🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Problemas desconhecido com todos corais do reef

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
marcosdassie
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 7
Registrado em: 21 Dez 2019, 00:08
Apelido: marcosdassie
Data de Nascimento: 14 Jul 1995
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Problemas desconhecido com todos corais do reef

#1 Mensagem por marcosdassie »

Olá a todos, galera estou recorrendo a este tópico para tentar solucionar um problema com meu reef que não consigo identificar a meses o que acontece.
Eu tenho um aquário pequeno de 60 litros, onde utilizo um skimmer, filtro uv, 2 hang-on, com mídias biológicas siporax e mídia filtrante para silicato, amônia, nitrito, nitrato e cobre (da marca seachem). Removi o uso de carvão ativado e substitui por Purigen Seachem. Utilizo também como alimento para os corais na coluna de agua, Fuel e Zoo Plankton. Fiz testes de amônia, silicato, ph, alcalinidade, magnésio, cálcio, fosfato tudo da marca RedSea. Ja fiz troca total da agua do reef com sal da Aquaforest, OceanTech e RedSea. Faço TPAs semanais com filtro R.O e sempre esta zerada. Densidade 1025. Temperatura 26-27 graus. Luminária de 140w (que uso no mínimo, mas ja usei no médio e máximo e não fez diferença)
O problema que vem acontecendo é que nenhum coral meu que possuo (e que já tive) estão sobrevivendo, atualmente eu tenho Zoanthus, Mushroom Verde, e uma Xenia Blue que não aguentou 1 semana no aquário e já esta morrendo. Tenho algumas fotos do dia que coloquei e de como estão atualmente.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Imagem
https://ibb.co/j4hxffZ
https://ibb.co/xD8JLCb
https://ibb.co/ySXBrXF

------------------------------------------------------
Parametros (23/12/2019)
Densidade - 1025 (Aferido com Refratomero)
Magnésio - 1480
Temperatura - 27 graus
Ph - 8.4
Calcio - 395
Kh - 5.45
Silicato - 0
Fosfato - 0
Amônia - 0
Nitrito - 0
Nitrato - 0


Imagem do Aquário hoje.
Imagem
Editado pela última vez por marcosdassie em 23 Dez 2019, 15:22, em um total de 3 vezes.

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Problemas desconhecido com todos corais do reef

#2 Mensagem por Mauro Becker »

Marcos,

Bem vindo ao Brasil Reef, fique entre amigos!

Sobre o problema, gostaria de saber o tempo de montagem deste aquário, e os valores que vc encontrou nos testes efetuados.

Tem uma foto geral do aquário?
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

marcosdassie
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 7
Registrado em: 21 Dez 2019, 00:08
Apelido: marcosdassie
Data de Nascimento: 14 Jul 1995
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Problemas desconhecido com todos corais do reef

#3 Mensagem por marcosdassie »

Mauro Becker escreveu:Marcos,

Bem vindo ao Brasil Reef, fique entre amigos!

Sobre o problema, gostaria de saber o tempo de montagem deste aquário, e os valores que vc encontrou nos testes efetuados.

Tem uma foto geral do aquário?


Boa Tarde Mauro, tudo bem? assim que eu chegar em casa vou tirar uma foto dele e te enviar junto com os valores atuais dos parâmetros. Mas a respeito do tempo de montagem, tem aproximadamente 1 ano e meio.

Vinicius Silveira
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 5
Registrado em: 13 Nov 2019, 11:32
Apelido: Vinicius Silveira
Data de Nascimento: 06 Out 1995
Cidade: Campinas
País: Brasil

Re: Problemas desconhecido com todos corais do reef

#4 Mensagem por Vinicius Silveira »

Cobre.
Pode fazer o teste de cobre...

Sua agua de reposição deve estar vindo com cobre da rua, ou algum termostato estourou ai dentro...
Muito provavelmente cobre... tive o mesmo problema aqui.

marcosdassie
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 7
Registrado em: 21 Dez 2019, 00:08
Apelido: marcosdassie
Data de Nascimento: 14 Jul 1995
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Problemas desconhecido com todos corais do reef

#5 Mensagem por marcosdassie »

Vinicius, eu até cheguei a pensar em cobre também, só que todos meus crustáceos estão vivos e muito bem, tenho camarão bailarino, paguros e turbos. Você acha que tem chance de ser o Cobre mesmo? digo pq vou ter que cobrar o teste para saber.

marcosdassie
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 7
Registrado em: 21 Dez 2019, 00:08
Apelido: marcosdassie
Data de Nascimento: 14 Jul 1995
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Problemas desconhecido com todos corais do reef

#6 Mensagem por marcosdassie »

Mauro Becker escreveu:Marcos,

Bem vindo ao Brasil Reef, fique entre amigos!

