🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Calibrando o refratômetro da maneira correta

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
felipermartins
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 22
Registrado em: 05 Mai 2020, 20:27
Apelido: Felipe
Data de Nascimento: 27 Mar 1997
Cidade: Brasília
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 1 vez

Calibrando o refratômetro da maneira correta

#1 Mensagem por felipermartins »

Galera, adquiri um refratômeto e veio aquela pulga atrás da orelha "será que esta calibrado certinho?". Com a água estava dando menos de 1000, acredito que mais de 2 tracinhos, mas não consegui identificar. Com soro eu não aferi.

Levei até uma loja para calibrar e fiquei com mais suspeitas ainda, pois conversando com o dono momentos antes ele me disse que a água deles estava em 1025, mas o funcionário calibrou pra 1028. Além disso a loja estava meio "largada" acredito que pelo momento que estamos passado, pois já conhecia a loja antes. Além disso tudo o funcionário não conferiu com o deles e eu não insisti. Então eu mesmo iria calibrar novamente. icon_thumbsdownsmileyanim

Na teoria é muito simples de calibrar, é só aferir com água, seja de RO/DI ou da tordeira msm (se não for água de poço ou similares não há diferença no refratômetro), seja com soro fisiológico (mais seguro por ter uma salinidade conhecida). Mas o problema foi que não encontrei um consenso para a gravidade específica do soro (a grandeza que a gente usa para medir a densidade da água) e não quis fazer o cálculo por ser um pouco complicadinho.

Além de todos esses problemas, o refratômetro deveria ser calibrado na densidade que a gente vai usar no aquário, pois qualquer refratômetro apresenta um erro quando a amostra se distancia do valor para o qual foi calibrado. Nos fóruns eu encontrei algumas bizarrices na calibração e não encontrei nenhum post com uma solução de densidade conhecida. Como não se acha isso para comprar, fui atrás de algum artigo acadêmico onde eu pudesse encontrar um solução com gravidade 1026 e então era só calibrar com a solução preparada.

Encontrei um site muito bacana chamado Química do aquário (https://sites.google.com/view/aquaquimi ... fratometro) com um texto com boas referências bibliográficas ensinando uma solução para calibrar refratômetro e outra para densímetro. O site tem alguns artigos a respeito da qualidade da água bem interessantes, vale a pena conferir.

Lá tem uma solução feita com sal e outra com bicarbonato de sódio. Usei a com bicarbonato pois tem menos chances de conter impurezas que irão influenciar na calibração. O sal de cozinha não pode ser utilizado pois contem iodo, que interfere muito no resultado. Acredito que fazendo com o próprio sal que está usando para preparar a água obtêm-se um bom resultado.

Vamos ao preparo da solução:

É necessário uma balança de precisão de 0,1g (aqui que eu me enrolei :lol: icon_bangin ) pois iremos pesar 4,2g de bicarbonato. No meu caso eu só dispunha de balanças com precisão de 1g e tinha 2 dessas de marcas diferentes em casa, então usei elas mesmo, aferindo nas 2.

Primeiro você precisa tarar o recipiente onde irá preparar a solução. No caso eu fiz nesse pote de mel para deixar guardado e sempre aferir antes de usar.
Imagem

Após, pese 4,2g de bicarbonato. Aqui que começa o meu problema, pois as balanças que tenho pesariam 4 ou 5 com intervalo desconhecido. O que fiz para contornar isso foi pesar 5g. Coloquei 4g de bicarbonato e fui adicionando muito pouco até chegar em 5 e sempre conferindo nas duas balanças. Quando a faculdade voltar eu farei uma solução no laboratório usando a balança de lá, por enquanto vai essa mesmo kkk icon_assobiando
Imagem

Em seguida você deve adicionar água deionizada até a balança marcar 100g, dessa forma você prepara uma solução de 4,2% o que daria uma densidade de 35/1000 ou 1026. Como eu estou fazendo com 5g de bicarbonato precisei adicionar água até a marca de 119g. Importante aferir a temperatura da água para averiguar se não está muito diferente de 20ºc, pois na medição o refratômeto ajusta a temperatura, mas na calibração ela precisa estar em 20ºc.
Imagem Imagem

Pronto, agora é só mexer até dissolver tudo e calibrar o refratômetro em 1026.

