🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Corais nao abrem... ja nao sei mais o que fazer...

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
Felipesp
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 60
Registrado em: 22 Mai 2014, 12:23
Apelido: Felipe
Data de Nascimento: 17 Out 1986
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 4 vezes

Corais nao abrem... ja nao sei mais o que fazer...

#1 Mensagem por Felipesp »

Fala galera, bom dia...
Estou sumido a um tempo do forum, mais continuo no aquarismo.
Estou com um problema sério que ninguem consegue achar a soluçao definitiva.
Meu aquario é formado por display principal, sump e um mudario interligado ao sump.
Meu display tem 1.70x40x80 (LxPxA). É um aquario alto... e ai começa a “discussão “
Minha agua esta nos parametros, nada muito fora. Fiz recentemente uma bateria de testes e nenhum chamou muito a atençao.
Tenho luminarias pepper led no mudario e display principal. 540w no display e 54w no mudario
Meu problema é que todos os corais que coloco no mudario vao para frente. Ja no display nao.
Ja tentei de tudo, coloquei mais luz, tirei luz. Mudei os corais de lugar por causa da circulacao. Diminui e aumentei a circulacao, coloquei suplemento, faço tpa a cada 15 dias... e nadaaa dos corais deslancharem... dificil eu colocar um coral e ele nao morrer. Queria alguma sugestao, alguma liz... pq esrou ficando meio sem rumo...
Vo deixa o link aqui de quando eu montei o aquario e postei.. la tem umas fotos e mais umas informaçoes... tah desatualizado mais da pra ter uma ideia boa da estrutura.
No mais fico no aguardo!!!!!!

http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=25&t=47162
Imagem

Nixon Cabeceira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1391
Registrado em: 22 Jun 2009, 16:59
Apelido: CABECEIRA
Localização: araguari MG
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Corais nao abrem... ja nao sei mais o que fazer...

#2 Mensagem por Nixon Cabeceira »

Felipe,

Esse seu aqua já apresenta algas pink?
...fórum de aquariofilia é um complemento para o nosso Hobby, ter o reef, projetar e dividir com os colegas, receber dicas, mas quando isso se torna em algo que te deixe triste é melhor se afastar... frequente o forum faça amizades e não inimigos...

[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Felipesp
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 60
Registrado em: 22 Mai 2014, 12:23
Apelido: Felipe
Data de Nascimento: 17 Out 1986
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Corais nao abrem... ja nao sei mais o que fazer...

#3 Mensagem por Felipesp »

Boa noite Nixon, não apresenta nao... icon_crybaby
Imagem

Nixon Cabeceira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1391
Registrado em: 22 Jun 2009, 16:59
Apelido: CABECEIRA
Localização: araguari MG
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Corais nao abrem... ja nao sei mais o que fazer...

#4 Mensagem por Nixon Cabeceira »

Depois de um ano já era pra ter.

Provavelmente seu aqua tá com desequilíbrio iônico, mas você diz que a " água está nos parâmetros, nada muito fora "

Poderia colocar aqui TODOS os parâmetros? Fica mais fácil pra entender e tentar ajudar.
...fórum de aquariofilia é um complemento para o nosso Hobby, ter o reef, projetar e dividir com os colegas, receber dicas, mas quando isso se torna em algo que te deixe triste é melhor se afastar... frequente o forum faça amizades e não inimigos...

[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Felipesp
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 60
Registrado em: 22 Mai 2014, 12:23
Apelido: Felipe
Data de Nascimento: 17 Out 1986
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Corais nao abrem... ja nao sei mais o que fazer...

#5 Mensagem por Felipesp »

Vou pegar os resultados e passo. Eu fico em cima do muro pq como eu disse no meu mudario, que é a mesma agua alimentado por uma derivação do recalque os corais vão bem até demais. Todos eles com crescimento absurdo. Nao entendo pq sendo a mesma agua No mudario vai e no display nao. A unica resposta que vejo é a altura do display e a iluminaçao estar sendo deficiente. Isso pq so tenho corais de facil manutencao justamente pq nenhum outro vai....
Imagem

Nixon Cabeceira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1391
Registrado em: 22 Jun 2009, 16:59
Apelido: CABECEIRA
Localização: araguari MG
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Corais nao abrem... ja nao sei mais o que fazer...

