🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

NemoLight (luz noturna) x Saúde dos peixes x Corais

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
AlexandreFonseca
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 109
Registrado em: 27 Jun 2017, 16:03
Apelido: Ale
Data de Nascimento: 22 Fev 1983
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 3 vezes

NemoLight (luz noturna) x Saúde dos peixes x Corais

#1 Mensagem por AlexandreFonseca »

Olá pessoal!

Tenho um nano de 55L com uma diversidade de corais (LPS e Softs) e alguns peixes (2 occelaris, 1 donzela, 1 firefish e 1 goby watchman).

Recentemente troquei minha luminária (Sunsun 18W) por uma Nemolight 36W.

Não tenho o que falar! A luminária provoca uma beleza única nas cores dos corais e peixes!

Principalmente no modo moonlight (42 Leds de 460nm em 5% de intensidade), onde os corais brilham intensamente, parecendo "neon".

E é ai que entra minha dúvida:
Pelo que vi, a nemolight permite 12 horas de luz diurna e 12 de noturna (sendo que vc pode configurar para alongar as horas entre estes dois).
Ou seja, NUNCA temos escuridão se ativarmos o timer!
Até onde isso é saudável? A sensação que passa é que fica muito "claro" mesmo no moonlight...
Escuridão total lá para o meio da madrugada não seria melhor???
Alguém que tenha a Nemolight sabe dizer se tem como configurar isso? Ou como deixam suas luminárias?
Quem não tem a nemolight, mas outra marca com o modo moonlight, tb deixa a noite inteira?

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: NemoLight (luz noturna) x Saúde dos peixes x Corais

#2 Mensagem por Celso Suguimoto »

Efeito puramente estetico
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

AlexandreFonseca
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 109
Registrado em: 27 Jun 2017, 16:03
Apelido: Ale
Data de Nascimento: 22 Fev 1983
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: NemoLight (luz noturna) x Saúde dos peixes x Corais

#3 Mensagem por AlexandreFonseca »

Celso Suguimoto escreveu:Efeito puramente estetico


Quando vc diz isso, devo entender que os peixes/corais não sofrem stress pela incidência constante de luz (seja daylight e moonlight)?

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: NemoLight (luz noturna) x Saúde dos peixes x Corais

#4 Mensagem por Celso Suguimoto »

Nao, digo que moonlight é somente estetico, nao tem beneficio algum pros animais.

A minha calha tem ciclo lunar, simulacao de tempestade, moonlight e nao uso nada disso.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Afonso Thadeu Telles
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 4
Registrado em: 12 Dez 2017, 11:49
Apelido: AfonsoThadeu
Data de Nascimento: 18 Nov 1991
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil

Re: NemoLight (luz noturna) x Saúde dos peixes x Corais

#5 Mensagem por Afonso Thadeu Telles »

O ciclo lunar tem relação com a reprodução dos corais e outros animais marinhos, servindo de ponto de referencia para que todos os animais de uma mesma espécie reproduzam ao mesmo tempo.
No entanto não é um fator único e estamos falando de variações cíclicas na luminosidade noturna que acredito a luminária da Aquamax ser incapaz de simular.
Para nós aquaristas é útil para observamos os seres noturnos e para os mesmo para ter melhor percepção à noite, vale ressaltar que tratada-se de uma luz extremamente fraca com a lua cheia fornecendo somente 0,1 Par á nível do mar.

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: NemoLight (luz noturna) x Saúde dos peixes x Corais

#6 Mensagem por Celso Suguimoto »

Ciclo lunar é estetico apenas.

Quando tinha guppies as femeas se reproduziam na mudança da fase da lua e os aquarios eram todos dentro da casa, ou seja, zero de influencia da luz lunar, mas isso é empirico nada cientifico

A unica infuência da lua comprovada cientificamente é sobre o efeito das marés que nada tem a ver com a luz e sim efeito gravitacional que uma calha nao tem influencia alguma
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Armando Ito
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 995
Registrado em: 21 Out 2013, 22:52
Data de Nascimento: 25 Mai 1965
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 40 vezes
Recebeu Curtir: 82 vezes

Re: NemoLight (luz noturna) x Saúde dos peixes x Corais

#7 Mensagem por Armando Ito »

ciclo lunar interfere nas marés ... luminosidade não influencia em nada ...

