🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

RO x TAP Water ou RO + TAP Water?

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Bernardo Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1271
Registrado em: 19 Ago 2012, 11:32
Data de Nascimento: 19 Abr 1984
Cidade: Petrópolis
País: Brasil
Localização: Petrópolis / RJ
Curtiu: 73 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

RO x TAP Water ou RO + TAP Water?

#1 Mensagem por Bernardo Vieira »

Amigos, preciso da opinião de vocês. Tenho um aquário montado há mais de 3 anos e sempre foi assim, algas no vidro fora do normal. Meu aquário fica ao lado da janela, bate claridade o dia inteiro porém, vai por mim, ta fora do normal. Eu limpo, usando raspador e em 15 minutos já tem uma camada fina de alga no vidro.

Então pensei em melhorar minha água de reposição, tentando diminuir ao máximo a entrada de silicato e fosfato no sistema.

Pensei em usar um RO sem bomba, não estou disposto a gastar tanto. Minha caixa d'água está 7 andares acima de mim. O que acham?

A outra opção seria o TAP Water .. Acham que vale a pena?

Qual dos dois? Os dois juntos?

Obrigado
Cube Reef - 216L [Novas fotos - PG 15]

Fish Only - 630L [Em construção]

Um aquaterrario pra minha filha [ /viewtopic.php?f=27&t=32668 ]

Avatar do usuário
Leo Cardoso
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2436
Registrado em: 20 Abr 2013, 04:02
Apelido: leo
Data de Nascimento: 14 Mai 1980
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil
Curtiu: 193 vezes
Recebeu Curtir: 167 vezes

Re: RO x TAP Water ou RO + TAP Water?

#2 Mensagem por Leo Cardoso »

bernardo, o q vc usa hoje?

eu montaria um 4 estágios (carvão, polipropileno, RO e deionizador).

tap water nada mais é do q resina mb400 q muda de cor quando satura (grande bota.. só ter um tds [FACE WITH TEARS OF JOY] [FACE WITH TEARS OF JOY] [FACE WITH TEARS OF JOY] [FACE WITH TEARS OF JOY]).

quanto à bomba, depende muito da pressão com q a água chega na torneira, então se não tiver um medidor de pressão, não sei se tem algum outro meio de saber se a bomba será necessária, a não ser testando.

eu tenho a bomba aqui mas ela faz muito pouca diferença, pq a água da rua chega com uma pressão bem alta durante o dia.


Sent from my SM-G900M using Tapatalk
Inscreva-se no Canal Reef Show!
Vídeos: http://youtube.com/reefshow
Facebook: http://facebook.com/reefshow

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: RO x TAP Water ou RO + TAP Water?

#3 Mensagem por Celso Suguimoto »

Esse é um post muito antigo do Bizeto q é quimico. Ele sugere essa configuracao de resinas passando por uma resina anionica e depois por uma cationica nessa ordem e nao apenas por uma resina mista como fazemos

A água destilada não é a mais pura que existe pois junto com o vapor, na hora da destilação, uma série de substâncias podem ser arrastadas junto. Além disso, existe a possibilidade de se formar um azeotropo, ou seja, uma mistura que não pode ser separada por destilação. Essa mistura se comporta como uma substância pura frente í destilação.

Francisco
O filtro de polipropileno serve para tirar partículas em suspensão e o de carvão atua principalmente na retirada de alguns compostos orgânicos. O problema da pressão no RO está relacionado com as substâncias dissolvidas então, apenas o carvão ativo seria útil, mas mesmo assim pode não ser suficiente.
De qualquer forma é útil usar esses filtros antes da RO para remover partículas que possam entupir os poros da membrana e, também, remover o cloro que pode atacar a membrana.
A melhor maneira de remover o silicato ainda é com a RO, depois passando pela resina aniônica e depois a catiônica, nesta ordem. Mesmo para aqueles que só usam DI a eficiência é maior na remoção do silicato se passamos a água primeiro pela aniônica e depois pela catiônica e se possível, depois por uma mistura delas.

Volto a dizer que não precisamos de água de alta pureza para nossos aquários. As resinas de troca iônica são eficientes na remoção de metais pesados, nitrato e fosfato. O carvão ativo também absorve muitos dos orgânicos perigosos como pesticidas, agrotóxicos, etc. Esse sistema simples é capaz de produzir uma água de boa qualidade para nossos aquários, desde que se use carvão e resinas de boa qualidade.