Sobre o problema, gostaria de saber o tempo de montagem deste aquário, e os valores que vc encontrou nos testes efetuados.

Tem uma foto geral do aquário?
Mauro, atualizei os valores no próprio tópico e coloquei uma foto a mais também.

marcio rodrigo
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 70
Registrado em: 11 Mai 2016, 19:28
Apelido: marcio
Data de Nascimento: 28 Jul 1977
Cidade: Apucarana
País: brasil
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Problemas desconhecido com todos corais do reef

#7 Mensagem por marcio rodrigo »

Reserva alcalina deveria estar no mínimo em 7.Reserva é um dos parâmetros mais importantes.

marcosdassie
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 7
Registrado em: 21 Dez 2019, 00:08
Apelido: marcosdassie
Data de Nascimento: 14 Jul 1995
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Problemas desconhecido com todos corais do reef

#8 Mensagem por marcosdassie »

Sim, ela esta baixa mesmo, mas nao estava no dia das mortes nao

Emerson Bisco
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 424
Registrado em: 24 Nov 2009, 12:07
Apelido: PI
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Problemas desconhecido com todos corais do reef

#9 Mensagem por Emerson Bisco »

Eu aposto na temperatura. Pode estar marcando 27 graus, mas será que o controlador está correto mesmo? Eu já vi controladores com mais de 3 graus de diferença. Tente baixar mais sua temperatura pra ver o resultado. `Ra mim, reef tem de ser mantido entre 24 e 25 graus.

Outro detalhe é a densidade. Veja se o refratômetro está correto mesmo porque ele tem regulagem automática de temperatura que faz com que ele não meça corretamente logo de cara a densidade. É preciso deixar ele um tempo dentro da água do aquário (penas o bico dele, inteiro submerso) para que ele fique correto. Veirique isso com água doce, na temperatura próxima do reef e se ele está marcando zero.

Vinicius Silveira
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 5
Registrado em: 13 Nov 2019, 11:32
Apelido: Vinicius Silveira
Data de Nascimento: 06 Out 1995
Cidade: Campinas
País: Brasil

Re: Problemas desconhecido com todos corais do reef

#10 Mensagem por Vinicius Silveira »

marcosdassie escreveu:Sim, ela esta baixa mesmo, mas nao estava no dia das mortes nao


Amigo, olha, se os invertebrados estão bem, a chance de ser cobre é bem baixa, pois eles sentem até mesmo antes dos corais.
Então, pela ultima foto que upou, eu apostaria no seguinte:
[glow=red]1º Cobre (Descartada)[/glow]
2º PH/KH e Salinidade. (Em um pico a 1.027 perdi muitos corais com aspecto semelhante aos seus)
3º Amônia

Da uma confirmada nessas coisas, vai que né?

Boa sorte com tudo!

Avatar do usuário
educavallini
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 22
Registrado em: 12 Abr 2019, 10:51
Apelido: edutc
Data de Nascimento: 28 Fev 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Problemas desconhecido com todos corais do reef

#11 Mensagem por educavallini »

Bom dia,

Temperatura alta prejudica demais principalmente aos corais..veja isso..KH entre 7 e 8 está de bom tamanho..

Outro dia tive um problema com KH no meu, percebi alguns corais fechados que normalmente não ficavam, como um plate, um hammer (esse bem menos aberto que o normal) e uma duncam totalmente fechada, corri olhar a temperatura que mantenho em 25º e estava em 25.6º, descartei a temperatura, calcio e magnésio dentro do normal (430 e 1300) faltava o KH, qdo fui olhar esta em 10.2, pois é o que sempre ficava em 8, 8.2 estava em 10.2, corri preparei agua para TPA e fiz a troca, o KH caiu um pouco, foi para 9.4 e desliguei a controladora no KH para deixar consumir.

Horas depois eles ja estavam bem abertos, fui olhar a programação da controladora e devo ter alterado sem querer, a dosagem que eu fazia diaria de 3ml de kh, estava em 13ml..vai vendo a merrrrr. Efetuei a correção da programação, qdo o KH atingiu 7.7 liguei novamente a controladora...

