🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

DICAS DE FAUNA FÁCIL E TRANQUILA - Para meu primeiro marinho

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
wilson_antunes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 594
Registrado em: 27 Jan 2010, 00:01
Apelido: Wilson
Localização: RJ - Zona Oeste
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes
Contato:

DICAS DE FAUNA FÁCIL E TRANQUILA - Para meu primeiro marinho

#1 Mensagem por wilson_antunes »

Olá todos
Estou montando meu primeiro marinho:

viewtopic.php?f=25&t=33741

No link acima Mostro meu Aquário e Setup. Se puderem, peço que contribuam lá com suas considerações.

A fauna de peixes e camarões que pretendo ter são os listados abaixo, quero ter um aquário bem tranquilo e de manutenção relativamente fácil.
Como podem ver eu particularmente prefiro peixes menores e sou Fã de gobies e Blennies.

Peixes e Camarões:

Watchman Yellow Goby Macho (Cryptocintrus cintus)
Invertebrados Camarão-Camarão Bailarino (Lysmata wurdemanni)
Watchman Yellow Goby Femea (Cryptocintrus cintus)
Palhaços Clownfish-Tomato Melanopus Clown (Amphiprion melanopus)
Palhaços Clownfish-Percula Clown (Amphiprion ocellaris) - CASAL
Palhaços Clownfish-Tomato Clown (Amphiprion frenatus)
Camarão Cleaner (Lysmata grabhami)
Butterfly-Copperband Butterfly (Chelmon rostratus) (Sei que é o único que convive com corais e é chato pra comer, só vou coloca-lo depois do aquário bem maturado)
Gobies e blennies-Clown Goby Yellow (Gobiodon okinawa)
Gobies e blennies-Fire Fish Goby (Nemateleotris magnifica)
Gobies e blennies-Mandarin Green/Blue Goby (Synchiropus splendidus) (Sei que é chato pra comer, só vou coloca-lo depois do aquário bem maturado)
Gobies e blennies-Rock Algae Blenny (Salarias fasciatas)
Tangs- Tangs - Yellow Tang (Zebrassoma flavescens) Peq/med 5-7 cm

Corais:
Corais Muda (duros LPS)
Frogspawn Green Metalic Coral - ou o mole Star Polyps Metalic Super Green - muda
Acropora BLUE TENUIS

Mole:
Leather Umbrella COMUM
Mushroom Green Hairy
Yellow polyps coral - Muda

abcs
Editado pela última vez por wilson_antunes em 31 Ago 2014, 21:03, em um total de 1 vez.

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: DICAS DE FAUNA FÁCIL E TRANQUILA - Para meu primeiro mar

#2 Mensagem por Radagast »

Copperband + mandarim não.

Avatar do usuário
Alex Zabalia
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1829
Registrado em: 16 Abr 2013, 10:49
Apelido: Alex Zabalia
Data de Nascimento: 21 Dez 1986
Cidade: Limeira
País: Brasil
Localização: Limeira
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 123 vezes

Re: DICAS DE FAUNA FÁCIL E TRANQUILA - Para meu primeiro mar

#3 Mensagem por Alex Zabalia »

boa tarde amigo, se a intenção é ter um aquario " Facil e Tranquilo" assim como vc citou, comece abrindo mão do Cooperband e do Mandarim, estes são peixes de dificil alimentação, comem muito devagar, demoram muito tempo, alguns nem pegam ração, exigirá atenção e tempo para mantelos saudaveis, porem como vc tera outros peixes, não havera muita oferta de alimentos, mesmo o aquario ja estando maturado.

quanto aos corais

Corais Muda (duros LPS)
Frogspawn Green Metalic Coral - ou o mole Star Polyps Metalic Super Green - muda
Acropora BLUE TENUIS

tambem exigem manutenção, verificação de parametros, suplementação, temperatura,
prefira os SOFT, como Kenia, xenia, mush, zoanthus, que são mais tranquilos

Avatar do usuário
wilson_antunes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 594
Registrado em: 27 Jan 2010, 00:01
Apelido: Wilson
Localização: RJ - Zona Oeste
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes
Contato:

Re: DICAS DE FAUNA FÁCIL E TRANQUILA - Para meu primeiro mar

#4 Mensagem por wilson_antunes »

Abrir mão tanto do Cooperband, quanto do Mandarim cortou muito meu barato :-( .. se eu tivesse de escolher um dos 2, entre os 2 há um que se adapte um pouco melhor?

