🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Um pouco sobre o método Balling

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Um pouco sobre o método Balling

#1 Mensagem por Elder Luis »

Após receber inúmeras perguntas e questionamentos sobre o método balling, vamos passar a uma rápida descrição sob o ponto de vista prático, não vou me ater a teorias de química porque a leitura se tornará pesada, chata, desestimulante. Quem quiser saber detalhes químicos, podem postar logo na sequência.

O método basicamente é reposição dos elementos mais consumidos no aquário marinho, normalmente a demanda é maior em aquário de corais, mas também pode acontecer em um Fish Only (FO), nada impede.


1 - Quais são os elementos mais consumidos?

Cálcio, Reserva Alcalina e Magnésio. Obviamente existem outros, mas estes três citados são os mais críticos e os demais podem ser repostos através das Trocas Parciais de Água (TPA).

- O cálcio será reposto através do Cloreto de Cálcio (note que NÃO é Hidroxido de Cálcio, aquele usado para fazer kalkwasser), o qual é chamado de "Solução A", ou apenas "A";
- A Reserva Alcalina será reposta através do Bicarbonato de Sódio, o qual é chamado de "Solução B", ou apenas "B";
- O Magnésio será reposto através do Cloreto de Magnésio, o qual é chamado de "Solução C", ou apenas "C".



2 - Por que os elementos são consumidos.

Basicamente a reserva alcalina e o cálcio são retirados da água para formação da parte óssea dos corais SPS e LPS, outros elementos do aquário também consomem o cálcio e a RA, como algas pink, etc, mas não têm um consumo tão elevado como os corais.

O Mg é usado com maior demanda por corais moles, porém, é de vital importância para o equilíbrio entre o Ca e RA. Vou detalhar um pouco mais pra frente.



3 - Como são feitas essas soluções?

As soluções são vendidas em pó e devem ser diluídas em água de RO/DI nas seguintes proporções:

Solução A: 220g por litro de água de RO/DI
Solução B: 94g por litro de água de RO/DI
Solução C: 90g por litro de água de RO/DI

Observação:
- Quando Cloreto de Cálcio é misturado com a água, existe liberação de calor, a chamada reação exotérmica, é normal.
- Para facilitar a diluição do Bicarbonato de Sódio e não empedrar, recomenda-se aquecer a água antes de adicionar o composto (não me recordo a temperatura exata, qto mais quente mais fácil)
- O cloreto de magnésio não tem nada de diferente e é o mais fácil de diluir.


4 - Como faço as aplicações?

As soluções líquidas devem ser aplicadas em região com grande circulação de água, de preferência no sump para misturar mais rápido e não "caírem" de forma concentrada em cima de corais e/ou peixes caso sejam ministradas direto no display principal.


5 - Como defino a quantidade de cada elemento?

Não existe uma tabela definida, tem que ser por tentativa e erro. Vai depender da litragem, tipo e quantidade de corais, etc, etc... enfim, existe uma infinidade de variáveis. Para quem vai começar, sugiro que veja com que já usa para ter um referencial. IMPORTANTE: COMECE COM DOSAGEM BEM BAIXA E VÁ AUMENTANDO DEVAGAR, A CADA DOSAGEM, REFAÇA TODOS OS TESTES, UMA OVERDOSE PODE SER DEVASTADORA NO SISTEMA, COMECE COM POUCO E VÁ AUMENTANDO. SIM, DÁ UM TRABALHO LASCADO NO COMEÇO, MAS DEPOIS DE DEFINIDO, O VALOR FICARÁ PRATICAMENTE FIXO E O TRABALHO DIMINUIRÁ DRAMATICAMENTE. SÓ VAI AUMENTAR UM POUCO A DOSAGEM CONFORME FOR AUMENTANDO A DEMANDA DO SISTEMA, QUE NORMALMENTE ACONTECE COM AUMENTO DA POPULAÇÃO DE CORAIS.


6 - Qual a proporção de cada elemento?

[glow=red]Aqui vem a regra de ouro do Balling, a mais importante de todas!!! A proporção será sempre: 1 / 2,5 / 1[/glow]

Exemplo:
A - 10ml
B - 25ml
C - 10ml

ESSA REGRA TEM QUE SER CUMPRIDA, ESTA É A FORMA DE EQUILÍBRIO QUÍMICO, QUALQUER COISA MUITO FORA DISSO CAUSARÁ DESEQUILÍBRIO QUÍMICO E CAUSARÁ UM CAOS, COM RISCO DE MORTE DOS ANIMAIS.

