🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Qual iluminação usar?

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
morais filho
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 103
Registrado em: 24 Jun 2009, 18:35
Apelido: Morais
Localização: São paulo
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Qual iluminação usar?

#1 Mensagem por morais filho »

Olá colegas,
Depois de algum tempo afastado do hobby, gostaria de saber qual a melhor iluminação para se manter:
Sps's, Softs e Lps?
Note que não irei me importar com o consumo, presarei qual a melhor iluminação baseado nas iluminações existentes no mercado. Muito obrigado.
MORAIS

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 969
Registrado em: 07 Abr 2012, 12:42
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 13 vezes
Recebeu Curtir: 20 vezes

Re: Qual iluminação usar?

#2 Mensagem por Leonardo Orito »

se não ligar pra consumo e tiver chiller vai de hqi

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: Qual iluminação usar?

#3 Mensagem por Humberto Jr. »

Qual será o tamanho do aquário?

Eu tenho usado T5 e gostando dos resultados.
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

morais filho
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 103
Registrado em: 24 Jun 2009, 18:35
Apelido: Morais
Localização: São paulo
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Qual iluminação usar?

#4 Mensagem por morais filho »

Humberto Jr. escreveu:Qual será o tamanho do aquário?

Eu tenho usado T5 e gostando dos resultados.


Terá 120x60x70 (70 largura), sempre usei HQI's por achar que o reef fica com aspecto natural, agora diante das novas iluminações principalmente Led's, gostaria de ouvir opiniões. Já me disseram que T5 são melhores que Led's e HQI's. Não sei se procede a informação.
Portanto quanto mais amigos postarem suas experiências melhor. " experiências através de anos".

morais filho
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 103
Registrado em: 24 Jun 2009, 18:35
Apelido: Morais
Localização: São paulo
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Qual iluminação usar?

#5 Mensagem por morais filho »

Leonardo Orito escreveu:se não ligar pra consumo e tiver chiller vai de hqi

Baseado em que? Seu reef é com HQI's? Gosto da ideia pois sempre fui fã delas tbm. As experiências têem que serem fundamentadas, em anos com qual tipo de iluminação usa ou usou.
Obrigado
Morais

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 969
Registrado em: 07 Abr 2012, 12:42
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 13 vezes
Recebeu Curtir: 20 vezes

Re: Qual iluminação usar?

#6 Mensagem por Leonardo Orito »

Morais, nunca tive hqi pelo consumo e pelo calor que geram, mas independente disso é a iluminação mais completa que você tem, ela gera todo espectro de luz possivel, grandes aquaristas de sps usam e defendem ainda.
na verdade o combo ideal é hqi com t5.
o led é legal, é o futuro inevitavel, mas tem poucas boas opções e são muito caras mesmo, dependendo do tamanho do aquario fica um absurdo porque as luminarias dão conta de uma area pequena. Uma radion sai por 4 mil, um aquario de 150x60x50 precisa de 3 pelo menos

morais filho
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 103
Registrado em: 24 Jun 2009, 18:35
Apelido: Morais
Localização: São paulo
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Qual iluminação usar?

#7 Mensagem por morais filho »

Leonardo Orito escreveu:Morais, nunca tive hqi pelo consumo e pelo calor que geram, mas independente disso é a iluminação mais completa que você tem, ela gera todo espectro de luz possivel, grandes aquaristas de sps usam e defendem ainda.
na verdade o combo ideal é hqi com t5.
o led é legal, é o futuro inevitavel, mas tem poucas boas opções e são muito caras mesmo, dependendo do tamanho do aquario fica um absurdo porque as luminarias dão conta de uma area pequena. Uma radion sai por 4 mil, um aquario de 150x60x50 precisa de 3 pelo menos


Correto Leonardo, eu usei HQI's e T5 por décadas, já fui um dos maiores colecionadores de espécies de SPS's e LPS's
Realmente no quesito preço LEd's seria uma utopia para quem quer ter corais em sua total iluminicencia.Bem como o preço proibitivo.
Gostaria de ouvir alguém que tenha LED's e que mantém corais coloridos por anos a fio. Obrigado

morais filho
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 103
Registrado em: 24 Jun 2009, 18:35
Apelido: Morais
Localização: São paulo
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Qual iluminação usar?

#8 Mensagem por morais filho »

Meu último aquário tinha 320 x 60 x 80 , sump de 220 x 50 x 50.

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 969
Registrado em: 07 Abr 2012, 12:42
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 13 vezes
Recebeu Curtir: 20 vezes

Re: Qual iluminação usar?

