🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Centropyge nacional ajuda urgente

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Mensagem
Autor
Pedro Mendonca
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 83
Registrado em: 09 Set 2014, 19:44
Apelido: Pedro Oliveira
Data de Nascimento: 13 Jan 1992
Cidade: BH
País: Brasil

Centropyge nacional ajuda urgente

#1 Mensagem por Pedro Mendonca »

Pessoal, na última quinta feira introduzi no meu aquario um centropyge nacional (o da cara amarela e corpo roxo). Quando ele chegou ele estava nadando igual doido, beliscando o aquario inteiro e comendo normalmente.

Acontece que hoje ele, do nada, ficou estranho, parado dentro das rochas e não está comendo nem pedaços de camarão que eu jogo pra ele.

Está aparentemente bem, gordo, sem nenhuma marca no corpo.

Alguém sabe o que pode estar acontecendo?

Os parâmetros do aquario estão ok, tenho, junto com ele, um tomate, um sixline e uma donzela yellow tail, que não está nem ai pro centropyge.

Obrigado!

Avatar do usuário
Andrés Segal
Moderador
Moderador
Mensagens: 2131
Registrado em: 12 Set 2012, 16:38
Apelido: Andres
Data de Nascimento: 25 Jun 1959
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas / SP
Curtiu: 229 vezes
Recebeu Curtir: 111 vezes

Re: Centropyge nacional ajuda urgente

#2 Mensagem por Andrés Segal »

de mais detalhes do seu aquario, litragem e tamanho , e equipamentos que tem nele, rotina de TPAS, ai fica mais facil opinar....

outa coisa, quando comprou (se foi em loja) ele estava comendo? voce viu? chegou a pedir para alimentarem ele ? é a mesma raçao da loja que voce esta usando?
Andrés Segal / Campínas / SP

Atual 1000 litros : http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=2&t=31842
Desmontado e Vendido 200 litros: http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=25&t=18696 - [glow=red]TRANCADO[/glow]
PS. Não mate a formiga, ela é um GIF animado....

Pedro Mendonca
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 83
Registrado em: 09 Set 2014, 19:44
Apelido: Pedro Oliveira
Data de Nascimento: 13 Jan 1992
Cidade: BH
País: Brasil

Re: Centropyge nacional ajuda urgente

#3 Mensagem por Pedro Mendonca »

Meu aquario tem 150 ltrs, 80x40x45, tempo de TPA varia, no mínimo 1 semana no máximo duas semanas.
Equipamentos: Skimmer superdimensionado 1600l/h (esqueci a marca) aquecedor termostato, temperatura não varia mais de 1ºC por isso não coloquei controlador. Shark bag, perlon, bomba de retorno Sb 2000, caixa de reposição com água de deionizador a 000ppm. Sem bombas de circulação, apenas movimento do retorno da água.

Habitantes: corais moles, anemona Haiti saudável, donzela yellow tail, six line, tomate e nosso amigo estranho.

Na loja ele estava super bem, beliscando o fundo e comendo. Aqui em casa ele estava da mesma forma, comendo normalmente e nadando muito. Só que hj ele está estranho.

Uma coisa que pode ser importante, eu vejo ele roçando/raspando a lateral nas rochas as vezes, mas só as vezes. Ele não está com respiração ofegante, não está completamente parado (ele se movimenta mas só fica escondido, coisa que ele não fazia antes) parou de comer e de beliscas as rochas, vidros etc...

Outro detalhe, quando eu saio do quarto ele sai de traz das rochas e fica na frente do aquario, mas quando ele me vê ele esconde de novo. Será que ele pode ter ficado estressado com alguma coisa?

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: Centropyge nacional ajuda urgente

#4 Mensagem por Raphael Igor »

Pedro, como está a coloração dele?

como você aclimatizou o peixes?

está vendo alguma "camada" parecida de pele sobre ele ou algumas pintas parecidas com algodão?

não jogue mais alimentação desta forma, espere um pouco...

você consegue postar uma foto dele para vermos?

ahhh comece a pensar em uma bomba de circulação para seu sistema, pois infelizmente ACHO que seu retorno não circula todo seu sistema, deixando cantos mortos.

do mais vai posicionando como ele está para que o pessoal possa te ajudar.

