🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

De*Nitrate da Seachem

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

De*Nitrate da Seachem

#1 Mensagem por André Fonseca »

Fala Galera,

Alguém usa essa mídia que, em teoria, pode ser usada infinitamente???

Segundo a Seachem, a mídia serve para abaixar Amônia, Nitrito e Nitrato mas ao ficar saturada não temos a necessidade de retirar ou renovar, pois devido a alta porosidade reforça a proliferação de bactérias aeróbicas e anaeróbicas.

Ou seja, um Purigem com Siporax!!!

Será?!
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Leo Cardoso
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2436
Registrado em: 20 Abr 2013, 04:02
Apelido: leo
Data de Nascimento: 14 Mai 1980
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil
Curtiu: 193 vezes
Recebeu Curtir: 167 vezes

Re: De*Nitrate da Seachem

#2 Mensagem por Leo Cardoso »

alô andré!

cara, de*nitrate é uma mídia tipo siporax, não é(porosa para proliferação de bactérias)?
onde vc viu q ele tb tem a mesma função do purigen?
a diferença dela para o siporax/matrix "comuns", pelo q li aqui, é q me parece q a estrutura dela tem um esquema q favorece a colonização de bactérias anaeróbicas. daí acho q vem o nome (pois são as responsáveis por 'tratar' o nitrato).

sobre ser usada infinitamente, todas essas mídias, q eu saiba, podem perder parte da sua eficiência com o passar do tempo caso haja entupimentos dos poros
Inscreva-se no Canal Reef Show!
Vídeos: http://youtube.com/reefshow
Facebook: http://facebook.com/reefshow

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: De*Nitrate da Seachem

#3 Mensagem por André Fonseca »

Leo,

No próprio rótulo da embalagem está descrito que abaixa as "nhacas" do aqua e depois de perder a capacidade de absorção, podemos deixar no Sump pois vai funcionar como um local para colonização de bactérias...

Achei estranho "saporra", será que realmente esse é um produto milagroso???

Vc usa?!
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Leo Cardoso
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2436
Registrado em: 20 Abr 2013, 04:02
Apelido: leo
Data de Nascimento: 14 Mai 1980
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil
Curtiu: 193 vezes
Recebeu Curtir: 167 vezes

Re: De*Nitrate da Seachem

#4 Mensagem por Leo Cardoso »

André Fonseca escreveu:Leo,

No próprio rótulo da embalagem está descrito que abaixa as "nhacas" do aqua e depois de perder a capacidade de absorção, podemos deixar no Sump pois vai funcionar como um local para colonização de bactérias...

Achei estranho "saporra", será que realmente esse é um produto milagroso???

Vc usa?!


cara, me mostra onde vc leu isso pq pelo menos aqui: http://www.seachem.com/Products/product ... trate.html

eu não achei nada disso q vc tá falando q "depois de perder a capacidade pode deixar no sump e etc".

o princípio de funcionamento dele pra mim parece bem óbvio, assim como o do matrix/siporax. tem milagre nenhum, não :P
Inscreva-se no Canal Reef Show!
Vídeos: http://youtube.com/reefshow
Facebook: http://facebook.com/reefshow

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: De*Nitrate da Seachem

#5 Mensagem por André Fonseca »

Leo,

Está no rótulo da embalagem, vou passar na loja depois do trabalho e mosto a foto.

O nome do produto indica que é uma mídia para controle de Amônia, Nitrato e Nitrito, mas serve como local para colonização de bactérias...

Agora vc entende pq abri esse tópico, né?

icon_harhar
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Leo Cardoso
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2436
Registrado em: 20 Abr 2013, 04:02
Apelido: leo
Data de Nascimento: 14 Mai 1980
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil
Curtiu: 193 vezes
Recebeu Curtir: 167 vezes

Re: De*Nitrate da Seachem

#6 Mensagem por Leo Cardoso »

André Fonseca escreveu:Leo,

Está no rótulo da embalagem, vou passar na loja depois do trabalho e mosto a foto.

O nome do produto indica que é uma mídia para controle de Amônia, Nitrato e Nitrito, mas serve como local para colonização de bactérias...