Evidentemente que alguns pequenos ajustes podem e devem ser feitos. Mas não ficarão absurdamente fora disso, em alguns casos, pode acontecer de ficar 10 / 23 / 10 , ou até 10 / 27 / 10, mas grosso modo, essa regra obrigatoriamente tem que se manter!


7 - Posso misturar tudo junto e dosar de uma vez?

Não! O ideal seria dosar cada elemento com um intervalo de 5 minutos entre cada. Começando com A, depois B e por fim o C. Se apenas um deles for dosado, ou se faltar a dosagem de algum deles, também vai causar desequilíbrio entre os parâmetros.


8 - Posso dosar o pó de cada solução diretamente no aquário, sem diluir antes?

Poder até pode, mas não recomendo, principalmente se você for iniciante nesse método. Como saber a proporção de cada um se está certa? Vai acabar dando mais trabalho e pode ocorrer a precipitação dos elementos, principalmente da solução B. É mais seguro e mais preciso diluir em água e aplicar com uma seringa onde existe o controle detalhado em ML ou então comprar uma dosadora, o que eu julgo ser o ideal e mais prático, apesar do custo elevado do equipamento.


9 - Tenho que dosar todos os dias?

Depende da demanda do seu sistema. Só testando e acompanhando o consumo e a reposição. Quanto mais constante for essa reposição e quanto mais estável for os parâmetros melhor. Não é legal?interessante fazer a reposição de forma única, senão o sistema vai viver oscilando em picos, seja no pico superior (parâmetros no máximo) ou picos inferiores que vão acontecer pouco antes das aplicações e o choque quando for aplicado. Neste momento a dosadora é interessante porque vc programa quantas doses diárias você quer, a minha eu deixei 12 ciclos por dia, ou seja, cada 2 horas ela está injetando os elementos no sistema e não acontecem picos, constância total nos parâmetros. Manualmente você até consegue fazer isso, mas e aquela viagem do final de semana?

Se você tiver poucos corais, fica mais fácil, mas se o aquário está forrado de corais, o ideal é manter a constância.



10 - Não tenho corais moles, preciso dosar Mg? Ou não tenho corais duros, somente soft, preciso dosar Ca?

Sim, obrigatoriamente. O sistema balling visa repor as condições gerais do sistema e para conseguir o equilíbrio, é necessário manter e dosar os 3 elementos. Já vi alguns casos de gente que dosa uma vez por semana o Mg, do ponto de vista do balling está errado, ele é a ponte que vai manter a estabilidade entre Ca e RA. Se for feita somente a dosagem de Ca por exemplo, existe tendência natural da RA diminuir e alguns casos até despenca uma vez que são inversamente proporcionais, o Mg tem o papel de não deixar essa inversão proporcional acontecer. Tem que dosar.
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Alexandre_Manske
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 980
Registrado em: 08 Mar 2012, 16:42
Apelido: Xande
Data de Nascimento: 04 Fev 1988
Cidade: Jaraguá do Sul, SC
País: Brasil
Localização: Joinville - Santa Catarina
Curtiu: 3 vezes
Recebeu Curtir: 26 vezes

Um pouco sobre o método Balling II

#2 Mensagem por Alexandre_Manske »

Show de bola a explicação.
Sinceramente eu não sabia que esse método é o tal do "Balling".

Obrigado pelas explicações Elder.

icon_clap
Imagem

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#3 Mensagem por Elder Luis »

é apenas uma explicação rápida sobre o que é o método, ajuda principalmente o pessoal que está iniciando
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#4 Mensagem por Elder Luis »

é apenas uma explicação rápida sobre o que é o método, ajuda principalmente o pessoal que está iniciando
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Um pouco sobre o método Balling

#5 Mensagem por Mauro Becker »