Pedro Mendonca
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 83
Registrado em: 09 Set 2014, 19:44
Apelido: Pedro Oliveira
Data de Nascimento: 13 Jan 1992
Cidade: BH
País: Brasil

Re: Centropyge nacional ajuda urgente

#5 Mensagem por Pedro Mendonca »

Raphael Igor escreveu:Pedro, como está a coloração dele?

como você aclimatizou o peixes?

está vendo alguma "camada" parecida de pele sobre ele ou algumas pintas parecidas com algodão?

não jogue mais alimentação desta forma, espere um pouco...

você consegue postar uma foto dele para vermos?

ahhh comece a pensar em uma bomba de circulação para seu sistema, pois infelizmente ACHO que seu retorno não circula todo seu sistema, deixando cantos mortos.

do mais vai posicionando como ele está para que o pessoal possa te ajudar.



esta muito dificil tirar foto dele pq ele esta ficando só atrás das pedras!

Mas a coloração dele está ótima, bem viva, ele nao esta com nada no corpo, nem nas guelrras, nem nada de suspeito.

Ele não está comendo eesta meio parado, quando nada tenho a impressão que ele vai cair no substrato de tão fraco. Mas ele esta nadando, so quando fica parado que isso acontece

Pensei em tratar com algum remédio contra parasitas, mas eu viajo amanha e vou ficar uma semana fora, meu irmao vai cuidar do aquario pra mim, vai limpar o skimmer, dar comida e encher a caixa de reposição.

Ele não conhece nada de aquarismo então acho que se o peixe não melhorar sozinho ele vai morrer msm icon_crybaby

Alguma ideia de algo que eu possa fazer pra ajudar o peixe a tentar se recuperar? Algum remedio que de pra ele comprar e jogar no aquario sem que precise de um hospital ou prejudique o display? Lembrando que eu tenho muitos corais moles e uma anêmona haiti.

obrigado gente

Pedro Mendonca
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 83
Registrado em: 09 Set 2014, 19:44
Apelido: Pedro Oliveira
Data de Nascimento: 13 Jan 1992
Cidade: BH
País: Brasil

Re: Centropyge nacional ajuda urgente

#6 Mensagem por Pedro Mendonca »

Essa foi a melhor foto que eu consegui

Imagem

Mais uma coisa, quinta feira comprei junto com o peixe artêmia desidratada, nunca tinha usado. Foi a unica coisa nova, além do peixe, que entrou nesse aquario.

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: Centropyge nacional ajuda urgente

#7 Mensagem por Raphael Igor »

tratamentos deste caso nunca serão feitos no display.

é realmente se você estará ausente durante os proximos dias é bom que identifique o que está acontecendo hoje, pois se for algo mais sério (odinium) terá algumas perdas.

tenha cuidado com a oferta de alimentação, pois se os peixes não estiverem consumindo, gerará acumulo de detritos gerando amonia, o que agravará ainda mais a situação.

você não explicou como fez a aclimatização do peixe, será que você não deu nenhum choque de temperatura, densidade ou ph nele não?

fique de olho nos outros peixes, veja se eles não estão investindo no novo habitante....

e faça um esforço para tirar uma foto, ajudará muito.

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: Centropyge nacional ajuda urgente

#8 Mensagem por Raphael Igor »

é a foto não esta das melhores mas já ajuda kkkkk

nas nadadeiras não tem nenhuma pinta (bolinhas)?

como está o nado dele, está normal ou desorientado?

Pedro Mendonca
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 83
Registrado em: 09 Set 2014, 19:44
Apelido: Pedro Oliveira
Data de Nascimento: 13 Jan 1992
Cidade: BH
País: Brasil

Re: Centropyge nacional ajuda urgente

#9 Mensagem por Pedro Mendonca »

Raphael Igor escreveu:é a foto não esta das melhores mas já ajuda kkkkk

nas nadadeiras não tem nenhuma pinta (bolinhas)?

como está o nado dele, está normal ou desorientado?


A aclimatação foi feita da maneira tradicional, colocando um pouco de agua a cada 10 min. Quando ele entrou no aquario, até onmtem, ele estava ótimo! nadando muito, interagindo com tudo, nem parecia que tinha acabado de chegar.

O nado dele não está desorientado não. Ele está nadando pouco procurando sempre se esconder.

Os outros habitantes ignoram ele, sempre ignoraram... pensei que ele poderia estar intimidado, mas acho que não é isso não.

Ele não tem nenhuma marca no corpo dele não, nem na nadadeira nem em nada...

Isso tinha que acontecer um dia antes de eu viajar né!! 2guns

Tentei tirara mais algumas fotos mas ele esta se escondendo de mim...