Agora vc entende pq abri esse tópico, né?

icon_harhar


não, pô.. não entendi kkkkkkkkk

ele vai controlar amônia, nitrito e nitrato através das bactérias q vão colonizar o produto, ué.

a descrição no site tá assim:

Código: Selecionar todos

denitrate™ is an economical, natural, porous material with a pore distribution and geometry that promotes both aerobic nitrification within the first few millimeters of depth and anaerobic denitrification at the core. The material has a high surface area and supports a high density of bacteria.


pra mim, tá bem claro... kkkkkk icon_harhar
Inscreva-se no Canal Reef Show!
Vídeos: http://youtube.com/reefshow
Facebook: http://facebook.com/reefshow

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: De*Nitrate da Seachem

#7 Mensagem por André Fonseca »

Leo,

Se está claro pra vc, então me responda se o Purigen trabalha dessa forma, com colonização da bactérias???
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Leo Cardoso
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2436
Registrado em: 20 Abr 2013, 04:02
Apelido: leo
Data de Nascimento: 14 Mai 1980
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil
Curtiu: 193 vezes
Recebeu Curtir: 167 vezes

#8 Mensagem por Leo Cardoso »

cara, purigen, grosso modo, exerce a função de um 'carvão ativado' só q com mais frescura.. kkkk
não tem nada a ver com o denitrate, nem com siporax, nem com matrix nem com qualquer cerâmica ou mídia pra colonização de bactérias.

explicando de maneira "chula" , um trabalha na filtragem biológica, outro na filtragem química.
Inscreva-se no Canal Reef Show!
Vídeos: http://youtube.com/reefshow
Facebook: http://facebook.com/reefshow

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: De*Nitrate da Seachem

#9 Mensagem por André Fonseca »

Leo,

Segundo o próprio fabricante:

"O Purigem!

Purigem é um adsorvente sintético diferente de qualquer outro produto para filtragem de aquários doce e marinho. não é uma mistura de resinas de troca iônica ou absorvente, mas sim um polímero sintético microporoso que remove impurezas solúveis e insolúveis da água em uma taxa que excede a dos outros produtos em 500%. O Purigem controla a amônia, nitritos e nitratos por meio da remoção de matérias orgânicas nitrogenadas que de outra maneira liberariam compostos danosos. O impacto do Purigem sobre os elementos traço é mínimo e aumenta significativamente o redox. Sua capacidade e clarear a água é total. Com o tempo o Purigem escurece progressivamente até se saturar e é facilmente renovado pelo tratamento com branqueadores.



Modo de usar.

Enxague antes de usar. Use em uma bolsa para elementos filtrantes com malha fina. Cada 100 Ml tratam aproximadamente 400 litros. A saturação é indicada pela coloração do produto para marrom escuro ou preto.

Reciclagem.

Deixe de molho em uma solução de 1.1 de branqueador (água sanitária) e água por 24 horas em um recipiente não metálico e em uma área bem ventilada e fora do alcance de crianças. Enxague bem com água corrente e deixe de molho por algum tempo em água sem cloro.

Cuidado: não reutilize se o odor de cloro for detectável. Em caso de dúvida mergulhe o purigem em uma pequena quantidade de água e faça o teste para cloro.



Fonte: Tradução da embalagem do produto."

Ou seja, a mesma coisa que esse De*Nitrate enquanto estiver ativo. Depois ele passa a servir como local para colonização de bactérias.

A grande dúvida, é se o De*Nitrate da Seachem faz a química e a biológica juntas.
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Armando Ito
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 995
Registrado em: 21 Out 2013, 22:52
Data de Nascimento: 25 Mai 1965
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 40 vezes
Recebeu Curtir: 82 vezes

Re: De*Nitrate da Seachem

#10 Mensagem por Armando Ito »

André Fonseca escreveu:A grande dúvida, é se o De*Nitrate da Seachem faz a química e a biológica juntas.

Andre ... me perdoe se estiver falando alguma bobagem , mas antes de inserir Purigem no meu reef , andei pesquisando muito a respeito ( foruns gringos ).... o que eu entendi ... ( não sei se vai me entender ... rsrrss ) ...

ela "absorve" ( por atração ( ou quebra ) iônica ( não sei o que é isso ... ) em sua superfície uma das ( ou várias ) substâncias que vão se tornar amônia - nitrito - nitrato ... ( carbono não sei o quê ... rsrsrs ) ...
com o tempo , os poros vão se entupindo e perdendo eficiência ...
ou seja ... abaixar amônia - nitrito - nitrato , é "consequência" ....
mas , pelo que entendi ... isso é puramente "químico" ....

abrass

* o uso de anti-cloro na reciclagem é contra-indicado ...

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: De*Nitrate da Seachem

#11 Mensagem por André Fonseca »

Armando,

Pois é, mesmo sendo consequência o Purigen acaba abaixando a Amônio, Nitrito e Nitrato.

