🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Projeto do novo tanque

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
marcos faria
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 83
Registrado em: 26 Abr 2015, 22:06
Apelido: Marcos Henrique
Data de Nascimento: 15 Mai 1984
Cidade: goiania
País: brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Projeto do novo tanque

#1 Mensagem por marcos faria »

Amigos, boa noite.

Tenho um marinho de 620 litros com 120 de sump. Ele tem 1.80 x 0.6 x 0.7, e fiz no estilo sexto vidro do Basso.

Pois bem, ocorre que comprei uma casa propria que ja é usada e irei reforma-la, e advinha o que pensei? No aquario, logico.

Pretendo montar um novo tanque e usa-lo como "parede" de separação de dois ambientes (Sala de Jantar e Estar), e ai que vem minhas duvidas.

Hoje minhas rochas ficam encostadas no vidro traseiro, porem o novo tanque tera "duas faces" e teria que por as rochas no meio. Entao pensei em um tanque mais largo e mais comprido, ja que ele separará dois ambientes. Essa é a primeira duvida, existe algum problema de um tanque com 2,00 x 0.60 x 1.00? Sei que terei que comprar novas luminarias, mas tirando isso acho que me daria a possibilidade de por as rochas no meio. Tenho duas wavemakers rw-15 que são bem fortes, inclusive so funciono uma.

O segundo ponto, fiz a bobagem de construir o tal sexto vidro com as caixinhas embaixo... meu deus... pode funcionar bem num sistema de 1.00 m, mas no meu de 1.80 foi um caos pois a agua escorre muito rente e nao deixa sujeira descer, o aquario ficou a bagatela de um mes com alta turbidez e nada resolvia,nem shark bag, nem perlon, entao tive que tampar parte da queda pro volume do tanque subir e só assim pra ele limpar. Entao pensei num sistema ultra simples, dois furos na lateral que ficara escondida dentro de um armario na divisa da sala, com uma caixa externa e tres tubos no estilo Bean Animal para redução de barulho. É simples, e funcional. O que acham?

Pensei tambem em um novo sump, o meu é bem grande (1.2 x 0.5 x 0.5), mas só tem tres divisoes, pensei em colocar um refugio depois da area de requalque, ou transformar a area que hoje é a de recalque em um refugio e no meio fazer o requalque. Palpites erao bem vindos

Estou pensando em algo assim, com a bancada de alvenaria, armarios inferiores com porta de correr removivel (caso precise de 100% da area aberta), armarios superiores que vão até o teto e abram em ambos os lados, porem o aquario eu nao faria colado na parede como esse, eu colocaria um armario de ummetro mais ou menos para esconder o overflow e toda a parte eletrica e hidraulica. Os canos de retorno eu colocaria no outro extremo no intuito de garantir que a agua percorresse todo o aquario até o overflow. O chiller a patroa ja avisou, tenho que me virar e por ele la fora (o bicho é muito barulhento)
[imagem]https://www.grandesloterias.com/uploads/assets//01_News/PlayUSA/RoomDividerTank.jpg[/imagem]

Meu equipamento creio que bastara, o volume total dever ficar entre mil e mil e duzentos litros, sendo que tenho um skimmer reef ocotpus elite 220 para 2.000 litros, um chiller de 1 HP gelaqua, duas Wavemakers RW 15, 2 bombas DCT 4000, 3 luminarias da aqueledcia de 108 watts cada, um ATO e 3 aquecedores Hopar 300 W.

Creio que só necessitaria de novas luminarias pois as atuais ja deixam sombras nos cantos com 0.7 de profundidade do tanque.

Alguma sugestao pessoal? Tenho que aproveitar a oportunidade que deus e a ESPOSA ta me dando... icon_joia nao posso errar.

