🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Fórmula - desenvolvimento de corais!!!

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Alan Nascimento
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 207
Registrado em: 17 Dez 2010, 16:43
Apelido: Alan Nascimento
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo - Tatuapé
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Fórmula - desenvolvimento de corais!!!

#41 Mensagem por Alan Nascimento »

Ola pessoal,

se alguem for manipular e quiser reduzir a quantidade da fórmula aqui está a proporção ideal.

Ela terá validade de 180 dias. Aqui tb foi acrescentado um elemento: ascorbato de sódio (é a vitamina C = acelera desenvolvimento de cores e crescimento de zoanthus)

"540ml de água RO/DI
12,7gr de iodeto de potássio
810mg de ácido l-aspartico
27mg de Cianocobalamina
27mg de Tocoferol
2,8gr de ascorbato de sódio
540mg de Nipagin"


Imagem

Dosagem: 1ml para 100Litros de agua do aquário uma vez por DIA.

OBS: Vc poderá aumentar ou diminuir a dosagem diária desta fórmula no reef de acordo com o consumo do reef. Obviamente um reef cheio de corais não consome o mesmo de um reef com poucos corais.
Dosando a mais vai dar algas começando pelas marrons. Então eu tenho como parâmetro a dosagem desta fórmula justamente o aparecimento de algas marrons...por exemplo: meu reef tem 400litros, estou dosando 4 ml por dia (não estou vendo diferença alguma nos corais = pode ser diversas coisas...bactérias consumindo rapidamente...muitos corais consumindo), então resolvo aumentar pra 5ml por dia....mantenho assim por uma semana...não surgiu alga marron...legal, então aumento mais 1 ml, portanto dosando 6ml ao dia agora no aqua de 400litros......agora surgiu algumas algas marrons, então diminuo 1 ml e mantenho o reef em 5 ml por dia. Portanto é assim q acho a dosagem ideal pro reef. É uma lógica simples: sobrou nutrientes = algas, entao reduzo a inserção destes e mantenho a dosagem anterior q será a suficiente para os corais absorverem os elementos fornecidos.

OBS-2: se vc tem algas no reef sugiro não utilizar esta fórmula até eliminá-las, pois se utilizá-la será uma fonte de alimento para elas tb.
--------------------------------------------

Fala Rogerio, não misture mais nada nessa formula senão poderá precipitar. Ela está com as medidas exatas.

Os outros elementos q doso são em outros recipientes e nao tem nada haver com esta fórmula. Como disse, aqui doso balling (kh,Ca,Mg) + potássio, estroncio e boro. Dependendo do q vc tem no reef, vc nem precisa dosar isso. Esses elementos uma tpa simples repoe. OBS: pra dosar balling e estes outros elementos vc vai precisar dos testes de cada elemento, então há uma maior atenção e complexidade no controle.

-------------------------------------------

Claudinei, te mandei mp com alguns lugares q pode ser q façam essa fórmula.


-------------------------------------------
Abraços

FABIO CAMPAGNOLI
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 40
Registrado em: 07 Jan 2013, 10:55
Apelido: campagnoli
Data de Nascimento: 16 Jun 1967
Cidade: vitoria
País: brasil
Localização: Vitória - ES

Re: Fórmula - desenvolvimento de corais!!!

#42 Mensagem por FABIO CAMPAGNOLI »

Alan,
Estávamos indo bem até vc falar em algas. Eu as tenho no aqua, entrtanto gostaria de melhorar a aparência dos corais e zoas. . . E agora o que faço ??
FABIO CAMPAGNOLI
VITÓRIA - ES
Cel 27 8873 0294 - TIM
27 9633 5522 - VIVO

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Fórmula - desenvolvimento de corais!!!

#43 Mensagem por Celso Suguimoto »

Provavelmente o crescimento das algas se deva a vitamina C, apesar dela ser uma fonte de carbono tbem e poder ser sintetizada por algas simbionticas e ja li certa vez ter sido utilizada na recuperacao de branqueamento de corais, mas nao existe estudo totalmente conclusivo a respeito.

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2224230/
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Alan Nascimento
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 207
Registrado em: 17 Dez 2010, 16:43
Apelido: Alan Nascimento
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo - Tatuapé
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Fórmula - desenvolvimento de corais!!!

#44 Mensagem por Alan Nascimento »

Pra utilizar esta fórmula eu recomendo primeiramente acabar completamente com todas as algas do display. Aqui eu mantenho o fosfato e nitrato zerados com o uso de reator com gfo + reator com biopellets + filtro de algas (ATS) no sump (refúgio - iluminação ligada 20hrs por dia).

Oliveira Napoleao
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 45
Registrado em: 13 Dez 2015, 16:54
Apelido: Napoleao
Data de Nascimento: 16 Mai 1934
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 29 vezes
Recebeu Curtir: 8 vezes

Re: Fórmula - desenvolvimento de corais!!!

#45 Mensagem por Oliveira Napoleao »

Nossa!!!! Alguém ainda usa esta fórmula?

moises nascimento
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 1
Registrado em: 27 Ago 2020, 11:33
Apelido: moises nascimento
Data de Nascimento: 15 Jul 1972
Cidade: Londrina
País: Brasil

Re: Fórmula - desenvolvimento de corais!!!

#46 Mensagem por moises nascimento »

Boa noite pessoal!!!

Essa fórmula ainda está válida????

Aguardo resposta para manipular... grato a todos

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”