🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Remontagem 630 litros

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
Juarez Junior
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 4
Registrado em: 11 Nov 2017, 16:51
Apelido: Juarez
Data de Nascimento: 27 Set 1973
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Remontagem 630 litros

#1 Mensagem por Juarez Junior »

Prezados, estou com um problema e preciso remontar meu aquario, ele é um 150 x 70 x 60 total 630 litros, tenho ele há 9 anos, a configuração dele é a seguinte:
Skimmer Morato 1500
Recalque senão me engano Sicce não lembro o volume mas ta ok.
2 HQIs 250 blv 10000k não estou usando T5
Circulação 3x maxijet 1000 e uma koralia não sei o modelo
reator de calcio morato sem estar sendo usado
Faço reposição com kalkwaser
Uns 30 ou 50 kilos de sustrato e tambem a mesma quantidade de rochas vivas tomadas pelos corais
Agua de reposição ok com RO e resina
Tenho um Yellow Tang, Saifing e um Palhaço todos com 9 anos de vida
Um leather que deve ter uns 70cm pelo menos está gigante outro devil e o aquario está coberto de mushroons verdes e vermellhos
Estou com pouca atenção para cuidar e fazendo pouquissimas tpas.
Agora vem o problema, pintaram alguns cupins no movel, não acredito mas estou com medo do cupim ir para madeira que de fato sustenta o movel por enquanto so vejo no rodape do movel que devem ter utilizado madeira de baixa qualidade, mas eu quero desmontar para avaliar o movel direito e aproveitar para refazer o silicone tambem!!
Vou também investir uns R$ 5.000,00 em iluminação, bomba circulação, skimmer penso em um aviv 1200
Queria saber se é possível tirar tudo do aquario e deixar eu uma "caixa dagua" com apenas circulação por poucos dias (uma semana) e depois remontar.
Aceito também sugestão de novos equipamentos (luz, skimmer, bombas) infelizmente o orçamento é 5000 reais para tudo.
Será que toda biologia e sistema jaubert se perde?
Agradeço comentarios e opinioes

Abraços

Juarez Junior

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Remontagem 630 litros

#2 Mensagem por Mauro Becker »

Juarez Junior escreveu:Faço reposição com kalkwaser
[hidden]- Reposição de cálcio via Kalk, é excelente, pois ajuda inclusive a remover fosfato, em certas condições.[/hidden]


Estou com pouca atenção para cuidar e fazendo pouquissimas tpas.
[hidden]- Tente reestabelecer a rotina de TPA, elas são muito importantes[/hidden]

Agora vem o problema, pintaram alguns cupins no movel, não acredito mas estou com medo do cupim ir para madeira que de fato sustenta o movel por enquanto so vejo no rodape do movel que devem ter utilizado madeira de baixa qualidade, mas eu quero desmontar para avaliar o movel direito e aproveitar para refazer o silicone tambem!!

[hidden]-Se fosse só recuperar o móvel, eu diria para você o apoiar e inserir uma base nova, mas é uma boa ideia refazer o silicone, a recomendação geralmente é de um período de dez anos[/hidden]

Vou também investir uns R$ 5.000,00 em iluminação, bomba circulação, skimmer penso em um aviv 1200
[hidden]Na iluminação, verifique as opções de LED, são muito boas, bomba de circulação, eu uso as chinesas SUN SUN, mas tenho sempre uma reserva, Skimmer verifique a garantia do fabricante, a disposição da bomba e acessórios[/hidden]

Queria saber se é possível tirar tudo do aquario e deixar eu uma "caixa dagua" com apenas circulação por poucos dias (uma semana) e depois remontar.
[hidden]Foi assim que fiz, quando me mudei de casa[/hidden]

Aceito também sugestão de novos equipamentos (luz, skimmer, bombas) infelizmente o orçamento é 5000 reais para tudo.
[hidden]Skimmer, o pessoal fala muito bem dos Bubble Magus[/hidden]


Será que toda biologia e sistema jaubert se perde?
[hidden]Possivelmente alguma parcela´será perdida, mas basta uma pequena parcela sobreviver para reinstalar a biologia necessária, mantenha o substrato molhado[/hidden]

