🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

OSTRA - ORIENTAÇÃO

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

OSTRA - ORIENTAÇÃO

#1 Mensagem por Radagast »

Oi pessoal,

ontem fui a um restaurante que vende ostras e pedi uma para alimentar a estrela. Eles me deram uma grande, que tinha cinco pequeninhas coladas na concha. O problema é que a grande ainda estava viva (chegou na quinta à tarde, peguei ela na sexta no almoço). Obviamente, a coitada está morando no aquário - e a estrela se fartou com as pequenas.

Será que alguém poderia me dar alguma orientação? Li um artigo e o post sobre mexilhões, mas vai que alguém tem um pitaco interessante... o artigo é este: http://www.uesc.br/cursos/pos_graduacao ... moraes.pdf

Se eu comprar fitoplâncton, corro algum risco para os bichos que já tenho? Doso quanto? Direto pra ela, ou na água? Colo a concha em uma rocha? No claro ou no escuro? AAAAAAAAAHHHHH!!!

O albergue marinho está ficando interessante. Espero que ela viva, é bem bacana.

Obrigada!

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: OSTRA - ORIENTAÇÃO

#2 Mensagem por Elder Luis »

Marina, o fitoplancton tem que ser dosado com moderação para não destruir seus parâmetros, na verdade, vc está dosando microalgas puras no aquário para então a ostra filtrar e se alimentar.

Eu colocaria essa ostra em local escuro, encostada em uma rocha de forma que ela receba uma circulação boa (para o fitoplancton chegar até ela).

Se ela vai vingar e sobreviver, eu já não sei, acho que a água do aquário é muito limpa para ela, vai acabar caindo na questão do zoanthus nacional.

Qualquer cosa vc pega um limão e uma pitada de sal que resolve o problema 8-)
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: OSTRA - ORIENTAÇÃO

#3 Mensagem por Radagast »

Ah, então! Quando ela morrer, vira comida dos bichos. :)

Vou ver se consigo fitoplâncton então - coloco direto nela, aí tem menor chance de eu empestear o aquário.

Obrigada!

Avatar do usuário
Marcelo E Novais
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 513
Registrado em: 08 Ago 2012, 19:28
Apelido: epifanio
Data de Nascimento: 12 Mai 1983
Cidade: cananeia
País: Brasil
Curtiu: 12 vezes
Recebeu Curtir: 49 vezes

Re: OSTRA - ORIENTAÇÃO

#4 Mensagem por Marcelo E Novais »

Eu opitaria pela segunda opção : Um limãozinho e uma pitada de sal :oops: icon_drunk icon_cheers

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: OSTRA - ORIENTAÇÃO

#5 Mensagem por Radagast »

Pois é, também gosto de ostra. Mas convenhamos que ter uma no aquário não é nada mal! :)

Tenho visto ela um pouquinho aberta - bem pouco, uns 4 mm. Se algum paguro cutuca ela, ela fecha muito rápido. Ela abre mais que isso? Nunca vi uma ostra que não fosse no prato... não sei como ver se ela está saudável.

Obrigada!

Avatar do usuário
Marcelo E Novais
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 513
Registrado em: 08 Ago 2012, 19:28
Apelido: epifanio
Data de Nascimento: 12 Mai 1983
Cidade: cananeia
País: Brasil
Curtiu: 12 vezes
Recebeu Curtir: 49 vezes

Re: OSTRA - ORIENTAÇÃO

#6 Mensagem por Marcelo E Novais »

Marina, brincadeira a parte , vou ver se converso com um amigo meu que faz parte de uma cooperativa de cultivo de ostras( cooperostra ) e pergunto algumas questões de como se manter , apesar que eu acho que eles não as mantem por tanto tempo assim, acho que eles devem ter algum site ou algo assim, talvez vc encontre algo,

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: OSTRA - ORIENTAÇÃO

#7 Mensagem por Radagast »

Nossa, muito obrigada! Acho que é basicamente alimentação... vi que elas gostam de salinidade baixa, mas não posso mudar muito isso. Estou mantendo em 1024.

Espero retorno seu então!

Avatar do usuário
Marcelo E Novais
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 513
Registrado em: 08 Ago 2012, 19:28
Apelido: epifanio
Data de Nascimento: 12 Mai 1983
Cidade: cananeia
País: Brasil
Curtiu: 12 vezes
Recebeu Curtir: 49 vezes

Re: OSTRA - ORIENTAÇÃO

#8 Mensagem por Marcelo E Novais »

7:00 da matina e ainda não dormi :shock: icon_drunk !!!
Mas vamos lá, Marina conversei com um amigo meu (biologo) que conhece a estrutura da cooperativa, na verdade eles cultivam as ostras a beira da Laguna em especies de viveiros , retirando-as para os tanques apenas quando atingem o tamanho desejado e para fazer uma especie de limpeza ou lavagem intestinal icon_barfy , lá elas recebem agua filtrada que tambem passa por um UV , e como as ostras são animais filtradores elas eliminam todas as bacterias possiveis que haja em seu interior, ficando livre de impureza, mas eles as mantem neste tanque por no maximo 5 dias, devido a falta de alimentação, após 5 dias ela enfraquece e pode morrer, ele tambem disse que dificilmente vc vai obter sucesso, ostras são animais que vivem muito tempo no ambiente natural e por mais que obtenha algum sucesso ainda sim reduziria muito seu tempo de vida, basicamente ele falou a mesma coisa que o Elder falou, a ostra precisa de alimentação farta em fitoplancton, oque fica dificil em aquarios, a não ser que seja um tanque especial so para ela que no caso facilitaria a manutenção, mas mesmo assim é dificil e mesmo assim vc vai diminuir muito a "vida util" dela, então senda assim fico com a opção do limãozinho e sal icon_drunk icon_cheers , não sei se é verdade e tambem não sei se entendi direitinho icon_beer mas foi o que ele me passou, espero ter ajudado!!!!

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: OSTRA - ORIENTAÇÃO

#9 Mensagem por Radagast »

Oi Marcelo!

Muito obrigada! Estou providenciando o fitoplâncton. Gosto muito de bivalves, talvez dê certo manter ela e mais algum.

O aquário novo deve estar ciclado daqui um mês e pouco - o antigo vai virar casa dos bichos que precisam de babá: os Stenopus (quem sabe viram um casal e voltam pro aquário principal?), a estrela, a Ostra, e outros bichos que aparecerem por aí.

Obrigada mesmo!

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”