Agradeço qualquer pitaco ou dica

marcos faria
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 83
Registrado em: 26 Abr 2015, 22:06
Apelido: Marcos Henrique
Data de Nascimento: 15 Mai 1984
Cidade: goiania
País: brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Projeto do novo tanque

#2 Mensagem por marcos faria »

Olha o que esse cara fez... abusou an quantidade de retornos, fez o que planejei mas nao limitou a queda so no outro extremo, e sim em todo aquario...

[imagem]http://reef.diesyst.com/pics/Returns.jpg[/imagem]

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Projeto do novo tanque

#3 Mensagem por Celso Suguimoto »

Faz a tampa vazada nas laterais pra facilitar a circulacao do ar....

Imagem
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Nixon Cabeceira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1391
Registrado em: 22 Jun 2009, 16:59
Apelido: CABECEIRA
Localização: araguari MG
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Projeto do novo tanque

#4 Mensagem por Nixon Cabeceira »

Já que vai colocar o CHYLLER fora, coloque o SUMP também.

No meu fiz assim e é bem mais fácil de limpar/manter. Faz um quartinho separado " casa de máquinas ".

A caída da água fiz um Overflow com três canos na descida, assim dá pra regular a descida e eliminar os ruídos da queda d'água EM DOIS CANOS. O TERCEIRO fica de ladrão pra uma emergência.

Boa sorte.
...fórum de aquariofilia é um complemento para o nosso Hobby, ter o reef, projetar e dividir com os colegas, receber dicas, mas quando isso se torna em algo que te deixe triste é melhor se afastar... frequente o forum faça amizades e não inimigos...

[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Avatar do usuário
Fabiano Belezoni
Moderador
Moderador
Mensagens: 2092
Registrado em: 05 Jul 2009, 11:16
Apelido: Belezoni
Localização: Mogi das Cruzes
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 71 vezes

Re: Projeto do novo tanque

#5 Mensagem por Fabiano Belezoni »

Marcos,
Parabens pelo imovel e pelo up no aquario! Rsrs
Sobre a altura do display, alem da questa da iluminaçao vc tambem tera problemas para a limpeza dos vidros nessa profundidade e problemas tambem em manusear os corais de fundo ou algum que seja derrubado, eu reduziria essta altura para os "padroes" de 60 cm.
Sobre o refugio, eu prefiro os que sao interligados ao aquario em sistema independente e nesse seu caso, vc ja pensou na possibilidade de colocar o refugio sobre o display?
Sobre a queda de agua ainda sou a favor das "velhas botas" rsrs

[]'s
Belezoni

Ele chegou!!

marcos faria
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 83
Registrado em: 26 Abr 2015, 22:06
Apelido: Marcos Henrique
Data de Nascimento: 15 Mai 1984
Cidade: goiania
País: brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Projeto do novo tanque

#6 Mensagem por marcos faria »

Fabiano, obrigado pelo retorno.

A altura é 0.60 mesmo, a mesma que tenho hoje.
A ideia é 2.00 de comprimento, 0.60 de altura e 1.00 de largura.

Essa ideia do refugio sobre o display, como é isso?.

Celso, fantastico seu aquario, sem duvidas adotarei essa ideia de frisos na madeira, eu ja estava mesmo pensando em comp se daria essa dissipação do calor e vc me deu uma otima ideia.

Nixon, minha ideia é essa mesmo, 3 tubos, um de ladrao. Agora sump externo terei q ver se tenho espaço pra um quarto a mais, porem é uma excelente ideia.

Quanto mais dicas melhor. Todas ideias sao bem vindas.

Avatar do usuário
Andrés Segal
Moderador
Moderador
Mensagens: 2131
Registrado em: 12 Set 2012, 16:38
Apelido: Andres
Data de Nascimento: 25 Jun 1959
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas / SP
Curtiu: 229 vezes
Recebeu Curtir: 111 vezes

Re: Projeto do novo tanque

#7 Mensagem por Andrés Segal »

Marcos meu aquario tem quas eo tamanho que voce quer montar, usei o sistema de DURSO na lateral final do aquario, o meu tem 210 comprimento X 70 altura X 85 largura

de uma olhada na minha assinatura tem link pro aquario
Andrés Segal / Campínas / SP

Atual 1000 litros : http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=2&t=31842
Desmontado e Vendido 200 litros: http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=25&t=18696 - [glow=red]TRANCADO[/glow]
PS. Não mate a formiga, ela é um GIF animado....

