🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

DUVIDA: Verme de Fogo

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
wilson_antunes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 594
Registrado em: 27 Jan 2010, 00:01
Apelido: Wilson
Localização: RJ - Zona Oeste
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes
Contato:

DUVIDA: Verme de Fogo

#1 Mensagem por wilson_antunes »

Oi Pessoal,
Já li que ter essas poliquetas ou vermes de fogo são bons em termos de biologia, entretanto, hoje resolvi dar uma espiada com as luzes do aquário apagada e vi uns bichos bem grandes.
Eles grandes podem fazer mal a algum peixe ou coral? Tenho pequenos gobys neon, ele pode ataca-los?

Não consegui fotografá-lo, pois com a luz os danados fugiram. Vi um bem grande e 2 pequenos, mas são parecidos com a foto abaixo:

Imagem

mauricio nogueira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 779
Registrado em: 30 Jun 2009, 09:25
Apelido: mauricio_Nogueira
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: DUVIDA: Verme de Fogo

#2 Mensagem por mauricio nogueira »

eu tambem tenho uma bela criação desses bichos.... tem muito sob as rochas... falam que os caranguejos aranha comem vermes de fogo, mas nao curto muito eles nao...

akira inoue
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 610
Registrado em: 11 Dez 2010, 07:08
Apelido: Akira Inoue
Cidade: sao paulo
País: brasil
Localização: Sao paulo
Recebeu Curtir: 8 vezes

Re: DUVIDA: Verme de Fogo

#3 Mensagem por akira inoue »

se quer tirar alguns pegue um pedaço de perlon, coloque um pedaço de camarao dentro e enrole com alguma linha...

coloquei no aquario e coloque uma tampa, copo so para cobrir e retire no dia seguinte...

tem tridacna?

se nao tiver nao tem pq tirar do aquario
---------------------------------------
Akira Inoue
akirainoue@hotmail.com

Avatar do usuário
wilson_antunes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 594
Registrado em: 27 Jan 2010, 00:01
Apelido: Wilson
Localização: RJ - Zona Oeste
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes
Contato:

Re: DUVIDA: Verme de Fogo

#4 Mensagem por wilson_antunes »

Não tenho tridacna e particularmente não me incomoda, creio que inclusive devam fazer algum tipo de bem comendo algo morto, bactéria, resto de algo, sei lá!

Meu único medo é que atacasse os peixes pequenos, o camarão ou os corais. Se não fizer mal a nenhum destes, por mim, podem ficar aqui a vontade :-)

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: DUVIDA: Verme de Fogo

#5 Mensagem por Mauro Becker »

Segundo consta são necrófagos.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Marcio Vargas
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 772
Registrado em: 06 Dez 2012, 14:12
Data de Nascimento: 16 Nov 1980
Cidade: Veranopolis
País: Brasil
Localização: Serra Gaucha
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: DUVIDA: Verme de Fogo

#6 Mensagem por Marcio Vargas »

Os meus roubam ração dos green hair.

Os green sao lentos para fechar quando cai alguma ração em cima, eles vao la e pegam...

Enviado do meu Nokia 5120 com Tapatalk
Marcio R. Vargas
Veranópolis - Serra Gaucha
- Reef MRV 03

Avatar do usuário
wilson_antunes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 594
Registrado em: 27 Jan 2010, 00:01
Apelido: Wilson
Localização: RJ - Zona Oeste
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes
Contato:

Re: DUVIDA: Verme de Fogo

#7 Mensagem por wilson_antunes »

Todos os meus corais come durante a luz que venho observando, tenho 2 mudas em 2 cantos do green hair, uma fecha 100% das vezes a noite e outra fica aberta raramente a noite, mas fiz um esquema de posição onde os grain hair ficam distante do solo e numa posição afastada para evitar que cresçam sobre outros corais.

O único coral que não alimento diretamente, não dou cuidados especiais é o coral sol, que se abre totalmente a noite e que estão crescendo bem e incrivelmente soltaram ovo ou esporo ou sei lá o que e cresceram 3 mudinhas deles em lugares totalmente afastado da colônia principal. Mas eles ~tem movimento rápido. Acho que os vermes não os perturbariam.

Mas quando fiz este relato, não é uma infestação, até hoje só vi 1 grandão e 2 menores.

Avatar do usuário
wilson_antunes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 594
Registrado em: 27 Jan 2010, 00:01
Apelido: Wilson
Localização: RJ - Zona Oeste
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes
Contato:

Re: DUVIDA: Verme de Fogo

#8 Mensagem por wilson_antunes »

ola todos,

revendo o tópico, vi hoje num documentário a história de um dono de loja de aquário que estava perdendo peixes e corais e depois de um longo tempo investigando ele descobriu um verme parecido com o de fogo que tinha mais de 1 metro e meio e conseguia se esconder tão bem que ele nunca foi visto. Deixando apenas a cabeça para fora a noite ele dava o bote do que passava!