Direto ao ponto sem deixar detalhes importantes de lado

Mais uma vez icon_iCo01
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 6458
Registrado em: 25 Jun 2009, 11:15
Apelido: Vinny Nito
Localização: Ribeirao Pires- SP
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 165 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#6 Mensagem por Vinicius F. Reis »

icon_clap ta mto bem explicado Elder, sem entrar nos detalhes fisicos, mas mostra mto bem o que é e como deve funcionar
Parabens

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14153
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#7 Mensagem por Celso Suguimoto »

icon-aplauder clapping_02
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

rodrigo tavares morais
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 377
Registrado em: 06 Abr 2012, 21:19
Data de Nascimento: 11 Out 1989
Cidade: são paulo
País: brasil
Curtiu: 8 vezes
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#8 Mensagem por rodrigo tavares morais »

Show de bola a explicação²
icon_iCo01
tudo muito bem colocado.....
[shadow=blue]Tavares Reef: viewtopic.php?f=25&t=20569 [glow=red]Desativado[/glow][/shadow]
[shadow=blue]Tavares Reef II: viewtopic.php?f=25&t=47811[/shadow]

Avatar do usuário
Andrés Segal
Moderador
Moderador
Mensagens: 2131
Registrado em: 12 Set 2012, 16:38
Apelido: Andres
Data de Nascimento: 25 Jun 1959
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas / SP
Curtiu: 229 vezes
Recebeu Curtir: 111 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#9 Mensagem por Andrés Segal »

Elder obrigado por compartilhar o conhecimento, realmente aprendi bastante.... agora a pergunta?

Se faço TPAs de 15% da agua do meu aqua a cada 15 dias, mesmo assim preciso de Balling ? (sim, tenho corais e peixes)
Andrés Segal / Campínas / SP

Atual 1000 litros : http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=2&t=31842
Desmontado e Vendido 200 litros: http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=25&t=18696 - [glow=red]TRANCADO[/glow]
PS. Não mate a formiga, ela é um GIF animado....

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#10 Mensagem por Elder Luis »

críticas e sugestões são bem vindas! 8-)
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Andrés Segal
Moderador
Moderador
Mensagens: 2131
Registrado em: 12 Set 2012, 16:38
Apelido: Andres
Data de Nascimento: 25 Jun 1959
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas / SP
Curtiu: 229 vezes
Recebeu Curtir: 111 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#11 Mensagem por Andrés Segal »

Elder obrigado por compartilhar o conhecimento, realmente aprendi bastante.... agora a pergunta?

Se faço TPAs de 15% da agua do meu aqua a cada 15 dias, mesmo assim preciso de Balling ? (sim, tenho corais e peixes)
Andrés Segal / Campínas / SP

Atual 1000 litros : http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=2&t=31842
Desmontado e Vendido 200 litros: http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=25&t=18696 - [glow=red]TRANCADO[/glow]
PS. Não mate a formiga, ela é um GIF animado....

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#12 Mensagem por Elder Luis »

andresegal escreveu:Elder obrigado por compartilhar o conhecimento, realmente aprendi bastante.... agora a pergunta?

Se faço TPAs de 15% da agua do meu aqua a cada 15 dias, mesmo assim preciso de Balling ? (sim, tenho corais e peixes)


Estamos à disposição para ajudar no que meu limitado conhecimento permitir!

Sobre precisar ou não do método, só a vendo demanda de consumo do seu aquário para saber. Seria o mesmo que perguntar se preciso abastecer meu carro todos os dias. Depende. Se for um V8 e rodar muito todos os dias, muito provavelmente. Agora se o carro for 1.0 flex e vc usa ele 2 ou 3 vezes por semana, a demanda é bem menor.

Voltando para o caso prático, vai depender dos corais, quantidade deles e até do sal que vc usa. Não sei nem a litragem do seu aqua, mas se for alta, vc só tiver corais moles e usar sal de boa qualidade, os "pro reef" da vida que já vem com cálcio e RA pra mais, provavelmente vc não precise, mas só fazendo os testes mesmo para saber.

Qualquer coisa é só perguntar!
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Fabio Vicente
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 355
Registrado em: 18 Ago 2012, 02:01
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 22 Abr 1983
Cidade: Santo André
País: Brasil
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#13 Mensagem por Fabio Vicente »

Elder, você cita na solução3 "Cloreto de Magnésio". Eu li um artigo na internet e lá indicava "Sulfato de Magnésio". Minha dúvida fica em relação à diferença e substituição desse ingrediente.

