🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Reator de biopellets quantas gramas usar por litro?

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Rafael Bernardes
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 140
Registrado em: 14 Fev 2014, 15:57
Apelido: Rafael
Data de Nascimento: 29 Jul 1988
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: campians
Curtiu: 19 vezes
Recebeu Curtir: 5 vezes

Reator de biopellets quantas gramas usar por litro?

#1 Mensagem por Rafael Bernardes »

Boa noite galera!

Comprei um reator de biopellets, E os corais então sentindo.
Queria saber quantas gramas por litro eu devo usar??
Meu Reff tem 450 litros!!

Avatar do usuário
Leo Cardoso
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2436
Registrado em: 20 Abr 2013, 04:02
Apelido: leo
Data de Nascimento: 14 Mai 1980
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil
Curtiu: 193 vezes
Recebeu Curtir: 167 vezes

Re: Reator de biopellets quantas gramas usar por litro?

#2 Mensagem por Leo Cardoso »

vc tem q ver nas instruções da embalagem o recomendado pra sua litragem e começar com bem menos e ir adicionando aos poucos (eu diria q no mínimo semanalmente). os npx agora já vem com uma etiqueta alertando, isso por conta do boom de bactérias q vc pode causar no reef (justamente por causa da dosagem do carbono presente nos pellets).

se vc já chegou de cara e colocou tudo junto, ou foi muito mal instruído ou acabou não pesquisando o suficiente para uso do produto.
caso a segunda opção tenha ocorrido, saiba q vc tem q ter um skimmer no mínimo um pouco acima do compatível com sua litragem pra obter sucesso usando esse método.

se a cagada já tá feita a primeira coisa q eu faria seria retirar o 'excesso de pellets' e mandaria ver numa tpa bem generosa.
como não se tem mais informações nem dados do seu reef, fica apenas como especulação mesmo, por enquanto.

boa sorte.
Inscreva-se no Canal Reef Show!
Vídeos: http://youtube.com/reefshow
Facebook: http://facebook.com/reefshow

Avatar do usuário
Leo Cardoso
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2436
Registrado em: 20 Abr 2013, 04:02
Apelido: leo
Data de Nascimento: 14 Mai 1980
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil
Curtiu: 193 vezes
Recebeu Curtir: 167 vezes

Re: Reator de biopellets quantas gramas usar por litro?

#3 Mensagem por Leo Cardoso »

aqui tem um exemplo do alerta (antigamente não vinha):

Imagem
Inscreva-se no Canal Reef Show!
Vídeos: http://youtube.com/reefshow
Facebook: http://facebook.com/reefshow

Avatar do usuário
Rafael Bernardes
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 140
Registrado em: 14 Fev 2014, 15:57
Apelido: Rafael
Data de Nascimento: 29 Jul 1988
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: campians
Curtiu: 19 vezes
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Reator de biopellets quantas gramas usar por litro?

#4 Mensagem por Rafael Bernardes »

So o nitrato que esta alto demais. o restante dos parâmetros, estão ok!
Ja perdi uma colonia de xenia pom pom. Esta derretendo toda!

Bruno Nogueira
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 119
Registrado em: 30 Ago 2012, 00:34
Apelido: Bruno
Data de Nascimento: 30 Jan 1985
Cidade: Recife
País: Pernambuco
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 1 vez

#5 Mensagem por Bruno Nogueira »

Rafael, o pellets é bom para reduzir fosfato. Para nitrato é melhor vc usar outros produtos como matrix ou denitrate. Boa sorte.

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Reator de biopellets quantas gramas usar por litro?

#6 Mensagem por Renato Vidal »

Os biopellets possuem um trabalho diferenciado, ele vai nutrir através de uma fonte de carbono, um grupo específico de bactérias que, em seu crescimento, consomem cálcio, nitrato e fosfato (fosfato é minimo) sendo então altamente eficientes para o combate ao nitrato.

Então temos três consequências no uso dos biopellets que precisam ser observadas.

1 -Cálcio - Como a bactéria vai também se nutrir com o cálcio do sistema, temos que acompanhar o resultado do teste e se preciso, aumentar a dosagem de cálcio com kalkwasser por exemplo.

2 - Vida da bactéria - Skimmer - A bactéria vai se nutrir, crescer, multiplicar e morrer, e, o trabalho de remoção dos nutrientes só vai acontecer se houver um skimmer adequadamente dimensionado para retirar as bactérias mortas, e assim, concluir o trabalho de remoção.

3 - Quantidade de biopellets - Se usar o que esta indicado nos rótulos, os problemas irão acontecer, a maioria das marcas indicam usar 100 ml para cada 100 litros de água, isso é muito, estamos falando de nutrir bactérias, então, esse trabalho tem que ser gradativo, apenas para constar, aqui em casa são 1000 litros de água e eu uso 100 ml de biopellets.

