🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Afinal de contas, é mito ou não: 1w por litro!?

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
AlexandreFonseca
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 109
Registrado em: 27 Jun 2017, 16:03
Apelido: Ale
Data de Nascimento: 22 Fev 1983
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 3 vezes

Afinal de contas, é mito ou não: 1w por litro!?

#1 Mensagem por AlexandreFonseca »

Galera,

Jogando a real...

Pesquisei bem sobre o uso de luminárias caseiras.
Porém, depois de muita leitura, fiquei preocupado devido a baixa qualidade utilizada nos LEDs das luminárias vendidas em sites como ML!

Decidi então partir para as luminárias de marcas já consagradas no mercado!

E aí que que começa a brincadeira...

Vi três luminárias:
Maxspect MJ-L165 65w (faixa de preço 2.9K)
Maxspect Ethernal 130w (faixa de preço 3.9k)
Ai Hydra 32 Hd 130w (faixa de preço 4.6k com suporte)

Meu aquário tem 70x50x50 (175L). Pensando na proporção de 1w para 1L, a escolha parece óbvia pela Ethernal 130w ou Hydra 32 Hd!
Porém, vi muito material onde a MJ-L165 de 65W dando conta tranquilo de tanques cubo (60x60x60) e corais diversos (moles, LPS e SPS).
Basta uma pesquisa rápida para ver que ela aparenta dar conta tranquilo (garantido saúde, crescimento e coloração aos corais)!

Meu marinho só tem corais moles. Talvez quero pegar uns LPS e, lá no futuro, ter um ou outro SPS.

Afinal...
Devo ignorar tudo que tenho visto sobre a MJ-L165 65W e me forçar a pegar a Ethernal ou Hydra devido a regra 1w por litro?
Como está esta proporção no aquário de vcs???
Alguém mais teve essa escolha para fazer???
Alguma recomendação de luminária???

Nixon Cabeceira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1391
Registrado em: 22 Jun 2009, 16:59
Apelido: CABECEIRA
Localização: araguari MG
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Afinal de contas, é mito ou não: 1w por litro!?

#2 Mensagem por Nixon Cabeceira »

...fórum de aquariofilia é um complemento para o nosso Hobby, ter o reef, projetar e dividir com os colegas, receber dicas, mas quando isso se torna em algo que te deixe triste é melhor se afastar... frequente o forum faça amizades e não inimigos...

[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

AlexandreFonseca
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 109
Registrado em: 27 Jun 2017, 16:03
Apelido: Ale
Data de Nascimento: 22 Fev 1983
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Afinal de contas, é mito ou não: 1w por litro!?

#3 Mensagem por AlexandreFonseca »

Nixon Cabeceira escreveu:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=2&t=49357

abs.


Então...
Levando a questão do PAR, conforme indicado no link, alguns pontos importantes:
Corais moles e LPS - 75 a 150
Corais SPS - 200 a 350

Do que consegui levantar:

Maxspect MJ-L165 65w - PAR alcança 240
Maxspect Ethernal 130w - PAR alcança 450
Ai Hydra 32 Hd 130w - PAR alcança 170

Sendo que o calculo da Hydra achei "estranho"... Muito baixa para uma luminária tão conceituada.

Mas como é a mais cara, fico entre a MJ e a Ethernal...

Se alguém tiver alguma outra opção (T5?) que alcance níveis de PAR legais para SPS e quiser indicar, aceito!

Obs.: O pior de tudo é que vemos muitas marcas de luminárias e quase nenhuma informa o PAR, apenas indica os watts!

Avatar do usuário
Denis P Lima
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 830
Registrado em: 13 Out 2010, 14:18
Apelido: Denis
Cidade: São Carlos
País: Brasil
Localização: São Carlos-SP
Curtiu: 220 vezes
Recebeu Curtir: 89 vezes

Re: Afinal de contas, é mito ou não: 1w por litro!?

#4 Mensagem por Denis P Lima »

Serve como guia!
Apenas isso, não dá pra comparar um led chines com Cree Semiled Osram Phillips, Etc.

