🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Me ajudem por favor?!

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
marcosduo
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 3
Registrado em: 09 Ago 2020, 23:49
Apelido: Duo
Data de Nascimento: 01 Mai 1989
Cidade: Brasilia
País: DF
Curtiu: 2 vezes

Me ajudem por favor?!

#1 Mensagem por marcosduo »

Pessoal, tudo bem?

Sou iniciando no fórum e também no mundo do aquarismo. Gostaria muito da ajuda de vocês.

Há uns 3 meses atrás, eu comprei nano reef de 15 litros (25x25x25), em um Petshop de minha cidade.

Nele eu tenho o ecossistema abaixo:

- 2 ocellaris;
- 1 caranguejo aranha;
- 8 parguros;
- Turbo snail;
- 1 coral trompete;
- 1 ricorda verde;
- 1 trompete verde;
- 1 Yellow Polips;
- 1 clovis;
- 1 Zoantus;
- 2 Kenia;
- 1 pocillopora.

Pesquisando e conhecendo um pouco melhor sobre nano Reef, percebi que este aquário é minúsculo para os animais que vivem dentro dele. Embora eu nunca tenha perdido nenhum animal nele contido, sei que a qualidade de vida deles, está muito ruim e deve está sofrendo ali dentro.

Estou fazendo um pequeno projeto para a aquisição de um Nano Reef de 216 litros (60x60x60), para poder dar um melhor ambiente e qualidade de vida para eles.

Podem por favor me ajudar com os itens abaixo:

Ja comprei

- Cubo 60x60x60 (sump traseiro 10 cm)
- Skimmer Dymax LS 20
- Thermostasto Dophin AH - 1006 - 300W
- Bomba Sarlobetter SB1000A - 400 a 1000 L/H

Preciso comprar:

- Iluminação. Desejo ter uma que possa ter time e sistema inteligente de iluminação. Consigo comprar uma com orçamento de até R$ 1000.00 a 1.500
- Sistema de resfriamento. Coller que eu possa utilizar nos dias quentes, pois aqui em Brasília o tempo está quente e seco.
- Testes. No outro não usava, mas desejo usar neste.
- Suplementação de corais. No outro não usava, nesse posso fazer?
- Matriz. Na loja eles já atualizam algumas cerâmicas. Pode me ajudar em falar quais são necessárias?

Esses que citei acima, estão bons para este novo aquario? Preciso de algo a mais?

Na loja eles já me fornecem a água salgada toda certinha para eu fazer o TPA (15 em 15 dias), e também a agua doce para reposição. Então essas duas águas eu compro o galão direto com eles e não uso equipamento para tal.

Agradeço muito a todos vocês!
icon_crybaby

Avatar do usuário
Fernando Dutra
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 14 Fev 2020, 11:34
Apelido: Fdvieira
Data de Nascimento: 28 Abr 1979
Cidade: BELO HORIZONTE
País: Brasil
Localização: BELO HORIZONTE
Curtiu: 21 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Me ajudem por favor?!

#2 Mensagem por Fernando Dutra »

Boa tarde Marcos,

Em primeiro lugar, que bom que você "mergulhando" no hobby e que está preocupado com a qualidade de vida dos animais. icon-aplauder
Vou dar minha contribuição e espero que outros possam ajudá-lo também. Principalmente porque há muita polêmica em relação ao uso de vários itens.

com relação aos testes, sugiro PH, KH, Ca e Mg e salinidade - esses parâmetros vão ajudar bastante na condução do seu aquário. Muitos recomendam Fosfato, Silicato e Nitrato, já outros falam que é possível identificar se estes parâmetros estão fora da faixa "ideal" ao observar bem o seu sistema (principalmente em relação ao aparecimento de algas). É claro que quanto mais elementos melhor, mas com o tempo você vai perceber que nem todos são indispensáveis.

Suplementação de corais, como o próprio nome diz é um suplemento, um algo a mais. Muitos tem aquários lindos sem fazer uso. A base da alimentação da maioria dos corais é a luz, e os corais se utilizam dos elementos da água para promover o crescimento dos seus tecidos. Então, com uma boa iluminação e uma boa qualidade da água você consegue manter bem os seus corais. Caso você escolha partir para os corais mais exigentes que existem, a suplementação é uma boa alternativa.

Com relação as mídias acho interessante ver a seguinte playlist do Moisés Gama: https://www.youtube.com/watch?v=8Z8v45Z ... Tq95OGDhf2
Também nesse quesito você vai encontrar pessoas que não utilizam mídias. Eu tenho aproximadamente 10 litros de mídia (diversas marcas) para um sistema de ~450l reais.