#6 Mensagem por Nixon Cabeceira »

Essa altura pode estar prejudicando a circulação/oxigenação na parte mais funda do aqua, criando uma zona " pobre em oxigênio".

Se isso acontece, seu substrato foi prejudicado também. Procure remexer uma parte pequena do substrato e veja se está PRETO ou com mal cheiro ok.
...fórum de aquariofilia é um complemento para o nosso Hobby, ter o reef, projetar e dividir com os colegas, receber dicas, mas quando isso se torna em algo que te deixe triste é melhor se afastar... frequente o forum faça amizades e não inimigos...

[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Felipesp
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 60
Registrado em: 22 Mai 2014, 12:23
Apelido: Felipe
Data de Nascimento: 17 Out 1986
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Corais nao abrem... ja nao sei mais o que fazer...

#7 Mensagem por Felipesp »

Desculpe a demora, nao consegui postar os resultados qje comentei
Havia comentado que nenhum numero havia me chamado atençao, eu nao havia feito teste de calcio pois tinha emprestado o teste. Hoje fiz e o resultado me assustou um pouco. Seguem abaixo

Densidade: 1026
No2: 0,05 mg/l
No3: 0,00 mg/l
Po4: 1,00 mg/l
Amonia: 0
PH: 7.7 (sempre foi baixo)
CA: 580 *****
KH: 8
MG: nao tenho teste :(

Nao sei pq esse calcio tao alto. Nao doso nada no aqua para isso.
Para fosfato uso vodka a um bom tempo
Fiz um teste de baixar os leds brancos em 50% para ver se nao é excesso de luz. Todos abrem da mesma forma, nao vi nenhuma mudança significativa. Ja esta assim a 3 dias.

Mexi o substrato embaixo das bombas e em algumas partes paradas do reef. Tudo normal aparentemente, sem nenhum odor...
Imagem

Nixon Cabeceira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1391
Registrado em: 22 Jun 2009, 16:59
Apelido: CABECEIRA
Localização: araguari MG
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Corais nao abrem... ja nao sei mais o que fazer...

#8 Mensagem por Nixon Cabeceira »

Se a medição de cálcio está muito alta, quase 100% de chance do magnésio estar MUITO BAIXO! ( desequilíbrio iônico !)

Algas calcareas precisam de magnésio!

O ideal é fazer trocas parciais de 20% mensal e ir testando/corrigindo a água SEMANALMENTE até conseguir O EQUILÍBRIO destes parâmetros ok!

Esse desequilíbrio atrapalha o metabolismo dos corais e pode ser o motivo principal dos seus problemas.

No meu aqua deixo os parâmetros assim: ( testo a água todo Domingo, se necessário faço alguma correção de elementos )

calcio: 380/400
alk : 8,0 meq
Mg: 1300/1320
Ph : 8,0/8,2
temp: 26,5º c

Mantenha os parâmetros estáveis e terá um aqua com animais bem mais saudáveis!

Abs.
...fórum de aquariofilia é um complemento para o nosso Hobby, ter o reef, projetar e dividir com os colegas, receber dicas, mas quando isso se torna em algo que te deixe triste é melhor se afastar... frequente o forum faça amizades e não inimigos...

[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Avatar do usuário
Paulo Mallard Scaldaferri
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 54
Registrado em: 17 Mai 2018, 22:48
Apelido: Paulinho
Data de Nascimento: 16 Nov 1980
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Curtiu: 24 vezes
Recebeu Curtir: 8 vezes
Contato:

Re: Corais nao abrem... ja nao sei mais o que fazer...

#9 Mensagem por Paulo Mallard Scaldaferri »

Minha sugestão, como está há tanto tempo batalhando com isso eu tentaria fortemente um diagnóstico melhor.

