🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Dúvdas sobre KH

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
Ferreiramr
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 84
Registrado em: 02 Jan 2015, 17:55
Apelido: Marcao
Data de Nascimento: 27 Mai 1974
Cidade: Jaguariuna
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 3 vezes

Dúvdas sobre KH

#1 Mensagem por Ferreiramr »

Pessoal

Preciso de um ajuda dos mais experientes
Por favor, eu tenho um aquario novo de 710 Litros acabando de ciclar com já 2 meses.
Estou utilizando o Sal OMEGA PREMIUN REEF (que não gostei por sinal) e o que está me deixando intrigrado é o seguinte
Nesse aquario já tenho algums corais mole + LPS (uns 3) + 1 YT , Y. watch + 2 ocelaris + 1 cleaner + equipe de limpeza que tive que tranferir do aquario antigo - mas fiz isso qd o N03 ficou zerado e passou o periodo das algas
Esse aquario tem alguns bons equipamentos e não estou tendo problemas com eles - enfim td está funcionado bem
O ponto é que esse sal incialmente me deu - CA = 430 , MG= 1250 , e KH = 6,5 dhk
Ai que está o ponto o KH não gostei , eu gostaria de um valor de 8dhk.
Comecei a corrigir o KH com a famosa formula de bicarbonato de sodio, então utilize 30grs para 1 litro de H2O e fui adicionando 200 ml dessa mistura fracionado em 2 dias e medindo CA e KH.
Na primeira dosagem o KH saius de 6,5 e foi para 7,3 dhk e o CA para 450ppm (medido depois de 3 dias da ultima dosagem fracionada com teste Salifert dentro da validade)
Então fiz mais 1 correção - mas o KH não subiu nada e o CA e foi para 480 ppm e MG para 1400ppm, fique intigrado esperei 3 dias re-conferi os teste e mesmo resultado
Fiz novamente a dosagem de mistura (200 ml), fracionei, medi depois de 3 dias nada de subir a KH - mas o CA subindo - fiz a dosagem novamente (sempre fracionada e aos poucos como tem que ser nesse hobby)
Enfim depois das 4 dosagens - o CA= 500 (ou mais) mg= 1800 ppm e KH que é bom nada = 7dhk (caiu aindA) , Dens. = 1025 - medido em densimetro calibrado.
Entendo que tem o tal do balanço ionico, qd CA sobe KH baixa bla bla bla.
Ma so que está me intrigando é :

1) Tenho poucos animais no aquario tão grande desse (i)
2) Bicarbonado não devira subir o KH e travar ou subir muito pouco o CA (i)

(i) = interrogação

Set up do aquario para ajudar na análise:

- Display de 1,90 x 0,65 x 0,55 m
- Sump de 1,00 x 0,50 x 0,45 m (com dua divisoes - skimmer + caixa com perlon 0 shark bag na descida)
- Recalque com 1 DC 600
- Circulação com 2 WP 25
- Skimmer - 1 ocotopus SRO 5000
- Iluminação - 2 maxspect razor 160W + 1 razor de 60w no meio
- Balling BM - Ainda não utilzado
- Chiller + ventuinhas + 2 vistherm 300W - td controlado por um coel + contatora.
- Lay out com rochas naturais cicladas (lay out com 2 ilhas)
- Ratores (3) - Rowa + Carvao + Removedor de silicato
- DI com 6 estagio e reposição automatica por boia + controle eletrônico (para evitar problemas)
- Movel de madeira com 1 mts de altura.

Agradeço ajuda
Marcos

MatheusMello
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 300
Registrado em: 03 Out 2014, 22:20
Apelido: Matheus
Data de Nascimento: 03 Dez 1983
Cidade: Atibaia
País: Brasil
Recebeu Curtir: 5 vezes
Contato:

Re: Dúvdas sobre KH

#2 Mensagem por MatheusMello »

Porque "problemas com KH"? O valor entre 6.5 e 7 está ótimo... Não tem nada de errado. Caso desça abaixo de 6 o melhor produto pra subir o Kh é o reef buffer da seachem... Eu estava usando ele aqui pra reposição de agua doce, fui usando sem medir o kh porque segundo ele trava em 8, meu kh chegou a ir a 18. Portanto, use o cautela, mas só se abaixar mais...
Donatella Reef

[url="http://www.reefstats.net"]Imagem[/url]

Avatar do usuário
Leo Cardoso
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2436
Registrado em: 20 Abr 2013, 04:02
Apelido: leo
Data de Nascimento: 14 Mai 1980
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil
Curtiu: 193 vezes
Recebeu Curtir: 167 vezes

Re: Dúvdas sobre KH

#3 Mensagem por Leo Cardoso »

Descrição do uso do Reef Buffer pelo próprio site da Seachem:

Código: Selecionar todos

Reef Buffer™ will also raise carbonate alkalinity; however, it is intended primarily for use as a buffer in a reef system where the maintenance of a pH of 8.3 is often difficult. When pH is not an issue, Reef Builder™ or Reef Carbonate™ should be your first choice for a carbonate alkalinity supplement.


Mais uma vez, Mello, já q eu falei isso em outro tópico e vc aparentemente não viu: ignorando as composições, o Reef Buffer trava o pH (P-H) em 8.3 e NÃO DEVE SER USADO para subir a reserva quando o pH estiver ok.



Ferreira: q horas vc fez essas medições? já chegou a dosar algum produto no reef?
e quanto no total vc chegou a dosar de bicarbonato?

(depois faço um post mais explicativo sobre o pouco q sei do equilíbrio entre os elementos).
Inscreva-se no Canal Reef Show!
Vídeos: http://youtube.com/reefshow
Facebook: http://facebook.com/reefshow

Armando Ito
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 995
Registrado em: 21 Out 2013, 22:52
Data de Nascimento: 25 Mai 1965
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 40 vezes
Recebeu Curtir: 82 vezes

Re: Dúvdas sobre KH

#4 Mensagem por Armando Ito »

usa Triple Buffer da Tropic Marin ...
uma aplicação sobe em torno de 1,5 Kh ... e automaticamente seu Ca cai ...
para manter o equilíbrio iônico ( Ca - Kh - Mg ), acho o balling mais prático ...

MarceloPmp
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 5
Registrado em: 26 Jun 2019, 22:37
Apelido: Marcelo
Data de Nascimento: 09 Nov 1974
Cidade: Niterói
País: Brazil
Curtiu: 1 vez

Re: Dúvdas sobre KH

#5 Mensagem por MarceloPmp »

Ferreiramr,
Display de 1,90 x 0,65 x 0,55 m

Boa noite amigo. Estou montando um aquario marinho próximo dessas dimensões.

Poderia dar umas dicas para um amigo iniciante?

Obrigado Marcelo

marcio rodrigo
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 70
Registrado em: 11 Mai 2016, 19:28
Apelido: marcio
Data de Nascimento: 28 Jul 1977
Cidade: Apucarana
País: brasil
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Dúvdas sobre KH

#6 Mensagem por marcio rodrigo »

Deixa eu ver se entendi direito.Vç usou somente bicarbonato para aumentar a reserva alcalina!Acho que pelo investimento que vç fez no aquario seria melhor comprar o balling já pronto com a formula certa só para diluir e usar.O valor não é muito alto e é mais certo.As vezes a gente tenta economizar e se lasca.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”