🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Dilema: Sal x TPA x dosagem (RESOLVIDO!!!)

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
NanoDino
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 3
Registrado em: 03 Jun 2017, 20:11
Apelido: Adriano
Data de Nascimento: 16 Set 1982
Cidade: Hell de Janeiro
País: Brasil

Dilema: Sal x TPA x dosagem (RESOLVIDO!!!)

#1 Mensagem por NanoDino »

Boa Tarde. Desculpem-me se se este tipo de tópico já estiver sido debatido a exaustão, mas vou aproveitar pra botar meu reef aí na roda

Tenho um nano de 40L há 8 meses, com Ca 360; Kh 6,5; Mg 1320; No3 3ppm, Po4 zero, temp. e salin. estáveis, com 4 mudas de Lps e 3 de Sps em crescimento aparentemente lento (espero eu!), além de 3 zoas e um mush. Faço TPA de 30% a cada 15 dias com sal Blue Treasure SPS, porém a medição na água de TPA a 35,5 ppm mostra parâmetros abaixo dos indicados na embalagem, pouco acima dos do aquário e nunca elevando-os de fato. Gostaria de acelerar o crescimento dos corais e como meu sal está acabando pensei em mudar logo de marca, daí me deparei com um dilema: usar um sal mais "forte", tipo o Red Sea Coral Pro, e tentar manter os parâmetros só com o regime de TPA?; ou usar um sal "normal" e elevar Ca e Kh usando uma dosadora e/ou kalkwasser na água de reposição? Ou nem um nem outro?

Os parâmetros desses sais mais caros não são muito altos? (Kh 12,7 do Red Sea Pro a 35,5 ppm me pareceu muito acima do que costumo ver sendo recomendado por aí) Usá-los num nano com Sps, Lps e softs misturados pode ser um problema?

Agradeço a todos de antemão pela paciência, sou inexperiente ainda e a bola de neve tá só começando a rolar :-D

Abços
Editado pela última vez por NanoDino em 27 Set 2018, 20:25, em um total de 1 vez.

marcio rodrigo
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 70
Registrado em: 11 Mai 2016, 19:28
Apelido: marcio
Data de Nascimento: 28 Jul 1977
Cidade: Apucarana
País: brasil
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Dilema: Sal x TPA x dosagem

#2 Mensagem por marcio rodrigo »

Nesse caso tem algumas questões a serem discutidas.Qual a densidade vç está trabalhando no aquario e quais testes são esses que estão dando esses valores.Se vç estiver usando esse sal sps da Blue teasure em uma densidade de 1025 ele não dá menos de 400 de calcio e como vç tem poucos corais ele não iria baixar tanto assim.Não sei os testes que está usando mas investir nos 3 da salifert seria mais seguro (ca,mg,kh).

NanoDino
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 3
Registrado em: 03 Jun 2017, 20:11
Apelido: Adriano
Data de Nascimento: 16 Set 1982
Cidade: Hell de Janeiro
País: Brasil

Re: Dilema: Sal x TPA x dosagem

#3 Mensagem por NanoDino »

Usei os testes da Red Sea na água de TPA a 1025 após 4 horas misturando. Achei esses resultados estranhos, tanto do aquário quanto da água de Tpa, pois como vc disse os parametros desse sal deveriam ser altos... Será um problema na aferição da salinidade? Vi que meu refratômetro ta com o parafuso de calibragem começando a enferrujar e emperrar um pouco, mas ainda consigo calibra-lo antes da medição. Vou levar a água pra conferir na loja e postarei os resultados aqui assim que puder.

marcio rodrigo
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 70
Registrado em: 11 Mai 2016, 19:28
Apelido: marcio
Data de Nascimento: 28 Jul 1977
Cidade: Apucarana
País: brasil
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Dilema: Sal x TPA x dosagem

#4 Mensagem por marcio rodrigo »

Outra coisa que o pessoal não gosta muito é de ficar muito tempo batento o sal com a agua na hora da mistura para não precipitar elementos.Coloca o sal na agua ja na temperatura e a partir do momento que ficou transparente já era.Coloca uma bomba boa pra agitar e misturar e confere a densidade .Aqui no máximo uma horinha já está bom.

NanoDino
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 3
Registrado em: 03 Jun 2017, 20:11
Apelido: Adriano
Data de Nascimento: 16 Set 1982
Cidade: Hell de Janeiro
País: Brasil

Re: Dilema: Sal x TPA x dosagem

#5 Mensagem por NanoDino »

Problema resolvido!

Obrigado Márcio Rodrigo por levantar a questão da salinidade que me levou a desconfiar de medições incorretas do meu refratômetro!

Tá difícil de acreditar que isso realmente aconteceu... e fica a dica pros colegas do fórum não caírem no mesmo erro. Acontece que sempre acreditei cegamente na aferição de salinidade do meu refratômetro, sempre tive o cuidado de calibrá-lo com água de RO antes de toda medição, achando que estaria tudo certo. Erro meu! Fui hoje na LFS e conferi as medições com 2 refratômetros diferentes da loja e voilá, o meu media 4 (!!!) unidades acima do valor real. Resultado: 8 meses com a água do aquário à 1021 sg, e meu refratômetro medindo em 1025 sg. icon_censored Tá explicado porque os parâmetros do Blue Treasure SPS estavam tão baixos e meus corais cresciam a passos de formiga... Vendo pelo lado bom o Yellowtail deve ter adorado!

Ainda não faço ideia do porquê desse defeito, alguém? enfim, vou adquirir um novo e CONFERIR PREVIAMENTE se ele está fazendo a medição correta.

Bom, felizmente, pra não terminar o dia batendo a cabeça na parede, consegui um desconto de 20% no balde do Red Sea Coral Pro! icon_clap Farei trocas de água graduais com ele até atingir a densidade correta no aquario e espero manter os parâmetros da água através apenas de TPAs quinzenais com esse sal mesmo. Futuramente postarei a evolução do reef aqui.

Obrigado novamente Márcio! icon_iCo01

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”