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: Centropyge nacional ajuda urgente

#10 Mensagem por Raphael Igor »

o prazo é pequeno ainda para definição da ocorrencia, pode ser que ele esteja (o mais provavel) se adaptando ao novo lar, ou infelizmente (o menos provavel, mas não descartado) desenvolvendo alguma doença.

controle a alimentação e tente não mexer muito com o peixe (para deixa-lo mais calmo) olhe de longe se outros companheiros não estão realmente intimidando-o.

do mais, é só aguardar, não introduza nenhum tipo de medicamento no sitema, tampouco altere nada (rochas, água, substrato, corais) nesse primeiro instante...

cheque novamente sua densidade... veremos como ele se comportará.

se puder orientar seu irmão a colocar pouca (pouquíssima) alimentação nestes primeiros dias, é melhor.

você acompanhou este peixe nacional na bateria da loja por quanto tempo?

Pedro Mendonca
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 83
Registrado em: 09 Set 2014, 19:44
Apelido: Pedro Oliveira
Data de Nascimento: 13 Jan 1992
Cidade: BH
País: Brasil

Re: Centropyge nacional ajuda urgente

#11 Mensagem por Pedro Mendonca »

Raphael Igor escreveu:o prazo é pequeno ainda para definição da ocorrencia, pode ser que ele esteja (o mais provavel) se adaptando ao novo lar, ou infelizmente (o menos provavel, mas não descartado) desenvolvendo alguma doença.

controle a alimentação e tente não mexer muito com o peixe (para deixa-lo mais calmo) olhe de longe se outros companheiros não estão realmente intimidando-o.

do mais, é só aguardar, não introduza nenhum tipo de medicamento no sitema, tampouco altere nada (rochas, água, substrato, corais) nesse primeiro instante...

cheque novamente sua densidade... veremos como ele se comportará.

se puder orientar seu irmão a colocar pouca (pouquíssima) alimentação nestes primeiros dias, é melhor.

você acompanhou este peixe nacional na bateria da loja por quanto tempo?


Na verdade acompanhei muito pouco ou quase nada. Eu sempre compro peixe nesse mesmo local, o vendedor, que no caso é também o dono da loja e um grande entendedor de aquarismo, é de altíssima confiança e me garantiu que o peixe ja estava lá há mais de uma semana.

Estranho é que quando ele chegou ele estava ótimo, muito bem mesmo, até me surpreendi com a velocidade com que ele se adaptou.

Bem, vou ter que contar um pouco com a sorte mesmo, vou falar para o meu irmão introduzir uma quantidade suficiente para alimentar os peixes sem deixar sobra duas vezes ao dia, acha que está bom?

No mais, muito obrigado pela ajuda, na semana que vem, quando eu chegar de viagem, eu posto aqui o ocorrido.

Obrigado mais uma vez

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: Centropyge nacional ajuda urgente

#12 Mensagem por Raphael Igor »

vamos aguardar...

fique atento, uma semana é pouco, seria interessante pelo menos 30 dias... ainda mais para peixes nacionais.. humm, muito mais tempo.

vamos ver o que acontece... aliemntação pode ser uma vez neste período, lembre-se POUCA.

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Centropyge nacional ajuda urgente

#13 Mensagem por André Fonseca »

Pedromo escreveu:Na verdade acompanhei muito pouco ou quase nada. Eu sempre compro peixe nesse mesmo local, o vendedor, que no caso é também o dono da loja e um grande entendedor de aquarismo, é de altíssima confiança e me garantiu que o peixe ja estava lá há mais de uma semana.

Pedro,

Uma semana na loja não é nada, principalmente para os nacionais que são tratados como LIXO por quem captura e pelos lojistas.

Tomara que vc tenha sorte e o peixe sobreviva, mas só pelo fato dele estar "quieto" e se coçando, acho que vem Ictio por aí...
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Estêvão Leão Soares
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 459
Registrado em: 16 Ago 2013, 07:55
Apelido: estevaoleao
Data de Nascimento: 03 Dez 1977
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Localização: Belo Horizonte
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 10 vezes
Contato:

Re: Centropyge nacional ajuda urgente

#14 Mensagem por Estêvão Leão Soares »

Amigo, bom dia.

Eu há algum tempo tinha um Centropigue Nacional que era demais... nadava por todo aquário, interagia com um Singapore Angel que tinha, nadava junto com os palhaços e sempre estava bem, só que do nada ele foi se escondendo, parando de brincar e acabou morrendo dentro de uma rocha.

O que me falaram é que peixes nacionais não são muito saudáveis e que é ter muita sorte se algum sobreviver por muito tempo.