A montagem do sistema é algo muito importante também. A água deve passar pelas resinas sempre no sentido ascendente e nunca ao contrário. Isso serve para eliminar canais de passagem preferenciais e bolhas de ar do sistema. A vazão não tem muita influência na formação de canais preferenciais desde que respeitado o sentido do fluxo. O problema da vazão está relacionado ao tempo de contato da água com os sítios ativos das resinas. Existe uma vazão ideal para cada tipo de resina de modo a maximizar a eficiência da troca-iônica. Vazões muito baixas não contribuem para o aumento da eficiência.

Existem vários fabricantes de resinas e cada um batiza seu produto com um nome diferente, por exemplo Duolite, Amberlite, Purolite. Geralmente são produtos importados que são vendidos apenas em grandes quantidades pelos fabricantes. Algumas empresas compram dos fabricantes e as revendem em pequenas quantidades. Também existe as empresas que regeneram resinas saturadas e as revendem.
A Permution é uma empresa conhecida no ramo de tratamento de água e se não me engano eles vendem resinas novas também mas o preço é bem alto. A maior parte dessas resinas vendidas a preços mais baixos são regeneradas. Resinas novas devem estar na faixa de R$150,00 o litro.


No caso do silicato a coisa muda um pouco, pois embora ele também seja um ânion, ele é derivado de um ácido fraco, o que faz com que a maior parte dele fique na forma neutra, que não é retirada nem pela resina catiônica nem pela aniônica.
Para melhorar a eficiência da remoção de silicato, e do sistema de desionização em geral, é indicado passar a água primeiro pela resina aniônica, depois pela catiônica e por último, se possível, por uma de leito misto (mistura catiônica e aniônica). Sempre deve ser usada uma vazão baixa para dar tempo dos sítios interagirem com as espécies a serem removidas.

Depois de um certo tempo as resinas saturam e não são mais capazes de remover os íons da água sendo necessário fazer a regeneração conforme procedimento indicado pelo fabricante.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Bernardo Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1271
Registrado em: 19 Ago 2012, 11:32
Data de Nascimento: 19 Abr 1984
Cidade: Petrópolis
País: Brasil
Localização: Petrópolis / RJ
Curtiu: 73 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: RO x TAP Water ou RO + TAP Water?

#4 Mensagem por Bernardo Vieira »

Muito obrigado !

Leo, aqui eu tenho um filtro de 3 estágios , polipropileno , carvão e resina.

E sobre o texto, Celso, você concorda que é provável que funcione o RO com a pressão do água do meu prédio? E por favor, define melhor as resinas aniônica e catiônica ?
Cube Reef - 216L [Novas fotos - PG 15]

Fish Only - 630L [Em construção]

Um aquaterrario pra minha filha [ /viewtopic.php?f=27&t=32668 ]

Emersonn Bisco
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 87
Registrado em: 11 Out 2015, 01:30
Apelido: Pi
Data de Nascimento: 19 Dez 1972
Cidade: Santo André
País: Brasil
Recebeu Curtir: 6 vezes

Re: RO x TAP Water ou RO + TAP Water?

#5 Mensagem por Emersonn Bisco »

Pra saber se funciona com a pressão do prédio só medindo! Mas provavelmente precisará da bomba! Não é tão cara assim!

Avatar do usuário
Daniel blanca
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 104
Registrado em: 28 Jul 2015, 23:18
Apelido: Daniel Blanca
Data de Nascimento: 22 Ago 1987
Cidade: São paulo
País: Brasil
Curtiu: 15 vezes
Recebeu Curtir: 8 vezes

Re: RO x TAP Water ou RO + TAP Water?

#6 Mensagem por Daniel blanca »

Bernardo tenho um RO de 4 estagios, moro no 1° andar de 9 andares e mesmo assim tive que comprar uma bomba pois aqui só da 2 kg/cm³ e o recomendado mínimo seria de 3,5... paguei 150 usada no ML, então o negócio é comprar e ver se sua pressão aí é suficiente, porque caso não seja você ira desperdiçar muita água no descarte ok
Se ansiedade matasse, eu já estaria morto!

Avatar do usuário
Bernardo Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1271
Registrado em: 19 Ago 2012, 11:32
Data de Nascimento: 19 Abr 1984
Cidade: Petrópolis
País: Brasil
Localização: Petrópolis / RJ
Curtiu: 73 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: RO x TAP Water ou RO + TAP Water?

#7 Mensagem por Bernardo Vieira »

Emersonn Bisco escreveu:Pra saber se funciona com a pressão do prédio só medindo! Mas provavelmente precisará da bomba! Não é tão cara assim!



R$500,00 nova no Shinaider ..