Abraços

Denis
"LASCIATE OGNI SPERANZA VOI CHE ENTRATE"
Dante Aliguieri

"SE VIS PACEM,PARA BELLUM"

PROJETO SKIMMER "BURGER KING": http://www.brasilreef.com/viewtopic.php ... 63#p330563

Nixon Cabeceira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1391
Registrado em: 22 Jun 2009, 16:59
Apelido: CABECEIRA
Localização: araguari MG
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Afinal de contas, é mito ou não: 1w por litro!?

#5 Mensagem por Nixon Cabeceira »

Eu uso Aquailumination Prime.

Esse vídeo talvez possa te ajudar:

[videos]https://www.youtube.com/watch?v=7O92b04C_Fg[/videos]

abs.
...fórum de aquariofilia é um complemento para o nosso Hobby, ter o reef, projetar e dividir com os colegas, receber dicas, mas quando isso se torna em algo que te deixe triste é melhor se afastar... frequente o forum faça amizades e não inimigos...

[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

AlexandreFonseca
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 109
Registrado em: 27 Jun 2017, 16:03
Apelido: Ale
Data de Nascimento: 22 Fev 1983
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Afinal de contas, é mito ou não: 1w por litro!?

#6 Mensagem por AlexandreFonseca »

Nixon Cabeceira escreveu:Eu uso Aquailumination Prime.

Esse vídeo talvez possa te ajudar:

[videos]https://www.youtube.com/watch?v=7O92b04C_Fg[/videos]

abs.


Muito obrigado pelo vídeo!

Rapaz, para vc ver como são as coisas!

Estava certo em comprar uma Maxspect ou Aquaillumination... Mas sendo bem sincero... com dor na consciência em gastar 3K (no mínimo)...

Com as informações (principalmente sobre o PAR), já estou bem tentado a ir para uma ForFish 40W ou mesmo Spectra(Aqua Knight V2). De ontem para hj li muita coisa e, principalmente, questão de PAR! E ambas são boas!

Pensando que meu marinho contém apenas moles e que quero ter alguns LPS e um ou outro SPS menos exigente, talvez não seja hora de pegar uma super luminária!

Essa ForFish gostei e vi que é nacional... Apesar de não ter lentes nos LEDs, está bem espalhada e o PAR penetra bem! Tenho já um Nemolight 36W que colocaria ao lado, assim teria um aumento no PAR.
Já a Spectra Aqua Knight V2 é centralizada em um módulo só, o que me deixou cismado se terei algo uniforme ao longo dos 70cm. Talvez precisarei comprar 2...

Enfim... Aceito sugestões dessas duas!

Nixon Cabeceira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1391
Registrado em: 22 Jun 2009, 16:59
Apelido: CABECEIRA
Localização: araguari MG
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Afinal de contas, é mito ou não: 1w por litro!?

#7 Mensagem por Nixon Cabeceira »

A aquaillumination que eu possuo tem um PAR muito alto. Se der bobeira queima qualquer coral!
Esse PAR 170 que vc postou acredito que possa estar errado.
Recentemente fiz cotação para um medidor de PAR, o mais barato que achei no Brasil foi de R$5400,00 ( utilizado em agricultura ) e já vem CALIBRADO!
O medidor de PAR para aquário fica em torno de u$300,00 fora o frete e a taxação alfandegária ( não sei se pode ser CALIBRADO! ).

Esse link mostra alguns " pequenos aquas " com luminárias da AI:

https://www.aquaillumination.com/signat ... avid-saxby

Alguma informação sobre PAR:

https://www.aquaillumination.com/lightsciences/par

Abs.
...fórum de aquariofilia é um complemento para o nosso Hobby, ter o reef, projetar e dividir com os colegas, receber dicas, mas quando isso se torna em algo que te deixe triste é melhor se afastar... frequente o forum faça amizades e não inimigos...

[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

AlexandreFonseca
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 109
Registrado em: 27 Jun 2017, 16:03
Apelido: Ale
Data de Nascimento: 22 Fev 1983
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Afinal de contas, é mito ou não: 1w por litro!?