Na reciclagem, fala-se em água sem cloro, que pode ser DI ou RO.
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Leo Cardoso
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2436
Registrado em: 20 Abr 2013, 04:02
Apelido: leo
Data de Nascimento: 14 Mai 1980
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil
Curtiu: 193 vezes
Recebeu Curtir: 167 vezes

#12 Mensagem por Leo Cardoso »

po, André. não é possível q vc ainda acha q é a mesma coisa kkkkkk

a primeira linha já diz q é um "absorvente sintético".
acho q vc tá 'patinando' na abrangência da palavra 'organic'.
o purigen não tem nenhuma função de colonizar bactérias, logo, não tem nada a ver com o denitrate.

o fato de ele 'retirar' algo q possa vir a virar amônia (como observado pelo armando, inclusive) não quer dizer q sejam 'farinha do mesmo saco'.
Inscreva-se no Canal Reef Show!
Vídeos: http://youtube.com/reefshow
Facebook: http://facebook.com/reefshow

Avatar do usuário
Leo Cardoso
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2436
Registrado em: 20 Abr 2013, 04:02
Apelido: leo
Data de Nascimento: 14 Mai 1980
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil
Curtiu: 193 vezes
Recebeu Curtir: 167 vezes

#13 Mensagem por Leo Cardoso »

pra ficar mais claro:

vamos supor q o carvão ativado retire compostos químicos em determinadas situações q, se não retirados, virariam amônia.

ele retirando vai ajudar a reduzir amônia e, consequentemente, nitrito e nitrato (pois não vai precisar ocorrer nitrificacao nem denitrificacao).

isso não quer dizer q o carvão ativado vai servir especificamente pra baixar amônia, nitrito e nitrato (até pq não usamos ele com essa intenção).
Inscreva-se no Canal Reef Show!
Vídeos: http://youtube.com/reefshow
Facebook: http://facebook.com/reefshow

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: De*Nitrate da Seachem

#14 Mensagem por André Fonseca »

Leo,

Vamos fazer o MOBRAL juntos então...

Onde vc leu que eu disse ser a mesma coisa???

O fato de CUMPRIR A MESMA FUNÇÃO (segundo o fabricante), não significa que é "farinha do mesmo saco".

Mas vamos lá, vou desenhar para ficar mais claro...

Segundo a Seachem o De*Nitrate vai abaixar / controlar os níveis de Amônia, Nitrito e Nitrato e, ao ficar saturado não precisaria ser "reciclado" como o Purigen, pois ele continuaria servindo como local para colonização das bactérias como o Siporax.

Se teve alguém que confundiu "alhos com bugalhos" e patinou não fui eu, e...

Leo Cardoso escreveu:não, pô.. não entendi

Isso ficou claro agora, não entendeu mesmo!!!

:lol:
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Armando Ito
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 995
Registrado em: 21 Out 2013, 22:52
Data de Nascimento: 25 Mai 1965
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 40 vezes
Recebeu Curtir: 82 vezes

Re: De*Nitrate da Seachem

#15 Mensagem por Armando Ito »

De Nitrate é cerâmico ?? ... se for , acho que tem sentido ( abrigar bactérias ) ...

Avatar do usuário
Leo Cardoso
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2436
Registrado em: 20 Abr 2013, 04:02
Apelido: leo
Data de Nascimento: 14 Mai 1980
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil
Curtiu: 193 vezes
Recebeu Curtir: 167 vezes

Re: De*Nitrate da Seachem

#16 Mensagem por Leo Cardoso »

André Fonseca escreveu:Leo,

Vamos fazer o MOBRAL juntos então...

Onde vc leu que eu disse ser a mesma coisa???


#@$@#...
vc não tá toda hora falando q ele faz o q o purigen faz (q ele seria um siporax com purigen)?!?!?!

O fato de CUMPRIR A MESMA FUNÇÃO (segundo o fabricante), não significa que é "farinha do mesmo saco".

Mas vamos lá, vou desenhar para ficar mais claro...

Segundo a Seachem o De*Nitrate vai abaixar / controlar os níveis de Amônia, Nitrito e Nitrato e, ao ficar saturado não precisaria ser "reciclado" como o Purigen, pois ele continuaria servindo como local para colonização das bactérias como o Siporax.

Se teve alguém que confundiu "alhos com bugalhos" e patinou não fui eu, e...


cara...
desenha aí:

vc vai jogar o denitrate no seu sump, ele vai ser COLONIZADO por bactérias e A PARTIR DESTE PONTO ele vai diminuir os níveis de amônia, nitrito e nitrato.
sacou?

a diferença aparente entre o denitrate e matrix/siporax é o tipo de superfície e material q vai ser colonizado.

