🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Nano Reef 50L - 1a montagem - ajuda equipamentos

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
douglasrdg
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 3
Registrado em: 07 Jan 2018, 20:20
Apelido: douglasrdg
Data de Nascimento: 24 Fev 1993
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Nano Reef 50L - 1a montagem - ajuda equipamentos

#1 Mensagem por douglasrdg »

Fala pessoal, tudo bem?
Tenho aquário de agua doce desde os 16 anos, hj estou com 24, mas estou entrando agora no mundo dos marinhos. Depois de pesquisar bastante em fóruns, face, youtube, tomei coragem e comprei um Nano de 80L bruto com Sump 6o vidro. As medidas são 50X40X40 (com 11 cm de Sump), comprei direto de uma fábrica de aquários em Sao Bernando, a Ocean Glass. Mesmo coletando muita informação fico em dúvida em diversos pontos, poderiam me ajudar? Pretendo te rum aquário com uma pequena fauna e corais soft.

1) Skimmer: fiquei entre o Boyu WG 310, Macro Aqua Ns-16 e uma caseira feita na própria fábrica, para aquário até 200L com uma bomba SB1000 (nao sei se posso postar o link do anuncio no ML). Qual é o melhor? Sei que os 3 cabem no sump. Aceito outras sugestões.

2) Bomba de Recalque: quase todos os lugares falam muito bem ou muito mal da Sarlo SB1000. Achei o preço atrativo. Tem outra opção com mesmo custo beneficio? Vi outras na casa de 1000L/h, como Sunsun, boyu. Considerando meu display com 50L, ela dariam conta do recado. ( recalque - 10 a 20X volume do aquário)

3) Bomba de Circulação: essa é a maior dúvida. Uma bomba de 1000L/h fará uma movimentação grande no aquário, ainda assim é necessária a bomba de circulação? Gostei bastante da SunSun jvp 101b 3000L/h, que é um wavemaker. Em outros posts falam em usar uma bomba comum para simular a correnteza, caso isso seja realmente correto, qual bomba me recomendam? Alguma que não corra risco da ventosa cair.

Vou comprar o termostato, aragonita, água pronta, media filtrante, fazer uma luminária, testes para água.

Aceito qualquer tipo de sugestão, gostaria de não cometer erros com esse itens que não são baratos. Muito obrigado!!

Matheus Vieira
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 34
Registrado em: 08 Dez 2017, 14:39
Apelido: Matheus
Data de Nascimento: 02 Out 1996
Cidade: Guarulhos
País: Brasil

Re: Nano Reef 50L - 1a montagem - ajuda equipamentos

#2 Mensagem por Matheus Vieira »

Boa noite Douglas!

Primeiramente seja bem vindo ao forum e tbm ao aquarismo marinho.

Bom, tudo q vou falar aqui é baseado em experiencia propria e pesquisa, n necessariamente estou correto e nem oq aconteceu comigo pode acontecer com vc tbm, vai um pouco de sorte (ou azar) em alguns casos.

Em geral, skimmer eu costumo fugir de boyu, pq tem muita opinião negativa. Normalmente falam q n funciona, dificilmente da pra regular, tem q fazer modificação e tudo mais. Pra mim n vale a pena.
Como seu objetivo é manter corais soft e peixes, desde q vc n sobrecarregue seu aquario, os outros dois skimmers podem ser adequados. N cheguei a pesquisar sobre o macro aqua e esse feito pela fabrica vc pode tentar ver em funcionamento com eles ou algo assim. Além disso, se vc realizar uma quantidade adequada de TPA talvez vc nem precise de skimmer. Aí vai do q vc julgar melhor, baseado em gastos e no seu tempo disponivel para manutenção. Desde q n maltrate os animais ta tudo maravilhoso kkkk

Em relação as bombas, se a bomba de recalque n tiver uma coluna grande de agua pra empurrar ela vai gerar circulação mais q o bastante pro aquario. Se atenha bastante nisso, pq falta de circulação pode resultar em algumas coisas bem chatas, tipo cianobactéria, morte de algum coral caso vc queira futuramente uns mais exigentes, acumulo de matéria organica e aparecimento de muitas algas, até diminuição na saúde dos peixes. Mas na teoria, caso seja um sump traseiro ou a coluna de agua n for muito grande a sb1000 deve suprir sua necessidade de circulação com folga.
Eu particularmente optei por comprar uma bomba wavemaker pra n deixar a circulação "viciada", ou sejam empurrando tudo em uma direção só. Mas para corais soft isso n deve ser problema tbm. E cuidado com sunsun dizendo q é wavemaker pq pode ser propaganda enganosa. As sunsun q eu tive duraram bastante, faziam uma boa circulação, mas n faziam aquela movimentação de "vai e vem" como uma onda, ou seja, funcionavam mais ou menos como uma powerhead, só q com um jato menos direcionado. Acho q a opção mais barata de wavemaker de vdd é jebao, no caso uma RW-4. Ou vc poderia colocar na saída do recalque um gira gira, ou direcionadores de fluxo.
E em geral essas bombas são presas com imãs, então n costumam se desprender do vidro n.



Quanto aos outros itens, conforme as duvidas surgirem pode perguntar sem dó kkkkk

Mas, quanto ao substrato por exemplo, tome cuidado na hora de comprar aragonita pois muita gente vende concha moída como aragonita, e n é bem a mesma coisa. N q vc terá problemas, mas concha moída costuma liberar fosfato com o tempo, aí o aquario fica lotado de alga. Se puder pegar uma aragonita importada, além de ter uma estética melhor tbm é mais segura.

Testes n tenho muito oq falar, se vc comprar dentro das marcas tidas como boas n vai ter problema. Só evite comprar densímetro, pq eles n são confiáveis. Ao inves disso o ideal é pegar um refratômetro.

A luminária vai depender do q vc prefere. LED, T5 ou sei la kkkkk só tenha em mente q seus corais podem n ir tão bem se n tiver luz o bastante, ficar sem cor, ou definharem. Soft n tem uma necessidade tão grande por iluminação para viverem, mas podem n ficar tao bonitos.
Como o aquario n é grande, vale a pena ir de uma iluminação boa. N sai barato mas tbm n vai nem chegar perto do q vc teria q gastar em um aquario grande, e a vantagem é q vc n vai precisar ficar preso só nos softs caso vc mude de ideia futuramente.


Lembrando q é tudo um conjunto, n basta ter muita luz e qualidade ruim de agua, ou o contrário, por isso precisa de bastante dedicação. Tome cuidado com isso q tudo vai se desenvolver bem e vc terá um ótimo aquario, e com o mínimo de desperdício de dinheiro.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”