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: DICAS DE FAUNA FÁCIL E TRANQUILA - Para meu primeiro mar

#5 Mensagem por Radagast »

Não.

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: DICAS DE FAUNA FÁCIL E TRANQUILA - Para meu primeiro mar

#6 Mensagem por Radagast »

Desculpe a franqueza, mas já estamos carecas de ver gente comprando "porque faço questão" e depois vem aqui porque o bicho está definhando e quer saber "o que fazer".

A única coisa a fazer é não comprar. Ponto.

Avatar do usuário
wilson_antunes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 594
Registrado em: 27 Jan 2010, 00:01
Apelido: Wilson
Localização: RJ - Zona Oeste
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes
Contato:

Re: DICAS DE FAUNA FÁCIL E TRANQUILA - Para meu primeiro mar

#7 Mensagem por wilson_antunes »

Marina,
Desculpe a franqueza, mas você já assumiu uma postura de critica e julgamento. Cita "Já estamos" como se falasse por todo o forum.
As pessoas entram aqui justamente para aprender, para não cometer erros, posturas como a sua só ajudam a espantar as pessoas que querem entrar no hobby.
Porque ao invés de começar criticando, você não diz o que é necessário para ter um Borboleta ou mandarim? Afinal há varias pessoas aqui que os tem!
Tenho acesso a 2 lojas próximas que fornecem artemia viva semanalmente, é disso que eles precisam? Há algum suplemento que gere biologia para manter seres que possam servir de alimento?

Quando citei Facil manutenção é porque tenho ciência que muitos aqui cultivam peixes e corais extremamente raros e não é esta a minha intensão.
´gastei até aqui uns 10 mil para ter um bom skimmer, chiller, iluminação mínima, boa circulação .. o que mais falta para eu manter a fauna que desejo?

É essa a resposta que quero, "o que preciso" e não um julgamento das pessoas que começam como se fossem irresponsáveis que fazem o que querem e depois vem aqui "tomar" o seu tempo para "salvá-los".

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: DICAS DE FAUNA FÁCIL E TRANQUILA - Para meu primeiro mar

#8 Mensagem por Humberto Jr. »

wilson_antunes escreveu:Marina,
Desculpe a franqueza, mas você já assumiu uma postura de critica e julgamento. Cita "Já estamos" como se falasse por todo o forum.
As pessoas entram aqui justamente para aprender, para não cometer erros, posturas como a sua só ajudam a espantar as pessoas que querem entrar no hobby.
Porque ao invés de começar criticando, você não diz o que é necessário para ter um Borboleta ou mandarim? Afinal há varias pessoas aqui que os tem!


Direto e reto tem tópicos de animais polêmicos. Principalmente quando se refere à: Mandarim, Cavalo Marinho, Cooperband e Zanclus.
O aquarismo no brasil ainda está em desenvolvimento, e convenhamos que dos animais que chegam até nós, poucos estão acostumados com aquários. Os casos de sucesso com estes são poucos. Muitos pedem ajuda, dicas, e quando é passado o conhecimento adquirido, são crucificados.

Por exemplo: Já postei tantas coisas aqui de cavalos marinhos. Não sou um expert em CMs, mas trabalhei por um tempo com cultivo deles em laboratórios, e sempre disse que é complicado e um simples refúgio e artêmia não é suficiente. Um amigo aqui do fórum, com um aquário de 800 litros, refúgio com mais de 50 litros, colocou um casal de CM. Vi o dia que ele comprou, ajudei a escolher os exemplares. Menos de 3 meses depois ao conversar com ele, disse que já haviam morrido.

Não fugindo do assunto do tópico.

Seu aquário de 240 litros será um Ring. Tres tipos de palhaços podem vir a ser um problema. Ainda mais com o layout que não permitirá território para cada um. Talvez de sorte de um casal mestiço do "A. frenatus" x " A. melanopus". Tantos peixe da família Gobiidae pode vir a sem um problema com o mandarim, visto que seria uma concorrência da biota. O Mandarim e Cooperbando irão exigir atenção constante, alimentação fresca, e tempo para cada alimentação;

Uma dica seria trocar o Cooperband por algum tang (sailfin o desjardini).

