🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Anêmonas BBT - Preciso de ajuda para salva-las

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
Douglas Pereira
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 244
Registrado em: 28 Nov 2014, 12:48
Apelido: douglaslps
Data de Nascimento: 09 Jul 1984
Cidade: Americana
País: Brasil
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 9 vezes

Anêmonas BBT - Preciso de ajuda para salva-las

#1 Mensagem por Douglas Pereira »

Pessoal, de uns tempos pra cá minhas BBTs não estão legais.

Recentemente eu reduzi a intensidade da minha luminária porque estava queimando minha Psamocora.
Depois disso, o aquário nunca mais foi o mesmo.
Já voltei a iluminação para a mesma configuração mas as anêmonas não estão legais. E outra, parece que a iluminação atual incentiva o aparecimento de algas marrons.
A menor se escondeu em uma fissura na rocha e mal consigo ver.
A maior perdeu quase todos os tentáculos mas percebo uma certa movimentação logo quando os LEDs começam a ligar, mas ela para logo depois:
[imagem]http://i.imgur.com/JB3mk9h.jpg[/imagem]

Essa é a configuração da minha luminária:
[imagem]http://i.imgur.com/ffntEfi.png[/imagem]

Quero muito recuperar as anêmonas. Alguma ajuda?

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: Anêmonas BBT - Preciso de ajuda para salva-las

#2 Mensagem por Radagast »

Puxa... tenho uma notícia triste.

As minhas anêmonas tiveram isso. Foram encolhendo. Encolheram até desaparecer.

Na época, se não me falha a memória o Elder me disse que isso às vezes acontece, e ninguém sabia por quê.

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: Anêmonas BBT - Preciso de ajuda para salva-las

#3 Mensagem por Humberto Jr. »

Marina Fodra escreveu:Na época, se não me falha a memória o Elder me disse que isso às vezes acontece, e ninguém sabia por quê.

Presenciei isso com uma BBT ponta laranja e uma BBT anã.

Suponho que devido a serem frutos de divisões naturais, as células se envelhecem e acabam morrendo...
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: Anêmonas BBT - Preciso de ajuda para salva-las

#4 Mensagem por Radagast »

Pelo que me lembro, geralmente é decorrente de mudança de parâmetro - temperatura é o que mais me falaram.

Douglas Pereira
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 244
Registrado em: 28 Nov 2014, 12:48
Apelido: douglaslps
Data de Nascimento: 09 Jul 1984
Cidade: Americana
País: Brasil
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 9 vezes

Re: Anêmonas BBT - Preciso de ajuda para salva-las

#5 Mensagem por Douglas Pereira »

Poxa, que noticias tristes.
Marina, temperatura é o parâmetro que tenho melhor controle no aquário: Aquecedor, ventoinha e chiller.

Se alguém tiver mais sobre alguma ideia, por favor, me ajudem.

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: Anêmonas BBT - Preciso de ajuda para salva-las

#6 Mensagem por Radagast »

viewtopic.php?f=2&t=28332&p=312558&hilit=Anêmona+encolhendo&sid=9e2cd3751df52121d1732a5cc0396770#p312558

Da uma olhada nesse tópico...

Douglas Pereira
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 244
Registrado em: 28 Nov 2014, 12:48
Apelido: douglaslps
Data de Nascimento: 09 Jul 1984
Cidade: Americana
País: Brasil
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 9 vezes

Re: Anêmonas BBT - Preciso de ajuda para salva-las

#7 Mensagem por Douglas Pereira »

Obrigado Marina. Pelo que lí no seu tópico estou com um problema parecido. Exceto que no meu caso não houve divisão.
A mudança pode ter sido de iluminação (para salvar minha Psamocora) ou de fluxo (as vezes preciso alterar pelo acumulo de nata na superfície).
Voltei a alimentar a anêmona pouco maior com pedaços bem pequenos de lula, conforme vi em um site gringo. A menor, vou tentar alimentar jogando fitoplâncton diretamente sobre ela com a circulação desligada e torcer para que ela consiga absorver.
Aproveitei de deixei um pegador de plástico próximo da anêmona maior para evitar que o camarão ou os peixes roubem o pedaço de lula de dentro dela. Já presenciei isso acontecendo mais de uma vez.

Agora é paciência e ver se vai funcionar. Vou manter a iluminação assim, mesmo com a possibilidade de gerar algas marrons, para evitar mais mudanças.
Se tiverem mais alguma sugestão, posso tentar.
Vou postando a evolução aqui.

Obrigado!

Armando Ito
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 995
Registrado em: 21 Out 2013, 22:52
Data de Nascimento: 25 Mai 1965
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 40 vezes
Recebeu Curtir: 82 vezes

Re: Anêmonas BBT - Preciso de ajuda para salva-las

#8 Mensagem por Armando Ito »

tem certeza que as algas são decorrente da iluminação ? pode passar o set up e os parâmetros do reef ? ...

* eu particularmente não alimentaria ...
Editado pela última vez por Armando Ito em 02 Set 2016, 08:45, em um total de 1 vez.