Você chegou a fazer uma avaliação de custo benefício em relação a água doce e de TPA? Sua proposta de fazer TPA de 15 em 15 dias, mais o volume e água doce que você vai ter que repor (Brasília é muito seco mesmo) e ao adicionar um cooler (que é importante sim no seu caso) vai aumentar a evaporação. As vezes um deionizador com osmose reversa vale a pena a longo prazo.

Ainda com relação a TPA, a frequência que você precisa fazer vai depender do seu sistema e de como você conduz ele. Pode ser que em determinado momento você avalie a reposição dos elementos mais consumidos no aquário (tipo um Balling) e reduza significativamente o custo com água salgada. É claro que é sempre bom ter uma reserva de água para uma eventual emergência.

Arnaldo Doi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 121
Registrado em: 02 Set 2020, 10:28
Apelido: Arnaldo
Data de Nascimento: 21 Dez 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 35 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Me ajudem por favor?!

#3 Mensagem por Arnaldo Doi »

bom dia Duo, blz?
com o novo aquario, certeza que vc vai ter que repensar a circulação interna, eu investiria no minimo em duas wavemaker de 4000 litros tipo jebao, um em cada lado do aquario, isso pensando na qualidade de vida dos habitantes.. vc está saindo de um nano de 15 litros para um aquario de 216 litros, é outro mundo, vai ter q redimensionar tudo (materialmente, psicologicamente e financeiramente falando rsrsrsrs)

marcosduo
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 3
Registrado em: 09 Ago 2020, 23:49
Apelido: Duo
Data de Nascimento: 01 Mai 1989
Cidade: Brasilia
País: DF
Curtiu: 2 vezes

Re: Me ajudem por favor?!

#4 Mensagem por marcosduo »

Obrigado por terem respondido e obrigado por ajudarem!

Realmente esse hobby é mágico estou maravilhado com ele. Posso dizer a vocês que estou bem feliz.

Ainda não montei o display, pois estava realmente em dúvidas e dicidi começar a colocar no papel o meu projeto dos sonhos que é na media de 120x60x50 ao invés da medida inicial. Estou começando a fazer a cotação do display com alguns fabricantes aqui em Brasília.

Decidi começar a adquirir todos os demais itens, após eu fechar o display, com excessão do filtro deonizador que já comprei e já estou fazendo a água para reposição.

Ao invés de fazer o sump traseiro como falei no inicio, decidi que vou fazer um sump externo com reposição por gravidade. Podem me dar dicas de um projeto de SUMP funcional? Aqui em Brasília eles me proporam fazer apenas com caixa de perlon e a reposição por gravidade.

A altura de 50 cm é uma boa altura para a iluminação? A profundidade de 60 cm está bacana?

Preciso de muita ajuda quanto ao projeto ideal para o SUMP.

Agradeço muito a atenção de vocês!

Arnaldo Doi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 121
Registrado em: 02 Set 2020, 10:28
Apelido: Arnaldo
Data de Nascimento: 21 Dez 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 35 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Me ajudem por favor?!

#5 Mensagem por Arnaldo Doi »

bom dia Duo, blz??

cara, o aquarismo em si é um hobby fascinante, mas o marinho... é mágico, como vc bem disse

o bichinho do aquario grande te picou com gosto, hein?? de 15 litros, foi pra 216, agora tá batendo nos 360!! rsrsrsr

já tive um aquario nessa medida (120x50x60), excelente escolha! O sump dependerá bastante de onde vc vai instalar.. normalmente é embaixo, dentro do movel. No meu caso, instalei meu sump em outro comodo da casa, assim tive bastante espaço para pensar em outras opções interessantes, como refugio, chiller, espaço para drenar a agua de tpa embaixo do sump, entre outras soluções. O sump em si pode variar bastante em design, podendo ter quebra bolhas (algo q está ficando em desuso), caída com perlon (filtragem mecânica, muito util), compartimento com nivel permanente de agua para o skimmer, pode ter um segundo compartimento destinado à midias biologicas/refugio/reatores diversos, e um terceiro para o recalque, com nivel de agua controlada por boia, para reposição. Enfim, dependerá bastante do espaço que vc vai destinar a ele... na minha opinião, quanto mais espaçoso, melhor, mais facil pra limpar, mais facil pra encaixar novas funções, vc aumenta o volume liquido de agua, dando mais estabilidade ao sistema, mais espaço para circulação de ar, para de repente vc instalar um ventilador, etc etc

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”