Quem aqui no Brasil usa artêmia viva enriquecida para dar aos animais?
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Avatar do usuário
Alex Zabalia
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1829
Registrado em: 16 Abr 2013, 10:49
Apelido: Alex Zabalia
Data de Nascimento: 21 Dez 1986
Cidade: Limeira
País: Brasil
Localização: Limeira
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 123 vezes

Re: DICAS DE FAUNA FÁCIL E TRANQUILA - Para meu primeiro mar

#9 Mensagem por Alex Zabalia »

concordo plenamente com o que o Humberto citou, assim como a sua posição amigo, tem um pessoal aqui que acha que o Forum é julgamento a autoritario, antes de escrever: " não tenha", "não" , é assim e ponto final, as pessoas deveriam dedicar o tempo e explicar o porque a dificil manutenção em mante los, sou contra lotação, e A MINHA OPNIÃO, é que aquario cubo não serve pra marinho, porem tem gente que discorda, e prefere criticar os amigos ao inves de ajudar.

pessoal !!!! vamos manter o propósito do forum, antes de julgarmos, vejamos os nossos erros, ninguem aqui é dono da verdade, não existe receita magica para se manter um aquario, por isso estamos aqui para dar opnião, tirar duvidas e principalmente APRENDER E ENSINAR com os erros.

Avatar do usuário
wilson_antunes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 594
Registrado em: 27 Jan 2010, 00:01
Apelido: Wilson
Localização: RJ - Zona Oeste
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes
Contato:

Re: DICAS DE FAUNA FÁCIL E TRANQUILA - Para meu primeiro mar

#10 Mensagem por wilson_antunes »

A lista que postei foi de "desejos" não necessariamente pretendo ter todos.
Claro que quero palhaços, mas sei que tirando os "Percula Clown (Amphiprion ocellaris)", os demais são temperamentais e mais difíceis de formar casal, por isso tenha de optar entre um ou outro.
Com relação ao Mandarim e Borboleta, busquei os que são Safe Reef. Por isso postei o tópico, para antes de comprar perguntar, ou seja .. "Primeiro Pergunto, depois Compro" .. não sou "Primeiro Compro, depois pergunto" ;-)
Já li algumas coisas e sei que são mais difíceis de manter, por isso mesmo listei lá em cima a ciência da dificuldade na alimentação e necessidade de maturação.

O Borboleta, já li algumas experiências e parece ser mais complicadinho mesmo, mas o Mandarim, pelos relatos, se primeiro eu obter um aquário bem maturado, corais, algas, rochas vivas, ou seja para o futuro ... poderia ser criado dando um habitat correto para que viva com saúde.

Quando postei a lista, além de não afirmar que compraria todos, claro que também não seriam todos de uma vez, sei que a ordem também infuencia, pois alguns são mais tímidos que outros, por isso conto com a colaboração do fórum, muitos aqui já devem ter passado por essa experiência com muito destes animais ;-)

Humberto Jr. escreveu:Uma dica seria trocar o Cooperband por algum tang (sailfin o desjardini).


Humberto, não curto muito os Salifin's, prefiro não ter o Borboleta mesmo. Com relação aos Angles Anões, são anões mesmo? O temperamento deles é calmo e bons de alimentação?
Sou mergulhador e no Brasil ou fora, os anjos que vejo são imensos!!!! Não sei como alguém pode mantê-los em um aquário!!! É como manter um Frade também!!! Os bichos crescem muito!!!

Gostaria que - da lista que postei - vocês citassem quais são compatíveis e a ordem e claro, o que seria necessário para cada um. A partir daí vou eliminando ou incluindo outros ;-)

Abcs a todos e obrigado pelas contribuições..

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: DICAS DE FAUNA FÁCIL E TRANQUILA - Para meu primeiro mar

#11 Mensagem por Humberto Jr. »

Os anjos anões mais comuns em aquários são: Flame Angel, Centropyge bicolor, C. elbii. Não crescem tanto quanto um hepatus, achiles, unicornio, paru, etc.. Atingem em média 13-15cm quando adulto.

Logo mais dou uma organizada com minha opinião relativo a quais deles colocar e a ordem..

boa noite.

Att.
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Augustus Carrozzino
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 174
Registrado em: 09 Fev 2014, 10:46
Apelido: Augustus
Data de Nascimento: 18 Fev 1966
Cidade: Barueri
País: Brasil
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: DICAS DE FAUNA FÁCIL E TRANQUILA - Para meu primeiro mar

#12 Mensagem por Augustus Carrozzino »

Wilson, boa noite.