Moral da história, sorte que percebi uns 2 ou 3 dias depois que tinha algo errado, senão tinha perdido tudo..

marcio rodrigo
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 70
Registrado em: 11 Mai 2016, 19:28
Apelido: marcio
Data de Nascimento: 28 Jul 1977
Cidade: Apucarana
País: brasil
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Problemas desconhecido com todos corais do reef

#12 Mensagem por marcio rodrigo »

Um negócio que as vezes atrapalha e que aprendi como tempo é não mudar tanto de marcas de sal.As vezes estava com uma grana sobrando comprava um sal melhor e mais forte,quando tava sem grana comprava um pior e mesmo mantendo a mesma densidade dava muita diferença em parâmetros.As vezes a gente fica numa neura tentando melhorar muito o aquario e acaba piorando tudo.

Avatar do usuário
educavallini
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 22
Registrado em: 12 Abr 2019, 10:51
Apelido: edutc
Data de Nascimento: 28 Fev 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Problemas desconhecido com todos corais do reef

#13 Mensagem por educavallini »

marcio rodrigo escreveu:Um negócio que as vezes atrapalha e que aprendi como tempo é não mudar tanto de marcas de sal.As vezes estava com uma grana sobrando comprava um sal melhor e mais forte,quando tava sem grana comprava um pior e mesmo mantendo a mesma densidade dava muita diferença em parâmetros.As vezes a gente fica numa neura tentando melhorar muito o aquario e acaba piorando tudo.
Isso com ctz não é legal fazer, eu usava o top da redsea, acho que reefpro algo assim, tinha um balde pequeno, mas como faço tpa de 15 em 15 dias comecei a usar o top da aquaforest, vi muita diferença dele para o da redsea, comprei um balde de 20kg e ainda estou usando, nao troco por outra não visto o desenvolvimento dos meus corais depois desse sal.....

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk

Rodrigo Baccan
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 18
Registrado em: 19 Mar 2015, 14:31
Apelido: Rodrigo
Data de Nascimento: 24 Jan 1980
Cidade: Campinas
País: Brasil
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Problemas desconhecido com todos corais do reef

#14 Mensagem por Rodrigo Baccan »

Esses valores de Nitrato e Fosfato que você colocou mediu com qual teste? Nitrato e Fostato zerado é caixão para corais, ainda mais para soft LPS, ele precisam de pelo menos um mínimo para sobreviver. Fosfato 0,03 - 0,05 ppm Nitrato entre 1 e 5. Se realmente for zero é caixão para eles.

marcosdassie
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 7
Registrado em: 21 Dez 2019, 00:08
Apelido: marcosdassie
Data de Nascimento: 14 Jul 1995
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Problemas desconhecido com todos corais do reef

#15 Mensagem por marcosdassie »

eu medi nitrato e fosfato com os testes da RedSea

leonardo giorgetti
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 39
Registrado em: 23 Jan 2019, 00:12
Apelido: Leonardo
Data de Nascimento: 25 Out 1982
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes

Re: Problemas desconhecido com todos corais do reef

#16 Mensagem por leonardo giorgetti »

Concordo com o rodrigo, eu retiraria as mídias e o purigen.

Avatar do usuário
Guilherme Teruaki
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 188
Registrado em: 05 Jun 2015, 10:49
Apelido: Teruaki
Data de Nascimento: 07 Out 1990
Cidade: São Carlos
País: Brasil
Curtiu: 14 vezes
Recebeu Curtir: 8 vezes

Re: Problemas desconhecido com todos corais do reef

#17 Mensagem por Guilherme Teruaki »

Como vc mede sua densidade? Meu primeiro aquário perdi muitos corais pois media com densímetro que marcava 1025 mas na verdade estava 1031

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

Avatar do usuário
Daniel Estrella
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1086
Registrado em: 14 Fev 2011, 13:40
Apelido: Dani
Data de Nascimento: 14 Ago 1996
Cidade: Guapimirim
País: Brasil
Localização: Rio Das ostras RJ
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Problemas desconhecido com todos corais do reef

#18 Mensagem por Daniel Estrella »

Eu tambem aposto na salinidade, Vc tem refratometro amigo? quanto esta medindo o Ph e KH ? esta quanto a temperatura? fala para gente ai.
O senhor é meu pastor e nada me faltara!

maurio
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 14
Registrado em: 27 Fev 2018, 20:07
Apelido: maurio
Data de Nascimento: 06 Mai 1963
Cidade: capao bonito
País: brasil