Explicando melhor, independente da quantidade de nutrientes no sistema, os corais vão se adaptar e aproveitar isso como nutrição, mesmo com taxas elevadas de nitrato, os corais se adaptam, não vão ficar coloridos ou mesmo podem ficar sujeitos a morrerem pois as algas podem incomodar eles, mas eles se adaptam a se alimentar dessa carga de nutrientes, retirar tudo de uma vez, é deixar o animal sem uma fonte de alimento, e, por mais que eles tenham condição de metabolizar o próprio alimento, a lei da natureza é a de minimo esforço, então, se tem disponível, para que que vou ter o trabalho de produzir alimentos.

Ai, se usarmos os pellets na recomendação do rótulo, o nitrato vai baixar muito rapidamente, os corais não vão ter tempo de se adaptar a mudança e podem começar a perder tecido por falta de comida.

Para evitar isso, precisa ser feito então de forma gradativa, para que todo o sistema assimile a nova forma de nutrição e responda positivamente.

Eu uso e, também recomendo que seja usado da seguinte forma:

* Faça testes de nitrato e cálcio - anote os resultados
* Coloque 10 ml para cada 100 litros de água no aquário
* Espere 10 dias

* Faça testes de nitrato e cálcio
- Cálcio baixou: Aumente a dosagem do reator ou do Balling caso use, ou, use Kalkwasser (hidróxido de cálcio) em dosagem no aquário para manter o cálcio
- Nitrato baixou rápido demais (de 50 para 10 por exemplo) ***** Reduza a quantidade de biopellets dentro do reator
- Nitrato baixou pouco (de 50 para 40, ou de 10 para 8) Excelente, mantenha essa mesma quantidade
- Nitrato não baixou ---- Aumente a quantidade de biopellets para mais 5 ml para cada 100 litros


* Espere 10 dias

* Faça testes de nitrato e cálcio
- Cálcio baixou: Aumente a dosagem do reator ou do Balling caso use, ou, use Kalkwasser (hidróxido de cálcio) em dosagem no aquário para manter o cálcio
- Nitrato baixou rápido demais ainda (de 40 para 5 por exemplo ou de 10 para 2) ***** Reduza a quantidade de biopellets dentro do reator
- Nitrato baixou pouco (de 40 para 20, ou de 8 para 4) Excelente, mantenha essa mesma quantidade
- Nitrato não baixou ---- Aumente a quantidade de biopellets para mais 5 ml para cada 100 litros


Nesse ponto, você já conseguiu saber qual é o ponto de equilibrio da necessidade do sistema, a partir daí, é só manter essa quantidade no reator.



Dessa forma, a redução é gradativa, os resultados irão acontecer da mesma forma, porém, sem colocar em riscos os animais.
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Avatar do usuário
Fabiano Belezoni
Moderador
Moderador
Mensagens: 2092
Registrado em: 05 Jul 2009, 11:16
Apelido: Belezoni
Localização: Mogi das Cruzes
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 71 vezes

Re: Reator de biopellets quantas gramas usar por litro?

#7 Mensagem por Fabiano Belezoni »

icon-aplauder icon-aplauder icon-aplauder
Bem depois dessa resposta do Vidal, não tem muito mais o que falar né??!!

icon_rotfl2 icon_rotfl2 icon_rotfl2 icon_rotfl2 icon_rotfl2
Belezoni

Ele chegou!!

Avatar do usuário
Victor D' Abronzo
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2547
Registrado em: 26 Nov 2009, 19:02
Apelido: Victor
Localização: Piracicaba
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 27 vezes

Re: Reator de biopellets quantas gramas usar por litro?

#8 Mensagem por Victor D' Abronzo »

Renato deu aula!

Avatar do usuário
Rafael Bernardes
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 140
Registrado em: 14 Fev 2014, 15:57
Apelido: Rafael
Data de Nascimento: 29 Jul 1988
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: campians
Curtiu: 19 vezes
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Reator de biopellets quantas gramas usar por litro?

#9 Mensagem por Rafael Bernardes »

Obrigado Renato pela bela explicação... plus_icon plus_icon plus_icon plus_icon
Vou seguir essas orientações...


icon_clap icon_clap icon_clap icon_clap

Gesiel Pontes
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 4
Registrado em: 15 Jul 2017, 15:08
Apelido: Gesiel
Data de Nascimento: 05 Out 1972
Cidade: Ceara
País: Brazil

Re: Reator de biopellets quantas gramas usar por litro?

#10 Mensagem por Gesiel Pontes »

Eu não entendi o final da aula, onde no segundo teste se não tiver baixado nada ele diz que
Aumente 5 ml para cada 100 litros, e no terceiro teste de não tiver baixado nada ele diz que
Novamente pra 5 ml para cada 100 litros, teria que ser mais do que os 5 ml?

maurio
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 14
Registrado em: 27 Fev 2018, 20:07
Apelido: maurio
Data de Nascimento: 06 Mai 1963
Cidade: capao bonito
País: brasil

Re: Reator de biopellets quantas gramas usar por litro?

#11 Mensagem por maurio »

Eu sei o tópico é um pouco antigo, mas como sei que nitrato é um problema constante nos nossos aquários eu gostaria de perguntar se o biopellets pode ser usado sem reator. Pois meu sump é pequeno e não tenho muito espaço para colocar um reator de biopellets.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”