Afonso Thadeu Telles
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 4
Registrado em: 12 Dez 2017, 11:49
Apelido: AfonsoThadeu
Data de Nascimento: 18 Nov 1991
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil

Re: NemoLight (luz noturna) x Saúde dos peixes x Corais

#8 Mensagem por Afonso Thadeu Telles »

Por motivos óbvios a interferência gravitacional da lua é difícil de ser compensada no entanto a influência da luz noturna ainda não foi descartada como um fator importante para a reprodução dos corais.
Segue dois links da revista Advanced Aquarist:
http://www.advancedaquarist.com/2012/7/lighting
http://www.advancedaquarist.com/blog/li ... m-spawning

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: NemoLight (luz noturna) x Saúde dos peixes x Corais

#9 Mensagem por Celso Suguimoto »

Sim Afonso, mas nada comprobatorio, como no caso dos guppies q citei

Ja tive episodios de reproducao sexuada de anemonas, tridacna, snails, palhaços, camarao, pepino, neon goby no aquario tambem, sem influencia alguma de iluminacao, pelo contrario usado uma HQI

[BBvideo 640,480]https://www.youtube.com/watch?v=i-DsYsMOeio[/BBvideo]

"Since most PAR meters' minimum respond is '1', these units are useless in determining proper placement of a light source in order to mimic natural moonlight intensity. On the other hand, a lux meter can measure moonlight at its maximum intensity although the reading will be ~1. Hence, placement of the LED for providing proper intensity will likely have to be estimated visually. At present, the effects of over-illumination of a reef aquarium at night are unknown but it is possible that it might affect fish or invertebrate spawning behavior."
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Marcelo E Novais
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 513
Registrado em: 08 Ago 2012, 19:28
Apelido: epifanio
Data de Nascimento: 12 Mai 1983
Cidade: cananeia
País: Brasil
Curtiu: 12 vezes
Recebeu Curtir: 49 vezes

Re: NemoLight (luz noturna) x Saúde dos peixes x Corais

#10 Mensagem por Marcelo E Novais »

Minha opinião até o momento é que essa de moolight, ciclo lunar, tempestade e todos bla bla blas, não servem absolutamente pra nada, alias...serve pra duas coisas enriquecer o ego do aquarista que gosta de ficar se exibindo pra visita e para enriquecer os fabricantes que usam esses apetrechos e deculpas para inflacionar e deixar esse item muito mais caro
A não ser que alguem faça e me apresente estudos que comprovem tal supervalorizaçao destas funções, a minha opinião continuara sendo que são funções inuteis

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: NemoLight (luz noturna) x Saúde dos peixes x Corais

#11 Mensagem por Celso Suguimoto »

Outra coisa eh q pelo menos a maioria dos casos de calhas q imitam ciclo lunar , nao passam de leds ligados em potencia mais fraca, nem de longe conseguem reproduzir o ciclo lunar
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Armando Ito
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 995
Registrado em: 21 Out 2013, 22:52
Data de Nascimento: 25 Mai 1965
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 40 vezes
Recebeu Curtir: 82 vezes

Re: NemoLight (luz noturna) x Saúde dos peixes x Corais

#12 Mensagem por Armando Ito »

Celso Suguimoto escreveu:Outra coisa eh q pelo menos a maioria dos casos de calhas q imitam ciclo lunar , nao passam de leds ligados em potencia mais fraca, nem de longe conseguem reproduzir o ciclo lunar

pq o ciclo lunar e as moolight das calhas de led é azul ? .... se a lua cheia é branca ?

Cassio Martins de souza
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 54
Registrado em: 16 Fev 2016, 18:35
Apelido: Cassio
Data de Nascimento: 02 Abr 1990
Cidade: Blumenau
País: Brasil

Re: NemoLight (luz noturna) x Saúde dos peixes x Corais

#13 Mensagem por Cassio Martins de souza »

Aqui pensei programar Arduino para fazer fases da lua aquário fica no quarto aí não dá! Ruim peixes sempre algo ligado!
Tempestade não faço assusta eles!
Essa minha opinião

Avatar do usuário
Paulo Mallard Scaldaferri
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 54
Registrado em: 17 Mai 2018, 22:48
Apelido: Paulinho
Data de Nascimento: 16 Nov 1980
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Curtiu: 24 vezes
Recebeu Curtir: 8 vezes
Contato:

Re: NemoLight (luz noturna) x Saúde dos peixes x Corais

#14 Mensagem por Paulo Mallard Scaldaferri »

Amigo, penei até para configurar a minha Nemolight.
É uma luminária fantástica com várias funções (ciclo lunar, timer etc), mas sem um visor para identificar o que está sendo configurado.
O manual ensina a configurar porém é extremamente confuso.
Depois de quase um mês de modificações e verificações dos seus recursos consegui chegar na minha configuração desejada e coloco aqui as minhas etapas para configurá-la. Embora tenha buscado muito, absolutamente nenhum post me ajudou a configurar um ciclo dia - noite - escuridão total (vários post até relatam que não seria possível configurar a escuridão total, o que não é verdade.

