🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Aquario marinho em fibra de vidro

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
Erico Barbosa Lima
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 1
Registrado em: 02 Abr 2019, 01:26
Apelido: Ericobl
Data de Nascimento: 24 Ago 1978
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro

Aquario marinho em fibra de vidro

#1 Mensagem por Erico Barbosa Lima »

Olá a Todos!

Venho a mais ou menos 1 ano estudando sobre o hobby de aquarismo, estou com um aquário de 47 litros montado com sump traseiro, inicialmente ele seria um reef, mas minha esposa ao ver minha dedicação e prazer ao falar sobre o assunto, resolveu fazer meu aniversário com tema de fundo do Mar(Sim ela é louca), e assim comprou betas para dar de lembrança, e assim ficamos com um, assim meu projeto que seria minha entrada no mundo marinho, acabou virando um pequeno plantado com um beta; Agora estou querendo montar finalmente meu marinho, já tenho os vidros que eram uma mesa nossa que quebro, dando para fazer um aquário que mediria 100x46x45cm, vidro de 6mm, com travas francesas, mas agora andei vendo umas estruturas de fibra de vidro, e pensei porque não fazer meu aquário com o chão e fundo em fibra e assim aproveitar os vidro do fundo e do chão para fazer um assim um aquário de 100x100x45cm, mas não achei nada na net sobre usar este tipo de estrutura para aquário, gostaria de uma opinião!!

Agradeço a todos!!

Nixon Cabeceira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1391
Registrado em: 22 Jun 2009, 16:59
Apelido: CABECEIRA
Localização: araguari MG
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Aquario marinho em fibra de vidro

#2 Mensagem por Nixon Cabeceira »

Erico,

Na minha opinião não vai dar certo!

Motivo: fazer a junção de fibra de vidro e vidro é inviável! Os dois materiais tem coeficiente de dilatação diferentes e resistência diferentes.

Acredito que o melhor seria definir o tamanho que quer o aqua e não começar a fazer o aqua reaproveitando pedaços de vidro.

Um aqua de 100x100x45 terá 450 litros de água o que dá no mínimo 450 KG!

abs.
...fórum de aquariofilia é um complemento para o nosso Hobby, ter o reef, projetar e dividir com os colegas, receber dicas, mas quando isso se torna em algo que te deixe triste é melhor se afastar... frequente o forum faça amizades e não inimigos...

[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Aquario marinho em fibra de vidro

#3 Mensagem por Matias Gomes »

eu não montaria de fibra, vc vai ter tanta dor de cabeça e custo alto que não compensa, de vidro e rapido e simples e sem erro, desde que feito por quem sabe, já vi estruturas de alvenaria grandes revestidas de fibra, mas são outra historia.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Yuri Machado de Barros
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 495
Registrado em: 07 Dez 2017, 15:36
Apelido: YURI
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 51 vezes
Recebeu Curtir: 48 vezes

Re: Aquario marinho em fibra de vidro

#4 Mensagem por Yuri Machado de Barros »

compra um usado no Mercado Livre...........no máximo vc tem de recolar ele........ou fazer uns furos extras.......coisa que vc mesmo pode fazer............

já deu uma olhada nos Classificados daqui....

felipermartins
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 22
Registrado em: 05 Mai 2020, 20:27
Apelido: Felipe
Data de Nascimento: 27 Mar 1997
Cidade: Brasília
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Aquario marinho em fibra de vidro

#5 Mensagem por felipermartins »

É possível sim, afinal temos piscinas inteiras feitas com fibra. Mas é importante lembrar que as piscinas possuem uma forte estrutura para segurar a fibra (paredes de terra ou concreto) e a fibra fica praticamente por conta da contenção da água e formato da piscina. Pra suprir essa necessidade, uma estrutura de ferro por trás da fibra ou uma boa espessura de fibra, não sei quanto.

Quanto aos diferentes coeficientes de dilatação que o nosso amigo citou, vale uma atenção sim, porém o silicone irá suprir essa necessidade. Faça como o Basso ensina nos aquários de concreto (outro material que você pode utilizar).

Agora a minha opinião é que não vale a pena. Por questões estéticas e práticas. Principalmente estéticas! Mas é possível... Eu faria todo de vidro e com vidros de 10mm. Não utilize o de 6. É uma economia "burra" que não vale a pena. Eu cotei essa semana um aquário de 100x50x50 10mm somente a vidraria, sem a colagem (eu mesmo faria) e saiu por R$400,00. Moro em Brasília, mas acho que esse preço não irá ser muito diferente em outras regiões. Os vidros serão os itens de menor custo no aquário, tendo em vista que são os únicos itens que irão permanecer por toda a vida do mesmo. Esse valor você parcela e ainda assim vai custar menos que um skimmer, por exemplo, e terá uma vida útil muito maior.

Avatar do usuário
Yuri Machado de Barros
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 495
Registrado em: 07 Dez 2017, 15:36
Apelido: YURI
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 51 vezes
Recebeu Curtir: 48 vezes

Re: Aquario marinho em fibra de vidro

#6 Mensagem por Yuri Machado de Barros »

é verdade...como o amigo Felipe disse........é possível usar fibra.....quem lembra do EXOTIQUARIUM do Shopping Morumbi............os tanques eram de fibra em sua maioria............

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”