🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

algas filamentosas

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Mensagem
Autor
marcio rodrigo
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 70
Registrado em: 11 Mai 2016, 19:28
Apelido: marcio
Data de Nascimento: 28 Jul 1977
Cidade: Apucarana
País: brasil
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: algas filamentosas

#21 Mensagem por marcio rodrigo »

O pessoal esta falando sobre tratamento com fluconazol mas não estão explicando corretamente o procedimento do tratamento.Fiz esse tratamento aqui com explicações do próprio dr Jose Mayo e a forma correta que ele me passou para tratamentos prolongados é retirar o carvão,uv,skimmer e qualquer midia a base de oxido de aluminio pois o aluminio retira o medicamento da agua.Fazer trocas parciais para baixar os nutrientes que a falta do skimmer vai trazer pois deixando sem o copo ele não limpa nada .E nessas trocas parciais repor o medicamento da quantidade de agua retirada ,sugando as algas que vão morrendo ,sempre escovando as rochas e também colocar um removedor de fosfato que não seja a base de aluminio .Tratamento não serve para dinoflagelados.

jose cabrera1
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 685
Registrado em: 19 Jul 2013, 19:47
Apelido: ze
Data de Nascimento: 03 Fev 1964
Cidade: sao paulo
País: brasil
Recebeu Curtir: 47 vezes

Re: algas filamentosas

#22 Mensagem por jose cabrera1 »

repito , cuidado ao resolver um problema e arrumar outros.

Avatar do usuário
Everton Andriani
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 117
Registrado em: 29 Nov 2016, 09:04
Apelido: Everton
Data de Nascimento: 17 Jul 1983
Cidade: São José dos Pinhais
País: Brasil
Localização: São José dos Pinhais - PR
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: algas filamentosas

#23 Mensagem por Everton Andriani »

Bom dia pessoal.
Hoje (26/09) a noite irá completar seis dias de aplicação 0,5 mg/l de Fluconazol Medley, sem UV, sem Skimmer, sem ATS e sem mídias. Nada de bom ainda aconteceu, as algas estão crescendo, formando umas pequenas cabeleiras... rsrsrsrs.
Meu aquário tem 240 litros totais, apliquei 8 capsulas 150 mg que equivalem a 5 mg/l.
Vou fazer uma TPA de 60 litros (25%), aplicar 2 capsulas (25%) e sifonar o excesso de alga.
Único procedimento que não vou realizar é utilizar removedor de Fosfato, pois não tenho no momento.
Caso não dê certo com 0,5 mg/l de Fluconazol, vou partir para o Algaefix e depois filtro UV.

marcio rodrigo
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 70
Registrado em: 11 Mai 2016, 19:28
Apelido: marcio
Data de Nascimento: 28 Jul 1977
Cidade: Apucarana
País: brasil
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: algas filamentosas

#24 Mensagem por marcio rodrigo »

Everton o problema é que certos tipos de algas parecem não dependerem tanto de nutrientes para ficarem nos nossos sistemas depois que elas chegam.Pra se ter ideia entrei numa onda de baixar nutrientes ,comprei teste hanna de fosfato,red sea de fosfato ,dosei nopox,ats,biopellets e cheguei a matar todos os meus zoanthus e as desgramadas pareciam ter mais força ainda.Cheguei a clorar as rochas .Tive vendo um pessoal de fora do país que acredita que esses substratos altos tendem a ferrar os aquarios com o tempo.Ja vi videos de caras desmontando aquarios inteiros e colocando somente 2 a 3 cm de substrato só mesmo para estética.

Avatar do usuário
Everton Andriani
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 117
Registrado em: 29 Nov 2016, 09:04
Apelido: Everton
Data de Nascimento: 17 Jul 1983
Cidade: São José dos Pinhais
País: Brasil
Localização: São José dos Pinhais - PR
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: algas filamentosas

#25 Mensagem por Everton Andriani »

Putz Marcio, aí é complicado… inúmeros aquaristas experientes dizem que no substrato deve conter bactérias aeróbicas e anaeróbicas, onde um tipo dessas fica na parte mais profunda e outro na parte mais rasa, não sei explicar muito bem isso. Contudo, deixei meu substrato em torno de 10 cm. Com os anos será uma mansão para os vermes de fogo... rsrsrs
Agora vou contar uma boa notícia:
Ontem 27/09 fez sete dias de aplicação do Fluconazol, notei que no centro do aquário há um pouco de alga perdendo a cor. Os peixes e corais parecem não terem sentidos qualquer contra indicação.
Hoje quando eu chegar em casa irei tirar uma foto pra mostrar o resultado.