Re: Problemas desconhecido com todos corais do reef

#19 Mensagem por maurio »

Eu não sei se você já resolveu seus problemas com seu aquário e muito do que foi falado aí nas respostas ao tópico faz sentido. Porém gostaria sugerir uma coisa a você, se é que ainda não resolveu o problema do seu aquário, que é ficar sem sapato ou chinelo e colocar a ponta do dedo na água do sump e na água do aquário. Se der choque isso estaria prejudicando muito os corais e você teria que desligar todos os equipamentos e ir ligando um a um até descobrir qual está dando choque e descoberto qual o equipamento trocar o mesmo ou resolver o problema de choque.

Mas digamos que você fez o teste acima e não está dando choque então sugiro as seguintes medidas:

Seu KH está muito baixo, eu sugiro que você deixe ele em 8. Se porventura um dia cair o KH, digamos para KH 7 você terá tempo de corrigir com balling/buffer ou mesmo reator de cálcio se for o seu caso.

O magnésio está um pouco alto - deveria estar em 1350 com um bom teste. Mas não deve ser ele o vilão.


E pelo que eu percebi você usa testes da Red Sea, que não são tão ruins, mas eu recomendo sempre testes da Hanna - são mais caro, porêm mais preciso(ele também tem faixa de erro de 2%). Eu não ganho nada da Hanna para mencionar a marca, mas se eles são mais precisos então é o que deveria ser usado. Imagina se você testa uma parâmetro qualquer e usa um teste mais barato que te de uma informação falsa e com esse teste aí da Red Sea o seu KH tá em 5.45 e se fizer no da Hanna e ele estiver em 3.00 Imagina só o prejuizo com os corais.

Temperatura -todo equipamento de medição pode ter erro, seja o termostato como o Coel, chiller. Aconselho em manter em 25 graus. Se o coel estiver medindo errado a temperatura pode estar na verdade em 26 - o que nao prejudicaria os corais ou mesmo estar em 24 o que também não seria tão prejudicial aos corais. Agora imagina com estes 27 graus sua tempertura real pode estar em 28 ou até mesmo - o que não seria nada bom para os corais.

Densidade é a mesma coisa - primeira calibrar o refratômetro com água doce e manter a densidade em 1025 mesmo. Com a margem de erro ele poderia estar marcando 1026 ou ainda 1024 o que não seria prejudicial aos corais.

Fosfato - se realmente estiver em zero seria realmente muito prejudicial aos corais, mas como acredito que você também mediu o fosfato e nitrato com o Red Sea a interpretação das cores da tabela permite ter grande erro. No meu teste de fosfato Salifert(que eu usava e não uso mais) o fosfato em 0.03 o que seria ótimo se fosse verdade. Mas testei com o Hanna fosfato ULR HI774 e o fosfato estava de fato em 0.25. Boa sorte com seu aquário e lembre todo ajuste de parâmetros dever ser feito de forma gradual, vá ajustando um pouca cada semana até chegar aos níveis ideais. Aquário marinho não tolera mudanças bruscas.

Avatar do usuário
Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador
Mensagens: 4090
Registrado em: 04 Out 2009, 10:28
Apelido: Dinho
Localização: São Paulo - Zona Norte
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 91 vezes

Re: Problemas desconhecido com todos corais do reef

#20 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

marcio rodrigo escreveu:Um negócio que as vezes atrapalha e que aprendi como tempo é não mudar tanto de marcas de sal.As vezes estava com uma grana sobrando comprava um sal melhor e mais forte,quando tava sem grana comprava um pior e mesmo mantendo a mesma densidade dava muita diferença em parâmetros.As vezes a gente fica numa neura tentando melhorar muito o aquario e acaba piorando tudo.


Isso acontecia comigo. Sempre usei o sal da Brightwell ( neomarine) quando deu problema em importações passei a usar royal nature. Meus corais sentiram essa mudança , dava pra ver na coloração.

Não adianta agora querer mudar os parametros de uma hora pra outra. Qualquer mudança brusca só causará mais stress nos animais.

Aumente as TPA´s , chamamos do " chá da vovó" . Sabe aquele chazinho que a vó fazia quando a gente estava arrebentado e acordava no dia seguinte zerado? Tem a mesma função desde que o sal e a água tenham qualidade.

Espero que tenha melhorado a situação

Abraços

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”