🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Spectra led + hqi - ajuda

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
Marcelo da cruz
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 18
Registrado em: 20 Nov 2018, 21:32
Apelido: Maskara
Data de Nascimento: 18 Ago 1981
Cidade: Canoas
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Spectra led + hqi - ajuda

#1 Mensagem por Marcelo da cruz »

Troquei minha diy por duas spectra sphere aquaplanet.
Aqua 80x65x55...
Já notei um melhor crescimento nos sps, e aos poucos estão devolvendo as cores.
Antes estava tudo sendo fritado e sem cor pela minha led diy.
Mas ainda não atingi a coloração que desejo...
Sei que T5 seria uma ótima combinação, mas nós quesitos adaptação e preços... a hqi vence !
E como é só para dar um "apoio moral" nos Leds pensei em apenas 70w entre as duas bolotas, com um foto período de umas 10h sendo apenas umas 4h de hqi.
Minha dúvida é com relação a cor da hqi...
Não temos aqui opções de marcas conceituadas em 70w, achei apenas de 10.000k, 14 e 20.000k.
A dúvida é entre 14 e 20.000k
Como posso "brincar" com a configuração das bolotas led... se precisar diminuir o branco dos Leds usando a de 14.000k e/ou diminuir o azul e maximizar o branco dos Leds usando a hqi de 20.000k...
Sei que menor K, maior par e maior vida útil... Mas 4h dia não vai exigir muito da hqi...
As duas spectra sphere aquaplanet, cobrem bem o aquario... Mas o baixo índice de nutrientes exige mais da iluminação, e como eu disse, a hqi seria apenas um apoio, uma suplementação de espectros que sabemos que ela tem maior abrangência nesse quesito.
Valeu...
Aguardo dicas...
Sugestões...

Avatar do usuário
Yuri Machado de Barros
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 479
Registrado em: 07 Dez 2017, 15:36
Apelido: YURI
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 51 vezes
Recebeu Curtir: 48 vezes

Re: Spectra led + hqi - ajuda

#2 Mensagem por Yuri Machado de Barros »

na verdade esse negócio de "brincar" com o spectro não é o o ideal........

vc deve ter 3 parâmetros principais.......

1) PAR adequado

2) distribuição do PAR

3) qualidade do Spectro

um PAR adequado deve ter emissões nos 2 picos do PUR..............um à 435 nm eo outro a 675 nm...........um no azul e outro no vermelho.........respectivamente..........essa é a qualidade do Spectro.........

o valor do PAR......digamos a intensidade........deve estra entre 200-400 micromols...........menos de 200 micromols a fotossíntese para.......e mais de 400 micromols ela tamém para...............

a distribuição do PAR depende da construção da luminária...................

veja os testes da Orphel Atlantik V-4............um dos melhores testes de PAR........com valores ideais......


https://www.youtube.com/watch?v=-TvQQYAkSOo

realmente a facilidade de "fritar" os corais é grande............

eu costumo dizer que a melhor Luminária é um PAR Meter.............


hoje no mercado existe uma infinidade de luminárias..........procure algumas que tenham sido testadas com o PAR Meter...............

Avatar do usuário
Yuri Machado de Barros
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 479
Registrado em: 07 Dez 2017, 15:36
Apelido: YURI
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 51 vezes
Recebeu Curtir: 48 vezes

Re: Spectra led + hqi - ajuda

#3 Mensagem por Yuri Machado de Barros »

voltando ao assunto de "brincar" com o spectro.............emissões feitas com o LED branco.......vai atingir muito zonas verdes e amareladas do spectro............

Isso não é muito útil além de promover o aparecimento de Cyanos....pois elas gostam dessa faixa do spectro.....segundo alguns Autores...............

30% na zona vermelha.....e 70 % na zona azul.......é uma boa porcentagem.......se vê isso na composição dos LEDs da Luminária Orphek.......

ela é feita 13 X 6..........34 LEDs vermelhos (cerca de 30%)....para 74 LEDs azuis (cerca de 70%)..........

e medida de PAR entre 200-400 (nm) nanômetros.......

https://pt.orphek.com/german-store-disp ... -lighting/

Coral gosta da uniformidade e da suavidade de algo que se pareça com as T5...........
Editado pela última vez por Yuri Machado de Barros em 24 Abr 2019, 19:42, em um total de 2 vezes.