Se gostar dos angels anoes, pode ir tranquilo, pois alem de bonitos, normalmente sao de facil manutencao. Num aqua de 230 lts, vao crescer bem lentamente ate chegarem aos tamanhos citados pelo Humberto.

Procure adquiri-los em lojas boas e que os peixes ja estejam la ha algum tempo e se alimentando bem.

Quanto aos Cooperband, sao realmente de difilcil manutencao. Idem para os Madarins.

Quanto ao YT, procure indroduzi-lo por ultimo, pois podem ser tornar agressivos quando ja ambientados, principalmente com outros tangs.

Abrs e boa sorte.

Avatar do usuário
wilson_antunes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 594
Registrado em: 27 Jan 2010, 00:01
Apelido: Wilson
Localização: RJ - Zona Oeste
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes
Contato:

Re: DICAS DE FAUNA FÁCIL E TRANQUILA - Para meu primeiro mar

#13 Mensagem por wilson_antunes »

Agradeço pelas contribuições.

Este é meu layout, com um canto esquerdo com tocas enterradas, um paredão vasado bem no meio do aquário e um monte de rochas com tocas no canto direito, como os Palhaços costumam manter um território, eles não se adaptariam nos cantos, cada um com o seu?

Imagem

Segue a lista alterada com inclusões e exclusões:


Invertebrados Camarão-Camarão Bailarino (Lysmata wurdemanni)
Invertebrados Camarão- Camarão Cleaner (Lysmata grabhami)
Gobies e blennies-Watchman Yellow Goby (Cryptocintrus cintus) Macho
Gobies e blennies-Watchman Yellow Goby (Cryptocintrus cintus) Fêmea
Gobies e blennies-Clown Goby Yellow (Gobiodon okinawa)
Gobies e blennies-Fire Fish Goby (Nemateleotris magnifica)
Gobies e blennies-Mandarin Green/Blue Goby (Synchiropus splendidus) - (Ainda em estudo, gostaria de detalhes do que é necessário para tê-los.)
Gobies e blennies-Rock Algae Blenny (Salarias fasciatas)
Puffers e Boxfishes-Valentini Puffer (Canthigaster valentini) - ALguma critica quanto a este espécime? Dizem ser o mais tranquilo para iniciantes.
Angels Anões-Blue Pygmy Angel (Centropyge argi)
Palhaços Clownfish-Percula Clown (Amphiprion ocellaris) - CASAL
Palhaços Clownfish-Tomato Clown (Amphiprion frenatus) CRIADO - Exclui o Menalopus e deixei apenas este.
Tangs- Tangs - Yellow Tang (Zebrassoma flavescens)

Corais:
Corais Muda (duros LPS)
Frogspawn Green Metalic Coral - ou o mole Star Polyps Metalic Super Green - muda
Acropora BLUE TENUIS

Mole:
Leather Umbrella COMUM
Mushroom Green Hairy
Yellow polyps coral - Muda

Sobre os gobbies e Blenniess, eles costumam ser quietos e ficar em uma área especifica, já observei isso inclusive em muitos mergulhos que fiz, já o Mandarim ele costuma nadar por todos os lados entre os "ramos" de corais. Artemia viva eu consigo fácil, há algo mais que eu pudesse fazer para promover um ambiente biológico que atenda as necessidades deles?

E sobre minha lista de corais, possuem criticas e sugestões? Não pretendo ter muitos "Duros" citei apenas 2, para mantê-los uma reposição de cálcio, magnésio e outros elementos não seriam suficientes?

abcs a todos


Tomato

Germano Junior
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 456
Registrado em: 16 Out 2013, 07:51
Apelido: jumetallic
Data de Nascimento: 19 Ago 1986
Cidade: Taubate
País: Brasil
Localização: Taubaté-SP
Curtiu: 39 vezes
Recebeu Curtir: 14 vezes

Re: DICAS DE FAUNA FÁCIL E TRANQUILA - Para meu primeiro mar

#14 Mensagem por Germano Junior »

Peixes e Camarões:

