🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

TPA's Vs Íctio em Peixes Marinhos

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
Jobe Amaral
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 1
Registrado em: 22 Mai 2019, 00:17
Apelido: Jobe
Data de Nascimento: 05 Fev 1983
Cidade: Igarape
País: Brasil

TPA's Vs Íctio em Peixes Marinhos

#1 Mensagem por Jobe Amaral »

Ola pessoal!
Alguém saberia me dizer se as TPA's podem estressar os peixes a nível de desenvolver o ictio? E qual a melhor forma de fazê-la? Vejam abaixo meu relato...
Possuo um nano marinho de 60L montado a mais ou menos 2,5 meses (configuração abaixo)..
Pergunta 01)Saberiam me informar qual o volume de TPA devo considerar (10% semanal, 15% semanal, 20% quinzenal)? Qual seria a melhor prática? Obs: Hoje estou trocando 10 litros (16,6%) semanalmente. Utilizo o sal da Red Sea.

Outro ponto que gostaria de mencionar (não sei se este seria o fórum) é que meus peixes estão com Íctio... Todos apresentam pintas brancas no corpo e barbatanas. O mais afetado é o Gramma Royal, que fica maior parte do tempo entocado e sai de vez em quando para comer. Fica se debatendo nas rochas, nos turbo snail que estão nos vidros. No princípio (~3 semanas atrás) encontrei ele duas vezes entre o Skimmer e o vidro do aquário (estava buscando lugar com maior oxigenação). Comprei um óleo de alho importado (quase 80 reais) para estimular a alimentação, mas não sei se de fato este estimula a alimentação... Li bastante aqui no fórum também e vi que não há nenhum estudo formal em relação ao alho.
Gostaria de salientar também que ocorreu vários fatores todos na mesma semana que poderiam ter acarretado nesta infestação. Creio eu que este foi meu maior erro.
• 1) Fiz minha primeira TPA
• 2) Demorei 30 dias após a introdução dos 02 Ocellaris para fazer a primeira TPA (orientação do dono da loja, não sei se foi o correto)
• 3) Adicionei 02 neon gobies de uma só vez (um amarelo e outro azul). Creio que a contaminação veio destes... Este último, o azul, era bem pequeno e eu presenciei o Gramma engolindo ele enquanto ele tentava tirar os parasitas de seu corpo. Não sabia que Gramma comia outros peixes... de repente ele fez isso por estar estressado com a doença, sei lá...

Pergunta 02): Devo poupar e não fazer a TPA neste final de semana (Domingo completa 7 dias da última) para evitar estressar os peixes ou é melhor fazê-la uma vez que esta TPA poderia ajudar a liminar a infestação de Íctio "limpando" a água?

...Para acabar de vez com esta “praga” e não adoecer mais nunca os peixes, estou disposto a montar um aquário hospital/quarentena para tratar estes peixes ( 72 dias) e fazer a quarentena quando houver a introdução de novos habitantes.

Pergunta 03): Qual seria o tamanho mínimo deste reef para meus 04 peixes? O tratamento com cobre (Cupramine) seria recomendado para estes peixes? Qual teste devo comprar? Colocar estes peixes no hospital poderia aumentar o stress e piorar a doença?

Abaixo alguns detalhes de meu nano:
Estrtrutura:
Reef 60L da aqua-one
01 mini bomba SB com vazão de 170 L/h
01 Skimmer Boyu (não sei o modelo)
01 filtro Atman HF-0600 com vazão max de 650 L/h
04 rochas biológicas
Substrato

Habitantes:
02 Ocellaris
01 Gramma Royal
01 Goby Neon
01 Anemona BBT
01 Bailarino
~20 turbo snail + 20 paguros
~10 corais pequenos (Carpet Green, Zoantus, Hammer etc...)

Agradeço antecipadamente o suporte!!!

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: TPA's Vs Íctio em Peixes Marinhos

#2 Mensagem por Celso Suguimoto »

TPA nao stressa ao ponto de causar ictio se feita com os devidos cuidados, falta de quarentena sim

O que pode debilitar os animais no seu caso é a baixa litragem e o controle de temperatura (oscilacao)
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”