Avatar do usuário
Yuri Machado de Barros
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 479
Registrado em: 07 Dez 2017, 15:36
Apelido: YURI
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 51 vezes
Recebeu Curtir: 48 vezes

Re: Spectra led + hqi - ajuda

#4 Mensagem por Yuri Machado de Barros »

o resultado das medidas de PAR da Orphek batem com os set up do Carlinhos......de 16 lâmpadas T5........

aqui alguns exemplos de aquários antigos com T5........aonde se pode avaliar o aspecto dos Corais........o resultado fala por si só......

o Aquário do Carlinhos.......

https://www.youtube.com/watch?v=RjdC_8PjQL0&t=292s

o Aquário do Jaime Andueza..........com T5 e fazendo TPA de 95%........

https://www.youtube.com/watch?v=s_UP81X-6hk

https://www.youtube.com/watch?v=Y5tVuqYFf48

com os LEDs procure buscar algo similar em termos de PAR.....de distribuição do PAR........e qualidade do Spectro......

Marcelo da cruz
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 18
Registrado em: 20 Nov 2018, 21:32
Apelido: Maskara
Data de Nascimento: 18 Ago 1981
Cidade: Canoas
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Spectra led + hqi - ajuda

#5 Mensagem por Marcelo da cruz »

Hummm...
Desculpa, mas falou, falou...
Quando disse brincar, eu falei da opção que é dada pelos Leds de mudar a potência de cada canal referente a soma da HQI ao sistema.
Isso é:
Se usar uma hqi mais amarela, 10.000k por exemplo, posso aumentar o percentual dos azuis das luminárias, ou usar uma hqi de 20 ou 22.000k posso fazer o oposto.
Sei da abrangência do spectro mais completo e penetração das hqi's e sei da possibilidade de compor e suprir tudo isso com até mesmo uma maior curva de abrangência usando lâmpadas T5.
Mas não é o caso...
Nesse caso é apenas uma questão de $.
Momentaneamente tentarei suprir alguma necessidade e/ou deficiência dos Leds com a hqi.
Mas ainda esse ano pretendo ter uma iluminação híbrida de T5 da ATI E alguns poucos Leds diy, apenas royal e uv, mas poucos, uns 10% do total da iluminação.
Minha dúvida foi se talvez, disse: talvez eu consiga suprir ambas as deficiências, tanto da hqi quanto dos Leds com essa mistura. Sei que uma hqi de 70w é quase nada para o tamanho do meu aquario, mas como disse, ela entra como uma suplementação, um complemento.
Minha dúvida é com relação a temperatura de cor dela, peguei já usada ( ainda não chegou ) um refletor e duas hqi's de 70w de 14.000k da marine color. Sei que não é a melhor lampada, mas específicas para corais de 70w aqui no Brasil eu não achei, a lampada usada tem 3 meses É a outra está zero. Só quando ligar tudo verei como ficarão as cores... Depois opto por talvez uma lampada de 20.000k ou não!
Minha ideia é reduzir o foto período dos Leds e entrar com umas 4h de hqi no meio do foto período.
Não sei quantos % reduzirei o branco dos Leds, mas hoje eles trabalham no máximo de 50% de sua potência.
Sinceramente não tenho a fluorecencia que gostaria, nem o crescimento... melhorou muito depois de usar as spectra comparando com minha luminaria diy.
Tenho um sistema BB, com o máximo de redução de nutrientes que consigo.
Os desejados zerados estão zerados.
E o restante oscila pouco, pois institui uma regra de dosagem e TPA's que auxiliam e sanaram minhas deficiências de parâmetros.
Não vou discutir Pur, Par... nm...
Sou bom conhecedor de tudo isso.
A primeira vez que vi uma Orphek foi a 5 anos atraz, e nem eu, e nem quem a vendia sabia oque era... digo isso pelo preço... ah se eu soubesse....
Já tive só t5.
Eco lamps.
T5 com led Xing ling.
T5 com Aí vega.
T5 com Aí vega e led Xing ling ( minha melhor configuração de luz )
Mas nunca tive hqi.
Tão pouco hqi com led.
Vai servir como experiência e no máximo mudar meu planos de híbrida led/T5 para T5/hqi.
Assim que ela chegar vou instala-la.
O próximo passo é otimizar meu sump com um refúgio maior, um pequeno ATS, pellets, isso se eu não fizer do meu refúgio um leito de areia profunda....Kkk com rizophoras, chaeto, caulerpa, red Dragon Breath e outras...
Daí é suplementação, provávelmente quando acabar meus produtos da aqua vitro vai ser balling, oligo elementos, iodo, elementos traço e TPA's semanais...

