🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Filtro DI+RO

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
Lucas Benatti
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 14
Registrado em: 17 Nov 2020, 15:45
Apelido: Lucas
Data de Nascimento: 19 Dez 2000
Cidade: Cristalina
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Filtro DI+RO

#1 Mensagem por Lucas Benatti »

Olá turma!!
Eu estou tendo um problema de algas no meu aquário e há bastante tempo luto contra ele. Semana retrasada troquei os 4 estágios do filtro, pois o TDS estava marcando 004. Além disso, a água boa começou a sair mais rapidamente, o que me deixou pensativo sobre se o filtro estava realmente sendo eficaz.
Dessa forma, resolvi trocar os estágios e agora a água boa está saindo muito mais rápida que antes. O pessoal costuma falar que o certo é a água boa sair gotejando, o que não está acontecendo aqui. O membrana RO seria pra fazer 390 litros por dia, mas na velocidade que está aqui, é possível fazer uns 800.
Curioso sobre isso, resolvi medir o TDS, e tive uma grande surpresa: está medindo 015. Agora estou em dúvida sobre como prosseguir, pois os estágios são todos novos e não estou tendo água de qualidade, sendo essa a maior probabilidade do motivo das algas, uma vez que fosfato e nitrato estão zerados há muito tempo.
Alguém tem alguma dica de como resolver esse problema? O que pode ser feito para otimizar essa água?

akira inoue
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 610
Registrado em: 11 Dez 2010, 07:08
Apelido: Akira Inoue
Cidade: sao paulo
País: brasil
Localização: Sao paulo
Recebeu Curtir: 8 vezes

Re: Filtro DI+RO

#2 Mensagem por akira inoue »

vc trocou membrana, carvao, poli e resina?

veja se esta na sequencia poli, carvao, membrana e resina.

qnd se usa membrana precisa ter uma certa pressao para que se torne eficiente, nao precisa sair gotejando. é um fluxo continuo nao muito forte.
---------------------------------------
Akira Inoue
akirainoue@hotmail.com

Avatar do usuário
Ivan Rose
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 490
Registrado em: 25 Ago 2009, 16:23
Apelido: Ivan
Localização: Santo André - SP - Brasil
Curtiu: 104 vezes
Recebeu Curtir: 40 vezes
Contato:

Re: Filtro DI+RO

#3 Mensagem por Ivan Rose »

Olá Lucas Benatti ...
Seria interessante que descrevesse seu sistema... qual a sequência das mídias, se usa restritor, tipo de carvão, qual membrana, se usa bomba pressurizadora, tipo de resina, etc.
Pelo que está descrevendo, pode ser que tenha algum problema de montagem, onde a membrana fica mau encaixada e passa água ruim junto com a filtrada, isso já aconteceu comigo.
Uso a seguinte sequência: Polipropileno 5 microns, carvão block, bomba pressurizadora, membrana com restritor de 50 GPD, resina mista MB400... esse sistema me fornece em média 10 litros por hora.


Lucas Benatti escreveu:Olá turma!!
Eu estou tendo um problema de algas no meu aquário e há bastante tempo luto contra ele. Semana retrasada troquei os 4 estágios do filtro, pois o TDS estava marcando 004. Além disso, a água boa começou a sair mais rapidamente, o que me deixou pensativo sobre se o filtro estava realmente sendo eficaz.
Dessa forma, resolvi trocar os estágios e agora a água boa está saindo muito mais rápida que antes. O pessoal costuma falar que o certo é a água boa sair gotejando, o que não está acontecendo aqui. O membrana RO seria pra fazer 390 litros por dia, mas na velocidade que está aqui, é possível fazer uns 800.
Curioso sobre isso, resolvi medir o TDS, e tive uma grande surpresa: está medindo 015. Agora estou em dúvida sobre como prosseguir, pois os estágios são todos novos e não estou tendo água de qualidade, sendo essa a maior probabilidade do motivo das algas, uma vez que fosfato e nitrato estão zerados há muito tempo.
Alguém tem alguma dica de como resolver esse problema? O que pode ser feito para otimizar essa água?
DcsonLED - Luminárias de led sob medida para seu aquário.
FaceBook - https://www.facebook.com/DcsonLED
Loja Virtual - https://dcsonled.lojaintegrada.com.br