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Calibrando o refratômetro da maneira correta

#2 Mensagem por Celso Suguimoto »

Boa dica, embora eu sempre usei agua destilada para calibrar, acho mais pratico
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Emerson Bisco
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 424
Registrado em: 24 Nov 2009, 12:07
Apelido: PI
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Calibrando o refratômetro da maneira correta

#3 Mensagem por Emerson Bisco »

Eu não acredito que a temperatura da água tenha influência ma medição, pois a quantidade é tão pequena que ao tocar no refratômetro, ela vai alterar.

O que percebi é que o refratômetro em si que tem que estar nesta temperatura. Nessa época de frio que estamos o refratômetro está bem frio e se você medir água deionizada vai perceber que ele dá um pouco acima de 1000.

Já no verão, não tem-se este problema.

Aí você colocar a ponta dele mergulhada em um pouco de água morma durante um minuto ou pouco mais e mede novamente e ele vai marcar 1000.

Então, PRA MIM, o que importa é que o aparelho esteja em uma temperatura mais próxima à da água do aquário para evitar marcações imprecisas.

felipermartins
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 22
Registrado em: 05 Mai 2020, 20:27
Apelido: Felipe
Data de Nascimento: 27 Mar 1997
Cidade: Brasília
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Calibrando o refratômetro da maneira correta

#4 Mensagem por felipermartins »

Correto, a temperatura não interfere pois refratômetros do tipo ATC tem correção automática da temperatura. Como eu disse, ela só tem influência na calibração.

Quando você calibra o refratômetro ele "entende" que aquela amostra é o padrão e vai adotar aquele valor como correto. A temperatura tem uma grande influência na densidade da amostra. Logo, colocando uma amostra fora das condições ideais, o refratômetro vai adotar um valor incorreto como sendo o padrão correto.

Depois de calibrado não faz muita diferença.

Mas mesmo para a calibração, uma variação pequena não irá ter uma interferência tão grande, então não precisamos ter paranoia com isso.

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Calibrando o refratômetro da maneira correta

#5 Mensagem por Celso Suguimoto »

De qq forma eh importante calibrar. Ja vi gente q se sente segura por ter um refratometro e esquece disso.

Eu tenho um milwalkee electrónico. Nele eh facil perceber a diferenca
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Emerson Bisco
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 424
Registrado em: 24 Nov 2009, 12:07
Apelido: PI
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Calibrando o refratômetro da maneira correta

#6 Mensagem por Emerson Bisco »

Celso Suguimoto escreveu:De qq forma eh importante calibrar. Ja vi gente q se sente segura por ter um refratometro e esquece disso.

Eu tenho um milwalkee electrónico. Nele eh facil perceber a diferenca


Sim, calibrar é essencial. Mas como falei anteriormente, não adianta ele estar calibrado e a temperatura dele estiver bem diferente da água. Mas esta situação ocorre principalmente no inverno, onde o aparelho está bemmmmm mais frio do que a água do aquário...aí a água em contato com ele fica tão fria igual e a leitura sai errada. Já tive 4 pontos de diferença numa situação desta. Basta aquecer ele um pouco que volta a marcar corretamente.

Avatar do usuário
Paulo Mallard Scaldaferri
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 54
Registrado em: 17 Mai 2018, 22:48
Apelido: Paulinho
Data de Nascimento: 16 Nov 1980
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Curtiu: 24 vezes
Recebeu Curtir: 8 vezes
Contato:

Re: Calibrando o refratômetro da maneira correta

#7 Mensagem por Paulo Mallard Scaldaferri »

Para quem não pode preparar a solução, segue uma possível alternativa, que já é melhor do que calibrar com RODI: usar soro fisiológico de farmácia 0.9% e calibrar para 1.005

felipermartins
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 22
Registrado em: 05 Mai 2020, 20:27
Apelido: Felipe
Data de Nascimento: 27 Mar 1997
Cidade: Brasília
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Calibrando o refratômetro da maneira correta

