🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Circulação mto Forte pros Tiny Ocellaris, ajuda!

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
Aldebarhan
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 19 Fev 2018, 12:26
Apelido: Luis
Data de Nascimento: 31 Jan 1989
Cidade: guaratinguetá
País: Brasil

Circulação mto Forte pros Tiny Ocellaris, ajuda!

#1 Mensagem por Aldebarhan »

gente, meu aquario tem 42 dias de montado, zerou nitrito no dia 28 de montagem, ontem com 41 dias adicionei 1 casal de palhaços, são bem pequenos, aproximadamente 3 ou 4 cm, meu aquario é um nano cubo de 72 litros, 40x45x40 com sump traseiro de 40x12x40. Uso no recalque para o display uma SB1000c com ajuste de vazão de 400 a 1000 L/H. e tenho uma "wave maker" JVP 110 de 2000 L/H. enfim, coloquei rochas e substrato granulometria 2. deixei o recalque com vazão de 600l/h e liguei a jvp 110, na remexia substrato, a queda de agua no overflow estava ótimo. Aí ontem coloquei os 2 palhaços, COITADOS. estava mto forte a circulação pra eles, acredito que por serem tão pequenos, qnd forem maiores talvez eu possa aumentar até, mas eles ficavam só em 1 canto do aqúario e batendo as nadadeiras constantemente como se estivessem contra uma correnteza forte demais pra eles, imaginei que isso não seria saudável pra eles, poderia gerar uma fadiga ou no minimo 1 stress mto forte não sei, e acabar acordando com 2 palhaços mortos na água. desliguei a JVP 110 2000l/h, melhorou 1 pouco, ai diminui a recalque, a sb1000 pra vazão minima, 400 l/h...ai ficou bom, eles passaram a nadar pelo aquário todo, e não ficavam mais com aquela batida agitada de nadadeiras constante. porém minha preocupação é qnt a oxigenação (tanto pros peixes como pro filtro biológico) a queda dagua no overflow ficou bem mais "tímida" assim como a "quebra" do espelho dagua....por esse motivo até liguei o skimmer pra ajudar a oxigenar (msm n tendo nada pro skimmer remover ainda, a bomba dele remexendo a agua ajuda a oxigenar acredito) dito tudo isso, minha dúvida é:

1 - em breve terei corais moles apenas (gsp, Xenya, Kenya, Zoanthus, yellow polips e talvez 1 anemona) a circulação vai ser suficiente?

2 - segundo e mais importante, com uma vazão de 400l/h pra uma aquário de 72 lt brutos (descontado rochas e substrato entrou 59 litros de agua no aquario, já contando o sump traseiro tbm) vou ter problemas de oxigenação ou com meu filtro biológico? sei que todos recomendam pelo menos 10x a litragem como vazão, esse está dando 6,7x

se acham que vou ter problema com algum desses 2 itens (ou outros até) o que me recomendam como solução? vi uma sugestão de colocar 1 gira-gira na saída do recalque pro display, que isso ajudaria a dispersar o fluxo do recalque (que hj é feito com 1 ponteira tipo bico de pato direcionável que tentei ajustar pra todos os lados e ver como ficava com vazão mais alta sem sucesso) e ai podendo aumentar e TALVEZ não ficando tão forte pros coitados dos tiny ocellaris...acham válido ou vou jogar dinheiro fora? veem outra solução? ou posso deixar assim msm que 400l/h vai dar conta? pretendo ter apenas + 2 peixes nesse aquario.

Aldebarhan
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 19 Fev 2018, 12:26
Apelido: Luis
Data de Nascimento: 31 Jan 1989
Cidade: guaratinguetá
País: Brasil

Re: Circulação mto Forte pros Tiny Ocellaris, ajuda!

#2 Mensagem por Aldebarhan »

[imagem]https://uploaddeimagens.com.br/imagens/20180412_221156_hdr-jpg[/imagem]

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: Circulação mto Forte pros Tiny Ocellaris, ajuda!

#3 Mensagem por Humberto Jr. »

No começo é normal que fiquem num canto do aquário até que se acostume com o ambiente.

Eu manteria de momento o recalque nos 600-800 litros. E só quando adicionar os corais ir aumentando a circulação interna.

A recomendação de 10x o volume é muito relativa. Depende da disposição das rochas, dos animais que tem e tantos outros fatores. Existem aquários que usam 10-100x o volume do aquário.
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”