Arnaldo Doi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 121
Registrado em: 02 Set 2020, 10:28
Apelido: Arnaldo
Data de Nascimento: 21 Dez 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 35 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Filtro DI+RO

#4 Mensagem por Arnaldo Doi »

e ai Lucas! blz?

meu caro, forneça mais informações sobre o seu filtro.. qual a capacidade dele, em galões por dia? tem bomba pressurizadora? checou se montou corretamente as midias (bem encaixada, na ordem correta, e na orientação de fluxo correta) ??? Quanto de tds tem na torneira?

Essa medição com tds 15 é da saida da resina, ou da saida da membrana de RO ?

Para melhorar seu sistema, eu colocaria mais fases de resina, após o ro/di... de preferencia, a mb400 40/60

Lucas Benatti
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 14
Registrado em: 17 Nov 2020, 15:45
Apelido: Lucas
Data de Nascimento: 19 Dez 2000
Cidade: Cristalina
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Filtro DI+RO

#5 Mensagem por Lucas Benatti »

akira inoue escreveu:vc trocou membrana, carvao, poli e resina?

veja se esta na sequencia poli, carvao, membrana e resina.

qnd se usa membrana precisa ter uma certa pressao para que se torne eficiente, nao precisa sair gotejando. é um fluxo continuo nao muito forte.


Eu troquei todos os estágios. Está na sequência, não é um filtro caseiro, foi comprado de uma empresa que fábrica filtros.
Eu fechei um pouco a mangueira onde ela saía água, e agora faz cerca de 10 litros por hora, enquanto antes estava fazendo uns 25. Acredito que assim a eficiência melhora. A pressão da água aqui é boa.

Ivan Rose escreveu:Olá Lucas Benatti ...
Seria interessante que descrevesse seu sistema... qual a sequência das mídias, se usa restritor, tipo de carvão, qual membrana, se usa bomba pressurizadora, tipo de resina, etc.
Pelo que está descrevendo, pode ser que tenha algum problema de montagem, onde a membrana fica mau encaixada e passa água ruim junto com a filtrada, isso já aconteceu comigo.
Uso a seguinte sequência: Polipropileno 5 microns, carvão block, bomba pressurizadora, membrana com restritor de 50 GPD, resina mista MB400... esse sistema me fornece em média 10 litros por hora.

O meu sistema é exatamente a mesma sequência do seu, mas sem bomba pressurizadora. Agora está fazendo uns 10 litros por hora também, mas devido ao motivo que mencionei: fechei a saída da mangueira, e agora sai em um fluxo bem lento e pequeno. Será que eu estou me enganando ou realmente está melhor a filtragem? Eu posso abrir a parte da membrana pra verificar se está bem encaixada tmb.


Arnaldo Doi escreveu:e ai Lucas! blz?

meu caro, forneça mais informações sobre o seu filtro.. qual a capacidade dele, em galões por dia? tem bomba pressurizadora? checou se montou corretamente as midias (bem encaixada, na ordem correta, e na orientação de fluxo correta) ??? Quanto de tds tem na torneira?

Essa medição com tds 15 é da saida da resina, ou da saida da membrana de RO ?

Para melhorar seu sistema, eu colocaria mais fases de resina, após o ro/di... de preferencia, a mb400 40/60


Então, aparentemente está tudo montado corretamente, só não tenho certeza se a membrana está bem instalada. O tds 15 é saindo da resina.. a água da torneira tem esse mesmo valor TDS. A resina já fica após a membrana. Depois que diminui o fluxo tampando a mangueira, o TDS da resina voltou pra 0. Achei muito estranho, parece que resolveu o problema, mas não acredito que só esse procedimento tenha resolvido o problema. Ainda vou abria a membrana pra verificar se está bem montada.