A dúvida mesmo era com relação ao spectro de cor...
E se a ideia é viável, esse hibrido, mesmo que a hqi seja um "apoio" aos Leds...
Mas até agora só vi lá fora informações mais práticas de pessoas que mesclam ambas as fontes.

Avatar do usuário
Yuri Machado de Barros
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 479
Registrado em: 07 Dez 2017, 15:36
Apelido: YURI
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 51 vezes
Recebeu Curtir: 48 vezes

Re: Spectra led + hqi - ajuda

#6 Mensagem por Yuri Machado de Barros »

acho que se vc conseguir medir o PAR........e fizer uma regulagem refinada......vc pode obter bom resultado combinando as tecnologias......(HQI + LED)......(HQI + T5)........ou (T5 + LED)..........

o mais difícil é achar quem tenha um PAR meter..........

Marcelo da cruz
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 18
Registrado em: 20 Nov 2018, 21:32
Apelido: Maskara
Data de Nascimento: 18 Ago 1981
Cidade: Canoas
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Spectra led + hqi - ajuda

#7 Mensagem por Marcelo da cruz »

Pois é...
Todas as pesquisas acabam nas T5 juntamente com led ou T5 com hqi...
Achei um cara com hqi e led dando boas informações sobre o combo...Kkk
Mas vai valer o teste!
De uma coisa me orgulho é de não temer coisas diferentes...
Claro, sempre baseado em pesquisas, perguntas, e experiências...
Por tudo que li a conclusão é que a abrangência e maior penetração da HQI vai fornecer uma cobertura mais uniforme e difusa na luz, assim como um espectro maior em quantidades iguais na sua refração luminosa. Os Leds vão fornecer uma Gama de espectros mais específicos com direcionamento mais obtuso.
Vamos ver...

Marcelo da cruz
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 18
Registrado em: 20 Nov 2018, 21:32
Apelido: Maskara
Data de Nascimento: 18 Ago 1981
Cidade: Canoas
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Spectra led + hqi - ajuda

#8 Mensagem por Marcelo da cruz »

Ah, esse exemplo são Tuna Blue e hqi de 14 e 10 mil k.

Avatar do usuário
Yuri Machado de Barros
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 479
Registrado em: 07 Dez 2017, 15:36
Apelido: YURI
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 51 vezes
Recebeu Curtir: 48 vezes

Re: Spectra led + hqi - ajuda

#9 Mensagem por Yuri Machado de Barros »

estava lendo o Artigo da Orphek.......e tem uns dados interessantes......

08:12 Ryan still talking about PAR distribution “The only other time that we’ve seen this type of even distribution of light at this depth is with an 8-bulb T5 fixture so these larger panels are in the same neighborhood of meeting or exceeding the performance of the older standards of reef tank lighting on the distribution front.”

fonte : https://orphek.com/what-makes-orphek-at ... -lighting/

quando li isso.......que essa luminária Orphek é comparável à uma lumináris de 8 bulbos T5......me veio à mente o Aquário do Carlinhos Moreno.....que tinha uma iluminação feita de 16 bulbos T5...........ou seja o equivalente a 2 luminária Orphek.......

e os Corais do Carlinhos eram fora de série.........

quanto á misturar as tecnologias....nesse combos.......tem de tomar cuidado com o excesso.......

" Photosynthesis is said to be 'saturated' when the amount of PAR available to the photosystems meets or exceeds the maximum rate absorbed by the photosystem, and increasing the amount of light will not increase the rate of photosynthesis".

ou seja: aumentar a quantidade de Luz.....não vai aumentar a taxa de fotossíntese........( a leitura de PAR é um dado fundamental para o aquarista)

aqui denovo ele efatiza os 3 pilares sore iluminação.....

12:18 Ryan summing up performance of PAR, Distribution, and Spectrum

“Looking at all three coral health factors, PAR, PAR distribution, and spectrum, I’m gonna say this light can grow corals, and in fact, on many fronts it appears to have some of the best performance metrics that we have tested.”

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”