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#14 Mensagem por Elder Luis »

Fabio, não sei lhe dizer ao certo, acho que alguém da área de química pode responder melhor, essas orientações são baseadas no balling tradicional, outros incrementos e variações posteriores eu já não sei dizer ao certo, vou ficar devendo icon_thumbsdownsmileyanim icon_bag
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14153
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#15 Mensagem por Celso Suguimoto »

http://reef.diesyst.com/chemcalc/chemcalc.html

O ideal é usar cloreto e sulfato de magnesio, mas apenas cloreto tbem funciona, sulfato requer alguns cuidados a mais entao é mais seguro usar cloreto ou entao a combinacao de cloreto mais sulfato seguindo a calculadora acima

http://reefkeeping.com/issues/2006-07/rhf/index.php

Existem algumas variacoes na dosagem de bailing tbem

Balling-light-method
The classic balling-method is meanwhile one
of the most popular methods for providing
your reef-tank with calcium.
We have adjusted this method to today's
needs and have created the balling-lightmethod.
Balling-light works without calculating and wasteful gram-precise mixing of
chemicals.
For this method, you need four different chemicals, which compound in the
tank to the needed calcerous subtances.
We will not confuse you with exact chemical formulas, but show you a simple
but effective way of providing your animals with calcium.
Balling-light means adding the needed minerals like calcium, magnesium and
carbonates separate and after the requirement of your tank.
For that, three different solutions are prepared and added to the tank.
As the requirement of each tank is different, it has to be detected in the course
of some days on your own.
Therefore you start with adding 20ml/100 liter and measuring the actual value
before and some hours afterwards.
Instruction:
You need three solutions in three separate 10-liter (2,5 gallons) cans:
1. can:
2 kilogram Calcium Chloride-Dihydrate in 5 liter reverse-osmosis water
2. can:
2 kilogram Magnesium Chloride-Hexahydrate in 5 liter reverse-osmosis water
250 gram Magnesium Sulfate-Heptahydrate
3. can:
500 gram sodium hydrogen carbonate in 5 liter reverse-osmosis water
Now, all three cans can be connected to a GROTECH TEC III dosing controller.
Each solution has to be dosed according to the size of the tank.
At the beginning, CA, MG and alkalinity have to be checked daily.and the
dosing quantity has to be adjusted at the controller. The GroTech controller is
very suitable for that, as each channel can be adjusted individually and the
solutions can be dosed twice a day at 5 minutes intervals.
You can do this also by hand.
After round two weeks, ones personal need will be detected and adjusted.
The quantities in each can can now be calculated and varied by you.
Through Balling-light a small quantity of sodium chloride will arise in your tank.
1 / 2
To avoid accumulation it should be compensated by periodical water change
(10% each week).
Also, always check the salinity of your water and adjust it if necessary.
Essential trace elements needed for the growth of corals can be dosed
automatically.
Therefore we have developed the Ultra Trace B solutions.
Add to can 1 (to the Calcium Chloride-Dihydrate) 25ml of the strontiumcomplex
and 25ml of the heavy-metall-complex.
To can 2 (to the magnesium) you add 25ml of the Iodine-Fluorine Complex.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14153
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#16 Mensagem por Celso Suguimoto »