Watchman Yellow Goby Macho (Cryptocintrus cintus)
Invertebrados Camarão-Camarão Bailarino (Lysmata wurdemanni)
Watchman Yellow Goby Femea (Cryptocintrus cintus)
Palhaços Clownfish-Tomato Melanopus Clown (Amphiprion melanopus)
Palhaços Clownfish-Percula Clown (Amphiprion ocellaris) - CASAL
Palhaços Clownfish-Tomato Clown (Amphiprion frenatus)
Camarão Cleaner (Lysmata grabhami)
Butterfly-Copperband Butterfly (Chelmon rostratus) (Não abro mão! Sei que é o único que convive com corais e é chato pra comer, só vou coloca-lo depois do aquário bem maturado)
Gobies e blennies-Clown Goby Yellow (Gobiodon okinawa)
Gobies e blennies-Fire Fish Goby (Nemateleotris magnifica)
Gobies e blennies-Mandarin Green/Blue Goby (Synchiropus splendidus) (Não abro mão! Sei que é chato pra comer, só vou coloca-lo depois do aquário bem maturado)
Gobies e blennies-Rock Algae Blenny (Salarias fasciatas)
Tangs- Tangs - Yellow Tang (Zebrassoma flavescens) Peq/med 5-7 cm

Corais:
Corais Muda (duros LPS)
Frogspawn Green Metalic Coral - ou o mole Star Polyps Metalic Super Green - muda
Acropora BLUE TENUIS

Mole:
Leather Umbrella COMUM
Mushroom Green Hairy


Bom, não conheço a maioria dos peixes, que nunca tive, mas se fosse meu aquario, eu colocaria:

[*]Invertebrados Camarão-Camarão Bailarino (Lysmata wurdemanni)

R- Colocaria 1 casal, esse bicho é um barato, tem 1 so, mas gosto do jeito que ele nada, é bonito, e dizem que come aiptasia, ja vi o meu beliscando verme de fogo, picoto o bixo e comeu, depois ficou durinho statelado rsrs...mas depois voltou ao normal rs

Palhaços Clownfish-Tomato Melanopus Clown (Amphiprion melanopus)
Palhaços Clownfish-Percula Clown (Amphiprion ocellaris) - CASAL
Palhaços Clownfish-Tomato Clown (Amphiprion frenatus)

R- Eu tive um casal de ocellaris, hj tenho somente a femea, o macho morreu sugado pela bomba...hj em dia se eu fosse colocar outro casal, eu colocaria ou um casal de tomato, ou um casal de morrom, marum (não sei escrever icon_bag ) kkk...esses dois pq dizem que é mais facil para fazer protocooperação com a anemona..ou um casal de true percula. OBs. tomatos são muito agressivos e territorialistas, tenha isso em mente, na loja eu tava vendo o aquario o bixo veio de cara no vidro e ficou todo bravo, so faltou saltar e bater em mim kkkk

Camarão Cleaner (Lysmata grabhami)

R- Sinceramente, acho muito bonito, mas acho muito caro....massss se vc tem e ta afim de gastar dinheiro com ele, vá em frente, só não sei se poderia misturar com o bailarino, acredito que ia sair briga ai...é melhor escolher entre uma especia ou outra

Gobies e blennies-Fire Fish Goby (Nemateleotris magnifica)

R- na minha opinião um dos peixes mais bonitos do aquario marinho, tenho um, ele é absurdamente lindo, as cores vibrantes, aquele vermelho fogo, hj eu colocaria um casal...mas tenha em mente que ele é um peixe que vive dentro da toca, so sai pra comer e de vez em quando esticar a nadadeira um pouco rs ...o purple tbm parece ser bonito, nunca vi pessoalmente

Tangs- Tangs - Yellow Tang (Zebrassoma flavescens) Peq/med 5-7 cm

R- Sempre gostei, sempre achei bonito, tendo as condiçoes necessarias (tamanho do display, disposição das rochas e etc), é um lindo animal, comprei um, vou busca-lo amanha

Butterfly-Copperband Butterfly (Chelmon rostratus) (Não abro mão! Sei que é o único que convive com corais e é chato pra comer, só vou coloca-lo depois do aquário bem maturado)
Gobies e blennies-Clown Goby Yellow (Gobiodon okinawa)
Gobies e blennies-Mandarin Green/Blue Goby (Synchiropus splendidus) (Não abro mão! Sei que é chato pra comer, só vou coloca-lo depois do aquário bem maturado)
Watchman Yellow Goby Femea/macho (Cryptocintrus cintus)


R- Bom, ja que eu escolheria o firefish, so colocaria o clown e/ou watchman se houvesse muito espaço, e isso vale para o mandarin tbm, não estamos falando de alimentação, e sim espaço fisico para isso, bastante rocha, bastante tocas, eles gostam de se enfiar embaixo das rochas, então se houver falta de espaço fisico, havera brigas e mortes....
Quanto a alimentação o mandarim é muito chato, requer muito cuidado, muita biota, vc teria que ter um belo refugio com muitas algas e biologia para poder suprir suas necessidades...então não tera uma manutenção relativamente facil, algas vc precisa podar quando crescer demais...eu acho esse peixe muito lindo, queria muito ter ele, mas abri mão.
E quanto ao Copperband Butterfly não posso dizer nada, não conheço, nunca vi pessoalmente, o que ja me faz pensar na sua dificil manutenção, e como o pessoal falou que ele é mais chato que o mandarim....