#8 Mensagem por felipermartins »

Paulo Mallard Scaldaferri escreveu:Para quem não pode preparar a solução, segue uma possível alternativa, que já é melhor do que calibrar com RODI: usar soro fisiológico de farmácia 0.9% e calibrar para 1.005


Paulo, é uma excelente opção mesmo. Eu só fiz a solução pois entre a calibração com soro e a nossa medição usual de 1023-1027 existe um erro do refratômetro. Quanto mais distante é o valor da amostra em relação ao valor usado na calibração, maior o erro. Existe uma explicação de quanto seria esse erro, mas nem vale a pena tentar entender kkkk E sem dúvidas é melhor que água normal, pois é uma solução de concentração exata e conhecida.

Agora a grande dúvida que eu fiquei foi com relação ao valor (1005). Na internet eu encontrei opiniões dizendo 1005, 1006, 1009, mas eram opiniões. Eu procurei bastante alguma coisa que me desse certeza da densidade relativa do soro para confirmar essa dúvida porém não encontrei, tentei fazer o cálculo, mas me atrapalhei demais. Onde você viu esse valor?

O meu refratômetro apresenta, além da escala de densidade relativa, uma escala de partes por mil. E ao calibrar em 9ppmil com o soro, ele marca em torno de 1006/1007 na densidade relativa. Se a escala do meu refratômetro não estiver errada, esse seria o valor correto. Concorda?

Avatar do usuário
Paulo Mallard Scaldaferri
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 54
Registrado em: 17 Mai 2018, 22:48
Apelido: Paulinho
Data de Nascimento: 16 Nov 1980
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Curtiu: 24 vezes
Recebeu Curtir: 8 vezes
Contato:

Re: Calibrando o refratômetro da maneira correta

#9 Mensagem por Paulo Mallard Scaldaferri »

felipermartins escreveu:
Paulo Mallard Scaldaferri escreveu:Para quem não pode preparar a solução, segue uma possível alternativa, que já é melhor do que calibrar com RODI: usar soro fisiológico de farmácia 0.9% e calibrar para 1.005


Paulo, é uma excelente opção mesmo. Eu só fiz a solução pois entre a calibração com soro e a nossa medição usual de 1023-1027 existe um erro do refratômetro. Quanto mais distante é o valor da amostra em relação ao valor usado na calibração, maior o erro. Existe uma explicação de quanto seria esse erro, mas nem vale a pena tentar entender kkkk E sem dúvidas é melhor que água normal, pois é uma solução de concentração exata e conhecida.

Agora a grande dúvida que eu fiquei foi com relação ao valor (1005). Na internet eu encontrei opiniões dizendo 1005, 1006, 1009, mas eram opiniões. Eu procurei bastante alguma coisa que me desse certeza da densidade relativa do soro para confirmar essa dúvida porém não encontrei, tentei fazer o cálculo, mas me atrapalhei demais. Onde você viu esse valor?

O meu refratômetro apresenta, além da escala de densidade relativa, uma escala de partes por mil. E ao calibrar em 9ppmil com o soro, ele marca em torno de 1006/1007 na densidade relativa. Se a escala do meu refratômetro não estiver errada, esse seria o valor correto. Concorda?


Boralá. A conta é a seguinte:

Densidade de NaCl é 2,16g/cc
9g de NaCl ocupa 4.16667ml do volume total de 1L
Sobram 995.833333ml de água
995.833333ml água x 1g/ml = 995.833333g água + 9.0g NaCl = 1004.833333g em 1000ml = 1.00483g/ml

1.0048 a gente considera como o mesmo que 1.005 para fins de medida na escala confiável pela visão no refratômetro.

Já testei em mais de um refratômetro analógico e digital calibrados, então pode confiar.

Exemplo de discussão dos cálculos que levam a esta conclusão: https://chemistry.stackexchange.com/questions/83985/why-is-the-specific-gravity-of-0-9-saline-1-0046

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”