Arnaldo Doi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 121
Registrado em: 02 Set 2020, 10:28
Apelido: Arnaldo
Data de Nascimento: 21 Dez 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 35 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Filtro DI+RO

#6 Mensagem por Arnaldo Doi »

como o ivan falou, pode ser a membrana montada errada ou mal assentada, verifique! no momento em que vc tampa o rejeito, essa contrapressão pode estar fazendo a membrana ficar no lugar correto... é a unica explicação q eu vejo pra essa situação doida aí hehehe

não deixe a mangueira de rejeito fechada... se vc não tiver restritor, tenta provisoriamente usar alguma coisa pra "prensar" a mangueira de rejeito.. eu uso um grampo (sargento) de marceneiro aqui e funcionou , mas isso foi de orelhada, o certo é instalar o restritor de acordo com a vazão da membrana

Edson Turno
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 3
Registrado em: 03 Jan 2021, 18:42
Apelido: Edson
Data de Nascimento: 25 Ago 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São paulo belenzinho
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Filtro DI+RO

#7 Mensagem por Edson Turno »

olá quando tive problema assim era alguma coisa mal encaixada que seria a membrana de ro ou cartucho de resina invertido no meu caso na troca da resina inverti o cartucho e o tds marcava igual a saída de ro montei novamente e resolveu o problema,na dúvida desmonta tudo e começa do zero.
Conhecimento não se compra se adquire e se já o tem compartilhe ajude o próximo a crescer.

Avatar do usuário
Felipe Cota
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2597
Registrado em: 24 Jun 2009, 15:07
Apelido: cota
Localização: São Paulo
Curtiu: 31 vezes
Recebeu Curtir: 72 vezes

Re: Filtro DI+RO

#8 Mensagem por Felipe Cota »

Eu só tenho DI e faço uns 10 litros a cada 5 minutos. E meu reef resfria por ventoinha ou seja reponho muito maos água que quem tem chiller. Já tive alga e não tenho mais. Verifique outras coisas não eh só água de reposição...

Lucas Benatti
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 14
Registrado em: 17 Nov 2020, 15:45
Apelido: Lucas
Data de Nascimento: 19 Dez 2000
Cidade: Cristalina
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Filtro DI+RO

#9 Mensagem por Lucas Benatti »

Arnaldo Doi escreveu:como o ivan falou, pode ser a membrana montada errada ou mal assentada, verifique! no momento em que vc tampa o rejeito, essa contrapressão pode estar fazendo a membrana ficar no lugar correto... é a unica explicação q eu vejo pra essa situação doida aí hehehe

não deixe a mangueira de rejeito fechada... se vc não tiver restritor, tenta provisoriamente usar alguma coisa pra "prensar" a mangueira de rejeito.. eu uso um grampo (sargento) de marceneiro aqui e funcionou , mas isso foi de orelhada, o certo é instalar o restritor de acordo com a vazão da membrana


Entendi. Você quis dizer deixar a mangueira de rejeito aberta e diminuir o fluxo da água boa?

Muito obrigado galera! Consegui voltar o TDS pra 000. As algas estão se controlando depois de alguns dias tomando mais cuidado.

Arnaldo Doi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 121
Registrado em: 02 Set 2020, 10:28
Apelido: Arnaldo
Data de Nascimento: 21 Dez 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 35 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Filtro DI+RO

#10 Mensagem por Arnaldo Doi »

Lucas Benatti escreveu:Entendi. Você quis dizer deixar a mangueira de rejeito aberta e diminuir o fluxo da água boa?


Não, eu quis dizer para não deixar a mangueira do rejeito fechado por completo.. deixa ele "meio" aberto - é o que faria o restritor de fluxo.

E deixar o fluxo da agua boa totalmente livre.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”