#9 Mensagem por Leonardo Orito »

morais filho escreveu:
Leonardo Orito escreveu:Morais, nunca tive hqi pelo consumo e pelo calor que geram, mas independente disso é a iluminação mais completa que você tem, ela gera todo espectro de luz possivel, grandes aquaristas de sps usam e defendem ainda.
na verdade o combo ideal é hqi com t5.
o led é legal, é o futuro inevitavel, mas tem poucas boas opções e são muito caras mesmo, dependendo do tamanho do aquario fica um absurdo porque as luminarias dão conta de uma area pequena. Uma radion sai por 4 mil, um aquario de 150x60x50 precisa de 3 pelo menos


Correto Leonardo, eu usei HQI's e T5 por décadas, já fui um dos maiores colecionadores de espécies de SPS's e LPS's
Realmente no quesito preço LEd's seria uma utopia para quem quer ter corais em sua total iluminicencia.Bem como o preço proibitivo.
Gostaria de ouvir alguém que tenha LED's e que mantém corais coloridos por anos a fio. Obrigado

Acho que vai ser difícil você achar quem tenha led por anos a fio e tenha mantido corais muito coloridos com a mesma luminária, todo ano vem uma inovação no LED, de forma que a promessa de que uma luminária duraria anos cai por terra, infelizmente ainda somos cobaias no caso do led.

morais filho
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 103
Registrado em: 24 Jun 2009, 18:35
Apelido: Morais
Localização: São paulo
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Qual iluminação usar?

#10 Mensagem por morais filho »

Leonardo Orito escreveu:
morais filho escreveu:
Leonardo Orito escreveu:Morais, nunca tive hqi pelo consumo e pelo calor que geram, mas independente disso é a iluminação mais completa que você tem, ela gera todo espectro de luz possivel, grandes aquaristas de sps usam e defendem ainda.
na verdade o combo ideal é hqi com t5.
o led é legal, é o futuro inevitavel, mas tem poucas boas opções e são muito caras mesmo, dependendo do tamanho do aquario fica um absurdo porque as luminarias dão conta de uma area pequena. Uma radion sai por 4 mil, um aquario de 150x60x50 precisa de 3 pelo menos


Correto Leonardo, eu usei HQI's e T5 por décadas, já fui um dos maiores colecionadores de espécies de SPS's e LPS's
Realmente no quesito preço LEd's seria uma utopia para quem quer ter corais em sua total iluminicencia.Bem como o preço proibitivo.
Gostaria de ouvir alguém que tenha LED's e que mantém corais coloridos por anos a fio. Obrigado

Acho que vai ser difícil você achar quem tenha led por anos a fio e tenha mantido corais muito coloridos com a mesma luminária, todo ano vem uma inovação no LED, de forma que a promessa de que uma luminária duraria anos cai por terra, infelizmente ainda somos cobaias no caso do led.


Lamentavel, é o que costumo dizer sempre: A receita do bolo não mudou!!!!!! lucros faceis levam a esse tipo de situacão.
Obrigado

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: Qual iluminação usar?

#11 Mensagem por Humberto Jr. »

Não cheguei a usar HQI, mas LEDs, T5, T8, PL....

Considero dessas opções as T5 como melhores. Tive relatos bons com leds, mas os preços das luminárias consideradas boas acaba sendo bem limitante...

Hoje em dia já tem que faça a combinação de T5 com Leds. Acredito que a combinação destes tipos permitirá obter resultados excelentes no quesito cor e crescimento/saúde dos corais.

[BBvideo 640,480]https://www.youtube.com/watch?v=Q3fLWJV_EXQ[/BBvideo]
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Nixon Cabeceira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1391
Registrado em: 22 Jun 2009, 16:59
Apelido: CABECEIRA
Localização: araguari MG
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Qual iluminação usar?

#12 Mensagem por Nixon Cabeceira »

Experiencia através dos anos... Após 21 anos de experiencia posso dizer o seguinte:

Tive todo tipo de iluminação possível em aquários: HQI,T5,T8,LED

Manter os SPS coloridos por anos a fio depende de outros fatores além da LUZ.

Pergunta: Quantos aquaristas vocês conhecem/conheceram ao longo dos anos que utilizou/utiliza um PAR METER ( medidor de radiação luminosa ) para saber se suas lampadas/luminárias estavam fornecendo a quantidade/qualidade certa de PAR ao longo do tempo? Eu nunca usei tal aparelho e nunca conheci alguém que já usou. Sempre que ia comprar um achava muito caro.

