🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Disposição de luzes para corais moles, LPS e SPS

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
AlexandreFonseca
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 109
Registrado em: 27 Jun 2017, 16:03
Apelido: Ale
Data de Nascimento: 22 Fev 1983
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 3 vezes

Disposição de luzes para corais moles, LPS e SPS

#1 Mensagem por AlexandreFonseca »

Olá pessoal,

Recentemente troquei de aquário e até publiquei algumas questões aqui sobre queda de água e wave maker... Passado por estes passos, estou na parte de iluminação.

Atualmente, coloquei 3 luminarias (2 de leds e 1 T5 que totalizam 86 Watts) no meu aquário (70x50x50 - 175 litros).

Atualmente só tenho corais moles e anemonas, mas quero expandir para LPS e SPS!

No mercado livre vi um anuncio de montagem de luminária e fiquei na dúvida nas três opções que eles oferecem (de cores).
A luminária anunciada é de barras de Leds SMD compondo 143 watts

As opções que eles apresentam são:
04 Branco 10.000k com 21 watts/m e 1.500 Lumens/m;
06 Azul Royal com 21 watts/m e 420 Lumens/m.
ou
04 Branco 10.000k com 21 watts/m e 1.500 Lumens/m;
04 Azul Royal com 21 watts/m e 420 Lumens/m;
02 Full Spectrum Rosa cm 21 watts/m e 700 Lumens/m.
ou
04 Branco 10.000k com 21 watts/m e 1.500 Lumens/m;
05 Azul Royal com 21 watts/m e 420 Lumens/m;
01 Full Spectrum Rosa cm 21 watts/m e 700 Lumens/m.

Não sei dizer qual a vantagem dessa Full SPectrum Rosa...
Alguém pode me ajudar nessa escolha? Qual ideal para ter uma gama maior de corais?

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Disposição de luzes para corais moles, LPS e SPS

#2 Mensagem por Renato Vidal »

Quando o assunto é iluminação, a variedade de qualidade disponíveis é muito grande, e por vezes, até mesmo enganosa.

A qualidade do LED, da luminária, do conjunto, tudo interfere no resultado final aos corais.

Para os corais, o que precisam é de luz, a luz ideal para crescimento e se manter saudável são temperaturas de cores que nem sempre agradam nosso visual, O branco é o essencial, a luz solar (ideal ao ver de muitos que seguem um padrão natural) é equivalente ao branco amarelado, 6500 K.

Nos LEDs, é então preciso equilibrar com outras cores, para que nossos olhos possam curtir mais isso, só assim veremos parte do brilho, das cores, de todas as nuances de um coral.

O mais usado são branco + azul + Azul Royal ou Actinica (todos os tons de azul destacam a luminescência natural dos corais).
Algumas cores como amarelo, vermelho ou verde também são usadas, para melhorar o tom de corais vermelhos por exemplo corais vermelhos ou amarelos ficam apagados quando a luz é somente branca e azul, nesse caso, destacam usando pouco (bem pouco mesmo) vermelho ou verde.

Já o rosa citado, é muito usado em aquários de água doce plantados, pois destacam o verde.
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”