Daniel blanca escreveu:Bernardo tenho um RO de 4 estagios, moro no 1° andar de 9 andares e mesmo assim tive que comprar uma bomba pois aqui só da 2 kg/cm³ e o recomendado mínimo seria de 3,5... paguei 150 usada no ML, então o negócio é comprar e ver se sua pressão aí é suficiente, porque caso não seja você ira desperdiçar muita água no descarte ok


Putis, entendi ... e será que esse desperdício não vale a pena? Procurei brevemente no ML e no OLX e não achei nada usado.
Cube Reef - 216L [Novas fotos - PG 15]

Fish Only - 630L [Em construção]

Um aquaterrario pra minha filha [ /viewtopic.php?f=27&t=32668 ]

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: RO x TAP Water ou RO + TAP Water?

#8 Mensagem por Celso Suguimoto »

A MB400 é uma resina mista iônica e catiônica juntas, mas elas não tem a mesma eficiência do TAP Water no caso do silicato

As resinas que contêm cargas negativas são as catiônicas e removem os cátions presentes nas águas, e as resinas de cargas positivas são as aniônicas, que removem os ânions, resina mista é uma mistura das duas em determinada proporção

Aqui moro no 12 andar num prédio de 16 achava o descarte do RO absurdo, ainda mais se fosse hoje nesses períodos de volume morto nas represas

Uma das maiores fontes de entrada de fosfato no reef é a alimentação. Chegou a medir o fosfato/silicato ?
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Bernardo Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1271
Registrado em: 19 Ago 2012, 11:32
Data de Nascimento: 19 Abr 1984
Cidade: Petrópolis
País: Brasil
Localização: Petrópolis / RJ
Curtiu: 73 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: RO x TAP Water ou RO + TAP Water?

#9 Mensagem por Bernardo Vieira »

Celso Suguimoto escreveu:A MB400 é uma resina mista iônica e catiônica juntas, mas elas não tem a mesma eficiência do TAP Water no caso do silicato

As resinas que contêm cargas negativas são as catiônicas e removem os cátions presentes nas águas, e as resinas de cargas positivas são as aniônicas, que removem os ânions, resina mista é uma mistura das duas em determinada proporção

Aqui moro no 12 andar num prédio de 16 achava o descarte do RO absurdo, ainda mais se fosse hoje nesses períodos de volume morto nas represas

Uma das maiores fontes de entrada de fosfato no reef é a alimentação. Chegou a medir o fosfato/silicato ?



Então se eu usar o RO e trocar a minha resina comum pela MB400 é a melhor chance de solução dos meus problemas?

Celso, Já fiz testes cara, mas não confio, sei lá, e o meu teste é o da hanna! Po, eu tenho muita alga, como diabos aquele teste da zero? Claro que tem fosfato, oras!

E sobre a comida, dou apenas uma vez por dia e nada mais que o suficiente para eles comerem!
Cube Reef - 216L [Novas fotos - PG 15]

Fish Only - 630L [Em construção]

Um aquaterrario pra minha filha [ /viewtopic.php?f=27&t=32668 ]

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: RO x TAP Water ou RO + TAP Water?

#10 Mensagem por Celso Suguimoto »

Existem algumas algas que sobrevivem mesmo com nutrientes baixos... briopsys., elas buscam o fosfato de superfícies calcareas onde ele tenha se impregnado.

Trabalhar com nutrientes vc pode trabalhar nas duas pontes diminuindo importação (no caso água e alimentação) e aumentando a exportação (tpa, resinas, uso de carbono, etc)

O seu problema são algas nos vidros ou filamentosas ?
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Bernardo Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1271
Registrado em: 19 Ago 2012, 11:32
Data de Nascimento: 19 Abr 1984
Cidade: Petrópolis
País: Brasil
Localização: Petrópolis / RJ
Curtiu: 73 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: RO x TAP Water ou RO + TAP Water?

#11 Mensagem por Bernardo Vieira »

São algas no vidro, somente, Celso.

No atual momento estou com algas pelo substrato e rochas, mas acredito ser porque mudei o substrato e adicionei rochas novas. No dia a dia, meu único problema é o excesso de algas marrom e verde nos vidros, somente.
Cube Reef - 216L [Novas fotos - PG 15]

Fish Only - 630L [Em construção]

Um aquaterrario pra minha filha [ /viewtopic.php?f=27&t=32668 ]

Avatar do usuário
Daniel blanca
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 104
Registrado em: 28 Jul 2015, 23:18
Apelido: Daniel Blanca
Data de Nascimento: 22 Ago 1987
Cidade: São paulo
País: Brasil
Curtiu: 15 vezes
Recebeu Curtir: 8 vezes

Re: RO x TAP Water ou RO + TAP Water?