NÃO EXISTE vc jogar ele no seu aquário e ele sair baixando os níveis de amônia instantaneamente pq ela não é uma MÍDIA pra remoção (como vc está achando q é).


aqui tá o q tem no site da seachem, não tem como ser muito mais claro q isso:

Código: Selecionar todos

de nitrate
Product Description
denitrate™ is an economical, natural, porous material with a pore distribution and geometry that promotes both aerobic nitrification within the first few millimeters of depth and anaerobic denitrification at the core. The material has a high surface area and supports a high density of bacteria. Although de nitrate™ has capacity to trap nitrate, this, as with other nitrate retaining materials, such as certain zeolites and synthetic resins, is quite limited and the primary mechanism of nitrate removal is anaerobic.

Sizes: 100 mL 250 mL, 500 mL, 1 L, 2 L, 4 L, 20 L, 100 L

Why It's Different
“Live” rocks or reef rocks remove nitrate by anaerobic denitrification. de nitrate™ removes nitrate by the same process. Efficiency is magnified several folds by forcing the water to filter through the porous de nitrate™. As with reef rock, anaerobic conditions are achieved by the porosity and the depletion of oxygen by the aerobic process at the surface. Excessive flow rates should, therefore, be avoided, as they may impede development of an adequate anaerobic environment to support denitrifying bacteria.
de nitrate™ is also an excellent media for aerobic nitrification and it makes an ideal biological filter in drip trays, canister filters, sumps, or even box filters. At high flow rates (greater than 100 US gallons per hour), it will function solely as an aerobic filter. At slow flow rates (less than 50 US gallons per hour), it will function as both an aerobic filter and an anaerobic denitrifying filter.


agora se o rótulo desse mesmo produto tá falando de 'saturação sem necessidade de tirar do sump(!?!?)', me manda pq vai totalmente contra o q tá falando no próprio site.
Inscreva-se no Canal Reef Show!
Vídeos: http://youtube.com/reefshow
Facebook: http://facebook.com/reefshow

Avatar do usuário
Leo Cardoso
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2436
Registrado em: 20 Abr 2013, 04:02
Apelido: leo
Data de Nascimento: 14 Mai 1980
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil
Curtiu: 193 vezes
Recebeu Curtir: 167 vezes

Re: De*Nitrate da Seachem

#17 Mensagem por Leo Cardoso »

Armando Ito escreveu:De Nitrate é cerâmico ?? ... se for , acho que tem sentido ( abrigar bactérias ) ...


aparentemente é outro tipo de material, armando (não sei se natural ou não, embora no site afirme q sim), mas altamente poroso e q afirmam ter uma capacidade de armazenamento de bactérias anaeróbicas em seu núcleo).

isso não sou eu q tô falando... tá aqui: http://www.seachem.com/Products/product ... trate.html
Inscreva-se no Canal Reef Show!
Vídeos: http://youtube.com/reefshow
Facebook: http://facebook.com/reefshow

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: De*Nitrate da Seachem

#18 Mensagem por Celso Suguimoto »

Armando Ito escreveu:De Nitrate é cerâmico ?? ... se for , acho que tem sentido ( abrigar bactérias ) ...


Nao é um mineral zeolito, similar ao usado pela zeovit

Eu tenho um folder do R. M. Burgess sobre esse tipo de material, na teoria é logico quando o fabricante diz sobre o produto, na pratica (testes) tem vários senões
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: De*Nitrate da Seachem

#19 Mensagem por André Fonseca »

Leo,

Por favor, leia o que escrevi desde o princípio e, principalmente, a frase abaixo:

André Fonseca escreveu:O fato de CUMPRIR A MESMA FUNÇÃO (segundo o fabricante), não significa que é "farinha do mesmo saco".


Acho que agora ficou claro, certo?

Mas eu explico de novo, usando alguns exemplos mais simples:

1) Pateta, Pato Donald e o Mickey tem a mesma função que é divertir as crianças, mas não são o mesmo personagem.
2) Beagle, Teckel e Labrador tem a mesma função que é serem cães de caça, mas não são a mesma raça.
3) Avião, Trem e Ônibus tem a mesma função que é servirem de meio de transporte, mas não são o mesmo tipo de veículo.

Ficou claro agora, a diferença???

E pra confirmar tudo o que escrevi até agora, olha a embalagem do produto, especialmente a última frase do primeiro parágrafo...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Armando Ito
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 995
Registrado em: 21 Out 2013, 22:52
Data de Nascimento: 25 Mai 1965
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 40 vezes
Recebeu Curtir: 82 vezes

Re: De*Nitrate da Seachem

#20 Mensagem por Armando Ito »

Celso Suguimoto escreveu:Nao é um mineral zeolito, similar ao usado pela zeovit

Zeolito é muito utilizado em filtros residenciais e industriais ...
retira metais pesados ( absorção de íons ) amônia .... e deixa a agua cristalina ...

na "teoria" é bem parecido com Purigem sim ... rsrsrrs

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”