#8 Mensagem por AlexandreFonseca »

Nixon Cabeceira escreveu:A aquaillumination que eu possuo tem um PAR muito alto. Se der bobeira queima qualquer coral!
Esse PAR 170 que vc postou acredito que possa estar errado.
Recentemente fiz cotação para um medidor de PAR, o mais barato que achei no Brasil foi de R$5400,00 ( utilizado em agricultura ) e já vem CALIBRADO!
O medidor de PAR para aquário fica em torno de u$300,00 fora o frete e a taxação alfandegária ( não sei se pode ser CALIBRADO! ).

Esse link mostra alguns " pequenos aquas " com luminárias da AI:

https://www.aquaillumination.com/signat ... avid-saxby

Alguma informação sobre PAR:

https://www.aquaillumination.com/lightsciences/par

Abs.


Muito obrigado por mais essa ajuda.

Bom, vamos lá as informações que podem a vir ajudar outros:

De fato, quando falamos de LEDs, watts x litros é um mito. Pois neste caso, o que importa é o PAR gerado por eles!

Se vc busca manter:
Corais moles e LPS - 75 a 150
Corais SPS - 200 a 350

Com base nisso das luminárias caras (acima de 2 mil):
Maxspect MJ-L165 65w - PAR alcança 240
Maxspect Ethernal 130w - PAR alcança 450
Ai Hydra 32 Hd 130w - PAR alcança 500 (vi em dois vídeos com valores divergentes e fiz uma média)

Com base nisso das luminárias baratas (abaixo dos 2 mil):
Forfish 40W - PAR alcança 285
Spectra Aqua Knight 30W - PAR alcança 300

Aí vc pode pensar: Poxa, posso pegar as mais baratas!
OK! Pode (eu mesmo vou pegar uma Forfish de 80W), porém, saiba que existe um fator não tratado neste post:
"Tratamento da saída da luz do LED"

O que quero dizer?
As luminárias mais caras tem os LEDs com lente, o que ajuda na mesclagem de cores, provocando um efeito mais uniforme de cores! É um ganho absurdo que deve ser levado em consideração!
Já as mais baratas vc tem o LED sem lente o que, a baixa altura, provoca um faixo de luz focado...
Por exemplo: Tenho uma Nemolight que é possível ver no substrato uma "bolinha vermelha" de luz! Isso é péssimo!

Enfim, espero que este post tenha ajudado outros (assim como me ajudou)!

Claro, quem tiver mais informações para apresentar, será ótimo!

Thiago Ceccatto
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 7
Registrado em: 11 Out 2016, 12:39
Apelido: Thiagolog
Data de Nascimento: 10 Mai 1983
Cidade: Rio Claro
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Afinal de contas, é mito ou não: 1w por litro!?

#9 Mensagem por Thiago Ceccatto »

AlexandreFonseca escreveu:Galera,

Jogando a real...

Pesquisei bem sobre o uso de luminárias caseiras.
Porém, depois de muita leitura, fiquei preocupado devido a baixa qualidade utilizada nos LEDs das luminárias vendidas em sites como ML!

Decidi então partir para as luminárias de marcas já consagradas no mercado!

E aí que que começa a brincadeira...

Vi três luminárias:
Maxspect MJ-L165 65w (faixa de preço 2.9K)
Maxspect Ethernal 130w (faixa de preço 3.9k)
Ai Hydra 32 Hd 130w (faixa de preço 4.6k com suporte)

Meu aquário tem 70x50x50 (175L). Pensando na proporção de 1w para 1L, a escolha parece óbvia pela Ethernal 130w ou Hydra 32 Hd!
Porém, vi muito material onde a MJ-L165 de 65W dando conta tranquilo de tanques cubo (60x60x60) e corais diversos (moles, LPS e SPS).
Basta uma pesquisa rápida para ver que ela aparenta dar conta tranquilo (garantido saúde, crescimento e coloração aos corais)!

Meu marinho só tem corais moles. Talvez quero pegar uns LPS e, lá no futuro, ter um ou outro SPS.

Afinal...
Devo ignorar tudo que tenho visto sobre a MJ-L165 65W e me forçar a pegar a Ethernal ou Hydra devido a regra 1w por litro?
Como está esta proporção no aquário de vcs???
Alguém mais teve essa escolha para fazer???
Alguma recomendação de luminária???




