🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Quantidade de Luz e Orphek Atlantik V4

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Yuri Machado de Barros
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 495
Registrado em: 07 Dez 2017, 15:36
Apelido: YURI
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 51 vezes
Recebeu Curtir: 48 vezes

Quantidade de Luz e Orphek Atlantik V4

#1 Mensagem por Yuri Machado de Barros »

Artigo do Dana Riddle :

http://www.advancedaquarist.com/2004/7/aafeature

What Makes Orphek Atlantik V4 The Best Aquarium LED Lighting

Artigo que saiu mês passado : November 15, 2017

https://orphek.com/what-makes-orphek-at ... -led-light

VÍDEO:

https://www.youtube.com/watch?v=-TvQQYAkSOo

Resolvi postar isso aqui......porque percebi uma similaridade com o Aquário da Carlinhos Moreno..........aquele aquário famoso......com as caixas Marfinite embaixo.......

O Vídeo e o Artigo mostra que o único conjunto de iluminação que atingiu valores similares à Orphek Atlantik V4...............foi um conjunto com 8 lâmpadas T5.......

Nota-se que não é muito PAR........acima de 200 micromols........uma vez que abaixo disso as Zoox não são capazes de realizar a Fotossíntese............

E abaixo de 400 micromols.......pois acima disso as Zoox entram em foto inibição.......param de realizar a Fotossíntese.......

O Aquário do Carlinhos proposital ou não atingiu os valores EXATOS.......com 2 conjuntos de 8 lâmpadas T5............

penso existir um toque de sorte nesse aquário........porque parece que esse aquário foi montado pelo tamanhos de 3 caixas Marfinite abaixo do mesmo.......

Fato que contribuiu para o desenvolvimento da luminária com 16 lâmpadas T5.......

Se a luminária Orphek Atlantik V4.......é equivalente em PAR à 8 lâmpadas T5.........o Carlinhos acertou em cheio os valores de PAR ideal......

Pra quem não conhece o trabalho dele :

https://reefbuilders.com/2012/02/29/brazil-reef/

Achei interessante analizar esses valores de PAR.........que o vídeo mostra.......

e a comparação com as 8 lâmpadas T5...........

taí o segredo do Reef do Carlinhos.......PAR ideal......pouco acima de 200 e abaixo de 400 micromols........

e acho que tudo isso foi devido as dimensões das caixas Marfinite......

não foi não.....???.....acho que ele começou a montagem pelas caixas.....depois desenvolveu uma luminária....que acertou em cheio os valores ideais........

o interessante é que vejo muita medição.....600....800....1000....e até mais medida de PAR.........mas os corais não chegam nem perto do que eram os do Carlinhos........kkkkk

excesso de iluminação....

o primeiro artigo desse tópico fala justamente sobre o PAR excessivo.......

Avatar do usuário
Yuri Machado de Barros
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 495
Registrado em: 07 Dez 2017, 15:36
Apelido: YURI
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 51 vezes
Recebeu Curtir: 48 vezes

Re: Quantidade de Luz e Orphek Atlantik V4

#2 Mensagem por Yuri Machado de Barros »

extraído do Artigo:

" Photosynthesis is said to be 'saturated' when the amount of PAR available to the photosystems meets or exceeds the maximum rate absorbed by the photosystem, and increasing the amount of light will not increase the rate of photosynthesis".

Avatar do usuário
Yuri Machado de Barros
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 495
Registrado em: 07 Dez 2017, 15:36
Apelido: YURI
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 51 vezes
Recebeu Curtir: 48 vezes

Re: Quantidade de Luz e Orphek Atlantik V4

#3 Mensagem por Yuri Machado de Barros »

Essa é uma foto do Aquário do Carlinhos Moreno.........retirada da internet........somente para a ilustração do sistema de iluminação....mostrando os dois conjuntos de 8 lâmpadas T5..........

Imagem

Avatar do usuário
Yuri Machado de Barros
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 495
Registrado em: 07 Dez 2017, 15:36
Apelido: YURI
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 51 vezes
Recebeu Curtir: 48 vezes

Re: Quantidade de Luz e Orphek Atlantik V4

#4 Mensagem por Yuri Machado de Barros »

A luz bem regulada...o resultado é conhecido......

Imagem

Avatar do usuário
Yuri Machado de Barros
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 495
Registrado em: 07 Dez 2017, 15:36
Apelido: YURI
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 51 vezes
Recebeu Curtir: 48 vezes

Re: Quantidade de Luz e Orphek Atlantik V4

#5 Mensagem por Yuri Machado de Barros »

Achei interessante os valores dos testes da Orphek Atlantik V4.........baterem exatamente com os valores de 8 lâmpadas T5...........