Parametros ideais

[table=width:50%;border:1px solid #cccccc;][tr=][td=border:1px solid #cccccc;]Parametro[/td][td=border:1px solid #cccccc;]Recomendado[/td][td=border:1px solid #cccccc;]No Mar[/td][/tr]
[tr=][td=border:1px solid #cccccc;]Calcio[/td][td=border:1px solid #cccccc;]380-450 ppm[/td][td=border:1px solid #cccccc;]420 ppm[/td][/tr]
[tr=][td=border:1px solid #cccccc;]Alcalinidade[/td][td=border:1px solid #cccccc;]2.5-4 meq/L
7-11 dKH[/td][td=border:1px solid #cccccc;]2.5 meq/L
7 dKH[/td][/tr]
[tr=][td=border:1px solid #cccccc;]Salinidade[/td][td=border:1px solid #cccccc;]35 ppt
sg = 1.026[/td][td=border:1px solid #cccccc;]34-36 ppt
sg = 1.025-1.027[/td][/tr]
[tr=][td=border:1px solid #cccccc;]Temperatura[/td][td=border:1px solid #cccccc;]24 C- 28 C[/td][td=border:1px solid #cccccc;]Variavel[/td][/tr]
[tr=][td=border:1px solid #cccccc;]pH[/td][td=border:1px solid #cccccc;]7.8-8.5 OK
8.1-8.3 melhor[/td][td=border:1px solid #cccccc;]8.0-8.3 [/td][/tr]
[tr=][td=border:1px solid #cccccc;]Magnesio[/td][td=border:1px solid #cccccc;]1250-1350 ppm[/td][td=border:1px solid #cccccc;]1280 ppm[/td][/tr]
[tr=][td=border:1px solid #cccccc;]Fosfato[/td][td=border:1px solid #cccccc;]< 0.03 ppm[/td][td=border:1px solid #cccccc;]0.005 ppm[/td][/tr]
[tr=][td=border:1px solid #cccccc;]Nitrato[/td][td=border:1px solid #cccccc;]< 0.2 ppm[/td][td=border:1px solid #cccccc;]Variavel normalmente abaixo de 0.1 ppm[/td][/tr][/table]

Mais detalhes em
http://www.reefkeeping.com/issues/2004-05/rhf/index.php
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#17 Mensagem por Elder Luis »

Celso, eu não quis entrar muito nessa questão dos parâmetros para focar apenas nas orientações do balling em si, mas essa tabela ficou muito boa! icon_joia
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 6458
Registrado em: 25 Jun 2009, 11:15
Apelido: Vinny Nito
Localização: Ribeirao Pires- SP
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 165 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#18 Mensagem por Vinicius F. Reis »

icon_first parabens pelo tópico e pelas explicações

Avatar do usuário
Andrés Segal
Moderador
Moderador
Mensagens: 2131
Registrado em: 12 Set 2012, 16:38
Apelido: Andres
Data de Nascimento: 25 Jun 1959
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas / SP
Curtiu: 229 vezes
Recebeu Curtir: 111 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#19 Mensagem por Andrés Segal »

mais uma pergunta, se eu uso o BIO-CALCIUM ACTIF da Tropic Marin ( http://www.tropic-marin.com/web/english ... alcium.htm ) , este produto substituiria os produtos usados no BAILLING ?

meu aquario é este que esta na assinatura ( Veja meu reef:
http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=25&t=18696 )

desculpe a quantidade de perguntas , mas novato é assim mesmo.. :-? :?:
Andrés Segal / Campínas / SP

Atual 1000 litros : http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=2&t=31842
Desmontado e Vendido 200 litros: http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=25&t=18696 - [glow=red]TRANCADO[/glow]
PS. Não mate a formiga, ela é um GIF animado....

Avatar do usuário
Denilson Balling
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 102
Registrado em: 24 Jun 2009, 21:29
Apelido: Denilson
Recebeu Curtir: 1 vez
Contato:

Re: Um pouco sobre o método Balling

#20 Mensagem por Denilson Balling »

Elder,
Muito bom o tópico

Celso,
Para manter o equilíbreo iônico é preciso usar mais sulfato de MG que cloreto de MG,
Cerca de 44g e 37g litro + os elementos CA,KH e traço.

Andre,
Não subistitue,pois os fabricantes separam os elementos traço.

Parametros ideais
Temperatura:……………………………entre 25 e 27ºC
PH………………………………………..... 8.2 a 8.4
Densidade: ………………….………….1025 ou 1026
Fosfato:…………………………………...0,02
Nitrato………………………..…………..Zero
Calcio:……………………………………..420 a 450mg/litro
Reserva Alcalina:……………………..7,5 a 9 dKH
Magnesio:………………………………..1280 a 1350 mg/litro
Estroncio:………………………………..10 a 16mg/litro
Potassio:………………….……………. 380 a 400 mg/litro
Ferro...................................0,05 a 1,0 mg/litro
Iôdo....................................0,03 a 0,06 mg/litro
SKype:denilsonejulianabraatz@hotmail.com

e-mail:denilsonbraatz@yahoo.com.br

fone: (47)92474632 (Vivo) WhatsApp
(47)99559209 (Tim)

Denilson Braatz!

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”