🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Aquario funcionando com Painel Solar

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
Carlos Nicow
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 3
Registrado em: 22 Out 2017, 18:29
Apelido: Nicow
Data de Nascimento: 28 Jun 1993
Cidade: Rj
País: Brasil

Aquario funcionando com Painel Solar

#1 Mensagem por Carlos Nicow »

Prazer prazer pessoal !!!

Primeiramente sou Carlos Nicow, estou sempre olhando o fórum e tirando minhas duvidas com a ajuda forum. Mas estou com um projeto e não achei ninguém falando sobre.
Minha duvida é basicamente: "Oque é necessário para aquário funcionar somente com Painel Solar ?".

Achei no Mercado Livre um kit com Painel Solar 250w+Inversor 1200w+Controlador+Cabo+Mc4. Muito interessante por vim quase completo para funcionar, só faltaria a bateria estacionaria para guarda a carga. Esse é o Painel Solar que estou querendo comprar, agora vou fala dos equipamento do meu aquário.

90% dos equipamentos estariam ligados nesse Painel Solar, oque não estaria ligado seria Luminárias e Cooel (Termostato 300W e Ventoinhas)

Os equipamentos que ficariam ligados:
Quantidade/Equipamento/(Watts)/Hora Ligada
- 1 Skimmer Bubble Magus C5.5 (80W) - 16h (A noite ficaria desligado)
- 1 Bomba Eletrônica Jebao Dc4000 (40W) - 16h (A noite ficaria desligado)
- 2 Bomba Circulação Jebao RW8 (20W) - 24h
- 1 Dosadora Balling Jebao (8W) - 24h

Então pessoal será que esse kit consegue dar conta desses equipamentos ? Ou será necessário adicionar mais painel solar ?.

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Aquario funcionando com Painel Solar

#2 Mensagem por Mauro Becker »

Salve Carlos,

Bem vindo ao Brasil Reef, fique entre amigos.

Um bom questionamento; Infelizmente um equipamento que tenha a capacidade de suprir a demanda energética de um aquário, ainda é caro.

O aquário precisa de circulação constante, filtragem por desnatação constante(skimmer e recalque), aquecimento, refrigeração e possivelmente a maior demanda de energia será com a iluminação.

Uma dica, para um dimensionamento prévio do equipamento solar, seria somar a potência dos equipamentos básicos, e de posse desta demanda bruta estabelecer/ dimensionar o equipamento solar minimo.

Mas aguarde outras opiniões
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Carlos Nicow
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 3
Registrado em: 22 Out 2017, 18:29
Apelido: Nicow
Data de Nascimento: 28 Jun 1993
Cidade: Rj
País: Brasil

Re: Aquario funcionando com Painel Solar

#3 Mensagem por Carlos Nicow »

Salve Mauro Becker !!!

Obrigado por deixa seu comentário, com que rola uma conversa e vai tirando duvidas do pessoal também.

Minha ideia é usa painel solar somente para alguns equipamentos (skimmer, recalque, circulação). Mas os equipamentos que usa muita energia por enquanto não, como luminárias e principalmente o termostato. Para guarda a carga estaria usando algumas baterias estacionarias.

Essa noite fiquei pesquisando muito sobre isso, o consumo desses equipamentos, pelo site da Light (http://www.light.com.br/para-residencia ... nsumo.aspx).

- Skimmer de 80w ligado por 16 horas: consumo de 38 kWh/Mensal
- Recalque de 40w ligado por 16 horas: consumo de 19 kWh/Mensal
- 2 Circulação de 40w ligado por 24 horas: consumo de 58 kWh/Mensal
No total ficaria o consumo ficaria em 115 hWh/Mensal.

Agora sabendo do consumo que vou ter, pesquisei quantos painéis solar iria precisa para dar conta disso. Encontrei o site Portal Solar (https://www.portalsolar.com.br/calculo-solar). Pelo calculo que o site faz me informou que vou precisar de:

- Quantidade de placas fotovoltaicas: 4 de 260 Watts.
- Produção anual de energia: 1380 kWh/ano aproximadamente .
- Área mínima ocupada pelo sistema: 8,41 metros quadrados aprox.
- Peso médio por metro quadrado: 15 kilograma / metro quadrado.
- Geração mensal de energia (em Kwh) 115 kWh/mês aproximadamente.


Aquele kit com Painel Solar 250w+Inversor 1200w+Controlador+Cabo+Mc4 que vir no mercado livre não daria conta de tudo, talvez somente o skimmer ligado.

Avatar do usuário
Marcio Vargas
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 772
Registrado em: 06 Dez 2012, 14:12
Data de Nascimento: 16 Nov 1980
Cidade: Veranopolis
País: Brasil
Localização: Serra Gaucha
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: Aquario funcionando com Painel Solar

#4 Mensagem por Marcio Vargas »

Amigo,
Apenas atenção ao Skimmer e Recalque, que como alertado pelo Mauro, necessita ficar ligado 24hs.

abs
Marcio R. Vargas
Veranópolis - Serra Gaucha
- Reef MRV 03

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”