E quando eu vi o aquário do Carlinhos........eu fiz a conecção........ icon_comemorando

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Quantidade de Luz e Orphek Atlantik V4

#6 Mensagem por Celso Suguimoto »

Yuri se nao me engano o Carlinhos tinha um medidor de PAR
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Yuri Machado de Barros
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 495
Registrado em: 07 Dez 2017, 15:36
Apelido: YURI
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 51 vezes
Recebeu Curtir: 48 vezes

Re: Quantidade de Luz e Orphek Atlantik V4

#7 Mensagem por Yuri Machado de Barros »

E aí Celso...beleza....

Eu procurei mas não encontrei nenhum tópico ou artigo que dissesse.......

Eu mencionei o Carlinhos......porque eu estava estudando essa nova luminária......e vendo o vídeo técnico sobre ela....

Segundo os técnicos que a fabricaram...ela seria a melhor de todas....com valores de PAR bem acertados.......sem exceder 400 micromols em nenhum momento........nunca chegando ao ponto de foto saturação.....ou inibição....que acontece ao chegar em 400 micromols.......

Quando ele disse que os valores aproximados somente foram obtidos com 8 lâmpadas T5..........na hora eu pensei no aquário do Carlinhos......e fui contar quantas lâmpadas ele usava........e para minha surpresa ele usava 16........ou seja 2 conjuntos de 8.............

Aí minha mente explodiu...kkkk

O cara acertou em cheio.......valores ideais de PAR.....

Hoje não sei como andam os aquários do Carlinhos......

???

Talvez fosse uma boa ele usar essas luminárias LED.........

se aproxima muito do sistema antigo dele com as T5............

nada de muita potência no sistema de iluminação..........mas PAR na medida certinha.......sempre menos de 400 micromols.......

O Carlinhos tb usava lâmpadas com espectro rosado........se não me engano 8 rosadas e 8 azuis.......

E não a tradicional mistura de Azuis e Brancas.......

Mas uma combinação que atingia o primeiro pico azulado.....e também o segundo pico avermelhado........

O Carlinhos acertou em cheio......por isso os corais dele eram daquele jeito......ele acertou em cheio a qualidade do espectro......azul e avermelhado.......e também a quantidade de PAR.......usando as T5........

Talvez se ele tivesse usado umas 2 ou 3 lâmpadas a menos....ou umas 2 ou 3 lâmpadas a mais....o resultado teria sido diferente.....

mas ele acertou em cheio.......

eu fiquei até animado com essa luminária LED........tem grande futuro.......

esse ano de 2017 lançaram uns equipamentos fantásticos.........essa luminária Orphek.........da Pacific Sun também saiu algumas coisas legais.....como......Pacific Sun KH Lab........CalcFeeder PRO............

Coral tem futuro promissor.....

Avatar do usuário
Yuri Machado de Barros
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 495
Registrado em: 07 Dez 2017, 15:36
Apelido: YURI
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 51 vezes
Recebeu Curtir: 48 vezes

Re: Quantidade de Luz e Orphek Atlantik V4

#8 Mensagem por Yuri Machado de Barros »

achei essa foto com um sistema similar ao do Carlinhos usando T 5.........corais lindos....reef arregaçador.....

Imagem

O interessante é que reefs usando T 5 mas não nessa quantidade e espectro não tem corais tão bonitos........quanto esse reef....e o reef do Carlinhos.....

geralmente aquário muito retangular e estreito não apresenta corais assim......se for retangular tem de ser grande com espaço para uma sequência de 16 lâmpadas t 5.........tipo 1 metro de largura........

acho que somente com 16 lâmpadas T 5 .......ou 2 conjuntos com 8.........e lâmpadas azuis e rosadas atingem PAR ideal......

isso é somente uma impressão que eu tive.......depois que li o artigo da Orphek Atlantic V4..........

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Quantidade de Luz e Orphek Atlantik V4

#9 Mensagem por Celso Suguimoto »

LED ta evoluindo bastante principalmente em recursos, mas a qualidade da luz ainda acho T5 mais homogenea.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Yuri Machado de Barros
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 495
Registrado em: 07 Dez 2017, 15:36
Apelido: YURI
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 51 vezes
Recebeu Curtir: 48 vezes

Re: Quantidade de Luz e Orphek Atlantik V4

#10 Mensagem por Yuri Machado de Barros »

tenho visto e analizado os espectros e o PAR.......de algumas luminárias LED.........

essa Orphek Atlantic V4 eu gostei.......