Acho que uma questão na escolha é caso dê problema onde fazer a manutenção, tenho uma masxpect que eu mesmo troquei as ventoinhas, desparafusa e troca o packs, em relação as outras marcas não tenho como opinar pois nunca tive.
Obs. Tenho SPS e não uso ela em 100% esse negocio de 1w acho que é coisa de antigamente quando usava T5 ou HQI
abs

Mauro Specca
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 235
Registrado em: 22 Jun 2009, 10:30
Apelido: Yelow
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 9 vezes

Re: Afinal de contas, é mito ou não: 1w por litro!?

#10 Mensagem por Mauro Specca »

Minhas luminárias são Diy, uso uma de 180W, 18 leds de 10W, reef de 1,20x0,50x0,60 = 360lts. Não deixo em 100%. Tenho, SPS,LPS e softs. Depois de cinco anos funcionando, troquei os leds.
Medidas de PAR
Luminária a 10cm da lâmina d'agua.
10,0cm abaixo da superficie= 530
20,0cm abaixo da superficie= 350
30,0cm abaixo da superficie= 230
Não fiz a medição depois desses anos de uso, mas acho que poderia usar por mais uns 02 anos, sem trocar os leds.

Arnaldo Doi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 121
Registrado em: 02 Set 2020, 10:28
Apelido: Arnaldo
Data de Nascimento: 21 Dez 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 35 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Afinal de contas, é mito ou não: 1w por litro!?

#11 Mensagem por Arnaldo Doi »

Mauro Specca escreveu:Minhas luminárias são Diy, uso uma de 180W, 18 leds de 10W, reef de 1,20x0,50x0,60 = 360lts. Não deixo em 100%. Tenho, SPS,LPS e softs. Depois de cinco anos funcionando, troquei os leds.
Medidas de PAR
Luminária a 10cm da lâmina d'agua.
10,0cm abaixo da superficie= 530
20,0cm abaixo da superficie= 350
30,0cm abaixo da superficie= 230
Não fiz a medição depois desses anos de uso, mas acho que poderia usar por mais uns 02 anos, sem trocar os leds.


bom dia Mauro, blz?
muito bom!!! fale um pouco mais sobre esses leds... que marca é? vc está usando lentes?
tb fiz minha luminária.. tem 60 leds de 3w, lentes de 90 graus... mas não estou muito satisfeito...

Mauro Specca
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 235
Registrado em: 22 Jun 2009, 10:30
Apelido: Yelow
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 9 vezes

Re: Afinal de contas, é mito ou não: 1w por litro!?

#12 Mensagem por Mauro Specca »

Arnaldo, já montei várias luminárias, com leds de divs potências, cheguei a conclusão de que os leds de 10W são muito mais eficientes que os leds de 3W, se colocarmos uma luminária (60 leds de 3W)= 180W, "com lentes" do lado de uma luminária de 180W com leds de 10W "mesmo sem lentes" fica evidente e gritante a diferença. Uso leds Epistar 10, 20, 30K " sem lentes. Recentemente comprei alguns leds pelo mercadolivre, mas a qualidade é bem inferior, nota-se inclusive a diferença de peso entre os leds que adquiri pelo e.bay. Na montagem de luminárias com leds de 10W é Importante dimensionar corretamente dissipadores, coolers, fiação e resistores.

Arnaldo Doi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 121
Registrado em: 02 Set 2020, 10:28
Apelido: Arnaldo
Data de Nascimento: 21 Dez 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 35 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Afinal de contas, é mito ou não: 1w por litro!?

#13 Mensagem por Arnaldo Doi »

complicado!! luminária diy tem q ter muito critério e estudo... vou fazer mais algumas experimentações, mas to me sentindo como o ceguinho na barraca de tiro rsrs

to quase pegando uma forfish de 80w.. to pensando em instalar ele em um lado (em cima dos sps) , mesclado com minhas duas luminárias diy ( 60w cada uma, obviamente diminuindo a potencia deles ), e ver no que dá

Avatar do usuário
Ivan Rose
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 490
Registrado em: 25 Ago 2009, 16:23
Apelido: Ivan
Localização: Santo André - SP - Brasil
Curtiu: 104 vezes
Recebeu Curtir: 40 vezes
Contato:

Re: Afinal de contas, é mito ou não: 1w por litro!?