Renan Castro
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 309
Registrado em: 29 Set 2014, 15:48
Apelido: Renan
Data de Nascimento: 30 Abr 1991
Cidade: Belem
País: Brasil
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 13 vezes

Re: Anêmonas BBT - Preciso de ajuda para salva-las

#9 Mensagem por Renan Castro »

Douglas Pereira escreveu:Obrigado Marina. Pelo que lí no seu tópico estou com um problema parecido. Exceto que no meu caso não houve divisão.
A mudança pode ter sido de iluminação (para salvar minha Psamocora) ou de fluxo (as vezes preciso alterar pelo acumulo de nata na superfície).
Voltei a alimentar a anêmona pouco maior com pedaços bem pequenos de lula, conforme vi em um site gringo. A menor, vou tentar alimentar jogando fitoplâncton diretamente sobre ela com a circulação desligada e torcer para que ela consiga absorver.
Aproveitei de deixei um pegador de plástico próximo da anêmona maior para evitar que o camarão ou os peixes roubem o pedaço de lula de dentro dela. Já presenciei isso acontecendo mais de uma vez.

Agora é paciência e ver se vai funcionar. Vou manter a iluminação assim, mesmo com a possibilidade de gerar algas marrons, para evitar mais mudanças.
Se tiverem mais alguma sugestão, posso tentar.
Vou postando a evolução aqui.

Obrigado!


Ja ouvi dizer que alimentar anêmona doente é arriscado, pq a digestão fica prejudicada e o alimento apodrece dentro dela.

Douglas Pereira
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 244
Registrado em: 28 Nov 2014, 12:48
Apelido: douglaslps
Data de Nascimento: 09 Jul 1984
Cidade: Americana
País: Brasil
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 9 vezes

Re: Anêmonas BBT - Preciso de ajuda para salva-las

#10 Mensagem por Douglas Pereira »

Oi Armando,

imagino que seja a iluminação porque quando mudei para salvar a Psamocora, as algas diminuiram.

Tenho um aquário de 70 litros.
Meu skimmer é um Comline DOC Protein Skimmer 9001. Não tira petróleo, mas se tratando de um nano reef com sump traseiro, parece que é o melhor que posso fazer.
Tenho 1 litro de Matrix no sump, uns 100 ml de MatrixCarbon (troco mensalmente), uns 25ml de Purigen (já tem uns 2 anos sem reativar) e perlon.
Doso 2 mls de vodka todos os dias.
Parâmetros:
Kh: 10
Ca: 430
Mg: 1330
Nitrato: 10
Fosfato: 0
Salinidade: 1024
Ph: 8.2

Tenho uma Jebao WP-10 na máxima potência apontando pra cima no display.
Tenho uma SB-2000 como retorno, mas ela tem que passar no chiler antes de voltar para o display, o que reduz drasticamente o fluxo.
Estou dosando Balling para manter os parâmetros e faço TPA de 10% a cada duas semanas.
Acho que é esse o setup.

Renan, entendo a preocupação, mas aparentemente a escolha é alimentar e ela morrer ou não alimentar e ela morrer do mesmo jeito :(
Realmente não sei o que é menos pior.

Armando Ito
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 995
Registrado em: 21 Out 2013, 22:52
Data de Nascimento: 25 Mai 1965
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 40 vezes
Recebeu Curtir: 82 vezes

Re: Anêmonas BBT - Preciso de ajuda para salva-las

#11 Mensagem por Armando Ito »

assim ... vou dar a "impressão" que tive .... até pq cada sistema se porta de maneira diferente de outra ...

acho muito temeroso dosar vodka quando não se tem um skimer eficiente ( para a litragem ) ... procure saber a fonte do nitrato ...

é natural que quando se tem algas , ao diminuir a iluminação , as algas diminuam ...
talvez ( eu disse talvez ) essa dosagem de vodka ( e aumento de bactérias - skimer não dando conta ) esteja afetando as anêmonas ( e a psamocora ) ...

Douglas Pereira
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 244
Registrado em: 28 Nov 2014, 12:48
Apelido: douglaslps
Data de Nascimento: 09 Jul 1984
Cidade: Americana
País: Brasil
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 9 vezes

Re: Anêmonas BBT - Preciso de ajuda para salva-las

#12 Mensagem por Douglas Pereira »

Armando,

bem legal esse seu comentário. O skimmer é muito bom. Mas a captação de água no display péssima: Acontece pela parte de baixo em dois furos que o lojista colocou (como em aquários de água doce). Enfim, como não chega tanta sujeira para o skimer remover, não tem muito o que remover e a água sai no máximo cor de café ralo com eventuais pedaços sólidos.

Acredito sim que a iluminação era o problema para a psamocora, ela se recuperou imediatamente com a diminuição da iluminação.

Qual seria sua sugestão para interromper a dosagem de vodka, sem comprometer o sistema?