Fiquei apavorado com o bichão!!! Não tive nenhum sumiço de peixe ou coral até hoje, mas já tive o sumiço de quase 20 camarões bailarino que coloquei para tentar ajudar a eliminar naturalmente aiptasias. Será que um desse svermes podem estar comendo meus camarões? Já vi uns aqui de uns 7 a 10 cm. Não me incomoda se não fizerem mal, pois se escondendo e revirando o substrato deve até fazer bem.

Algum peixe come esses bichos?

Henrique Rocha
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 18
Registrado em: 03 Ago 2015, 16:43
Apelido: Rock
Data de Nascimento: 09 Mar 1976
Cidade: Goiânia
País: Brasil
Curtiu: 8 vezes

Re: DUVIDA: Verme de Fogo

#9 Mensagem por Henrique Rocha »

Aqui quem comeu meus camarões foi o sixline.

Avatar do usuário
Antonio de Melo Antunes Filho
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2154
Registrado em: 03 Abr 2015, 18:07
Apelido: Antunes
Data de Nascimento: 25 Nov 1954
Cidade: Santos
País: Brasil
Curtiu: 107 vezes
Recebeu Curtir: 139 vezes

Re: DUVIDA: Verme de Fogo

#10 Mensagem por Antonio de Melo Antunes Filho »

Pode ficar sossegado vermes de fogo são necrófagos tenho alguns no meu aquário, agora se voce ficar preocupado e quiser tira-los cuidado que eles queimam e tenho 3 bailarinos a 5 meses
Paciência é a maior virtude de um aquarista

Avatar do usuário
wilson_antunes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 594
Registrado em: 27 Jan 2010, 00:01
Apelido: Wilson
Localização: RJ - Zona Oeste
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes
Contato:

PESADELO NO AQUÁRIO!!

#11 Mensagem por wilson_antunes »

Aí está a reportagem sobre o verdadeiro PESADELO NO AQUÁRIO!!

https://youtu.be/D7EH1WSKQpM

[videos]https://youtu.be/D7EH1WSKQpM[/videos]

Avatar do usuário
wilson_antunes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 594
Registrado em: 27 Jan 2010, 00:01
Apelido: Wilson
Localização: RJ - Zona Oeste
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes
Contato:

Re: DUVIDA: Verme de Fogo

#12 Mensagem por wilson_antunes »

E eis que para minha surpresa, meu Cooperband, peixe que sempre amei e que me ajudou a resolver meus problemas com as aiptasias, ele também ADORA comer vermes de fogo!

Ele belisca o verme e puxa para o alto, quando o verme se enrola e se encolhe o cooper vai do lado oposto aos pelos e dá boas beliscadas :-D

Avatar do usuário
Glauber Carvalho
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 82
Registrado em: 11 Jan 2016, 13:20
Apelido: Glauber
Data de Nascimento: 15 Set 1989
Cidade: Campina Grande
País: Brasil
Localização: Campina Grande/PB
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 9 vezes

Re: DUVIDA: Verme de Fogo

#13 Mensagem por Glauber Carvalho »

Rapaz, vejo a rodo gente falar e escrever páginas dizendo que vermes do fogo são necrófagos, se alimentam de restos no aquário,
mas a verdade é que são verdadeiros predadores. Os pequenos são caçadores vorazes de mini ofiurus e asterinas e tudo o que for mais lento que eles.
Esse ano, foi feito o primeiro registro científico de vermes do fogo (pequenos) predando palythoas no litoral brasileiro, pela Biologa Marinha, a Dra. Thelma Dias e outro pesquisador.

Fiquei feliz depois de madrugadas acordando para retirá-los do reef, ver aumentar consideravelmente micro-vida do mesmo.

Joao Victor
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 21
Registrado em: 09 Out 2017, 07:09
Apelido: Joao Victor
Data de Nascimento: 12 Fev 1990
Cidade: Guarulhos
País: Brasil
Curtiu: 2 vezes

Re: DUVIDA: Verme de Fogo

#14 Mensagem por Joao Victor »

Nd contra com qm tenha mas aki no meu reef nunca mais, tenho um cuidado enorme pra não entrar aki esse verme, já tive mtos em um aquario q eu tive q desmontar pois tinha mtos e uns enormes e até de dia eles estavam aparecendo e td mundo olhava o aquario com nojo ate eu mi encomodava, mas nunca atacou nenhum camarão e nem meus peixes

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”