🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Ajuda com alguma boa ideia.

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
Vagner Daniel da Silva
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 9
Registrado em: 16 Ago 2020, 14:59
Apelido: Vagner
Data de Nascimento: 29 Mar 1970
Cidade: Santo André
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes

Ajuda com alguma boa ideia.

#1 Mensagem por Vagner Daniel da Silva »

Boa noite a todos.
Vou trocar o vidro de meu aquário de 260 litros pois está muito riscado e manchado.
Conseguirei fazer isso sem perder a água e a biologia?Como fariam?

Nixon Cabeceira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1391
Registrado em: 22 Jun 2009, 16:59
Apelido: CABECEIRA
Localização: araguari MG
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Ajuda com alguma boa ideia.

#2 Mensagem por Nixon Cabeceira »

Ja fiz utilizando uma caixa d'água dessas azuis de 500 lts, dá um pouco de trabalho mas compensa.

No meu caso os animais , rochas e substratos ficaram na caixa por uma semana, depois remontei o aqua.

coloquei o substrato nesses potes de sorvete de 2l pra facilitar na hora de voltar pro aqua. coloquei a luminária em cima da caixa na gambiarrra.

Abs.
...fórum de aquariofilia é um complemento para o nosso Hobby, ter o reef, projetar e dividir com os colegas, receber dicas, mas quando isso se torna em algo que te deixe triste é melhor se afastar... frequente o forum faça amizades e não inimigos...

[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Arnaldo Doi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 121
Registrado em: 02 Set 2020, 10:28
Apelido: Arnaldo
Data de Nascimento: 21 Dez 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 35 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Ajuda com alguma boa ideia.

#3 Mensagem por Arnaldo Doi »

Vagner Daniel da Silva escreveu:Boa noite a todos.
Vou trocar o vidro de meu aquário de 260 litros pois está muito riscado e manchado.
Conseguirei fazer isso sem perder a água e a biologia?Como fariam?


bom dia Vagner.. se vc tiver precisando de algum recipiente para colocar a agua, eu tenho uma bombona de 250 litros, vai te servir certinho.. se tiver interesse, me contate em privado. abraço

akira inoue
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 610
Registrado em: 11 Dez 2010, 07:08
Apelido: Akira Inoue
Cidade: sao paulo
País: brasil
Localização: Sao paulo
Recebeu Curtir: 8 vezes

Re: Ajuda com alguma boa ideia.

#4 Mensagem por akira inoue »

alem de fazer o que ja falaram, eu usaria kit startup da prodibio ou algo do genero qnd voltar as coisas para o aqua
---------------------------------------
Akira Inoue
akirainoue@hotmail.com

ClaudioM
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 4
Registrado em: 28 Out 2020, 17:36
Apelido: Claudio
Data de Nascimento: 22 Fev 1973
Cidade: Rio de Janeiro
País: BRASIL

Re: Ajuda com alguma boa ideia.

#5 Mensagem por ClaudioM »

Caramba, vai dar muito trabalho! Mas é isso aí.
Talvez montar outro Aquário com o transporte imediato seja menos complicado.
Boa sorte!

akira inoue
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 610
Registrado em: 11 Dez 2010, 07:08
Apelido: Akira Inoue
Cidade: sao paulo
País: brasil
Localização: Sao paulo
Recebeu Curtir: 8 vezes

Re: Ajuda com alguma boa ideia.

#6 Mensagem por akira inoue »

trocando o aquario ainda recomendaria usar o kit startup

nao tem como fugir, seja troca do vidro ou do aquario vai dar trabalho kkkkk
---------------------------------------
Akira Inoue
akirainoue@hotmail.com

Cassiano Kurz
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 85
Registrado em: 21 Nov 2020, 20:29
Apelido: Cassiano Kurz
Data de Nascimento: 17 Dez 1987
Cidade: Joinville
País: Brasil
Localização: Pomerode
Curtiu: 15 vezes
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: Ajuda com alguma boa ideia.

