🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Filtro deionizador

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
Armando Ito
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 995
Registrado em: 21 Out 2013, 22:52
Data de Nascimento: 25 Mai 1965
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 40 vezes
Recebeu Curtir: 82 vezes

Filtro deionizador

#1 Mensagem por Armando Ito »

Possuo um filtro de 4 estágios de 20 ( polipropileno - carvão - resina - resina ) ... que utilizo em meu reef ...

Estava pensando em montar outro para uso doméstico ( consumo e cozinha ) ...

Penso eu que seria o mesmo procedimento ... estou correto ? ... ou teria algo complementar ?

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Filtro deionizador

#2 Mensagem por Mauro Becker »

Armando,

Neste caso, vc pretende usar apenas o carvão ativado e os filtros mecânicos, certo?

" Polipropileno & carvão "

Para consumo, não há necessidade de se usar as resinas, aliás, nem é recomendada a ingestão de água desmineralizada.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Filtro deionizador

#3 Mensagem por Celso Suguimoto »

Eu uso o tradicional filtro de barro, cansei desses Europa e generos da vida cujos refis custam quase o preço do aparelho novo. Eu tambem pensei em usar um DI para consumo residencial pois os refis desses filtros domesticos sao um absurdo e quem tem aquario sabe o quanto o material usado é barato. È que nem impressora de jato de tinta, a impressora nao é cara, mas os cartuchos...

Acho q a marca eh Salus. Ele tem a tampa superior em plastico e nele adaptei uma boia assim acaba o maior problema desses filtros q é a reposicao. Dizem que filtro de barro tem a melhor agua para consumo humano dentre os filtros disponiveis alem do custo irrisorio e a agua ligeiramente resfriada.

Imagem

[BBvideo 640,480]https://www.youtube.com/watch?v=vDzosDSvjE0[/BBvideo]

Eh quase isso que o cara do video acima fez, mas sem essa torneira tosca, usei adaptador de mangueira de DI, com registro inclusive caso queira fechar

Usei o ponto do apartamento proprio para o filtro residencial que tem redutor de pressao/ vazao.

Aproveitei e derivei dessa saida outra mangueira em direção a caixa repositora do aquario onde tem outra boia. Passa pelo DI e vai pra reposicao. NUNCA mais precisei me preocupar com isso. Nao optei por usar a boia diretamente no sump pois com o tempo pode encrustrar alguma sujeira e travar, entao da caixa de reposicao uso um sensor duplo da JBJ

Dois alimentadores automaticos e sistemas de iluminacao e circulacao de redundancia ( 2 de cada ), com nobreak na circulacao

A unica manutencao que faço hoje em dia no aquario é TPA (1x por mes) e limpar os vidros.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Armando Ito
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 995
Registrado em: 21 Out 2013, 22:52
Data de Nascimento: 25 Mai 1965
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 40 vezes
Recebeu Curtir: 82 vezes

Re: Filtro deionizador

#4 Mensagem por Armando Ito »

acabei optando por um de 3 estágios de 10 ... achei que 20 seria exagero ... rsrsrs

coloquei polipropileno de 5 , de 1 e carvão block ... acho que ai durar uns 2 anos ....

agora só vou gastar com refil ... uns 40 reais ... heheheh


abraço e obrigado Mauro e Celso

* esse esquema do filtro , só não entendi quando a parte de baixo ( agua filtrada ) encher ... não fica vazando ? ( já que a parte superior fica constantemente cheio ) ...

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Filtro deionizador

#5 Mensagem por Celso Suguimoto »

Nao vaza pq no filtro de barro tem uma boia logo apos a vela
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”