Bom alguns peixes que vc poderia considerar:

Casal de Cardinal Pijama
Tenho um, é um peixe muito pacifico, come bem, acho ele muito bonito, só é meio paradão rs...parece que ele fica flutuando na água rs

Flame Angel
Cara, um dia ainda terei esse peixe, extremamente bonito, cores muito vibrantes, se destaca em qualquer reef, não é grande, o YT é maior que ele, esse peixe é demais, mas por ser caro, espere até seu aqua estar bem maturado (1 ano de vida)...assim ele ja estara bem estabilizado.

Então ficou:
1 casal de bailarino
1 casal de firefish
1 casal de Cardinal Pijama (tambem chamado de Cardinal spoted)
1 casal de palhaço (tomato, marroon, true percula) 1 dos tres
1 YT
1 Flame angel

A ordem eu colocaria como escrito acima, respeitando os tempos de adaptação dos peixes ne, não coloque todos de uma vez, coloque casal por casal....PS: Que os mais experientes confirmem/corrijam a ordem de entrada, pois eu considerei os mais doceis primeiro e os mais agressivos por ultimo.
Perceba que só ai ja temos 8 peixes, e mais que isso não colocaria por causa das dimensões do seu reef, iria superlotar o reef...isso acaba estressando os peixes, o que aumenta a incidência de doenças/ mortes/ decepções

Corais:
Mole:
Leather Umbrella COMUM
Gosto muito, muito facil de manter, muito resistente, cresce muito rapido...bela escolha

Mushroom Green Hairy
Excelente escolha tbm, os palhaços costumam até fazer simbiose/protocooperação com esse coral as vezes, cresce rapido tbm, seria bom por perto da toca dos palhaços


Voce pode colocar tbm:
Carpet green metallic
Cresce rapido, resistente, facil manutenção, muito bonito na luz actinica

Carpet green brown
Cresce rapido, resistente, facil manutenção, muito bonito na luz de led

Mushrrom
tem varias cores, varios tipo, particularmente achei o red muito bonito...so tenha em mente que os mushs se multiplicam bastante, então tome cuidado em qual rocha vc os colocara

zoanthus/palithoas
Gosto do zoanthus green bay packers, da palithoa frankenberry e armor of god, e do candy apple...as cores são muito bonitas

Anemonas
Verde ponta laranja, rose ou rainbow ...as 3 acho muito bonitas, todas elas requerem cuidados extras, então é bom ter um aquario bem estavel para elas.

Bom, como vc pretende ter poucos corais acho que so com esses da pra vc decorar o seu aqua de uma forma simples e bonita, inclusive pode ate abusar dos mush, so pra cobrir as rochas =).

Como são poucos corais e a maioria mole, nao vejo necessidade de dosar Ca, Mg e etc...apenas as TPA's periodicas repõem os mesmos, até pq seu aqua não é grande, reposição só se faz se seu sistema não consegue manter os parametros, o que acontece quando vc tem muitos corais e SPS que necessitam de parametros bem estabilizados, corais moles são bem faceis de manter, então só dose algo se durante as semanas que vc fizer os testes, perceber que o CA, MG e KH ...tem caido de uma forma gradativa....caso contrario apenas TPA com sal de qualidade leva seu aquario.
[align=center]O Ministério do Aquarismo adverte, dosar produtos no Reef sem a real necessidade, é prejudicial para a saúde dos peixes e corais.[/align]

DeepSky Reef - viewtopic.php?f=25&t=28625

[url="http://www.reefstats.net"]Imagem[/url]

Germano Junior
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 456
Registrado em: 16 Out 2013, 07:51
Apelido: jumetallic
Data de Nascimento: 19 Ago 1986
Cidade: Taubate
País: Brasil
Localização: Taubaté-SP
Curtiu: 39 vezes
Recebeu Curtir: 14 vezes

Re: DICAS DE FAUNA FÁCIL E TRANQUILA - Para meu primeiro mar

#15 Mensagem por Germano Junior »

Esqueci de citar no post anterior, adorei aquele barco e aquele globo em cima do aquário, me fez até eu querer por um barco ou alguma decoração diferente em cima do meu tbm xD ...