#14 Mensagem por Ivan Rose »

Não aguento olhar um post sobre iluminação e não dar meus pitacos.... kkkk
Sem fugir do assunto do post, a regra de 1W por litro não deve ser aplicada aos leds... digo... “não deve” e não “não pode”... explico...
Os leds são mais eficientes em se tratando de emissão luminosa por Watt... em média 40% mais eficientes, assim são também mais econômicos... lembrando que no caso dos leds, quem gasta energia é a fonte/driver que fornece a tensão/corrente de funcionamento para os leds, e não os leds em si...
Se os leds são mais eficientes, devo considerar uma menor potência em relação ao volume do aquário... o mercado em geral utiliza de 0,6 a 0,7 Watts por litro, mas há de se levar em consideração muitas coisas para definição da potência... tipo de led, qualidade e quantidade de leds por espectro; área a ser iluminada, altura de instalação da luminária, coluna d’água, ângulo da lente, animais que pretendo ter, etc.

Monto luminárias de led caseiras a 10 anos e posso dizer que, luminárias caseiras não deixam nada a desejar em relação às comerciais/importadas, desde que utilize os equipamentos certos... se quiser investir em algo com qualidade, não irá ficar tão caro quanto as importadas, porém se optar por bons equipamentos, por serem na maioria importados, acaba gastando um bom dinheiro!
DcsonLED - Luminárias de led sob medida para seu aquário.
FaceBook - https://www.facebook.com/DcsonLED
Loja Virtual - https://dcsonled.lojaintegrada.com.br

Avatar do usuário
fabio simoes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 709
Registrado em: 20 Mai 2010, 14:09
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 09 Nov 1972
Cidade: Sao paulo
País: brasil
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 34 vezes

Re: Afinal de contas, é mito ou não: 1w por litro!?

#15 Mensagem por fabio simoes »

O Ivan é um nome de peso no assunto.

Difícil não opinar mesmo.

Se sua intenção não é os sps super coloridos, não tem por que gastar 5k numa luminária, na minha opinião.

Eu uso em meu aquário hydra52 e Doled. Acho ambas excelentes.

Vejo o pessoal exagerando no tamanho do aquário que uma luminária importada cobre para justificar o preço, na minha opinião uma hydra32 não cobre 75cm de largura a não ser que cantos escuros não te incomodem ou você coloque ela a 50 cm de altura do display.

Dá uma olhada na DOLED, que usa led cree, nas luminárias do IVAN, nas luminárias da AQUALUMINE. Estude os tipos de led que usam, a cobertura real (para mim led cobre no máximo 10 cm na lateral que a luminária termina). Luminárias que colocam lentes/difusoras para aumentar a cobertura perdem muito em par.

Veja a questão de garantia e assistência após o período de garantia, etc.

abraço

AlexandreFonseca
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 109
Registrado em: 27 Jun 2017, 16:03
Apelido: Ale
Data de Nascimento: 22 Fev 1983
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Afinal de contas, é mito ou não: 1w por litro!?

#16 Mensagem por AlexandreFonseca »

Arnaldo Doi escreveu:complicado!! luminária diy tem q ter muito critério e estudo... vou fazer mais algumas experimentações, mas to me sentindo como o ceguinho na barraca de tiro rsrs

to quase pegando uma forfish de 80w.. to pensando em instalar ele em um lado (em cima dos sps) , mesclado com minhas duas luminárias diy ( 60w cada uma, obviamente diminuindo a potencia deles ), e ver no que dá


Comprei a ForFish de 80W...

Por enquanto estou gastando muito dela, único ponto de atenção é a tonalidade “azulada” que ela provoca se vc manter proporcional os LEDs coloridos e os LEDs brancos. Mas eu, particularmente, gosto! Destacam os corais! Por sinal, até o momento, todos estão bem abertos!