#12 Mensagem por Daniel blanca »

Bernardo Vieira escreveu:
Emersonn Bisco escreveu:Pra saber se funciona com a pressão do prédio só medindo! Mas provavelmente precisará da bomba! Não é tão cara assim!



R$500,00 nova no Shinaider ..


Daniel blanca escreveu:Bernardo tenho um RO de 4 estagios, moro no 1° andar de 9 andares e mesmo assim tive que comprar uma bomba pois aqui só da 2 kg/cm³ e o recomendado mínimo seria de 3,5... paguei 150 usada no ML, então o negócio é comprar e ver se sua pressão aí é suficiente, porque caso não seja você ira desperdiçar muita água no descarte ok


Putis, entendi ... e será que esse desperdício não vale a pena? Procurei brevemente no ML e no OLX e não achei nada usado.



Depende quanto de água VC faz por mês porque fora as tpas tem a reposição, pra fazer 30 litros VC vai demorar umas 5 horas pra mais sem a bomba, deve jogar uns 120 fora sem exagerar, mas compra o RO e vê de repente rola
Se ansiedade matasse, eu já estaria morto!

Avatar do usuário
Bernardo Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1271
Registrado em: 19 Ago 2012, 11:32
Data de Nascimento: 19 Abr 1984
Cidade: Petrópolis
País: Brasil
Localização: Petrópolis / RJ
Curtiu: 73 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: RO x TAP Water ou RO + TAP Water?

#13 Mensagem por Bernardo Vieira »

Daniel blanca escreveu:
Bernardo Vieira escreveu:
Emersonn Bisco escreveu:Pra saber se funciona com a pressão do prédio só medindo! Mas provavelmente precisará da bomba! Não é tão cara assim!



R$500,00 nova no Shinaider ..


Daniel blanca escreveu:Bernardo tenho um RO de 4 estagios, moro no 1° andar de 9 andares e mesmo assim tive que comprar uma bomba pois aqui só da 2 kg/cm³ e o recomendado mínimo seria de 3,5... paguei 150 usada no ML, então o negócio é comprar e ver se sua pressão aí é suficiente, porque caso não seja você ira desperdiçar muita água no descarte ok


Putis, entendi ... e será que esse desperdício não vale a pena? Procurei brevemente no ML e no OLX e não achei nada usado.



Depende quanto de água VC faz por mês porque fora as tpas tem a reposição, pra fazer 30 litros VC vai demorar umas 5 horas pra mais sem a bomba, deve jogar uns 120 fora sem exagerar, mas compra o RO e vê de repente rola



Eu não vou mais fazer a TPA aqui em casa, contratei uma manutenção pra isso. Então seria só pra reposição mesmo, algo em torno de 60, 80 litros / mês.
Cube Reef - 216L [Novas fotos - PG 15]

Fish Only - 630L [Em construção]

Um aquaterrario pra minha filha [ /viewtopic.php?f=27&t=32668 ]

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: RO x TAP Water ou RO + TAP Water?

#14 Mensagem por Celso Suguimoto »

Algas nos vidros se instalar um UV elas reduzem bastante

Nao concordo com a afirmacao do Leo, TDS nao mede silicato pois o mesmo nao é detectado se o pH neutro ou acido , pois se converte a ácido salicílico.

Qto a serem a a mesma resina...o proprio fabricante da MB400 alega ser a mesma resina do TAP Water (40% Catiônica Forte - 60% Aniônica Forte )...... o problema é que só funciona quando NOVA e ter passado no maximo 200 litros de agua por 1 litro de resina depois disso satura e deixa passar. Imagina a qtde de resina que precisaria trocar apenas pra remover o silicato...rs
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Leo Cardoso
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2436
Registrado em: 20 Abr 2013, 04:02
Apelido: leo
Data de Nascimento: 14 Mai 1980
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil
Curtiu: 193 vezes
Recebeu Curtir: 167 vezes

Re: RO x TAP Water ou RO + TAP Water?