Quanto a quantidade de peixes dessa ultima lista, repense melhor, eu to achando muito peixe, como disse o espaço fisico (a própia dimensão do seu aquario)...acredito que não seria viavel tudo isso de peixe, e falo pra vc, eu tbm queria por um monte de peixe no começo, so que depois vc percebe que vc estaria prejudicando o animal...no começo é normal essa afobação...o certo mesmo seria primeiro escolher os animais que vão entrar, e depois dimensionar o aquario para isso, e nós geralmente fazemos o contrario rsrs ^^
[align=center]O Ministério do Aquarismo adverte, dosar produtos no Reef sem a real necessidade, é prejudicial para a saúde dos peixes e corais.[/align]

DeepSky Reef - viewtopic.php?f=25&t=28625

[url="http://www.reefstats.net"]Imagem[/url]

Augustus Carrozzino
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 174
Registrado em: 09 Fev 2014, 10:46
Apelido: Augustus
Data de Nascimento: 18 Fev 1966
Cidade: Barueri
País: Brasil
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: DICAS DE FAUNA FÁCIL E TRANQUILA - Para meu primeiro mar

#16 Mensagem por Augustus Carrozzino »

Wilson,

Como dito o Mandarim necessita de um aqua bem maturado, com vasta opcao de micro vida, para se alimentar. So mante-lo na artemia acho complicado, ate pq nao e um alimento muito nutritivo, servindo bem como aperitivo apenas nao prato principal.

Quanto aos corais, citou os basicos e de facil manutencao. Iria tb de mudas de zoanthus. Basta manter os parametros estaveis e boa iluminacao. Depois pode indroduzir alguns suplementos.

Nao vejo problemas em ter outros palhacos, desde que introduza tds ao mesmo tempo e em tamanhos correlatos.

Mesmo tratando-se de peixes pequenos, cuidado com a quantidade, para nao haver uma disputa de territorio.

Abrs

Avatar do usuário
wilson_antunes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 594
Registrado em: 27 Jan 2010, 00:01
Apelido: Wilson
Localização: RJ - Zona Oeste
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes
Contato:

Re: DICAS DE FAUNA FÁCIL E TRANQUILA - Para meu primeiro mar

#17 Mensagem por wilson_antunes »

Germano e Augustus,
Obrigado pelas contribuições.

Quanto ao Mandarim apesar de citá-lo, pensei em introduzi-lo depois de uns 8 meses a 1 ano!

Sobre a quantidade de peixes, a maioria Gobbies e Blennies são muito pequenos, por ter este porte vocês acham muito?

Germano, eu atualizei minha lista, não sei se viu. Já descartei o borboleta, seria crueldade.
Inclui um Baiacú e um Anjo Anão. Quanto a suas dicas de corais, vou pesquisa-los.
Ah sobre o Globo, comprei na Zara Home e o Barco na Etna, não sei se tens estas lojas onde mora :-) QQ coisa posso comprara para você aí negociamos em MP :-)

Daniel Pires
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 844
Registrado em: 26 Jun 2013, 13:01
Apelido: Daniel
Data de Nascimento: 20 Jul 1973
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 24 vezes
Recebeu Curtir: 49 vezes

Re: DICAS DE FAUNA FÁCIL E TRANQUILA - Para meu primeiro mar

#18 Mensagem por Daniel Pires »

Olá Wilson,

Quisera eu tivesse feito como você está fazendo…….perguntando antes de adquirir um peixinho.
Na época que montei meu aqua não conhecia o BrasilReef e confesso que dei muitas cabeçadas…infelizmente, icon_frusty para mim e para os bichinhos, principalmente.
Por isso, aprecio muito sua atitude! Parabéns!