Avatar do usuário
Everton Andriani
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 117
Registrado em: 29 Nov 2016, 09:04
Apelido: Everton
Data de Nascimento: 17 Jul 1983
Cidade: São José dos Pinhais
País: Brasil
Localização: São José dos Pinhais - PR
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: algas filamentosas

#26 Mensagem por Everton Andriani »

Bom dia pessoal.
Finalizei o tratamento de 14 dias com 0,5 mg/l de Fluconazol (Medley), infelizmente não obtive resultado. Vou postar duas fotos do antes e depois, práticamente não mudou.

jose cabrera1
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 685
Registrado em: 19 Jul 2013, 19:47
Apelido: ze
Data de Nascimento: 03 Fev 1964
Cidade: sao paulo
País: brasil
Recebeu Curtir: 47 vezes

Re: algas filamentosas

#27 Mensagem por jose cabrera1 »

Everton Andriani escreveu:Putz Marcio, aí é complicado… inúmeros aquaristas experientes dizem que no substrato deve conter bactérias aeróbicas e anaeróbicas, onde um tipo dessas fica na parte mais profunda e outro na parte mais rasa, não sei explicar muito bem isso. Contudo, deixei meu substrato em torno de 10 cm. Com os anos será uma mansão para os vermes de fogo... rsrsrs
Agora vou contar uma boa notícia:
Ontem 27/09 fez sete dias de aplicação do Fluconazol, notei que no centro do aquário há um pouco de alga perdendo a cor. Os peixes e corais parecem não terem sentidos qualquer contra indicação.
Hoje quando eu chegar em casa irei tirar uma foto pra mostrar o resultado.



aerobicas : precisam de ar , ficam mais a superficie do substrato

anaerobica o contrario , cada uma influi numa parte da cadeia do nitrogenio . amonia , nitrito , nitrato , nitrogenio (que se evapora na superficie da agua)

vermes do fogo, a anos não vejo isso ai , e tenho algas e materia organica pois e fish only so de peixes grandes .

marcio rodrigo
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 70
Registrado em: 11 Mai 2016, 19:28
Apelido: marcio
Data de Nascimento: 28 Jul 1977
Cidade: Apucarana
País: brasil
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: algas filamentosas

#28 Mensagem por marcio rodrigo »

Pessoal talvez posso até estar falando uma besteira aqui mas pelo que andei estudando sobre algas parece que alguns tipos podem vir contaminar o reef através de alguma muda de coral que a gente compre.As vezes a gente tem até bons parâmetros e depois de contaminado o sistema parece nada adiantar.Vç com nitrato baixo,fosfato,silicato,amonia tudo sob controle e elas ficam firmes lá.

julioaquabr
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 11
Registrado em: 20 Nov 2018, 23:04
Apelido: Julio
Data de Nascimento: 16 Nov 1990
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez
Contato:

Re: algas filamentosas

#29 Mensagem por julioaquabr »

Também to com um problema parecido icon_thumbsdownsmileyanim
O melhor curso de aquarismo é a experiência que você adquire com o passar dos anos.

Avatar do usuário
Everton Andriani
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 117
Registrado em: 29 Nov 2016, 09:04
Apelido: Everton
Data de Nascimento: 17 Jul 1983
Cidade: São José dos Pinhais
País: Brasil
Localização: São José dos Pinhais - PR
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: algas filamentosas

#30 Mensagem por Everton Andriani »

Bom dia pessoal,

Boas notícias, depois de +6 meses lutando contra as algas filamentosas, consegui eliminá-las utilizando o medicamento Algaefix Marine.

Achei que seria de grande ajuda passar essa informação.

Abraço icon_yahoo

Vinicius Milani
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 10
Registrado em: 26 Fev 2019, 01:17
Apelido: Vinicius Milani
Data de Nascimento: 06 Out 1991
Cidade: São Bernardo do Campo
País: Brasil

Re: algas filamentosas

#31 Mensagem por Vinicius Milani »

Everton, que bom saber que as algas foram derrotadas. Uma curiosidade: quando vc manualmente sifonava as algas, vc se certificava de retirar todas ou uma parcela apenas?

Algumas recomendações que vi de séries no Youtube da Bulk Reef Supply recomendam manualmente retirar elas... gostaria de saber se esse método foi testado e se funcionou para ti.

Acho que temos um valioso aprendizado na luta dessas algas aqui.

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”