Avatar do usuário
Fabiano Belezoni
Moderador
Moderador
Mensagens: 2092
Registrado em: 05 Jul 2009, 11:16
Apelido: Belezoni
Localização: Mogi das Cruzes
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 71 vezes

Re: Projeto do novo tanque

#8 Mensagem por Fabiano Belezoni »

Marcos,
Desculpe, confundi o texto kkkkk Interpetrei que teria 1 metro altura o display icon_bag

Sobre o refugio, ele ficaria wm uma altura maior que o display, o suficiente para que a agua dele retorne por gravidade ao sistema. Teoricamente dessa maneira naobtera o risco da biota do refugio ser "morta" pela bomba.

[]'s
Belezoni

Ele chegou!!

marcos faria
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 83
Registrado em: 26 Abr 2015, 22:06
Apelido: Marcos Henrique
Data de Nascimento: 15 Mai 1984
Cidade: goiania
País: brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Projeto do novo tanque

#9 Mensagem por marcos faria »

Fabiano Belezoni escreveu:Marcos,
Desculpe, confundi o texto kkkkk Interpetrei que teria 1 metro altura o display icon_bag

Sobre o refugio, ele ficaria wm uma altura maior que o display, o suficiente para que a agua dele retorne por gravidade ao sistema. Teoricamente dessa maneira naobtera o risco da biota do refugio ser "morta" pela bomba.

[]'s


Entendi. Fantastico, não havia pensando nisso, e olha que eu estava quebrando a cabeça em como manter a biota.

Voces sugerem algum tipo de refugio? Tamanho, montagem, etc? Tenho que aproveitar o momento de obra pra fazer tudo agora.

IObrigado

marcos faria
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 83
Registrado em: 26 Abr 2015, 22:06
Apelido: Marcos Henrique
Data de Nascimento: 15 Mai 1984
Cidade: goiania
País: brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Projeto do novo tanque

#10 Mensagem por marcos faria »

Andrés Segal escreveu:Marcos meu aquario tem quas eo tamanho que voce quer montar, usei o sistema de DURSO na lateral final do aquario, o meu tem 210 comprimento X 70 altura X 85 largura

de uma olhada na minha assinatura tem link pro aquario



Andre, demorei a responder pois li página a pagina da sua montagem, e como sou gerente de meio ambiente em uma fabrica gigante, é bem dificil ter tempo livre, mas no almoço eu consegui. Seu aquário é FAN-TAS-TI-CO, foram aquários como o seu que me fizeram apaixonar pelo hobby.

Algo importante de compartilhar, eu sou ainda iniciante, montei meu primeiro tanque a pouquissimos 4 meses, tenho muito pouca coisa e ainda estou pegando as "tecnicas". Não tenho sofrido com qualidade da água pois meu aquario atual tem 1.80 mx0.60x0.70, 620 litros com mais 120 de sump, o que ja reduz mudanças bruscas.

Alem disso, durante a ciclagem fiz bobagem e derramei sem querer um vidro de amonia no tanque (era pra ser só 10 ml mas derrubei sem querer :oops: ) e ele foi para 13 ppm de amonia.. Demorou uns 2 meses para ele ciclar, porem isso criou uma biota bem robusta, o aquario chegou a ficar cor de leite de tanta bacteria, mas hoje ele fica tudo zerado direto (inclusivo nitrato, pois meu substrato e é fino e tem 6 a 7 cm). Como trabalho com analises quimicas e tratamento de agua e esgoto, eu não tenho muita dificuldade com qualidade da agua ainda, sei que com mais habitantes isso vai dificultar.