#7 Mensagem por Cassiano Kurz »

Eu lhe pergunto se não tem MESMO como conviver com os riscos...

Particularmente eu deixa para trocar o vidro em outro momento.

Se tá tudo estável, em time que tá ganhando não se mexe.

Arnaldo Doi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 121
Registrado em: 02 Set 2020, 10:28
Apelido: Arnaldo
Data de Nascimento: 21 Dez 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 35 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Ajuda com alguma boa ideia.

#8 Mensagem por Arnaldo Doi »

Cassiano Kurz escreveu:Eu lhe pergunto se não tem MESMO como conviver com os riscos...

Particularmente eu deixa para trocar o vidro em outro momento.

Se tá tudo estável, em time que tá ganhando não se mexe.


cara, eu fico muito incomodado com risquinhos no vidro.. SE FOSSE COMIGO, eu trocaria sem duvida alguma!! um aquário de rochas vivas destaca-se pela agua cristalina e pela beleza das cores e formas realçadas pela iluminação, e se o vidro ta ruim, perde-se muito dessa contemplação.. se for fazer mesmo, gaste o tempo necessário para o silicone curar bem, e tb se algo não está legal na montagem, é uma oportunidade para aperfeiçoar o sistema (ex: fazer um overflow diferente).. abraço

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Ajuda com alguma boa ideia.

#9 Mensagem por Renato Vidal »

Vagner, é possível sim fazer toda a troca sem perder a biologia (um pouco sempre perdemos, mas mantem o suficiente para a partir disso regenerar o todo).

Porém, tenha em mente, sim, vai dar trabalho e vai exigir tempo de dedicação.


Alguns pontos importantes:

1 - Tenha tempo, não tem como parar no meio, então, se programe para ser tudo feito de forma continua.
2 - Prepare um pouco de água nova e deixe reservada, é normal perder um pouco de água com toda a movimentação, então precisara repor o nível


Para fazer,

Tenho como protocolo de mudança rss

1 - tiro as rochas maiores e as acomodo em galões abertos ou caixas organizadoras (de forma que não precise nem tirar os corais) e preencho com a água do aquário (lembrando que ser for precisar transportar isso tem que estar bem encaixado e com um peso que seja carregável.

2 - Agora sem rochas, tiro os peixes para um outro galão com água (se for rápido basta manter observação, se for demorar uma bomba recirculando)

3 - Tiro o restante da água em galões até que fique 1 ou 2 cm acima do nível do substrato.

4 - Retiro o substrato com a água restante em um galão ou reservatório, nessa hora temos que tem uma observação importante do estado do substrato, esperamos que esteja apenas com muita "poeira" mas pode também ter algo como uma lama, nesse caso deve aproveitar para dar uma lavada nele e descartar essa água (ai usa a água nova na hora que for repor).

Vidro novo,

5 - começa com uns 5 cm de água
6 - despeje todo o substrato e nivele
7 - Coloque as rochas montando o layout
8 - coloque um saco plástico no fundo ou um prato e com o auxilio de uma mangueira vá colocando toda a água que foi retirada.
9 - Ligue recirculação
10 - Se a poeira já baixou ou nem formou, pode transferir os peixes de volta e o restante da água.
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: Ajuda com alguma boa ideia.

#10 Mensagem por Reinaldo Chen »

A troca do vidro será um processo que dura no mínimo 3 dias, dia 1 desmontar , secar o aquário e retirar o vidro. Limpar e preparar para colagem. Colagem e secagem ( cura de silicone de 48 a 72 horas) e teste de vazamento. Pelo tamanho e necessidade de restaurar o aquário o mais rápido possível talvez seja mais simples comprar um aquário novo com custo próximo de fazer a substituição ( tirar vidro riscado e colar outro tem um custo de mão de obra muito caro devido a dificuldade de retirar silicone colado) .

Quanto menor o tempo melhores são as chances de sucesso de mudança rápida como se deseja.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”