Avatar do usuário
Yuri Machado de Barros
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 495
Registrado em: 07 Dez 2017, 15:36
Apelido: YURI
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 51 vezes
Recebeu Curtir: 48 vezes

Re: Quantidade de Luz e Orphek Atlantik V4

#11 Mensagem por Yuri Machado de Barros »

estava no Face Book...e me mandaram um post........foi assim que conheci essa luminária Hydroplanet t5 4ft 8lamp.............

me despertou interesse na mesma hora........pois estava estudando justamente o resultado de optimum PAR da combinação de 8 lâmpadas T5........resultado esse que está no Artigo da Luminária LED Orphek Atlantic V4...............

essa Hydroplanet é para Horticultura.............no caso do aquário teria que trocar as lâmpadas de Horticultura....por Lâmpadas próprias para Corais......

o legal dessa luminária é que ela é composta por 8 lâmpadas.........e o preço não é tão caro........

eu não manjo de eletrônica....teria que estudar mais a questão dos reatores e lâmpadas para Corais........

mas em princípio eu gostei..........

daria para juntar duas e ficaria exatamente como o aquário do Carlinhos..........16 lâmpadas.......cobrindo uma área mais quadrada........


Imagem

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 975
Registrado em: 07 Abr 2012, 12:42
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 13 vezes
Recebeu Curtir: 21 vezes

Re: Quantidade de Luz e Orphek Atlantik V4

#12 Mensagem por Leonardo Orito »

Atribuir o sucesso do aquário do Carlinhos somente a iluminação e ainda achar que foi sorte é complicado...

Avatar do usuário
Yuri Machado de Barros
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 495
Registrado em: 07 Dez 2017, 15:36
Apelido: YURI
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 51 vezes
Recebeu Curtir: 48 vezes

Re: Quantidade de Luz e Orphek Atlantik V4

#13 Mensagem por Yuri Machado de Barros »

acho que vc não entendeu........

eu estava estudando a Orphek Atlantik V4...........

e o resultado foi similar a um set up de 8 lâmpadas T5........

resultado do espectro e resultado do PAR..........

o Carlinhos usou 16 lâmpadas......

ele duplicou a área de 8 lâmpadas t5............

atingindo uma maior área com iluminação ideal.......

uma coisa que a maioria tem aquário sofrível por aí e gasta muito dinheiro.....é que estuda pouco e não sabe nada...........

o que estou fazendo é a engenharia reversa do Aquário dele.......no quesito iluminação........

a pergunta é : porque deu certo...???

e a resposta é essa......

ATINGIU OS NÍVEIS IDEAIS DE PAR E ESPECTRO

e isso se deu somente com 8 lâmpadas t5...........nem mais nem menos......

eu achei curioso esse resultado.........e me lembrei na hora que estava lendo esse estudo da Orphek....do Aquário do Carlinhos.......

não sei se ele planejou esse conjunto de iluminação.....e fez o aquário para ele........o que seria o caso de sido previamente estudado (o PAR que se almejaria atingir)......

ou se ele planejou o Aquário primeiro....e depois fez a iluminação....nesse caso a sorte ajudou.......

por isso disse isso........

icon_harhar

Avatar do usuário
Yuri Machado de Barros
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 495
Registrado em: 07 Dez 2017, 15:36
Apelido: YURI
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 51 vezes
Recebeu Curtir: 48 vezes

Re: Quantidade de Luz e Orphek Atlantik V4

#14 Mensagem por Yuri Machado de Barros »

discutir tecnicamente o Aquário do Carlinhos........é o melhor jeito de vc ter um bom aquário..........

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 975
Registrado em: 07 Abr 2012, 12:42
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 13 vezes
Recebeu Curtir: 21 vezes

Re: Quantidade de Luz e Orphek Atlantik V4

#15 Mensagem por Leonardo Orito »

Se basear no estudo da própria fabricante da luminária é um péssimo meio de obter informação, sem contar que led e t5 são muito diferentes na hora que a luz se espalha e no espectro que produzem uma luminária led nunca tem uniformidade, nem no espectro e nem na distribuição.
O estudo é sempre importante, mas há de ser criterioso com a informação, senão acaba acreditando em fake news

Avatar do usuário
Yuri Machado de Barros
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 495
Registrado em: 07 Dez 2017, 15:36
Apelido: YURI
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 51 vezes
Recebeu Curtir: 48 vezes