Não acredito estar no cálcio seu problema, mas recomendo e faço os testes semanalmente, acho muito difícil o aquário ir longe sem os mesmos (a não ser com TPAs frequentes - o que realizo em um pico, mas fica impraticável em um reef com seu volume. Se não dosa nada e valores estão como relata provavelmente seus corais não estão consumindo.
Recomendo também testar o nitrato e fosfato, que após reserva são os meus parâmetros número 2 e 3 em ordem de importância, principalmente os corais com esqueleto param de crescer com valores altos (e acima de 0.08 já considere um pouco alto - quem nunca mede costuma estar bem além disso).

Agora vai minha dica mais importante, para um diagnóstico mais preciso você tem duas alternativas: medir a quantidade de luz que chega aos corais mas isso costuma ser caro, por isso poucas pessoas tem um PAR Meter ou monitor. A outra alternativa que eu chutaria como a principal hipótese seria baixar muito o nível da água (uns 30 cm pelo menos) e avaliar como ficam os corais após umas 4-8 semanas. Para tanto você pode tentar adaptar um overflow externo (ou possivelmente outros amigos terão ideias mais úteis para isso. Tenho um par monitor, você ficaria impressionado com a perda de luz que acontece a cada cm de água - tenho sérias dúvidas se com 80cm e 54w chegam pelo menos 20 par no fundo, acredito que não. Pode também colocar um suporte (como esses de mudas) e colocar uns corais na altura 40cm e ver como reagem. Se esse diagnóstico estiver correto você pode tentar corrigir com luminária, mas 80cm é coisa pra caramba, precisara de um treco forte...

Daniel San
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 491
Registrado em: 26 Jan 2013, 12:29
Apelido: Daniel San
Data de Nascimento: 05 Dez 1977
Cidade: São Paulo
País: BR
Recebeu Curtir: 59 vezes

Re: Corais nao abrem... ja nao sei mais o que fazer...

#10 Mensagem por Daniel San »

Felipesp escreveu:Fala galera, bom dia...
Estou sumido a um tempo do forum, mais continuo no aquarismo.
Estou com um problema sério que ninguem consegue achar a soluçao definitiva.
Meu aquario é formado por display principal, sump e um mudario interligado ao sump.
Meu display tem 1.70x40x80 (LxPxA). É um aquario alto... e ai começa a “discussão “
Minha agua esta nos parametros, nada muito fora. Fiz recentemente uma bateria de testes e nenhum chamou muito a atençao.
Tenho luminarias pepper led no mudario e display principal. 540w no display e 54w no mudario
Meu problema é que todos os corais que coloco no mudario vao para frente. Ja no display nao.
Ja tentei de tudo, coloquei mais luz, tirei luz. Mudei os corais de lugar por causa da circulacao. Diminui e aumentei a circulacao, coloquei suplemento, faço tpa a cada 15 dias... e nadaaa dos corais deslancharem... dificil eu colocar um coral e ele nao morrer. Queria alguma sugestao, alguma liz... pq esrou ficando meio sem rumo...
Vo deixa o link aqui de quando eu montei o aquario e postei.. la tem umas fotos e mais umas informaçoes... tah desatualizado mais da pra ter uma ideia boa da estrutura.
No mais fico no aguardo!!!!!!

http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=25&t=47162


Você não informou dados importantes para uma análise mais precisa:
Que corais você coloca no seu aquário e não sobrevivem? Softs, LPS, SPS?
Quais e quantos animais você tem no aquário?
Aonde está o mudário e o quê tem nele?


Você ainda usa o ozonizador?
O ORP está em quanto? Sabe se a probe do controlador está calibrada?


O aquário foi bem montado mas possui algumas deficiências que podem ser melhoradas.
1 - O skimmer é subdimensionado para esse volume de água;
2 - A circulação interna também está subdimensionada;
3 - Aparentemente o recalque passa por um filtro UV antes de chegar ao display, servindo como um obstáculo e fazendo a bomba de recalque perder muita vazão no percurso, e ainda assim o volume de água que passa pelo UV, no curto espaço de tempo, é muito maior do que a lâmpada pode radiar.

Avatar do usuário
Daniel Estrella
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1086
Registrado em: 14 Fev 2011, 13:40
Apelido: Dani
Data de Nascimento: 14 Ago 1996
Cidade: Guapimirim
País: Brasil
Localização: Rio Das ostras RJ
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Corais nao abrem... ja nao sei mais o que fazer...