Aí vai o meu passo-a-passo que pode ajudar outras pessoas (vale a pena configurar pois depois disso ela funciona maravilhosamente).

Observação 1 muito importante: o timer (botão com relógio) inicia a contagem logo após ser ativado, durando 12h na configuração de fábrica. Assim, se você clicou 1x em timer às 10h, ele vai manter as luzes acesas até 22h, e religar 10h no dia seguinte.

Observação 2 para as regulagens de intensidade: os botões mais e menos são muito sensíveis e funcionam com um dimmer. Para percorrer de 0 a 100% de intensidade o número de cliques variou de 15 a 40! Na dúvida é melhor ir clicando até o 0 ou ao 100 e contar o número de cliques, tente dar cliques com a mesma velocidade (quando chega em 0 ou 100 ela dá um bip longo)...

Se você já configurou o dispositivo e vai tentar usar meu método, é melhor resetar a configuração de fábrica para iniciar qualquer configuração, pois é quase impossível saber como ele está configurado agora e o resultado será um samba-do-crioulo doido.

Eu queria configurar meu ciclo assim:

Ciclo diário com 50% de luzes brancas e 100% de azuis iniciando às 10h, com 8h de duração.
4h antes e 4h após o ciclo diário uma fase lunar com luzes exclusivamente azuis (100% das actínicas), com a finalidade de tornar o aquário mais bonito durante um período maior do dia
Escuridão total entre 22h e 6h.

Resumo:
6h inicia fase lunar --> 10h inicia dia -->18h reinicia lua ---> 22h escuridão total até as 6h do dia seguinte (8h)

Para tanto, a sequência de configuração é a seguinte:

1 - Resetar configuração de fábrica (pressionar Channel 3s até bip longo)
2 - Conectar na tomada e ligar o nemolight às 10h (ou na hora que você deseja acender os LEDs brancos - período de luz do dia)
3 - Clicar em Timer (12h)
4 - Clicar 4 vezes no botão menos (-)
5 - Clicar em Thunderstorm

OK, até aqui o timer está configurado para iniciar o dia às 10h e terminar às 18h.

Próxima etapa será configurar o período de lua que vem imediatamente antes e após o dia....

6 - pressionar Thunderstorm 3 segundos (escutar um bipe longo)
7 - pressionar Channel 1 vez (selecionará canal azul)
8 - pressionar botão mais (+) 4 vezes (escutar 4 bipes curtos)
9 - pressionar Thunderstorm para salvar mais essa configuração (fabricante não informa sem tem que salvar mas funcionou comigo)

A próxima etapa é configurar a intensidade da luz branca durante o dia....

10 - pressionar Channel uma vez
11 - pressionar repetidamente o botão menos (-) até obter uma tonalidade azulada, eu reduzi a minha luz branca para 50% pois a configuração original é muito intensa para os corais
12 - pressionar Thunderstorm mais uma vez para salvar

Última configuração, deixar escuridão total à noite, que é a parte que o manual do fabricante deixa menos clara.

13 - pressionar por 3 segundos o botão 12h (manual fala que é para fase da lua, mas na verdade é para a fase noturna)
14 - pressionar Channel uma vez
15 - pressionar repetidamente o botão menos (-) até redução completa da luz azul
16 - pressionar Channel outra vez (normalmente os passos 16 e 17 serão desnecessários porque a configuração de fábrica é intensidade 0 das brancas à noite)
17 - pressionar repetidamente o botão menos (-) até redução completa da luz branca
18 - pressionar Thunderstorm mais uma vez para salvar - após este clique a luminária que estava apagada voltará a acender na intensidade de dia.

Se, ao pressionar Thunderstorm, a luz estiver apagada, os passos 13 a 18 não funcionaram e você zerou a luz padrão, basta voltar a mesma para 50 azuis e 100 brancas (bt Channel), reativar o timer (bt 12h e repetir passos 13 a 18).

Ao final confira se o timer está ativado (luz vermelha no topo da luminária ao lado de um T).