AlexandreFonseca
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 109
Registrado em: 27 Jun 2017, 16:03
Apelido: Ale
Data de Nascimento: 22 Fev 1983
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Afinal de contas, é mito ou não: 1w por litro!?

#17 Mensagem por AlexandreFonseca »

Ivan Rose escreveu:Não aguento olhar um post sobre iluminação e não dar meus pitacos.... kkkk
Sem fugir do assunto do post, a regra de 1W por litro não deve ser aplicada aos leds... digo... “não deve” e não “não pode”... explico...
Os leds são mais eficientes em se tratando de emissão luminosa por Watt... em média 40% mais eficientes, assim são também mais econômicos... lembrando que no caso dos leds, quem gasta energia é a fonte/driver que fornece a tensão/corrente de funcionamento para os leds, e não os leds em si...
Se os leds são mais eficientes, devo considerar uma menor potência em relação ao volume do aquário... o mercado em geral utiliza de 0,6 a 0,7 Watts por litro, mas há de se levar em consideração muitas coisas para definição da potência... tipo de led, qualidade e quantidade de leds por espectro; área a ser iluminada, altura de instalação da luminária, coluna d’água, ângulo da lente, animais que pretendo ter, etc.

Monto luminárias de led caseiras a 10 anos e posso dizer que, luminárias caseiras não deixam nada a desejar em relação às comerciais/importadas, desde que utilize os equipamentos certos... se quiser investir em algo com qualidade, não irá ficar tão caro quanto as importadas, porém se optar por bons equipamentos, por serem na maioria importados, acaba gastando um bom dinheiro!


Poxa Ivan, pena que não vi post seu antes!
Concordo contigo 200% sobre luminárias caseiras não perderem em nada para as luminárias “profissionais”.
O que precisa ficar claro é: Ao encontrar um ótimo profissional que constrói luminárias com LEDs de qualidade, o preço não será aquele que vemos em anúncios do mercado livre... tipo... luminárias de 200 conto. Não dá! Não tem milagre... O diferencial será poder montar conforme seu gosto!

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Afinal de contas, é mito ou não: 1w por litro!?

#18 Mensagem por Renato Vidal »

A combinação luz, posicionamento correto dos animais, circulação correta, altura do display correta faz com que nenhuma regra de luz seja válida.

Lá, 20 anos atrás, tinhamos HQI e tubular T8 (não, não existiam T5 ainda) e a referência usada era baseada em volume de água, para facilitar, mas nada de ciência.

Em 2009 o reef tinha 1200 litros interligados, sendo que o display principal coisa de 800 litros.

Era tocado com 500 watts de HQI + 312 watts de T5 (total 812 watts)
Troquei nesse mesmo ano tudo isso por 3 luminárias AquaIllumination Sol Blue (Total em 100% chegaria em 216 watts).

O aquário teve crescimento melhor e beleza que não compararia 1 ano a 2 meses. tanto o crescimento que ocorreu.


Da mesma forma, na época, era comum tratar relações para facilitar, tantas vezes o volume de água na recirculação, tantas vezes o volume de água no recalque.

E, com o passar do tempo, tecnologias, observações e qualidade de tudo o que está relacionado ao aquarismo marinho, entendemos que as combinações corretas funcionam e não precisam seguir nenhum padrão para isso.



Observação do aquário e acompanhamento dos parâmetros, e correções pontuais, isso sim é uma relação adequada.
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Avatar do usuário
Yuri Machado de Barros
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 497
Registrado em: 07 Dez 2017, 15:36
Apelido: YURI
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 51 vezes
Recebeu Curtir: 48 vezes

Re: Afinal de contas, é mito ou não: 1w por litro!?

#19 Mensagem por Yuri Machado de Barros »

a real é medir o PAR que sua luminária tá mandando..........entre 200-350 micromols......

e a qualidade da emissão.......o gráfico........porcentagem de azul e vermelho...........dá uma olhada nos estudos feitos pela Orphex............tenta se basear nisso para construir sua luminária...........

https://www.youtube.com/watch?v=IvftdY8-_1g

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”