Bem, não me considero nem um pouco experiente para sugestionar alguém, mas vou dar minha opinião, até mesmo me baseando na minha experiência:

1- Eu daria preferência aos Pérculas. Acho os Ocelaris mais agressivos. Tive que fazer mudanças no meu aqua por conta deles. Já li por aqui que os Tomatos são bem icon_diablo !!
2 - Compartilho a mesma opinião do Germano quanto aos Camarões. Não sei se haverá brigas entre os Cleaner e os Bailarinos.
3 - Se eu não me engano, tome cuidado com o Firefish, pois parece que ele salta pra fora do aqua.
4 - Eu tenho um Flame Angel. Considero um peixe lindo, mas, em alguns casos, ele costuma beliscar os corais. Felizmente, não tive esse inconveniente com o meu.
5 - Infelizmente, eu perdi um Cooperband. Quando o coloquei no meu aqua, o mesmo não tinha nem 6 meses de montado, contando com a cliclagem. Ou seja, não havia oferta nenhuma de alimentação para ele, como por exemplo, aiptasias. Existem relatos de Cooperband's que comem ração, mas, pelo que percebo, são introduzidos em aquas já bem maturados. Confesso que já fiquei com vontade de comprar outro, mas o risco de perder mais um novamente me fez voltar atrás. Se, algum dia, eu achar algum que já esteja comendo ração, talvez pensaria em adquiri-lo. Mas sei que isso é bem difícil.
Outra coisa que você bem citou me chama a atenção: a introdução dos peixes no aqua. Novamente, compartilho a mesma opinião do Germano, apenas com uma modificação: os tangs, eu introduziria no final, senão, você poderá ter grandes problemas de brigas.
Quanto aos palhacinhos, se for sua pretensão ter anêmonas, vale à pena colocá-las também. Eles vão gostar.
Enfim, essas são minhas opiniões. Se, porventura, disse alguma bobagem, peço que alguém me corrija.
bye1
[font=Verdana]Daniel Pires[/font]

[font=Verdana]Aqua dos Pires:[/font] viewtopic.php?t=27429

Germano Junior
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 456
Registrado em: 16 Out 2013, 07:51
Apelido: jumetallic
Data de Nascimento: 19 Ago 1986
Cidade: Taubate
País: Brasil
Localização: Taubaté-SP
Curtiu: 39 vezes
Recebeu Curtir: 14 vezes

Re: DICAS DE FAUNA FÁCIL E TRANQUILA - Para meu primeiro mar

#19 Mensagem por Germano Junior »

Quem eu lembro que teve ou tem ainda, nao sei, um mandarim era o Augusto Filho...mas além da experiencia dele no mundo do aquarismo, e o belo refugio que ele fez, propiciam uma boa biota para o manda:
viewtopic.php?f=25&t=20043&start=120

Talvez se vc entrar em contato com ele, vc consiga tirar suas duvidas com relação a ele.

Sobre a quantidade de peixes, a maioria Gobbies e Blennies são muito pequenos, por ter este porte vocês acham muito?

Germano, eu atualizei minha lista, não sei se viu. Já descartei o borboleta, seria crueldade.
Inclui um Baiacú e um Anjo Anão. Quanto a suas dicas de corais, vou pesquisa-los.
Ah sobre o Globo, comprei na Zara Home e o Barco na Etna, não sei se tens estas lojas onde mora :-) QQ coisa posso comprara para você aí negociamos em MP :-)


Mesmo eles sendo pequenos eu acho muito, eu colocaria um casal apenas se o aquario fosse meu. no maximo maximo um casal de firefish e um casal de Yellow watchman.
Com relação ao anjo, dentre todos acho o Flame angel o mais bonito, ja viu ele pessoalmente?...então sou suspeito rs ...aquele que vc citou nao conheço....o baiacu tbm nao conheço...mas o boxfish eu não colocaria, ele é chamado de peixe vaca tbm ne? ele quando morre solta uma toxina muito forte no aqua, e pode acabar matando todos os outros peixes :/ ...la nos EUA é normal pq os peixes são muito baratos, mas aqui os peixes são caros.
Quanto vc pagou no barco?
[align=center]O Ministério do Aquarismo adverte, dosar produtos no Reef sem a real necessidade, é prejudicial para a saúde dos peixes e corais.[/align]

DeepSky Reef - viewtopic.php?f=25&t=28625

[url="http://www.reefstats.net"]Imagem[/url]

Avatar do usuário
wilson_antunes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 594
Registrado em: 27 Jan 2010, 00:01
Apelido: Wilson
Localização: RJ - Zona Oeste
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes
Contato:

Re: DICAS DE FAUNA FÁCIL E TRANQUILA - Para meu primeiro mar

#20 Mensagem por wilson_antunes »

Obrigado Daniel,
Como colou corais até de cabeça para baixo?
Usasse Durapox dentro d'agua?

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”