É triste, mas foi o que aconteceu aqui em casa.
Estêvão Leão Soares
Yahoo: estevaoleao@yahoo.com.br
Gmail: estevaoleao77@gmail.com
icon_Snorkle

Avatar do usuário
Felipe Cota
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2597
Registrado em: 24 Jun 2009, 15:07
Apelido: cota
Localização: São Paulo
Curtiu: 31 vezes
Recebeu Curtir: 72 vezes

Re: Centropyge nacional ajuda urgente

#15 Mensagem por Felipe Cota »

Comigo foi a mesma coisa... tentei 2 vezes de lojas diferentes... duraram por volta de 1 mês, estavam comendo bem, nadando, coloridos e morreram de um dia pro outro... depois disso não tentei mais... infelizmente é sorte pegar um que não tenha sido tão prejudicado na captura que possa viver mais... realmente o preço é muito tentador e acaba compensando tentar 10 vezes e ainda capaz de sair mais barato que pegar um coral beauty... uma pena tratarem os nacionais assim...

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: Centropyge nacional ajuda urgente

#16 Mensagem por Raphael Igor »

Estêvão Leão Soares escreveu:Amigo, bom dia.

Eu há algum tempo tinha um Centropigue Nacional que era demais... nadava por todo aquário, interagia com um Singapore Angel que tinha, nadava junto com os palhaços e sempre estava bem, só que do nada ele foi se escondendo, parando de brincar e acabou morrendo dentro de uma rocha.

O que me falaram é que peixes nacionais não são muito saudáveis e que é ter muita sorte se algum sobreviver por muito tempo.

É triste, mas foi o que aconteceu aqui em casa.


este é o relato que muitos aquaristas dão..... infelizmente

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Centropyge nacional ajuda urgente

#17 Mensagem por André Fonseca »

Felipe Cota escreveu:Crealmente o preço é muito tentador e acaba compensando tentar 10 vezes e ainda capaz de sair mais barato que pegar um coral beauty... uma pena tratarem os nacionais assim...

Se tiver sorte, morre apenas ele...

Mas só a possibilidade de dizimar o aqua todo deveria fazer com que os nacionais ficassem longe dos nossos aquas!!!

icon_barfy
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Estêvão Leão Soares
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 459
Registrado em: 16 Ago 2013, 07:55
Apelido: estevaoleao
Data de Nascimento: 03 Dez 1977
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Localização: Belo Horizonte
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 10 vezes
Contato:

Re: Centropyge nacional ajuda urgente

#18 Mensagem por Estêvão Leão Soares »

Hoje, depois de quase 2 anos de aquarista, não coloco nada no meu aquário sem perguntar pelo menos umas 50 vezes e ver comprovações.

Não só porque o robe é caro, mas pela vida que se perde.

Eu tenho outros animais em casa e tento dar o de melhor como, rações, suplementos, água e sal de qualidade, mas as vezes o problema acontece nas lojas que informam errado, só visando lucro.

Hoje prefiro muito mais pegar o meu carro e viajar para comprar algo em SP com aquaristas experientes como muitos aqui do BReef, do que comprar algo em BH.
Estêvão Leão Soares
Yahoo: estevaoleao@yahoo.com.br
Gmail: estevaoleao77@gmail.com
icon_Snorkle

Avatar do usuário
Gabriel Lattanzi
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 30
Registrado em: 07 Jul 2014, 20:27
Apelido: Gabriel
Data de Nascimento: 27 Jun 1992
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Centropyge nacional ajuda urgente

#19 Mensagem por Gabriel Lattanzi »

Eu tinha um blenio bicolor (importado) que aconteceu a mesma coisa, e o destino foi a morte.
Já leu algo sobre envenenamento na hora de capturar o peixe?
Infelizmente creio que é isso que acontece.
No mais, boa sorte, e poste as novidades.

Abs

Pedro Mendonca
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 83
Registrado em: 09 Set 2014, 19:44
Apelido: Pedro Oliveira
Data de Nascimento: 13 Jan 1992
Cidade: BH
País: Brasil

Re: Centropyge nacional ajuda urgente

#20 Mensagem por Pedro Mendonca »

Pessoal obrigado pela ajuda e pelas respostas.

Voltei de viagem ontem à noite e o peixe está otimo. Nadando todo o aquario e beliscando tudo.

Não está mais tímido, quando chego perto do aquario ele vem nadando igual doido querendo comida. E está comendo muito bem, comendo de tudo, ração floculada, em grãos, artemias desidratada e pedaços de camarão congelado.

Ele parou de se coçar nas pedras também.

Tomara que eu dê a sorte de ele continuar bem e durar muito tempo pq ele e realmente muito bonito.

Qualquer novidade em relação a esse peixe eu atualizo o tópico, acredito que vai ser legal acompanhar "em tempo real" o desenvolvimento de um nacional.

Por hora é isso obrigado a todos mais uma vez.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”