Só ai já temos um fator limitante para termos certeza de quando deveríamos trocar as HQI/T5 ou até mesmo LED de PRIMEIRA LINHA, que perde a eficiência SIM!

Então o investimento limita a certeza de estarmos fazendo a coisa certa ou não.

Já vi vídeos de recifes de corais totalmente coloridos a mais de 20m de profundidade e recifes coloridos na superfície ( ficam no seco na maré baixa! ) independente de ser SPS.

A minha experiência diz que COR tem haver com EQUILÍBRIO.

EQUILÍBRIO diz respeito a tudo: LUZ( PAR correto! ), temperatura ( correta ), densidade( sem alterações ),alimentação( correta ),parâmetros químicos corretos:PH,CALCIO,ALK,MG...etç e sem o fuça-fuça característico de muitos aquaristas.

Lembrem-se: Os corais estão la no mar evoluindo a milênios em um ambiente totalmente equilibrado e no aquário tem que se respeitar isso. Coral não muda de lugar no MAR todo mês... ele nasce/cresce e fica lá até morrer durante milênios.

Abs.
...fórum de aquariofilia é um complemento para o nosso Hobby, ter o reef, projetar e dividir com os colegas, receber dicas, mas quando isso se torna em algo que te deixe triste é melhor se afastar... frequente o forum faça amizades e não inimigos...

[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

morais filho
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 103
Registrado em: 24 Jun 2009, 18:35
Apelido: Morais
Localização: São paulo
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Qual iluminação usar?

#13 Mensagem por morais filho »

Nixon, eu usei HQI por mais de duas décadas, fui referência no que tange SPS's, usando HQI'S + VHO.
Os resultados foram fantásticos, em crescimentos e em cores. Parei por alguns anos, não conheço nada a respeito desses LED's, nem aquaristas que mantenham corais mais exigentes. Minha opinião muito particular é que o único inconveniente das HQI's é o consumo de energia.
Meu objetivo era saber se alguém mantém corais tido como exigentes com este tipo de iluminação. Não sou a favor de ficar suplementando, pois com rigorosoTPA's obtemos êxito. Meu último aquário tinha 2.200 litros de volume líquido. TPA's de 300 litros mensal com água natural e sintética. Bom é isso , e obrigado por suas dicas.
Morais

Avatar do usuário
Yuri Machado de Barros
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 479
Registrado em: 07 Dez 2017, 15:36
Apelido: YURI
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 51 vezes
Recebeu Curtir: 48 vezes

Re: Qual iluminação usar?

#14 Mensagem por Yuri Machado de Barros »

dá uma olhada nos testes feitos com a Orphek Atlantik V4...............medidas de PAR e Espectro........

é o último lançamento em LED.......

Avatar do usuário
Yuri Machado de Barros
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 479
Registrado em: 07 Dez 2017, 15:36
Apelido: YURI
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 51 vezes
Recebeu Curtir: 48 vezes

Re: Qual iluminação usar?

#15 Mensagem por Yuri Machado de Barros »

Editado pela última vez por Yuri Machado de Barros em 15 Fev 2018, 18:36, em um total de 3 vezes.

Nixon Cabeceira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1391
Registrado em: 22 Jun 2009, 16:59
Apelido: CABECEIRA
Localização: araguari MG
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Qual iluminação usar?

#16 Mensagem por Nixon Cabeceira »

morais filho escreveu:Nixon, eu usei HQI por mais de duas décadas, fui referência no que tange SPS's, usando HQI'S + VHO.
Os resultados foram fantásticos, em crescimentos e em cores. Parei por alguns anos, não conheço nada a respeito desses LED's, nem aquaristas que mantenham corais mais exigentes. Minha opinião muito particular é que o único inconveniente das HQI's é o consumo de energia.
Meu objetivo era saber se alguém mantém corais tido como exigentes com este tipo de iluminação. Não sou a favor de ficar suplementando, pois com rigorosoTPA's obtemos êxito. Meu último aquário tinha 2.200 litros de volume líquido. TPA's de 300 litros mensal com água natural e sintética. Bom é isso , e obrigado por suas dicas.
Morais


Morais,

Os corais que tive mais dificuldade pra manter com LEDs foram alguns LPs ( coletados na natureza ).

Abs.
...fórum de aquariofilia é um complemento para o nosso Hobby, ter o reef, projetar e dividir com os colegas, receber dicas, mas quando isso se torna em algo que te deixe triste é melhor se afastar... frequente o forum faça amizades e não inimigos...

[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”