Re: Quantidade de Luz e Orphek Atlantik V4

#16 Mensagem por Yuri Machado de Barros »

não é fake News.......vc assistiu os vídeos de teste da Orphek....???

eu estava estudando as leituras de PAR...........

e o espectro......uma vez que essa luminária Orphek vem com uma combinação nova......bem interessante.....

e eles dizem que somente um conjunto de 8 lâmpadas T5 atingiu esse resultado........

por acaso eu fiz a associação......com os aquários que eu acho top.......

curiosamente os 2 apresentam 16 lâmpadas T5........como se fossem 2 luminárias com 8 lâmpadas......

isso me fez pensar........

eu acho mais interessante para quem vai começar com SPS........estudar a questão da iluminação e luminária........e depois dimensionar o aquário pensando nisso..........

a montagem do Carlinhos......essa antiga......para mim é o top.........se eu fosse montar alguma coisa......a direção é essa......

eu costumo fazer essa engenharia reversa....e tentar entender o porque deu certo......

e parece que pelo menos nessa parte da iluminação eu tô conseguindo chegar à algumas conclusões positivas......

o optimum para SPS é uma pequena faixa entre 200 micro mols e 400 micromols.............à partir de 400 micromols a fotossíntese das Zooxs para.......e menos de 200 micromols não dá o start para a fotossíntese.......

a grande maioria dos aquários excede os 400 micromols........são aquários super iluminados....e nem tinha a necessidade de tanto........

por outro lado existe uma porcentagem de aquários que tem iluminação insuficiente.........nem mesmo chegando aos 200 micromols....para se dar início à fotossíntese da Zoox......

é esse o grande segredo da Iluminação.......uma regulagem perfeita......com o espectro adequado......

impíricamente......uma luminária com 8 lâmpadas T5 atinge valores ideais........colocando 2 luminárias juntas vc tem valores ideais e uma área de optimum PAR grande....suficiente para as colônias se desenvolverem bem........

uma luminária só.......a faixa optima fica muito restrita ao centro....e talvez não atinja bom crescimento......usar uma luminária com 8 lâmpadas deve ser bom para mudário......

com 2 juntas......o resultado se vê nas fotos.....

na verdade quem comparou os LEDs com as T5 foram os caras da Orphek........

as T5 não criam as glitter lines.......os LEDs sim criam glitter lines como as HQI....e o Sol.........são fontes pontuais de iluminação........

mas ainda os dois aquários mais legais são esses 2 com conjuntos de 16 T5..........

o aquário da reef builders deve ter 6 conjuntos de 8 T5..........julgando pelo tamanho.........mas a largura dele deve ser igual ao do Carlinhos.......só o comprimento é que é maior.........analize as fotos........

Avatar do usuário
Yuri Machado de Barros
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 495
Registrado em: 07 Dez 2017, 15:36
Apelido: YURI
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 51 vezes
Recebeu Curtir: 48 vezes

Re: Quantidade de Luz e Orphek Atlantik V4

#17 Mensagem por Yuri Machado de Barros »

Leonardo Orito escreveu:Se basear no estudo da própria fabricante da luminária é um péssimo meio de obter informação, sem contar que led e t5 são muito diferentes na hora que a luz se espalha e no espectro que produzem uma luminária led nunca tem uniformidade, nem no espectro e nem na distribuição.
O estudo é sempre importante, mas há de ser criterioso com a informação, senão acaba acreditando em fake news



essa questão da uniformidade é interessante.......com as T5 fica muito uniforme mesmo......

Avatar do usuário
Yuri Machado de Barros
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 495
Registrado em: 07 Dez 2017, 15:36
Apelido: YURI
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 51 vezes
Recebeu Curtir: 48 vezes

Re: Quantidade de Luz e Orphek Atlantik V4

#18 Mensagem por Yuri Machado de Barros »


julioaquabr
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 11
Registrado em: 20 Nov 2018, 23:04
Apelido: Julio
Data de Nascimento: 16 Nov 1990
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez
Contato:

Re: Quantidade de Luz e Orphek Atlantik V4

#19 Mensagem por julioaquabr »

O melhor curso de aquarismo é a experiência que você adquire com o passar dos anos.

Avatar do usuário
Yuri Machado de Barros
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 495
Registrado em: 07 Dez 2017, 15:36
Apelido: YURI
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 51 vezes
Recebeu Curtir: 48 vezes

Re: Quantidade de Luz e Orphek Atlantik V4

#20 Mensagem por Yuri Machado de Barros »


Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”