Somado a isso eu não economizei em equipamentos, ja coloquei de cara um skimmer 220 int da reef octopus, um chiller de 1 HP, bombas rw 15, ATO para reposição, e uso só os melhores sais.

O que complicou minha vida foi só o tanque, não gostei do sistema de queda, deu problema demais porque inventei de colar eu mesmo o tanque, vazamentos, etc, porem como surgiu essa casa própria, é a chance de refazer o tanque mais bem construído possível, pois como sabemos bem, o caro mesmo são os equipamentos, o tanque por si só é o de menos.

Gostaria de abusar de sua boa vontade e pedir, se possivel, foto do seu sistema overflow. Ja decidi a fazer uma caixa externa na lateral que ficara escondida, porem a pessoa que aqui em Goiania é considerado o melhor construtor de aquario da cidade sugeriu fazer dois furos na lateral para agua ir para caixa e colocar uma gradezinha colada no furo para reter os peixes. Os aquarios dele são assim, mas eles sao de agua doce,e como não vi nenhum tanque marinho deste jeito eu fiquei na duvida. O que me sugerem fazer? Cortar uma faixa do vidro lateral? Usar um vidro com altura um pouco menor que os demais na lateral e colar a caixa externa (da medo essa opção pelo problema que tive no sexto vidro com vazamentos, mas creio que o profissional nao daria esse risco)? Ou os furos funcionam mesmo?

E vi que seus tubos se unem e caem numa queda só, achei bem interessante. Voce tem foto dele? Qual o diametro dos tubos? O tubo ao qual eles se unem no final tem maior diametro? Eu pretendo usar shark bag, da mais trabalho mas acho mais satisfatorio.

O substrato vou manter com 6 a 7 cm, sei que suja mais, porem eu gosto muito de ter todo ciclo do nitrogenio realizado pela propria biota do meu aquario, fiz até testes com superdosagem de ração e aditivos para corais e mesmo assim nada sai do zero, as vezes sobe um pouco o nitrato mas rapidamente zera de novo.

Com relação a construir um comodo só para a filtragem, achei bem interessante, e pretendo sugerir para a arquiteta na reuniao que teremos no sabado e ver se existe essa possibilidade. Qual tamanho esse comodo deveria ter? Ja gostei da ideia de por nele meu sump, mas dependendo do espaço quem sabe até armazene meus sais e produtos la tambem (aumentando consideravelmente o amor da minha esposa por mim pelo fim da bagunça...rss)

Desculpe a onda de perguntas, mas infelizmente (ou felizmente) só posso confiar em voces, amigos "anonimos" que ajudam pelo simples prazer de ajudar, pois os lojistas só pensam em vender seus peixes (literalmente..rss).

marcos faria
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 83
Registrado em: 26 Abr 2015, 22:06
Apelido: Marcos Henrique
Data de Nascimento: 15 Mai 1984
Cidade: goiania
País: brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Projeto do novo tanque

#11 Mensagem por marcos faria »

Amigos, só para compartilhar com voces. Meu projeto ja esta pronto e segui as dicas de todos voces. Fiz casa de maquina separado em uma sala e o display igual ao que sugeriram. Muito obrigado!!!!

[imagem]https://i.imgur.com/LaKhtD3.jpg[/imagem]

[imagem]https://i.imgur.com/7yU92fB.jpg[/imagem]

[imagem]https://i.imgur.com/eIKV6Ry.jpg[/imagem]

[imagem]https://i.imgur.com/DpuKADt.jpg[/imagem]

[imagem]https://i.imgur.com/cBPKJBQ.jpg[/imagem]

Avatar do usuário
Rodrigopasqua
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1445
Registrado em: 18 Mai 2015, 18:19
Apelido: Rodrigo
Data de Nascimento: 10 Mar 1983
Cidade: São Sebastião do Paraíso
País: Brasil
Curtiu: 55 vezes
Recebeu Curtir: 92 vezes

Re: Projeto do novo tanque

#12 Mensagem por Rodrigopasqua »

Ficou show Marcos!!!

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”