#15 Mensagem por Leo Cardoso »

o q eu falei é q a resina do tap water é mb400 com uma pigmentação na resina aniônica que muda de cor quando satura (e ela vai saturar por muito mais coisas do q apenas silicato, não?).

aqui eu resolvi meu problema com silicato instalando um desses no final do meu filtro:

Imagem

com a água entrando no sentido contrário (de baixo pra cima).

a dica foi dada pelo Jeronymo, q é um expert em tratamento de água, e até agora tem funcionado bem (e já se vão mais de seis meses). e pra "ajudar", há muito tempo não coloco paguros pq meu melanurus fez o favor de dizimar minha população (devem ter sobrado uns 3 ou 4 sobreviventes :lol:).

eu achei interessante a informação sobre no tap water as resinas serem separadas e talvez isso ajudar mais na retenção de silicato. talvez (estou supondo) por isso o filtro com a carcaça de meio metro e fluxo inverso seja eficiente, pq é muito mais resina pra água entrar em contato, já q não entra em contato em nenhum momento "apenas" com a parte aniônica.

em todo caso, se o surto estiver pesado, eu usaria o removedor de silicato da sera por um ou dois meses pra dar cabo de pelo menos o q já está impregnado no reef.
Inscreva-se no Canal Reef Show!
Vídeos: http://youtube.com/reefshow
Facebook: http://facebook.com/reefshow

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: RO x TAP Water ou RO + TAP Water?

#16 Mensagem por Celso Suguimoto »

Essa dica de entrar de cima pra baixo é antiga... tava no quote do Bizeto que coloquei antes e era indicada pelo pessoal da SpringWay, que vendem produtos de tratamento de agua assim como o Jeronymo

A montagem do sistema é algo muito importante também. A água deve passar pelas resinas sempre no sentido ascendente e nunca ao contrário. Isso serve para eliminar canais de passagem preferenciais e bolhas de ar do sistema. A vazão não tem muita influência na formação de canais preferenciais desde que respeitado o sentido do fluxo. O problema da vazão está relacionado ao tempo de contato da água com os sítios ativos das resinas. Existe uma vazão ideal para cada tipo de resina de modo a maximizar a eficiência da troca-iônica. Vazões muito baixas não contribuem para o aumento da eficiência.


O que discordei foi em relacao a usar o TDS pra medir silicato, que na realidade pode enganar bastante a leitura
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Leo Cardoso
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2436
Registrado em: 20 Abr 2013, 04:02
Apelido: leo
Data de Nascimento: 14 Mai 1980
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil
Curtiu: 193 vezes
Recebeu Curtir: 167 vezes

Re: RO x TAP Water ou RO + TAP Water?

#17 Mensagem por Leo Cardoso »

mas eu não falei q o tds mede silicato. eu falei q quando a resina saturar o tds vai indicar ;)

se deu a entender isso, sorry... my bad... :oops:

(e seria até contraditório, já q aqui eu sempre troco quando já aponta 001)
Inscreva-se no Canal Reef Show!
Vídeos: http://youtube.com/reefshow
Facebook: http://facebook.com/reefshow

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: RO x TAP Water ou RO + TAP Water?

#18 Mensagem por Celso Suguimoto »

rs... eh q estavamos na linha de fosfato e silicato, pode ter sido interpretacao apenas minha... Saturar pode saturar por qq coisa. Alias... se bem q pela proporcao que o fabricante da MB400 mandou qdo saturar ja deve estar ha muito tempo deixando passar o silicato.

Nao sei exatamente o pq raios o TAP Water é mais eficaz pra remover silicato, agora pra quem ta com problema de silicato liga-lo APOS o DI acho interessante.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Leo Cardoso
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2436
Registrado em: 20 Abr 2013, 04:02
Apelido: leo
Data de Nascimento: 14 Mai 1980
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil
Curtiu: 193 vezes
Recebeu Curtir: 167 vezes

Re: RO x TAP Water ou RO + TAP Water?

#19 Mensagem por Leo Cardoso »

Celso Suguimoto escreveu:Nao sei exatamente o pq raios o TAP Water é mais eficaz pra remover silicato, agora pra quem ta com problema de silicato liga-lo APOS o DI acho interessante.


então, será q não é mais eficiente pq as resinas aniônica e catiônica são separadas?

esse filtro de meio metro q eu coloquei aqui eu liguei após o deionizador do meu 4 estágios. então toda água q passa nele já vai em 000 (pq eu troco a resina do outro, q é bem menor, sempre q aponta 001).
tem funcionado bem até então.
Inscreva-se no Canal Reef Show!
Vídeos: http://youtube.com/reefshow
Facebook: http://facebook.com/reefshow

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: RO x TAP Water ou RO + TAP Water?

#20 Mensagem por Celso Suguimoto »

Pois é... nao sei o motivo... agora se sao separadas... entao o que o Jeronymo disse é uma inverdade de ser igual a MB400 que é mista. Engraçado q a propria fabricante disse ser igual, talvez pela finalidade de se retirar o silicato que é chato mesmo.

Conheço muita gente q só resolveu problema de silicato adicionando o TAP water no final.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”