um reator de ca.

Seria legal uma enquete de quem usa e não usa o kalk e seus respectivos aquários.

abraços

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: KALKWASSER.PODE USAR NA REPOSIÇAO DE AGUA?OU SO GOTEJAME

#12 Mensagem por Celso Suguimoto »

Fabio,

Vc ja percebeu ou notou um residuo branco decantado no fundo do sump qdo usa esse da Nutratec ?
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
fabio simoes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 709
Registrado em: 20 Mai 2010, 14:09
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 09 Nov 1972
Cidade: Sao paulo
País: brasil
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 34 vezes

Re: KALKWASSER.PODE USAR NA REPOSIÇAO DE AGUA?OU SO GOTEJAME

#13 Mensagem por fabio simoes »

Celso, na verdade, como meu aquário ainda está formando as algas pink (inicio de montagem), não comecei a colocar o biocalcium da nutratec (mas já comprei) e sim o top purple, pois não quero excesso de calcio sem seu consumo.

Estou adicionando o Nutratec Top Purple, que em sua composição contém calcio, sendo que meu calcio está em 400ppm (estou monitorando quase diariamente).

Estou colocando 2 colheres desse top purple (que na composição diz ter calcio, magnésio, micro aragonita, etc....)

E tenho 2 observações: - água muito turva, parece que tem uma nuvem dentro de meu aquário;
- Depósito de resíduo, mas não branco e sim mais para o cinza no sump.

Não tinha ligado esses 2 fatores ao produto, pois coloquei minha samoa pink n# 1, sem lavar e achava que ambos eram efeitos da falta de lavagem e dos primeiros organismos que estavam revirando o fundo.

Agora fiquei na dúvida se é o produto ou não.

Tinha lido muito bem da nutratec, será que os produtos apresentam esses efeitos colaterais?

marcelo saggioro
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 43
Registrado em: 10 Dez 2009, 19:46
Apelido: marcelo
Localização: bauru
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: KALKWASSER.PODE USAR NA REPOSIÇAO DE AGUA?OU SO GOTEJAME

#14 Mensagem por marcelo saggioro »

so tome cuidado em ficar dosando toda agua que evapora com kw sem fazer teste de ca, estava fazendo isso e qdo fiz o teste de ca estava em 700, os corais e peixes estavam todos bem.

valeu!!!

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: KALKWASSER.PODE USAR NA REPOSIÇAO DE AGUA?OU SO GOTEJAME

#15 Mensagem por Celso Suguimoto »

Fabio eu percebi a mesma coisa ... nao sei se a composicao do nutratec é semelhante ao Biocalcio. Mas o BC parece sonrisal qdo jogo no sump... e nao ficava esse residuo no fundo. Parece carbonato de calcio
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Hayram
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 168
Registrado em: 24 Abr 2010, 20:49
Apelido: Hayram
Localização: Belo Horizonte

Re: KALKWASSER.PODE USAR NA REPOSIÇAO DE AGUA?OU SO GOTEJAME

#16 Mensagem por Hayram »

Celso Suguimoto escreveu:Vc ja suspeitou se o seu teste de CA nao tá vencido ? Vc ja mediu o pH durante o processo ?

Não é pra ter consumo tao elevado de CA com tao poucos corais... aqui estou conseguindo manter o equilibrio apenas com kalk e TPAs.


Olá Celso, meu teste é novo, comprei nao tem nem 1 mes, e esta certo sim, mesmo assim levei uma amostra da minha agua para um amigo e ele fez a mediçao e deu mesma coisa que a minha. Quanto ao PH meu teste da Red Sea nao esta vencido mas ele nunca da a cor correnpondente com o papel entao nao sei em quanto o PH esta, mas ja comprei essa semana um medidor digital constante, e irei deixa-lo ligado direto para uma mediçao em tempo real.
Qual o tamanho do seu aquario?? so pra comparaçao.

OBS: Estou usando o KalkWasser da Nutratec e também estou notando um residuo no fundo do sump, achei que era sujeira, mas esses fds fui fazer a TPA e quando coloquei a mangueira para sugar essa sujeira nao saiu do fundo estava grudada no fundo, deve ser do kalk pois nao tinha isso antes de eu usa-lo.