O timer não vai contar exatamente do início do processo, mas algo no meio da configuração (com alguns minutos de intervalo se você demorou para configurar). Se você quiser um controle exato do horário basta desativá-lo depois de tudo configurado (clicando em 12h) e reativar exatamente na hora que deseja o início das luzes brancas.

Importante: em picos de luz a config fica bem bagunçada meus testes, o melhor é manter a mesma conectada em um Nobreak assim como as bombas essenciais do aquário. Se a configuração bagunçou (aconteceu comigo várias vezes), é mais fácil resetar novamente config de fábrica e reconfigurar tudo.

Ufa..... está acabada a configuração.

Espero ter ajudado.
Editado pela última vez por Paulo Mallard Scaldaferri em 19 Jun 2018, 10:37, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Paulo Mallard Scaldaferri
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 54
Registrado em: 17 Mai 2018, 22:48
Apelido: Paulinho
Data de Nascimento: 16 Nov 1980
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Curtiu: 24 vezes
Recebeu Curtir: 8 vezes
Contato:

Re: NemoLight (luz noturna) x Saúde dos peixes x Corais

#15 Mensagem por Paulo Mallard Scaldaferri »

Gostaria de saber as configurações de intensidade e tempo de luz que vocês tem usado com essa luminária.

No meu nano Boyu TL-450 (58L) estou usando 7horas de luzes brancas com intensidade 50% e azuis 100%, 4 horas com luzes azuis e o restante com escuridão total.

Tenho corais como Hammer, Frogspawn, Bullseye mushroom, GSP, alguns Zoas, Duncan. Dois palhacinhos, um Goby, um Dart Firefish e invertebrados.

Minha impressão é de que as luzes com a configuração original estavam muito intensas, com alguns corais perdendo a cor.... o que vocês acharam??

AlexandreFonseca
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 109
Registrado em: 27 Jun 2017, 16:03
Apelido: Ale
Data de Nascimento: 22 Fev 1983
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: NemoLight (luz noturna) x Saúde dos peixes x Corais

#16 Mensagem por AlexandreFonseca »

Paulo Mallard Scaldaferri escreveu:Amigo, penei até para configurar a minha Nemolight.
É uma luminária fantástica com várias funções (ciclo lunar, timer etc), mas sem um visor para identificar o que está sendo configurado.
O manual ensina a configurar porém é extremamente confuso.
Depois de quase um mês de modificações e verificações dos seus recursos consegui chegar na minha configuração desejada e coloco aqui as minhas etapas para configurá-la. Embora tenha buscado muito, absolutamente nenhum post me ajudou a configurar um ciclo dia - noite - escuridão total (vários post até relatam que não seria possível configurar a escuridão total, o que não é verdade.

Aí vai o meu passo-a-passo que pode ajudar outras pessoas (vale a pena configurar pois depois disso ela funciona maravilhosamente).

Observação 1 muito importante: o timer (botão com relógio) inicia a contagem logo após ser ativado, durando 12h na configuração de fábrica. Assim, se você clicou 1x em timer às 10h, ele vai manter as luzes acesas até 22h, e religar 10h no dia seguinte.

Observação 2 para as regulagens de intensidade: os botões mais e menos são muito sensíveis e funcionam com um dimmer. Para percorrer de 0 a 100% de intensidade o número de cliques variou de 15 a 40! Na dúvida é melhor ir clicando até o 0 ou ao 100 e contar o número de cliques, tente dar cliques com a mesma velocidade (quando chega em 0 ou 100 ela dá um bip longo)...

Se você já configurou o dispositivo e vai tentar usar meu método, é melhor resetar a configuração de fábrica para iniciar qualquer configuração, pois é quase impossível saber como ele está configurado agora e o resultado será um samba-do-crioulo doido.

Eu queria configurar meu ciclo assim:

Ciclo diário com 50% de luzes brancas e 100% de azuis iniciando às 10h, com 8h de duração.
4h antes e 4h após o ciclo diário uma fase lunar com luzes exclusivamente azuis (100% das actínicas), com a finalidade de tornar o aquário mais bonito durante um período maior do dia
Escuridão total entre 22h e 6h.

Resumo:
6h inicia fase lunar --> 10h inicia dia -->18h reinicia lua ---> 22h escuridão total até as 6h do dia seguinte (8h)

Para tanto, a sequência de configuração é a seguinte:

1 - Resetar configuração de fábrica (pressionar Channel 3s até bip longo)
2 - Conectar na tomada e ligar o nemolight às 10h (ou na hora que você deseja acender os LEDs brancos - período de luz do dia)
3 - Clicar em Timer (12h)
4 - Clicar 4 vezes no botão menos (-)
5 - Clicar em Thunderstorm

OK, até aqui o timer está configurado para iniciar o dia às 10h e terminar às 18h.