Obrigado,
Douglas

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: Anêmonas BBT - Preciso de ajuda para salva-las

#13 Mensagem por Radagast »

Alimente-a com alguma.pasta bem processada, sem qualquer pedaço. Passe na peneira...

Armando Ito
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 995
Registrado em: 21 Out 2013, 22:52
Data de Nascimento: 25 Mai 1965
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 40 vezes
Recebeu Curtir: 82 vezes

Re: Anêmonas BBT - Preciso de ajuda para salva-las

#14 Mensagem por Armando Ito »

interromperia imediatamente e faria uma tpa de 20% ... e mais 3 semanais ( 10% durante 1 mês ) ... e iria observando ...
10% quinzenal ( no seu caso ) acho pouco .... eu faria de 20% ... sua agua é comprada ou di ? ...
abaixaria o kh para 8 ... as minhas se sentem melhor com kh mais baixo ...
a circulação não está forte demais não ? ... eu tenho wp10 e uso só 1/3 ...

tem algum perlon no overflow ? ( ou alguma barreira física para segurar o "grosso" ? ) ...
coloque tbem alguns nishi ... são ótimos bioturbadores ...

a proposito ... tenho 7 bbts ... alimento "eventualmente" ... quando me lembro ...

Douglas Pereira
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 244
Registrado em: 28 Nov 2014, 12:48
Apelido: douglaslps
Data de Nascimento: 09 Jul 1984
Cidade: Americana
País: Brasil
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 9 vezes

Re: Anêmonas BBT - Preciso de ajuda para salva-las

#15 Mensagem por Douglas Pereira »

Oi Armando,

não sei se você já dosou vodka, mas parar imediatamente com a dosagem é pedir para ter boom de algas.
Como passei a alimentar os peixes numa quantidade bem menor, fiz uma nova leitura de Nitratos hoje e o valor foi de 2ppm, o que é bom, mas pode ser realmente incompatível com a dose de vodka. Vou reduzir a dosagem de vodka para 1ml por dia e observar o comportamento.

Eu mesmo filtro minha água com deionizador. Marca zero no TDS, mas existe a chances de silicatos (que eu nunca medi).

O Kh eu aumentei pensando no crescimento dos corais. Meus corais parecem não crescer nada e achei que estava relacionado com o Kh baixo.

Tenho uma deficiência de captação da água do display por um erro de projeto do lojista, por isso, preciso de uma circulação mais forte para tirar a nata da superfície. Não imaginei que isso poderia ser um problema.

Sim, tenho perlon. Também tenho nishis, turbos e paguros.

Obrigado pela ajuda.

Armando Ito
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 995
Registrado em: 21 Out 2013, 22:52
Data de Nascimento: 25 Mai 1965
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 40 vezes
Recebeu Curtir: 82 vezes

Re: Anêmonas BBT - Preciso de ajuda para salva-las

#16 Mensagem por Armando Ito »

já sim ... parei pq que percebi que a baixa de nutrientes estava afetando meu corais moles ... parei e não aconteceu absolutamente nada ( apesar de ler "N" vezes que não era recomendável ) ... mas fiz tpas generosas ...
acho vodka bom pra quem tem conhecimento total do seu aquário , ótimo skimer , boa oxigenação , corais duros , ... e todos parâmetros em dia ...

cresce sim , mas ficam mais frágeis ... eu prefiro deixar em 8 ... percebi muita melhora no meu reef com 8 e um pouco de fosfato/nitrato ... ( corais mais saudáveis e zerado de algas/ciano ) ...

Douglas Pereira
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 244
Registrado em: 28 Nov 2014, 12:48
Apelido: douglaslps
Data de Nascimento: 09 Jul 1984
Cidade: Americana
País: Brasil
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 9 vezes

Re: Anêmonas BBT - Preciso de ajuda para salva-las

#17 Mensagem por Douglas Pereira »

Infelizmente uma das anêmonas, a BBT Rose, morreu. Cheguei em casa para descobrir o corpo flutuando sem o disco oral.
Acredito que meu erro foi deixá-la sem proteção durante o dia.
Como disse eu estava alimentando as anêmonas diariamente com um pedaço muito, mas muito pequeno de lula. Isso parecia estar fazer algum efeito.
Antes de ontem a anêmona se mexeu e foi para o território dos palhaços. Alimentei novamente e deixei uma proteção sobre a anêmona somente para afastar algum animal que tentasse roubar a comida dela.
Pela manhã eu removi a proteção, porque imaginei que uma vez dentro da anêmona, ninguém iria mexer la.
Os palhaços devem ter se aproveitado. Quando cheguei em casa eles estavam brincando com os restos dela.

Pela experiência então, eu alimentaria as anêmonas para que elas tivessem condições de recuperar as zooxantelas e as deixaria protegidas para evitar de alguém machucá-las.

Mais uma lição com custo alto aprendida.

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: Anêmonas BBT - Preciso de ajuda para salva-las

#18 Mensagem por Radagast »

Alimentar diariamente é muita coisa. A digestão delas é lenta, pelo que me falaram.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”