Agradeço comentarios e opinioes

[hidden]Boa sorte e disposição na remontagem, você terá bastante trabalho[/hidden]

Abraços

Juarez Junior
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Juarez Junior
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 4
Registrado em: 11 Nov 2017, 16:51
Apelido: Juarez
Data de Nascimento: 27 Set 1973
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Remontagem 630 litros

#3 Mensagem por Juarez Junior »

Ola Mauro,
Agradeço pelas informações.
Preciso continuar estudando e planejando a melhor forma de fazer.
obrigado
abração
Juarez

Avatar do usuário
fabio simoes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 709
Registrado em: 20 Mai 2010, 14:09
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 09 Nov 1972
Cidade: Sao paulo
País: brasil
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 34 vezes

Re: Remontagem 630 litros

#4 Mensagem por fabio simoes »

Juarez,

Eu faria isso sim...meio que rápido...vai que esse cupim está pior do que você imagina.

Acho o skimmer aviv ótimo. Mas se seu morato estiver funcionando bem, para que trocar?

As rochas vc pode deixar na mesma caixa dagua dos peixes e corais, mas o substrato é bom tirar tudo e lavar... lavar bem antes de colocar de volta.

uma bomba de circulação que uso e é fantástica é do tipo gyre, uso jebao.

bombas: jebao ou SARLO BETTER.

iluminação: led é bom é caro. continua na hqi ou parte para a t5.

Juarez Junior
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 4
Registrado em: 11 Nov 2017, 16:51
Apelido: Juarez
Data de Nascimento: 27 Set 1973
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Remontagem 630 litros

#5 Mensagem por Juarez Junior »

Ola Fábio obrigado pelas informações.
Estou pensando em comprar um aquário e móvel novo, no final das contas refazer o silicone e restaurar o móvel vai sair a quase a mesma grana.
Agora preciso de dicas de profissionais que fabricam aquários e moveis, alguem pode recomendar?. Qual sistema mais atual de queda dagua e recalque?
obrigado
abraços
Juarez

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: Remontagem 630 litros

#6 Mensagem por Humberto Jr. »

Juarez Junior escreveu:Qual sistema mais atual de queda dagua e recalque?

Eu prefiro caixa externa. Como seu aquário será grande, se tiver espaço para fazer na lateral, faria com a maior captação possível. Se for fazer captação traseira, faria uns 3 pontos de captação.

Imagem

Fácil de regular, não faz barulho e se precisar de manutenção, trocar a flange ou algo assim não precisa desmontar todo o reef.
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Juarez Junior
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 4
Registrado em: 11 Nov 2017, 16:51
Apelido: Juarez
Data de Nascimento: 27 Set 1973
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Remontagem 630 litros

#7 Mensagem por Juarez Junior »

Bom dia Humberto, bem interessante e pratico.
Só devo fazer no fundo encostado na parede, em principio penso em colocar uma luminaria hopar de 150cm com 6 lampadas e a queda lateral prejudicaria o suporte da luminaria, mas posso fazer a queda no vidro do fundo mais para a esquerda e o recalque tambem no fundo a direita.
Aconselha fazer o recalque por fora também ou com bota?
obrigado
abração
Juarez

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: Remontagem 630 litros

#8 Mensagem por Humberto Jr. »

Juarez Junior escreveu:Bom dia Humberto, bem interessante e pratico.
Só devo fazer no fundo encostado na parede, em principio penso em colocar uma luminaria hopar de 150cm com 6 lampadas e a queda lateral prejudicaria o suporte da luminaria, mas posso fazer a queda no vidro do fundo mais para a esquerda e o recalque tambem no fundo a direita.
Aconselha fazer o recalque por fora também ou com bota?
obrigado
abração
Juarez


Vou providenciar hj a noite foto da caixa externa do meu aquário. O meu também fica na lateral e mesmo assim tem trava pois ele não ocupa toda a lateral, apenas uns 20 cm.

O meu é composto por 3 furos, sendo dois de 1" para descida e um de 3/4" para subida.

O recalque passa por cima da trava até chegar do outro lado do aquário. No encontro das travas frontal e lateral tem um furo para distribuir o recalque.
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”