Próxima etapa será configurar o período de lua que vem imediatamente antes e após o dia....

6 - pressionar Thunderstorm 3 segundos (escutar um bipe longo)
7 - pressionar Channel 1 vez (selecionará canal azul)
8 - pressionar botão mais (+) 4 vezes (escutar 4 bipes curtos)
9 - pressionar Thunderstorm para salvar mais essa configuração (fabricante não informa sem tem que salvar mas funcionou comigo)

A próxima etapa é configurar a intensidade da luz branca durante o dia....

10 - pressionar Channel uma vez
11 - pressionar repetidamente o botão menos (-) até obter uma tonalidade azulada, eu reduzi a minha luz branca para 50% pois a configuração original é muito intensa para os corais
12 - pressionar Thunderstorm mais uma vez para salvar

Última configuração, deixar escuridão total à noite, que é a parte que o manual do fabricante deixa menos clara.

13 - pressionar por 3 segundos o botão 12h (manual fala que é para fase da lua, mas na verdade é para a fase noturna)
14 - pressionar Channel uma vez
15 - pressionar repetidamente o botão menos (-) até redução completa da luz azul
16 - pressionar Channel outra vez (normalmente os passos 16 e 17 serão desnecessários porque a configuração de fábrica é intensidade 0 das brancas à noite)
17 - pressionar repetidamente o botão menos (-) até redução completa da luz branca
18 - pressionar Thunderstorm mais uma vez para salvar - após este clique a luminária que estava apagada voltará a acender na intensidade de dia.

Se, ao pressionar Thunderstorm, a luz estiver apagada, os passos 13 a 18 não funcionaram e você zerou a luz padrão, basta voltar a mesma para 50 azuis e 100 brancas (bt Channel), reativar o timer (bt 12h e repetir passos 13 a 18).

Ao final confira se o timer está ativado (luz vermelha no topo da luminária ao lado de um T).

O timer não vai contar exatamente do início do processo, mas algo no meio da configuração (com alguns minutos de intervalo se você demorou para configurar). Se você quiser um controle exato do horário basta desativá-lo depois de tudo configurado (clicando em 12h) e reativar exatamente na hora que deseja o início das luzes brancas.

Importante: em picos de luz a config fica bem bagunçada meus testes, o melhor é manter a mesma conectada em um Nobreak assim como as bombas essenciais do aquário. Se a configuração bagunçou (aconteceu comigo várias vezes), é mais fácil resetar novamente config de fábrica e reconfigurar tudo.

Ufa..... está acabada a configuração.

Espero ter ajudado.


Rapaz!!!!

Finalmente alguém me ensinou a montar um período de luz azul antes de entrar a escuridão!

De fato, o manual da Nemolight te deixa mais confuso do que sem ele!

O único ponto "ruim" é que este período de luz azul é baseada na intensidade configurada do dia, ou seja, fica um azul muuuuuito forte.

Seria perfeito se conseguíssemos configurar esse azul como uma "terceira fase" da luminária (diferente do dia e da noite), assim, colocaria algo próximo de 40%....

De qualquer forma, já foi ótimo!

O meu ficou da seguinte forma:
Dia das 7 as 19!
Azul das 5 as 7 e das 19 as 21

Valeu pela dica!!!

Um ponto que vc informou: A cor branca é muito forte para os corais??? Notou isso??? Sabe que perdi um trumpet kriptonita e estava desconfiado que era por conta da claridade... Bom saber.... (e olha que ele estava no substrato)

Avatar do usuário
Paulo Mallard Scaldaferri
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 54
Registrado em: 17 Mai 2018, 22:48
Apelido: Paulinho
Data de Nascimento: 16 Nov 1980
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Curtiu: 24 vezes
Recebeu Curtir: 8 vezes
Contato:

Re: NemoLight (luz noturna) x Saúde dos peixes x Corais

#17 Mensagem por Paulo Mallard Scaldaferri »

Sobre a luz azul da noite, gostaria também de regular a intensidade...
Com testes descobri que a azul da fase da lua usa a mesma intensidade da azul diurna (dá até para reduzir um pouco - uns 10% - mas se reduzir demais o impacto na azul durante o dia fica grande...

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”