#11 Mensagem por Daniel Estrella »

Daniel San escreveu:
Felipesp escreveu:Fala galera, bom dia...
Estou sumido a um tempo do forum, mais continuo no aquarismo.
Estou com um problema sério que ninguem consegue achar a soluçao definitiva.
Meu aquario é formado por display principal, sump e um mudario interligado ao sump.
Meu display tem 1.70x40x80 (LxPxA). É um aquario alto... e ai começa a “discussão “
Minha agua esta nos parametros, nada muito fora. Fiz recentemente uma bateria de testes e nenhum chamou muito a atençao.
Tenho luminarias pepper led no mudario e display principal. 540w no display e 54w no mudario
Meu problema é que todos os corais que coloco no mudario vao para frente. Ja no display nao.
Ja tentei de tudo, coloquei mais luz, tirei luz. Mudei os corais de lugar por causa da circulacao. Diminui e aumentei a circulacao, coloquei suplemento, faço tpa a cada 15 dias... e nadaaa dos corais deslancharem... dificil eu colocar um coral e ele nao morrer. Queria alguma sugestao, alguma liz... pq esrou ficando meio sem rumo...
Vo deixa o link aqui de quando eu montei o aquario e postei.. la tem umas fotos e mais umas informaçoes... tah desatualizado mais da pra ter uma ideia boa da estrutura.
No mais fico no aguardo!!!!!!

http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=25&t=47162


Você não informou dados importantes para uma análise mais precisa:
Que corais você coloca no seu aquário e não sobrevivem? Softs, LPS, SPS?
Quais e quantos animais você tem no aquário?
Aonde está o mudário e o quê tem nele?


Você ainda usa o ozonizador?
O ORP está em quanto? Sabe se a probe do controlador está calibrada?


O aquário foi bem montado mas possui algumas deficiências que podem ser melhoradas.
1 - O skimmer é subdimensionado para esse volume de água;
2 - A circulação interna também está subdimensionada;
3 - Aparentemente o recalque passa por um filtro UV antes de chegar ao display, servindo como um obstáculo e fazendo a bomba de recalque perder muita vazão no percurso, e ainda assim o volume de água que passa pelo UV, no curto espaço de tempo, é muito maior do que a lâmpada pode radiar.


plus_icon
O senhor é meu pastor e nada me faltara!

Avatar do usuário
Douglas Almeida
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1152
Registrado em: 27 Mai 2011, 11:42
Apelido: douglasrmds
Data de Nascimento: 15 Abr 1975
Cidade: itanhaem
País: brasil
Curtiu: 165 vezes
Recebeu Curtir: 63 vezes
Contato:

Re: Corais nao abrem... ja nao sei mais o que fazer...

#12 Mensagem por Douglas Almeida »

Eu falo com 99% de chance de acertar que seu problema é iluminação, apesar de ter um CA e PO4 em valores altissimos, mas como vc diz que no mudário que recebe a mesma água os corais vão bem os parametros são um problema menor mas devem ser ajustados.

Uma luminária com 540w para uma área de 170x40 é um absurdo de watts, com certeza são leds chineses e não os melhores para corais como o cree, nesse caso temos os seguintes problemas.

Leds chineses geram um PAR (radiação fotossintética aproveitavel) baixissimo.
Se fossem 540w de leds cree estaria torrando os corais.
O excesso de lúmens que é o que esta gerando esses 540w causam uma espécie de "fotoinibição" dos corais,
esse excesso de luz faz com que os corais fiquem retraidos e não se alimentem por filtragem, como todos sabemos
os corais também se alimentam por meio das zooxantelas que produz em seu interior mas para isso é necessário o PAR correto.

Outro fator limitante no seu reef é a altura (80) com uma coluna d´agua dessas a iluminação tem que ser super bem planejada bem como o posicionamento dos corais.
[glow=red]Douglas Itanhaém Reef[/glow]
viewtopic.php?f=25&t=14469

[glow=red]Nova Informática Reef[/glow]
viewtopic.php?f=25&t=17521

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”