Valeu.
Rumo ao reef of my dreams!! ALL T5
[font=Arial]"A diferença entre o possível e o impossível está na vontade humana."[/font]

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: KALKWASSER.PODE USAR NA REPOSIÇAO DE AGUA?OU SO GOTEJAME

#17 Mensagem por Celso Suguimoto »

120x60x60. Eu uso kalk PA da Sinth. Qdo encomendo peço em boa qtde pra compensar o frete... acho q devo ter 1.5 kg ainda.

Esse residuo no fundo do kalk é o precipitado .. acho q vc tá fazendo uma mistura muito supersaturada.

Outra suspeita é CO2 pra reagir...
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
fabio simoes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 709
Registrado em: 20 Mai 2010, 14:09
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 09 Nov 1972
Cidade: Sao paulo
País: brasil
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 34 vezes

Re: KALKWASSER.PODE USAR NA REPOSIÇAO DE AGUA?OU SO GOTEJAME

#18 Mensagem por fabio simoes »

Quando eu usava KAlk, de todas as marcas sempre ficou o resíduo.

Agora este da Nutratec é novidade, e olha que no meu caso estou usando o líquido e mesmo assim muito resíduo....

Pelo jeito o negócio é voltar para o bom e confiável biocalcium da tropic marin, uma pena, pois sou muito otimista quanto aos produtos nacionais e sempre que possível os uso para estimular o aquarismo nacional, além da economia que agradece.

Voltando ao tópico sou favorável ao biocalcium, acho kalkwasser trabalhoso e sujo, e após usar muito tempo na caixa de reposição não recomendo pela sujeira acumulada e constantes travamentos da bomba. Usei 2 anos na caixa de reposição.

Mas sou preguiçoso e nesta volta ao aquarismo marinho, tentei simplificar as coisas, nem caixa de reposição uso mais. Para quem tem tempo o gotejamento de kalkwasser é excelente e eficiente, mas acho que em aquários maiores que 300 lts não consegue ser o único suplemento de cálcio para o sistema.

abraços

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: KALKWASSER.PODE USAR NA REPOSIÇAO DE AGUA?OU SO GOTEJAME

#19 Mensagem por Celso Suguimoto »

Entao... esse residuo é carbonato de calcio pq provavelmente a mistura reagiu com o CO2 e estava superstaturada. (no caso do Kalk)

BC tbem tem problema, q é o desequilibrio ionico. Agora BC faz um "efeito" diferente qdo adicionado... ele parece q borbulha como comprimento efervescente... o mesmo nao percebi no produto da Nutratec.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Hayram
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 168
Registrado em: 24 Abr 2010, 20:49
Apelido: Hayram
Localização: Belo Horizonte

Re: KALKWASSER.PODE USAR NA REPOSIÇAO DE AGUA?OU SO GOTEJAME

#20 Mensagem por Hayram »

Pessoal, nao sei mais o que fazer.......algum por favor me da uma luz.......ja tem 20 dias que estou usando o kalkWasser da Nutratec, como disse meu aquario tem uns 450L Liquidos, tenho pouquissimos corais so umas 6 mudas pequenas de SPS, meus parametros estao OK.
PH 8.5 (comprei um medidor digital fica ligado direto, meu PH esta variando de 8.5 a noite a 8.4 de dia)
Amonia, nitrato e Nitrito Zerados.
Densidade em 1025
KH entre 6 e 7
MG 1200
Calcio tava em 290 (antes de começar a dosar o Kalk), e agora apos 20 dias que estou usando o gotejamento foi apenas para 310.
Estou usando uma pet 2L com 3 colheres Café cheias.

Porque o bendido Ca nao subiu mais???

Obrigado.
Editado pela última vez por Hayram em 12 Out 2010, 16:50, em um total de 1 vez.
Rumo ao reef of my dreams!! ALL T5
[font=Arial]"A diferença entre o possível e o impossível está na vontade humana."[/font]

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”